[DIY] CO2


João Abóbora

Recommended Posts

fiz a minha receita no sabado... numa garaafa de 2L de coca cola, meti 4 saquetas de gelatina, 2saquetas de cada pacote...

no fim adicionem +/- 500g de acucar e pus no frigorifico durante 24h... no domingo fiz a mistura com 1 colher de cha de bicarbonato, 1 colher de cha de fermento e uma colher de sopa de açucar... mas misturei tudo ja dentro da garrafa com a agua morna... aquilo no principio tava a trabalhar directo, ou seja, sem difusor porque me tinha emprestado 1 mas nao funcionava... e deitava 15 bolhas +/- por min. ontem fui comprar um difusor de madeira e aquilo ao principio funcionava.... agora, terça feira ja nao ta a deitar grande coisa, ou mesmo nada! tenhoi o tubo de ar com agua ate ao nivel de agua do aqua... tenho valvula anti retorno... ja pus hoje mais uma colher de fermento, de açucar e de bicarbonato para ver no que da... o que acham que se passa ou pode vir a passar?....

Benfica eu sou de coração, Benfica até de baixo de água

Quem fala mal do clube Campeão, ou é de inveja ou é de mágoa!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 340
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

aki esta a bombar a 300%, usei fermipan dakele tipo pó, meio granulado, ta a funcionar e nao demorou assim tanto tempo como o mencionado, de esperar umas 8hrs, aqui passado 1/2 hr ja estava a deitar bolhas consecutivamente num ritmo acelerado, agora vou esperar isto estabilizar... no dia que acabar posto aqui quanto tempo durou =D

Obrigado pela receita:)

:crazyeyes::multi:

The Return - Ramirezis

assinatura3j.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se bomba é o que interessa.

A gelatina pode perfeitamente ir ao frigorifico, aliás está referido isso mesmo na receita.

 

Podes juntar apenas 200g de açucar que chega perfeitamente, e podias verificar isso mesmo se tivesses lido todo o tópico :cool2: (não te precipites em nada do que faças lê sempre tudo com bastante atenção).

 

Também podias ter lido neste tópico um pouco mais para a frente que se chegou à conclusão que seria melhor dissolver o fermento, bicarbonato de sódio, e uma colher de açucar no tal 1cm de água antes de colocar tudo na garrafa e depois então agitar um bocadito.

 

Eu tou-te a dizer para não te precipitares, mas acabei também por fazer asneira, porque aqueci a água no fogão e quase a deixei ferver, o que me aconteceu foi que quase fervi o fermento e a minha solução tá muito fraquinha, mas enquanto deitar deixa estar, logo se faz outra melhor agora que sei o meu erro.

 

Espero te ter ajudado.

Cumprimentos e boa aquáriofilia

 

Adicienei 350g de açúcar... no início diz 250g e mais para a frente 500g... fiquei sem perceber. A tua receita é que deve ter pouco açúcar... pois a gelatina que usaste é neutras e não tem nenhum, por isso deverias dobrar, no minimo. Eu usei daquelas com sabores, que já têm açúcar e ainda se diz, na receita que abre o tópico, que se deve adicionar mais 250g. Adicionei 350g para ser intermédio, pq mais para a frente se fala em 500g (talvez fosse para as neutras).

 

Ao que me parece, quanto mais açúcar e fermento tiver, mais "bomba"!!

 

 

Dissolvi o fermento, o açúcar, o bicarbonato e a água cá fora, tal como foi sugerido. Eu LI TUDINHO e mais do que uma vez!!! :smile2: Mas fiz asneira na mesma. Agitei a garrafa demais pq aquilo não se dissolveu bem com a gelatina. O pior é que entrou para o aquário...

 

Da próxima vou ver se faço melhor.

Conta tb quando fizeres nova mistura.

 

Cumps,

Nuskinha

Editado por nuskinha

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adicienei 350g de açúcar... no início diz 250g e mais para a frente 500g... fiquei sem perceber. A tua receita é que deve ter pouco açúcar... pois a gelatina que usaste é neutras e não tem nenhum, por isso deverias dobrar, no minimo. Eu usei daquelas com sabores, que já têm açúcar e ainda se diz, na receita que abre o tópico, que se deve adicionar mais 250g. Adicionei 350g para ser intermédio, pq mais para a frente se fala em 500g (talvez fosse para as neutras).

 

Ao que me parece, quanto mais açúcar e fermento tiver, mais "bomba"!!

Dissolvi o fermento, o açúcar, o bicarbonato e a água cá fora, tal como foi sugerido. Eu LI TUDINHO e mais do que uma vez!!! :cool2: Mas fiz asneira na mesma. Agitei a garrafa demais pq aquilo não se dissolveu bem com a gelatina. O pior é que entrou para o aquário...

 

Da próxima vou ver se faço melhor.

Conta tb quando fizeres nova mistura.

 

Cumps,

Nuskinha

 

Ok. Eu também não quis adicionar muito fermento nem açucar porque não pretendo que aquilo bombe muito, quanto mais fermento se mete mais bomba mas também menos dura, e as minhas plantas não requerem muito CO2.

 

Para a próxima já corre melhor, depois conto sim.

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, hoje surgiu a duvida, a gelatina não vai derreter ou algo do genero e atrapalhar no processo?

e agora surgiu outra, não ha maneira de por um regulador de bolhas? ou depois ele acaba por estabilizar?

queria que ficasse em 1 bolha por segundo, neste momento saem umas muitas, nao da pra contar.

 

Cumprimentos banana rock

The Return - Ramirezis

assinatura3j.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta...

 

Alguem me sabe dar a quantidade exacta de bicarbonato e de fermento de preferência em gramas??

 

E ja agora o fermipam, onde posso compra-lo??

 

Um abraço a todos e obrigado.... :mellow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia

 

Desde já quero agradecer ao João por esta maravilhosa receita de culinária :smilecolros: já tenho o CO2 a bombar no meu aquario e só foi preciso esperar uma hora e meia para a reacção começar a funcionar e com a ajuda de um taco de madeira daqueles que se utilizam na montagem de moveis pre-fabricados tenho micro bolinhas a sair.

 

Obrigado mais uma vez...

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gallery_4361_206_14027.jpg

Alguem me sabe dizer se este tipo de vedação é suficiente para uma garrafa ligada a um difusor de vidro?

É que desde que troquei a pedra difusora pelo difusor vidro (gera muito mais pressao) a vedação que tinha na altura revelou-se insuficiente...

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o que eu uso, e hoje pela 1a vez saltou-me o tubo do difusor, mas foi devido a ter enchido a garrafa demais.. Na tampa não há qualquer fuga, senão o tubo não tinha chegado a saltar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas esticastes o tubo bastante não? ou fizestes um orificio mesmo pequeno e obrigastes o tubo a passar e depois ainda alargastes? acabei de fazer um assim vou agora experimentar! Ja dou novidades... (provavelmente so amanha pk isto deve demorar a ganhar pressao de novo).

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz um furo pequeno, cortei o tubo na diagonal e com um alicate de pontas puxei-o pelo buraco, custa um bocado a passar, mas depois de passar fica bem vedado, só convém em cada garrafa nova que fizeres puxares um pouco ou deixares mais um bocado para que mude de sitio porque vais notar que passado um tempo o tubo fica marcado e ai começa a haver fugas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se terei feito suficientemente pequeno entao... mas tb tive de o puxar com uma pinça... a ver vamos... ja ta montado... amanha saberei (ou durante a noite se o cheiro a alcool chegar ao meu quarto :bad-words: )

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu fiz um orifício de cerca de 3mm, para um tubo de 6mm, a partir daí podes tirar as tuas conclusões... :bad-words:

 

E vedei também com uma cola especial que o meu pai tinha, mas mais por descarga de consciência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu fiz um orifício de cerca de 3mm, para um tubo de 6mm, a partir daí podes tirar as tuas conclusões... :excl:

 

E vedei também com uma cola especial que o meu pai tinha, mas mais por descarga de consciência.

 

Também fiz o mesmo Rui! Mas acho que a cola nem era precisa porque mal me levantei aquilo tava a bombar mesmo! :mellow:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso fiz o buraco na tampa mais pequeno mas para descarga de consciência fui atacar o verniz da minha namorada e apliquei por cima da tampa em volta do tubo pelo que li e pelos resultados que tenho parece funcionar muito bem.

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Para minha decepcção aconteceu uma calamidade banana rock em minha casa pelos vistos devo ter colocado fermento a mais pois estava a bombar Co2 que era uma maravilha mas começou a criar uma especie de espuma que começou a entar pelo tubo e quando chegou a valvula anti-retorno criou pressão e fez saltar o tubo isto durante o fim de semana em que eu não estava em casa... resultado fiquei com a parede atraz do aquario, o novel e o chão cheio de receita... Pelo que deixo um concelho verifiquei muito bem se os tubos estão bem apertados e que tem uma garrafa de 2 litros para criar espaço e muita atenção a quantidade de fermento que colocam... eu já aprendi mais vale pouco e adicionar um pouco mais se necessitar do que ter tudo sujo.

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gelatina normal. Não interessa a marca ::D:

 

Passado umas horas fica a mandar bastantes bolhas e mantem-se assim até começar a parar.

 

Valeu João, tava procurando uma receita dessas, muito bom mesmo, vou tentar.

Agora me diz uma coisa, como sei que deu certo? Que o CO2 esta sendo mandado pro aqua? É depois que param as bolhas?

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, fiz ontem a receita magica e estava a bombar a 200% hoje cheguei a casa ja n deita uma gota, olhei para a garrafa parece estar tudo muito parado, quando estava a bombar bem via-se que estava a fermentar ou coisa parecida, que terei feito de mal ?!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podiam-me dar uma ajudinha....

 

Eu tenho uma daquelas garrafas da nutrafin, quais seriam as quantidades para essa garrafa???

Ou esta receita de gelatina so da para fazer em garrafas de 2L???

 

Abraço

[color="#000000"][b][font="Verdana"][size=2][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=96521&st=0#entry585608"] [/url][/size][/font][/b][/color][size=3][color="#8b0000"][font="Comic Sans MS"][color="#000000"][font="Verdana"][size=2][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=96521&st=0"][img]http://i285.photobucket.com/albums/ll65/pmfigueira/Tanganiyka/OceanLogo.png[/img][/url]
[/size][/font][/color][/font][/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podiam-me dar uma ajudinha....

 

Eu tenho uma daquelas garrafas da nutrafin, quais seriam as quantidades para essa garrafa???

Ou esta receita de gelatina so da para fazer em garrafas de 2L???

 

Abraço

 

 

Eu tambem tenho uma garrafa da nutrifin e faço metade da receita

Cumps

Délio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem tenho uma garrafa da nutrifin e faço metade da receita

 

Ou seja...

 

- 125 gr de Açucar branco

 

- 1 pacote de Gelatina

 

- 1 colher de café de Bicarbonato de Sódio

 

- 1 colher de café Fermento

 

Assim Delio???

[color="#000000"][b][font="Verdana"][size=2][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=96521&st=0#entry585608"] [/url][/size][/font][/b][/color][size=3][color="#8b0000"][font="Comic Sans MS"][color="#000000"][font="Verdana"][size=2][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=96521&st=0"][img]http://i285.photobucket.com/albums/ll65/pmfigueira/Tanganiyka/OceanLogo.png[/img][/url]
[/size][/font][/color][/font][/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva! Estou a fazer esta receita, neste momento estou a deixar a gelatina solidificar.

 

Este projecto é muito bem pensado. Como tenho Biologia este ano, vou explicar para os mais interessados o que acontece a nível biológico.

 

 

1- As leveduras são seres unicelulares microscópicos, que realizam no seu metabolismo por fermentação alcóolica se privadas de Oxigénio no meio (o que acontece neste caso). Assim, as leveduras do fermento de padeiro realizam esta fermentação neste caso.

 

2- A gelatina funciona apenas como ágar, onde as leveduras se reuniem e se reproduzem. Se fosse usado ágar normal (usado em experiências laboratoriais com bactérias, o preço é tb muito barato), o resultado seria de certeza o mesmo. :(

 

3- O açúcar é sem dúvida o mais importante da experiência. As leveduras consomem a glicose (açúcar) e depois de processos bio-químicos transformam-no em etanol, muito energético, e CO2 (dióxido de carbono). O que nos interessa aproveitar é o CO2, tal como por exemplo no fabrico dos pães. Já na produção de vinhos, o interessante é o etanol.

 

 

PS: Só existe algo que me escapa- O etanol é libertado em fortes quantidades, e sendo gás, acho que faria sentido ele dissolver-se na água do aquário. Não vejo como ele possa ser eliminado. Por exemplo, na indústria panificadora, o etanol é eliminado pelas altas temperaturas dos fornos. Aqui isso não se verifica. Estaremos a embebedar os peixes?!?! :|

Editado por carlosolavoneto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais