[DIY] CO2


João Abóbora

Recommended Posts

  • Replies 340
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

A mistura está com bolhas a mais na garrafa, mas no aquário nem vê-las!! Às vezes a mistura chega à tampa, e chega ao tubo! No aquário sai um bolha de 3 em 3 segundos, tá muito fraquinho. Fiz a mistura às 15 horas da tarde. Como posso melhorar isto?

 

Usei:

 

3 folhas gelatina branca

 

resto dos ingredientes, mas: no último passo juntei água a mais...

 

Ainda se salva a mistura, ou tenho de fazer outra

:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deitei a mistura fora, porque estavam muitas bolhas na garrafa.

 

Fiz nova mistura, e já está a feita desde as 15 horas de hoje, mas até agora nada!

 

omg omg!!!

 

Que estou a fazer mal? É que a mistura que fiz na primeira vez, apesar de ter muitas bolhas, funcionava, mas a ritmo lento. Que se passa?

 

Eu pus 1 cm de água na garrafa, e essa água antes tinha sido misturada com as leveduras, açucar e bicarbonato. A quantidade de águaé muito pouca, mas é o que se diz no procedimento. Ou estou a interpretar mal?!

 

Isto vai de mal a pior :snipersmile::(

 

Respondam-me sff

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deitei a mistura fora, porque estavam muitas bolhas na garrafa.

 

Fiz nova mistura, e já está a feita desde as 15 horas de hoje, mas até agora nada!

 

fightomg !!!

 

Que estou a fazer mal? É que a mistura que fiz na primeira vez, apesar de ter muitas bolhas, funcionava, mas a ritmo lento. Que se passa?

 

Eu pus 1 cm de água na garrafa, e essa água antes tinha sido misturada com as leveduras, açucar e bicarbonato. A quantidade de águaé muito pouca, mas é o que se diz no procedimento. Ou estou a interpretar mal?!

 

Isto vai de mal a pior :):(

 

Respondam-me sff

 

 

em relação à mistura não te vou dizer nada porque nunca experimentei fazer com gelatina e ainda nem li o tópico.

Verifica se não tens nenhuma fuga na garrafa, essa costuma ser a principal causa destes problemas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já consegui que funcionasse! Fiz a receita como uma nova caixa de fermento (aquele que está nos frigorificos dos hipermercados), e apesar de ser o mesmo do da primeira vez, só agora é que deu...

 

Ah, mas fiz sem gelatina. Tá sempre a deitar bolhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já consegui que funcionasse! Fiz a receita como uma nova caixa de fermento (aquele que está nos frigorificos dos hipermercados), e apesar de ser o mesmo do da primeira vez, só agora é que deu...

 

Ah, mas fiz sem gelatina. Tá sempre a deitar bolhas

 

 

boas

 

O problema de ser sem a gelatina é que é capaz de te durar só umas tres semanas, dai advem a vantagem da gelatina que é fazer com que dure 2 a 3 meses.....

 

 

Já agora deixo uma questão:

 

É normal que passado algumas semanas começar a criar espuma, como se pode evitar?.... porque se começar a criar muita pode subir pelo tubo...

 

Obrigado

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

boas ,

 

 

tenho uma duvida , relativo à qunatidade de fermento , eu tenho aquelas saquetas de fermipan , qual a quantidade a utilizar ?

 

 

digo isto pq esperimentei a colocar um pouco na mistura , fiz no dia 13 e hj ja deita mt pouco , devo ter acelerado a racção demais ..

 

bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

devo dizer q experimentei e começou logo a borbolhar passado 1h/2h.

acho q abusei no bicarbonato de sódio - uma colher de sopa em vez de uma d chá...

a ver, é provisório até chegar o de botija...

boa sorte ppl

Editado por rikasfonsas

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde,

sou novo aqui e estou a começar agora com a aquariofilia.

já fiz a receita do co2 já a coloquei para funcionar tenho o sistema montado ha 5 horas e por enquanto ainda so tenho uma efervescencia ligeira dentro da garrafa,

alguem me sabe dizer mais ou menos quantas horas demora isto para começar a funcionar ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde,

sou novo aqui e estou a começar agora com a aquariofilia.

já fiz a receita do co2 já a coloquei para funcionar tenho o sistema montado ha 5 horas e por enquanto ainda so tenho uma efervescencia ligeira dentro da garrafa,

alguem me sabe dizer mais ou menos quantas horas demora isto para começar a funcionar ?

 

 

no meu passado 1/2 h começou logo a bombar..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa, fiz a receita à 2 semanas atras, tudo bem e tal, sempre a bombar. Na segunda feira que passou, notei que diminuiu a quantide de CO2 à saída. Deixou de funcionar à cerca de 15 minutos. Tive a ver a garrafa e a espécie de espuma já está completamente liquida por cima da gelatina. Estranho parar já tão cedo, não?

 

EDIT: estranho.. já está a dar novamente... :Fade-color

Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

será que em vez do difusor de co2 pode se por aquela pedra difusora das bmbas ?

 

Eu tenho com a pedra difusora e parece funcionar bem...

Cumprimentos

 

João Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um problema,

 

fiz a receita à 2 dias, e cheguei hoje de manha e tava parado, e tinha espuma ate ao cimo da garrafa, e tava com uma pressao enorme, bastou desenroscar um bocadinho a rolha, e fartou-se de "babar" espuma :roll:

 

Segui mais ou menos as quantidades que foram aqui ditas, por isso não sei o que fiz mal...

 

Já aconteceu isto a mais alguem???

Cumprimentos

 

João Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um problema,

 

fiz a receita à 2 dias, e cheguei hoje de manha e tava parado, e tinha espuma ate ao cimo da garrafa, e tava com uma pressao enorme, bastou desenroscar um bocadinho a rolha, e fartou-se de "babar" espuma ;)

 

Segui mais ou menos as quantidades que foram aqui ditas, por isso não sei o que fiz mal...

 

Já aconteceu isto a mais alguem???

 

 

Deves ter colocado fermento a mais ja me aconteceu o mesmo.... faz novamente, mas tenta reduzir um pouco as quantidades e com o tempo vais conseguir chegar as medidas correctas....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Fiquei com uma pergunta, porquê uma garrafa de refrigerante e não outra qualquer garrafa?

 

Cumps.

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fiquei com uma pergunta, porquê uma garrafa de refrigerante e não outra qualquer garrafa?

 

Cumps.

 

É sempre aconcelhado o uso de garrafas de refrigerante visto que estas ja se encontram preparadas para aguentar com alguma pressão e de evitar que a pressão gerada pelo co2 não se perca pela tampa, para além que é uma garrafa mais resistente que a comum garrafa de agua, apesar de já ter visto este sistema feito em garrafa de agua normal, mas prefiro não arriscar.....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre aconcelhado o uso de garrafas de refrigerante visto que estas ja se encontram preparadas para aguentar com alguma pressão e de evitar que a pressão gerada pelo co2 não se perca pela tampa, para além que é uma garrafa mais resistente que a comum garrafa de agua, apesar de já ter visto este sistema feito em garrafa de agua normal, mas prefiro não arriscar.....

 

 

aah, ok, dúvida tirada...thx ;)

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

provavelmente ou hoje ou amanha meto mãos à obra para experimentar isto, já agora, alguem sabe se essa "receita" do 1º post é a aconselhavel para aquas com 60l?

 

Boas

 

Eu utilizo esta receita no meu aqua e tem 54L e é um super plantado de tão plantado que é que quase não vejo os peixes..... ;) por isso estas a vontade....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas tardes fiz a receita com gelatina como esta descrito no topico mas uso uma pedra difusora ( ja mandei vir um difusor) e so faz bolhas se a pedra tiver quase no cima da agua no fundo nao faz o aquario é "100lx30lgx40c

 

o que podera ser ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tardes fiz a receita com gelatina como esta descrito no topico mas uso uma pedra difusora ( ja mandei vir um difusor) e so faz bolhas se a pedra tiver quase no cima da agua no fundo nao faz o aquario é "100lx30lgx40c

 

o que podera ser ?

 

 

Boas

 

Isso deve-se a pressão exercida pela agua no difusor, quanto mais fundo estiver mais pressão tem, coloca a pedra no fundo e esperas que vais ver que em principio começam a surgir as bolhas, só tem é de gerar maior pressão por parte do co2 para conseguir ultrapassar a pressão da agua, e depois quanto maior for a pressão da água maior a dissolução do co2 porque a pressão faz com que o co2 não se consiga libertar tão facilmente logo as bolhas libertadas serão de tamanho reduzido possiblitando a melhor absorção do co2 pela coluna de água.

 

Se passado mais de um dia sem veres bolhas, das duas uma, ou tens uma pequena fuga no sistema de co2 ou a dissolução está a ocorrer quase a 100% o que será muito dificil pois estás a utilizar uma pedra difusora....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tardes fiz a receita com gelatina como esta descrito no topico mas uso uma pedra difusora ( ja mandei vir um difusor) e so faz bolhas se a pedra tiver quase no cima da agua no fundo nao faz o aquario é "100lx30lgx40c

 

o que podera ser ?

 

tambem tenho esta receita de co2 no aqua

e deita bolhas perfeitamente e o meu aqua tem 65cm de altura

talvez tenhas posto pouco fermento e nao tem pressao suficiente, ou entao

se nao tens as garrafas acima do nivel da agua do aquario deves colocar, para

que nao seja necessario tanta pressao para elevar o co2.

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim tenho a garrafa em cima do aquario e meti 1 colher de cha de bicabornato e outra de fermento

 

ja vi se tinha alguma fuga meti cola agora silicone a presao empurra a agua do tubo quase ate a pedra difusora mas nao consegue empurra tudo para que saia co2 ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais