Continuação Da Construção Da Minha Estufa


severum

Recommended Posts

Estou a chegar da estufa.

 

É impressionante. Apesar do frio que se faz sentir, a água dentro da estufa está entre os 18ºC e os 22ºC. No tanque das raias a água está entre os 23ºC e os 27ºC :mrgreen:

 

Abraço

 

 

Que inveja!!! Os meus baldes do lixo estão entre os 9 e os 11ºC, não sei se ainda tenho peixes vivos, agora não mexo para não os assustar.

 

 

Ainda bem que está a funcionar, fico feliz :rainbowafro::shocked028:

 

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora cá estou eu com uma actualização. Já estavam com saudades :doofywave:

 

Não fiz muito. Apenas as limpezas e alimentações do costume.

 

A água ronda os 10/12ºC no exterior, o que não é nada normal para esta época do ano, no interior da estufa os 16ºC e no tanque das raias entre os 21/23ºC. Interessante.

 

O tanque das raias está neste estado

DSC05454.jpg

DSC05455.jpg

DSC05463.jpg

 

Hoje o sistema de aquecimento já trabalhou durante um bom bocado :puppydogeyes:

DSC05486.jpg

 

Se virem com atenção conseguem vislumbrar o meu macho Motoro

DSC05487.jpg

 

O lago interior está cheio de Geophagus Bahia Red. Quando digo cheio, é mesmo cheio. Desde pequeninos com 1cm até alguns exemplares com 20cm ou mais.

DSC05490.jpg

DSC05492.jpg

 

Destes 2 um está tapado pois tem alguns ciclideos africanos

DSC05491.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitei a ocasião para levar o meu macho Pearl para o tanque das raias.

 

DSC05464.jpg

DSC05465.jpg

 

Bonito não????

 

Já estava a ficar grandote e por lá fica melhor.

 

DSC05467.jpg

DSC05469.jpg

DSC05471.jpg

DSC05473.jpg

DSC05474.jpg

 

Espero que tudo corra bem. Estou convencido que sim!!!

 

Comeu logo no mesmo dia, o que é sempre bom sinal.

 

Cá está ele no dia seguinte

DSC05483.jpg

DSC05484.jpg

 

Já agora uma foto do meu macho Motoro

DSC05497.jpg

 

Está mesmo a precisar de uma menina.

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e que temperatura está no tanque das raias sabes? eu cá em baixo tenho tido o aqua sem aquecimento 60l com teps de 11c nunca tive tão baixo

ainda por cima tenho uma arvore do vizinho a tapar o sol, o pouco que tem havido por aqui

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e que temperatura está no tanque das raias sabes? eu cá em baixo tenho tido o aqua sem aquecimento 60l com teps de 11c nunca tive tão baixo

ainda por cima tenho uma arvore do vizinho a tapar o sol, o pouco que tem havido por aqui

 

Não faço ideia. Mas logo à noite já sou capaz de saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje de manhã estavam 15ºC nos tanques dentro da estufa. Incrivel, pensei que estivesse bem pior. No das raias não sei. No fim de semana já veja, mas não me parece que haja qualquer tipo de problema. Está sol portanto deve estar tudo bem.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui lá, muito à pressa, não consegui fazer grande coisa :idea2:

 

Ontem, por volta das 22:00 estavam 3ºC cá fora. A água dentro da estufa tinha 17ºC, incrivel, e no tanque das raias 24ºC. IMPRESSIONANTE.

 

Havendo sol não há problema nenhum.

 

Só consegui tirar esta foto à pressa da Pearl que está bem. Veio logo comer oque é sempre bom sinal.

 

DSC05519.jpg

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gil

Reparei que numa das fotos a agua cai para dentro do tanque de uma altura considerável, qual foi a ideia ? oxigenar ? porque com aquela altura de queda ela arrefece bastante ( o principio de passar liquido de um copo para outro para arrefecer), de resto fabuloso como sempre, e conseguires essas temperaturas..., nem imaginas os problemas que tive com o aquário, tive que lhe meter outro termostato de 300W, conclusão 675W para cerca de 420L, é obra.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada vez que venho a este Topic fico maravilhado. Parabéns e continua.

 

Obrigado

 

Olá Gil

Reparei que numa das fotos a agua cai para dentro do tanque de uma altura considerável, qual foi a ideia ? oxigenar ? porque com aquela altura de queda ela arrefece bastante ( o principio de passar liquido de um copo para outro para arrefecer), de resto fabuloso como sempre, e conseguires essas temperaturas..., nem imaginas os problemas que tive com o aquário, tive que lhe meter outro termostato de 300W, conclusão 675W para cerca de 420L, é obra.

Abraço

 

Sim a ideia é oxigenar e arrefecer. E se reparares com atenção a queda está do lado das plantas e não do lado das raias. Isto tudo porque se água sair muito quente pode queimar a sua pele. É só por esses dois motivos. Oxigenar e arrefecer um pouco caso esteja muito quente. De qualquer modo o arrefecimento não é muito pois a temperatura do ar, lá dentro, é bem alta. Realmente é incrivel. Com o frio que tem estado julgo que gasto mais no aquecimento dos aquários em minha casa do que naquele enorme tanque.

 

Abraço

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Severum... Há meses que acompanho este topic e tem sido demais ver o evoluir desta estufa...

 

Uma coisa que gostava de saber... ainda crias os guppys em lago? Qual a tua experiencia quanto a essa criação? Temperaturas e resistencia da bixessa no inverno principalmente.

 

Um abraço e boa continuação!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bora lá, mete lá mais fotos!!! Tantos FDS sem fotos, até é de estranhar :music_singguitar:

Já tens aquilo da moinho de vento a trabalhar?

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Severum... Há meses que acompanho este topic e tem sido demais ver o evoluir desta estufa...

 

Uma coisa que gostava de saber... ainda crias os guppys em lago? Qual a tua experiencia quanto a essa criação? Temperaturas e resistencia da bixessa no inverno principalmente.

 

Um abraço e boa continuação!

 

Obrigado.

 

Neste momento já não tenho guppys. Isto porque estavam com outros peixes que foram dando cabo dos machos :music_singguitar:

 

Mas dentro da estufa aguentam perfeitamente o Inverno. Não precisam de aquecimento nenhum yikes No exterior é que não aguentam. Fiz a experiência mas é frio demais.

 

Se ainda tiveres alguma duvida, avisa.

 

Abraço

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bora lá, mete lá mais fotos!!! Tantos FDS sem fotos, até é de estranhar :mrgreen:

Já tens aquilo da moinho de vento a trabalhar?

 

:)

 

Tenho estado este tempo todo sem lá ir :(

 

Já sinto falta dos meus trabalhos de fim de semana na estufa :)

 

Sei que houve uma baixa. Nada de muito importante. De resto parece que está tudo bem :)

 

Mas no próximo fim de semana vou lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já estavam com saudades :eusathink: cá vai

 

Começando pelo tanque das raias.

 

Quando lá cheguei estava neste estado

DSC05711.jpg

DSC05712.jpg

 

É só plantas :twisted:

 

Apesar do tempo não estar muito famoso elas crescem desalmadamente :roflroll2:

 

A temperatura rondava os 23ºC e hoje, apesar da chuva, de vez em quando, quando vinha o Sol, o sistema de aquecimento funcionava. Portanto está a funcionar :rolleyes:. Ainda não avariou LOL

 

Aproveitei a imensa água que tem caído para repor a evaporada dos tanques e fazer uma TPA de cerca de 1.000lt no tanque das raias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava um pouco apreensivo quanto à saúde das minhas meninas pois, como já lá não ia há imenso tempo, estava com algum receio do que poderia ter acontecido. Mas afinal está tudo bem :eusathink:

 

A pearl continua linda

DSC05713.jpg

DSC05715.jpg

DSC05717.jpg

 

e veio logo à comida

DSC05718.jpg

DSC05720.jpg

 

Estas são de hoje

DSC05744.jpg

DSC05752.jpg

 

A fêmea Motoro escondeu-se logo mal me viu. Tentem descobri-la aqui

DSC05745.jpg

DSC05754.jpg

 

E o macho Motoro continua em plena forma e a precisar de uma fêmea à altura, que não há maneira :roflroll2::rolleyes::twisted:

DSC05760.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais