Continuação Da Construção Da Minha Estufa


severum

Recommended Posts

Olá

A ar que está entre a agua e a placa apoiada no tanque aquece muito se a placa tiver ao sol e se as aberturas da placa (os canais interiores) estiverem tapadas. Se utilizares uma espuma no rebordo do tanque e colocares um peso em cima o efeito de aquecimento é maior.

Algumas plantas de superficie é que não aguentam com este efeito por ex. as (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b].

O problema é no inverno....sem sol.

Cumpr.

António

 

António.

 

As placas exteriores, as que cobrem a estufa, estão terminadas com silicone. Uma trabalheira mas vai resultando. As de dentro estão terminadas com uma fita isoladora. Essa da espuma não estou a perceber bem. Podes explicar melhor por favor?

 

Vamos lá ver como se aguenta sem Sol. Mas é impressionante. Por exemplo hoje, um dia com Sol, o sistema começou a funcionar cerca das 9:30 e sá parou lá para as 17:30. Maravilha.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... Podes explicar melhor por favor?

...

 

Se colocares uma tira de espuma no rebordo à volta do tanque e se colocares um peso em cima da placa diminui a possibilidade da temperatura do ar diminuir. O que aquece a agua é a temperatura da caixa do ar que se forma entre a placa e a agua.

Nunca pensaste em aquecer agua pelos alveolos da placa que está por cima dos tanques ?

Eu já tive essa ideia mas nunca a usei....

abraço

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se colocares uma tira de espuma no rebordo à volta do tanque e se colocares um peso em cima da placa diminui a possibilidade da temperatura do ar diminuir. O que aquece a agua é a temperatura da caixa do ar que se forma entre a placa e a agua.

Nunca pensaste em aquecer agua pelos alveolos da placa que está por cima dos tanques ?

Eu já tive essa ideia mas nunca a usei....

abraço

António

 

Ah, já percebi o que querias dizer.

 

Essa do aquecimento da água através dos alvéolos também é muito porreira. No Brasil usam imenso. Nunca experimentei, mas quem sabe um dia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, acompanho já à muitos meses este fantástico projecto, e hoje cá vinha ver os desenvolvimentos, mas parecer que este fim de semana não houve...

bem espero que estejas tudo 5 estrelas, e força no projecto.

Abraço

Gonçalo Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, acompanho já à muitos meses este fantástico projecto, e hoje cá vinha ver os desenvolvimentos, mas parecer que este fim de semana não houve...

bem espero que estejas tudo 5 estrelas, e força no projecto.

 

Obrigado Gonçalo.

 

Realmente esta altura começa a ser complicada. Os fins de semana começam a ficar muito ocupados e acabo por não ter tempo para as minhas coisas. Mas tem que ser.

 

De qualquer modo sei que está tudo bem, apesar do frio que já se faz sentir. O tanque das raias continua entre os 24º e os 26º. Haja Sol e a coisa vai bem. Parece que vêm aí uns dias de chuva. Vamos ver como é que as coisas se aguentam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha uma coisa quando fores tirar fotos outra vez leva um copo ou um aquario pequeno e tira fotos aos peixes dentro do copo/aqua que dá para ver o efeito dentro de agua

 

e já agora

 

:sick003: bela estufa :smile2:

4125.png

homer-simpson-fan.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas que belas evoluções! E isso acaba por se tornar num autentico zoo, é lagardos, tartarugas, peixes, minhocas, larvas, cobras eheheh.... quem quizer ver natureza basta ir a essa estufa! é fascinante ver como a natureza se integra :shock:

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha uma coisa quando fores tirar fotos outra vez leva um copo ou um aquario pequeno e tira fotos aos peixes dentro do copo/aqua que dá para ver o efeito dentro de agua

 

e já agora

 

;) bela estufa :)

 

Obrigado.

 

Realmente é uma boa ideia. Quando lá voltar faço o teste ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas que belas evoluções! E isso acaba por se tornar num autentico zoo, é lagardos, tartarugas, peixes, minhocas, larvas, cobras eheheh.... quem quizer ver natureza basta ir a essa estufa! é fascinante ver como a natureza se integra ;)

 

Por acaso é engraçado como as coisas se integram. Ainda por cima é numa zona no meio da montanha onde não há muitas casas, portanto os animais não têm muito medo.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora cá estou eu com algumas coisitas novas. Não contava ir lá este fim de semana, mas não resisti e dei lá um pulo rápido.

 

A temperatura nos lagos exteriores ronda os 8ºC.

 

Na estufa a coisa está um pouco melhor. Os tanques estão com temperaturas a rondar os 15ºC, salvo os aquecidos que se encontram nos 21/22ºC.

 

DSC05332.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tanque das raias está nos 20/21º ainda sem termoestatos ligados :)

 

Apesar do frio que se faz sentir lá se vai aguentando.

 

DSC05334.jpg

DSC05333.jpg

DSC05338.jpg

 

Plantas aos montes.

 

O meu macho

DSC05335.jpg

DSC05336.jpg

DSC05337.jpg

 

A fêmea

DSC05339.jpg

 

E após retirar algumas plantas

DSC05343.jpg

 

Como referi ainda não coloquei termoestatos a funcionar. Vamos lá ver se esta semana vem um solito para aguentar a coisa. Se não vier, para a semana ligo uns termoestatos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O António Maximiano ofereceu-me esta menina

 

DSC05344.jpg

DSC05347.jpg

DSC05348.jpg

 

e respectivos tubos

DSC05349.jpg

 

para fazer uns testes. Obrigado António ;)

 

É uma bomba de máquina de lavar. Para o meu caso era o ideal pois não está sempre a funcionar.

 

Já testei no tanque das raias, mas a desgraçada não tem força suficiente para pôr a água lá em cima :mrgreen:

Mas serve para outras coisas

DSC05351.jpg

 

Repus a água nos tanques com esta menina e serve perfeitamente :palmas

 

António, mais uma vez, muito obrigado.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem arranjaste trabalho para o ano inteiro, ja pensaste em por uns reds ai para dentro dos tanques , serve de alimento e sempre fazem criação ou mesmo uns camarões dos nossos rius.

Ja pensei em fazer uma placa dessas para ver se aquecia o meu lago um bocadinho ! mas acho que vou estar com trabalho para nada, a superficie do lago é muita e não esta tapado, a ideia era fazer uma para ficar assente no chão é que a temperatura ja chega aos 4º dentro de agua, achas que subia 1 ou 2 graus ?

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem arranjaste trabalho para o ano inteiro, ja pensaste em por uns reds ai para dentro dos tanques , serve de alimento e sempre fazem criação ou mesmo uns camarões dos nossos rius.

Ja pensei em fazer uma placa dessas para ver se aquecia o meu lago um bocadinho ! mas acho que vou estar com trabalho para nada, a superficie do lago é muita e não esta tapado, a ideia era fazer uma para ficar assente no chão é que a temperatura ja chega aos 4º dentro de agua, achas que subia 1 ou 2 graus ?

 

Se não tivesse posto (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] no tanque das raias, tinha posto reds. Fiz um teste com reds, no exterior, mas a coisa não resultou :) Qualquer dia arranjo mais e coloco-os num tanque sózinhos.

 

Quanto ao aquecimento do teu lago, devido à dimensão que tem (um monstro :medieval_mace: e bem bonito), creio que irias gastar energia para nada.

 

Mas visto seres um artista :) podes sempre fazer um aquecedor daqueles em que a chapa de poli é atravessada pela água do lago/aquário e realizares alguns testes. Podes sempre tentar aquecer alguns daqueles aquários que tens em casa :). E assim poupavas-me algum trabalho, porque qualquer dia vou fazer uns testes com uma placa dessas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tivesse posto (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] no tanque das raias, tinha posto reds. Fiz um teste com reds, no exterior, mas a coisa não resultou :bad-words: Qualquer dia arranjo mais e coloco-os num tanque sózinhos.

 

Já pensas-te em camarões Ibericos? A reprodução deles é diferente dos redes nascem em forma larvar mas acho que nos teus tanques ao contrario dos nossos aquarios eles sobrevivem penso eu...

 

Se quiseres tentar posso te arranjar umas centenas deles, tens é de passar aqui na zona e tem de ser no Verão agora no imverno é dificil encontra-los.

 

E as fotos?? :thumbdown2:

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensas-te em camarões Ibericos? A reprodução deles é diferente dos redes nascem em forma larvar mas acho que nos teus tanques ao contrario dos nossos aquarios eles sobrevivem penso eu...

 

Se quiseres tentar posso te arranjar umas centenas deles, tens é de passar aqui na zona e tem de ser no Verão agora no imverno é dificil encontra-los.

 

E as fotos?? :evilbat:

 

Obriado.

 

As fotos vêm já a seguir #food

 

Estive a doentado e só hoje é que estou um pouco melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vamos lá.

 

Como a água, no tanque das raias, estava a ficar frescota, 18ºC, pois o Sol andava desaparecido, estava ansioso por lá chegar no Sábado para ligar os termoestatos.

 

Por mais incrivel que pareça os jacintos estão a florir, em Dezembro!!!!!!

DSC05352.jpg

DSC05354.jpg

 

Incrivel!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, lá arranjei 4 termoestatos de 300W

DSC05362.jpg

 

coloquei 2 do lado oposto ao das raias, para não se queimarem ;)

DSC05363.jpg

 

e com esta rede

DSC05369.jpg

 

fiz uma protecção diy para os outros 2

DSC05370.jpg

 

que coloquei do lado da raia mais pequena, que em principio será a menos resistente.

 

Regulei a temperatura para os 22ºC. O engraçado é que no dia seguinte, nos bocados em que havia Sol, a temperatura subia logo. Portanto creio que estes meninos não vão causar grande problema na conta da EDP. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Gil, daqui fala o Micael, o jovem que te comprou uns meridionallis a uns tempitos, eles estão espectaculares :twisted::) obrigado!! e era mesmo só para dizer que realmente os teus projectos sao mesmo absolutamente fantasticos....e essas raias são algo mesmo incrivél!! Parabens novamente!!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Gil, daqui fala o Micael, o jovem que te comprou uns meridionallis a uns tempitos, eles estão espectaculares yikes:) obrigado!! e era mesmo só para dizer que realmente os teus projectos sao mesmo absolutamente fantasticos....e essas raias são algo mesmo incrivél!! Parabens novamente!!

 

Abraço

 

 

Obrigado e espero que corra tudo bem com esses meninos.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a chegar da estufa.

 

É impressionante. Apesar do frio que se faz sentir, a água dentro da estufa está entre os 18ºC e os 22ºC. No tanque das raias a água está entre os 23ºC e os 27ºC :wink:

 

Incrivel. As plantas continuam fantásticas. Haja Sol e não gasto um tostão em aquecimento.

 

Esqueci-me da máquina fotográfica, portanto não há fotos. Mas para compensar vou actualizar o tópico das raias com novidades fresquinhas ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais