Continuação Da Construção Da Minha Estufa


severum

Recommended Posts

Olá!

 

Está porreiro o sistema de aquecimento.

 

Eu não aqueceria muito a água. O que interessa para aquecer a água do tanque é a variação da temperatura x litros movimentados, tanto dá aquecer 2ºCx100litros como 20ºCx10litros. O primeiro tem muito menos impacto sobre o equilíbrio microbiológico do tanque e do filtro, muito menos risco de queimaduras em plantas,animais ou pessoas, e menos desgaste ou entupimento dos tubos (se a temperatura na superfície interior dos tubos chegar para coagular protéinas é muito difícil limpá-los).

 

Abraço,

João

 

Aí está um algo muito interessante. Ainda não tinha pensado bem nisso. Assim já escuso de pensar muito, visto já ter as conclusões, eheheh

 

Realmente já tnha meditado um pouco sobre o facto de, no caso da água à saida ser muito quente, poder queimar plantas e peixes. E poder matar bactérias, que se encontrem na água, ao passarem pelo tubos quentes. Mas ainda não me tinha debruçado sobre o facto de "tanto dá aquecer 2ºCx100litros como 20ºCx10litros".

 

Muito obrigado pela dica.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NO COMMENTS!!!!!! :)

 

gande ideia!! pa aquecer agua!! isso funciona quase como aquelas placas de aquecimento de agua nos telhados!!! muito a frente!!!

 

Realmente tinhas falado aqui com a maltinha do OESTE e iamos te dar ai uma mãozinha!!!e aproveitavamos e vislumbrava-mos a estufa xD xD xD

 

 

Cumps aqui do Vilar

Luis Nobre

 

 

 

Projecto em andamento 450ltrs "Amazon Underwater"

 

 

Vocês já sabem que não precisam de convite. É só avisar e pronto.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que agora só falta colocares o investimento descriminado e pergunto como estas a controlar o fluxo, ou a bomba está sempre a trabalhar...

 

Ainda não tenho o valor final visto que foi o meu amigo construtor que comprou o material, para ficar um pouco mais barato. Mas não andará longe dos 300€ a brincadeira.

 

Poderia ter feito com tubos de rega que ficava muito mais barato, mas assim será um sistema muito mais duradouro.

 

A bomba, neste momento, só funciona quando a temperatura na caixa atinge valores superiores a 30ºC.

 

Quer dizer que brevemente iremos ver o aerogerador a funcionar e a alimentar essa bomba, que podia muito bem ser um sistema com filtragem mecânica antes de a água entrar nos tubos e biológica à saida dos mesmos....o que achas...

 

A ideia é precisamente essa. Adquirir um sistema de paineis solares e adicionar o meu aerogerador caseiro para produzir energia e carregar uma bateria. MAs ainda não sei se será este ano. Eu queria mas os fins de semana começam a ficar ocupados e o tempo a rarear. A ver vamos...

 

De qualquer forma o sistema de filtragem será mesmo esse. Aproveito este sistema para matar 3 coelhos de uma cajadada só, eheheh. Filtro a água, aqueço e oxigeno. Só a filtragem biológica é que não é necessária, as plantas tratam de tudo.

 

Bom trabalho...

 

E concordo que é preciso ter sorte para arranjar uma cara metade que nos vá aturando nas várias maluqueiras que vamos fazendo à volta dos peixes, plantas ...

 

Um Abraço

 

CS

 

Tens toda a razão, apesar de não ser fácil pois as zangas são frequentes.

 

Abraço

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que esta é uma pergunta dificil de responder, mas mais ou menos, quanto é que já gastas-te?

 

Tens razão, não é fácil de responder. Ao fim de 5 anos creio que não deverá andar longe dos 7500€. Mas foram muito bem gastos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

NAo sei se ja disse, mas este projecto inspira-me e sem duvida que esta magnifico...

 

Dps, acho de muito mau gosto a malta estar sempre a perguntar quanto se gastou. Eu se fosse a mim, nao queria que me perguntassem pois nem eu mesmo ia querer saber 8):)

So de pensar um homem ate fica doente :)

 

Por isso desfrutem do projecto, e façam como eu deixem crescer o bicho da loucura.

 

:? :-D

 

Aqui se fica mais uma vez demonstrado que pelo amor aos nossos amigos peixes fazemos loucuras, sei olhar aos €€€ 8)

 

so um pouco

 

PS: nao é para criticar ninguem, peço desculpa mas ao ler um dos post anteriores deu-me vontade de partelhar este pensamento.

 

cumps

 

Não há crise.

 

O que interessa é que me dão muito prazer e durante muitos anos. Se pensarem quanto dinheiro já gastaram em peixes, sobretudo os que andam há mais anos no hobby, chegarão à conclusão que já foi muito.

 

Se me perguntassem mas é quanto dinheiro já gastei em peixes? Aí é que preferia nem falar, para não ter nenhum ataque. Em raias então, ui, é melhor esquecer.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acredito. Aqui ao lado e nunca dás cá uma saltada? Nem por uns meros jacintos?

Olá

Podes crer que é verdade, mesmo aqui ao lado, mas olha que como sou tipo “bicho do mato” a ideia de ir a Lisboa, ou à grande cidade, é deveras “estranha”pareço um “campónio”, e como trabalho por turnos, com folgas saltitantes imagina a vontade com que fico de sair de casa ( a Maria passa-se), deve ser da idade…, mas hoje descobri na Avi Peixe de Carcavelos jacintos de água à venda por 4.50€, uma loucura de preço digo eu (fiquei tão admirado de os ver à venda que perguntei ao vendedor se sabia que era ilegal vender jacintos de água, bem como o seu transporte dentro do país, porque o mesmo é considerado praga, veja-se o caso da Pateira de Fermentelos) mas como andava tão desesperado à procura do dito comprei um…

Hei-de colocar fotos da minha sump e overflow, que são muito pouco ortodoxos ( se não for o meu filho a colocá-las aqui…) mas são um espanto a nível de funcionamento

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Podes crer que é verdade, mesmo aqui ao lado, mas olha que como sou tipo “bicho do mato” a ideia de ir a Lisboa, ou à grande cidade, é deveras “estranha”pareço um “campónio”, e como trabalho por turnos, com folgas saltitantes imagina a vontade com que fico de sair de casa ( a Maria passa-se), deve ser da idade…, mas hoje descobri na Avi Peixe de Carcavelos jacintos de água à venda por 4.50€, uma loucura de preço digo eu (fiquei tão admirado de os ver à venda que perguntei ao vendedor se sabia que era ilegal vender jacintos de água, bem como o seu transporte dentro do país, porque o mesmo é considerado praga, veja-se o caso da Pateira de Fermentelos) mas como andava tão desesperado à procura do dito comprei um…

Hei-de colocar fotos da minha sump e overflow, que são muito pouco ortodoxos ( se não for o meu filho a colocá-las aqui…) mas são um espanto a nível de funcionamento

Cumps

 

 

Pois, é probido, ainda por cima com esse preço. Xiça!!!

 

Quando puderes mostra lá essa sump :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De qualquer forma o sistema de filtragem será mesmo esse. Aproveito este sistema para matar 3 coelhos de uma cajadada só, eheheh. Filtro a água, aqueço e oxigeno. Só a filtragem biológica é que não é necessária, as plantas tratam de tudo.

 

Já agora tira me uma duvida, mas o filtro biológico não tem a finalidade converter a amónia para facilitar as coisas as plantas, não digo que seja essencial mas não facilitaria, tornando-se mais eficaz.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Podes crer que é verdade, mesmo aqui ao lado, mas olha que como sou tipo “bicho do mato” a ideia de ir a Lisboa, ou à grande cidade, é deveras “estranha”pareço um “campónio”, e como trabalho por turnos, com folgas saltitantes imagina a vontade com que fico de sair de casa ( a Maria passa-se), deve ser da idade…, mas hoje descobri na Avi Peixe de Carcavelos jacintos de água à venda por 4.50€, uma loucura de preço digo eu (fiquei tão admirado de os ver à venda que perguntei ao vendedor se sabia que era ilegal vender jacintos de água, bem como o seu transporte dentro do país, porque o mesmo é considerado praga, veja-se o caso da Pateira de Fermentelos) mas como andava tão desesperado à procura do dito comprei um…

Hei-de colocar fotos da minha sump e overflow, que são muito pouco ortodoxos ( se não for o meu filho a colocá-las aqui…) mas são um espanto a nível de funcionamento

Cumps

eu arranjava jacintos a 1€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora tira me uma duvida, mas o filtro biológico não tem a finalidade converter a amónia para facilitar as coisas as plantas, não digo que seja essencial mas não facilitaria, tornando-se mais eficaz.

 

Sim, mas não é preciso. Elas dão perfeitamente conta do recado. Como podes ver em todos os outros tanques que tenho.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Pois têm todos razão, quem devia ir preso era eu, mas o “desespero” de arranjar pelo menos um era tão grande... que cometi a maluqueira de dar a fortuna que dei, (o único problema nos meus parâmetros são os fosfatos elevados, de resto está tudo a zeros), devia ter perguntado ao pessoal do fórum se me arranjavam, ou esperar que um colega meu os trouxesse da Pateira de Fermentelos, mas tinha de esperar dois meses e quando se mete uma coisa na cabeça...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa lá Gil mas dizes que a bomba só funciona a 30c , mas a finalidade é aquecer a agua quando baixa dos 22c que é mais ou menos seguro não

deves ter posto mal não :mrgreen: mas este sistema é bom para o meu tanque tambem

tá muito porreiro

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa lá Gil mas dizes que a bomba só funciona a 30c , mas a finalidade é aquecer a agua quando baixa dos 22c que é mais ou menos seguro não

deves ter posto mal não :wink: mas este sistema é bom para o meu tanque tambem

tá muito porreiro

 

Não pus mais baixo, por enquanto, porque a água tem estado nos 25ºC. Se pusesse nos 22ºC estava a baixar a temperatura :lol:

 

Eu sei que preciso de outro sistema para controlar a temperatura da água do tanque, mas enquanto não tenho terá que funcionar assim.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e ias preso. Eu oferecia :-D

Olá já agora arranjas-me 2 ou 3 pequenos

 

Não pus mais baixo, por enquanto, porque a água tem estado nos 25ºC. Se pusesse nos 22ºC estava a baixar a temperatura ;)

 

Eu sei que preciso de outro sistema para controlar a temperatura da água do tanque, mas enquanto não tenho terá que funcionar assim.

 

Abraço

Tenho aqui ao lado dois dois termostatos electrónicos mas não consigo arranjar os esquemas de ligação :D :blush:bowdown .

E o que da ter as coisas guardadas muito tempo.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro. Este fim de semana não vou lá. Manda-me mp de hoje a oito dias para não me esquecer de te trazer.

 

Abraço

 

Ok Fica combinado e aproveito e na altura dou-te um dos termostatos que aqui tenho e já arranjei o esquema que e da carel.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho aqui ao lado dois dois termostatos electrónicos mas não consigo arranjar os esquemas de ligação :? :-D :? .

E o que da ter as coisas guardadas muito tempo.

 

 

Boas

 

Mete uma foto que o pessoal ajuda-te.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mete uma foto que o pessoal ajuda-te.

Toma la fotos:

johnson

31-10-08_2005.jpg

31-10-08_2006.jpg

O código do johnson s27a-3 alimentação a 24 volts tenho sonda mas não esta ligada e tenho 5 bornes aonde liga-la.

carel

31-10-08_2007.jpg

31-10-08_2008.jpg

O código do carel e : s90rdta220 alimentação a 220volts tenho as ligações e sonda não tenho o manual mas nada que um pouco de quebra cabeça não resolva.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gil, bem, já lá vai algum tempo é verdade, que eu pus aqui o meu primeiro topico, "agua quente em agua fria" quando voce me deu a sugestão deste link, e diga-se de passagem que de mil respostas que me poderiam ter dado, este link foi a melhor!! ;) :D sem duvida aquilo que voce faz é aquilo que eu tento fazer, de uma maneira ou outra, dizer-lhe que o que voce ai tem é uma obra de arte, já muita gente lhe disse, mas eu digo na mesma isso é um trabalho INCRIVELÁSTICO!!!!

desde que me enviou aquele link tenho vindo aqui sempre que tenho tempo para ver a evolução deste topico, ja aprendi muito, mas mesmo assim ainda tenho que aprender a controlar a minha impaciencia, eu vejo um projecto duma maneira e quero logo fazer á minha, mas eu sou estudante nunca trabalhei e o dinheiro é algo que não tenho, e quando o tenho tenho que pensar bem no que o vou gastar, voce adora peixes, eu posso dizer que adoro todo o tipo de animais, e a maioria do dinheiro que gasto é todo em passaros!!! adoro passaros, gasto rios de dinheiro em passaros, e nunca fico contente durante muito tempo, desfaço-me deles, e mais tarde volto a gastar outros balurdios em aves novas, tenho 3 tartarugas de faces rosadas e posso dizer que estas estes 2 ultimos anos me fizeram gastar também enormes rios de dinheiro, tenho-as num grande tanque de 2.50m por 2.50m que verte agua por tudo quanto é sitio, apenas com 20cm de profundidade, de mes a mes tenho que encher metade...gastei e esvaziei ideias e dinheiro a tentar reparar o tanque, tintas especiais, arrancar o fundo e fazer um novo, depois fazer as bordas, depois plasticos e mais plasticos, ate que o rebentei todo e fiz tudo de novo e nao deu, e voltei a comprar mais oleados e todos vertiam....conclusao, fartei-me, e resolvi fazer um lago para entreter as ideias....baseado naquilo que via aqui, la fiz um lago....e ao fim de um mes de o lago estar feito e nao ter la nada, reparei que talvez fosse melhor por la as tartarugas e arranjar o tanque de maneira a por la peixes, a ideia que tenho em mente é a seguinte, eu comprei um oleado com 5m por 4m, e aquilo apesar de resistente deixa verter a agua...pensei em po-lo la no tanque, e depois por cima desse oleado por aquela tela mais barata que se vende por ai, uma preta, que ate a achei resistente em relaçao a plasticos transparentes que as pessoas usam para tapar a lenha, e como tenho o oleado por baixo a tela em cima do oleado nao entra em contacto com ocimento e nao corre o risco de se furar....isto é a minha ideia....como o tanque é grande, la dentro poderia fazer sem dificuldade, divisoes para ter varias especies de peixes, em rede, nao é dificl, sao ideias que tenho vindo a desenvolver, mas o problema maior é o seguinte, se eu conseguir ter uma profundidade de 80cm no tanque, penso que já é bom, mas o meu objectivo é exactamente o seu!! criar peixes tropicais, bonitos, principlamente ciclideos, naquele tanque sem aquecimento.....o que me está a degradar o cerebro, voce fez uma estufa brilhante, mas eu pa dizer a verdade naquele tanque, penso que nao preciso de estufa, tem 4 paredes com 1.50m de altura mais ou menos, no maximo precisaria de algo para o tapar por cima, como essas placas de policarbonato que voce usa, digo eu...ora mesmo que isto funcionasse, eu nao tenho 250€ para comprar uma placa dessas, nem la perto sequer, ou se voce souber de algo que eu possa usar para tapar o tanque no inverno de maneira a poder manter a agua um pouco menos fria, sao apenas 2.50m por 2.50m...cheguei a pensar na tal tela que falei preta, dizem que o preto absorve o calor, não sei é se resultaria ou nao, so experimentando, e como neste momento estou na banca rota, lá terei que esperar pelo natal! o que tenho vindo a ponderar hipoteses em relaçao aos peixes, os meridionallis seriam o meu principal objectivo, aguentam bem o inverno e sao extremamente bonitos, os peixes paraiso também dizem que toleram o inverno, sempre sao duas especies de peixes bonitos, dos nomes de peixes que tenho vindo a ver aqui neste forum e principalmente neste topico seu, guardei os nomes deles todos, pesquisei o que havia para pesquisar sobre eles, e fiz, digamos, fichas deles, de uns 40 nomes de peixes que supostamente sao colocados em lagos em portugal, alguns so no verao outros o ano inteiro, apenas consegui ficar com informação suficiente de mais ou menos 15 peixes, e mesmo assim penso que desses mais ou menos 15 peixes, sao poucos os que se podem ter mesmo todo o ano em lago, ora o meu objectivo é ter mesmo e somente peixes que se aguentem todo o ano, desses nomes sao:

 

Barbus conchonius

Copadichromis borleyi

Geophagus Brasiliensis

Gymnocorymbus ternetzi

Gymnogeophagus meridionalis

Jack Dempsey

Jordanella floridae

Labeotropheus trewavasae

Melanochromis auratus

Poecilia latipinna

Tilápia

Pseudotropheus socolofi

Tanichtys albonubes

Hemigrammus caudovittatus

peixe paraiso

uma especie de corydora

os espadas tambem foram falados assim como os zebras (noutro forum)

 

Ora bem, se voce me pudesse ajudar, se me soubesse dizer desses nomes que ai estão quais seriam os que teriam mais hipoteses de sobreviver no meu tanque, com as medidas que disse, durante todo o ano, eu agradecia imenso, ou se também me souber dar nomes de outros peixes que voce saiba que aguentam bem o inverno, eu agradecia-lhe imenso!!

 

Obrigado por ter perdido um tempito a ler isto, mas realmente estava a precisar de ajuda, as minhas ideias prolongam-se ainda mais, eu tenho um quintal muito grande, tenho espaço para ter uma ribeira aqui a circular....hehehe, e estou a pensar em fazer mais para a frente dois lagos de dimensoes razoaves, gostava de ter pelo menos um na casa dos 7.500 litros para cima, mas isso so será feito depois de conseguir ter o tanque em condiçoes!! Uma tela magnifica que eu encontrei é o seguinte, os toldos dos cafés!! sao espectaculares, sao extremamente resistentes e nao vertem nada de nada, um amigo meu arranjou-me um e foi com esse que fiz o tal lago que nao tem nada de momento, aqui na minha cidade, Tomar, nao encontrei nenhuma loja que vendesse isso, embora que todas as sextas feiras ha aqui um mercado onde vendem de tudo e encontrei la esses toldos a venda, e um com 4m por 5m custava 80€, que se formos a ver bem deve ser um preço razoavel, é um material muito bom, os ciganos costumam usar aquilo para fazer os tectos das barracas onde vendem a roupa etc...é feito do mesmo material que o dos cafés, penso eu!! é uma ideia, mas nao ha €€€ por isso vou trocando de ideias!!

 

Bem, despeso-me com um abraço Sr. Gil, espero que me possa ajudar, eu moro em Tomar, distrito de santarem, tenho um irmao a viver em lisboa, quem sabe se um dia que la for nao aproveite para lhe fazer uma visita e "levar-lhe" uns peixinhos se tiver em stock! hehehe

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem!!!

 

Escreveste tanto e tanta coisa que nem sei por onde começar, ahahahah.

 

Bom, primeiro agradecer os teus elogios e dizer-te que me podes tratar por tu e não por Sr. Gil. Assim ainda pareço mais velho do que realmente sou.

 

De seguida posso dizer-te que as tartarugas conseguem rebentar os liners facilmente. Têm umas unhas grandes e deve ser esse um dos motivos para teres os liners todos rotos. No meu caso são os ratos. Rebentam-me com tudo. Por isso é que comecei a fazer os tanques em cimento, apesar de ficar bem mais caro.

 

Mais coisas, hmmm

 

Ah, já sei!!! Para os peixes não sofrerem tanto no Inverno, podes fazer como eu fiz antes de ter a estufa, ou seja, cobres o tanque/lago/piscina (como lhe quiseres chamar) com manga plástica transparente. Não com plástico preto. O preto não deixa passar a luz e matas toda a fauna e flora. A manga transparente é relativamente barata e ajuda muito a manter a temperatura. Eu lembro-me que as plantas cresciam imenso. Portanto podes sempre fazer isso :crazyeyes:

Não te esqueças que ao fazê-lo terás que alimentar os animais com mais frequência pois não terão tanto alimento à sua disposição, visto o tanque estar coberto e haver menos insectos no Inverno.

 

Barbus conchonius - Sim

Copadichromis borleyi - Não

Geophagus Brasiliensis – Sim se tanque coberto com plástico

Gymnocorymbus ternetzi – Não sei

Gymnogeophagus meridionalis - Sim

Jack Dempsey - Não

Jordanella floridae – Sim

Labeotropheus trewavasae - Não

Melanochromis auratus - Não

Poecilia latipinna – Não sei

Tilápia - Sim se tanque coberto com plástico

Pseudotropheus socolofi - Não

Tanichtys albonubes - Sim

Hemigrammus caudovittatus – Não sei

peixe paraíso – Sim mas o mais seguro é cobrires o tanque com plástico

uma especie de corydora – Sim as paleatus

os espadas tambem foram falados assim como os zebras (noutro forum) - Sim mas o mais seguro é cobrires o tanque com plástico

 

Para além destes, que me lembre, ainda há mais algumas espécies de Gymnogeophagus que suportam o Inverno.

 

Relativamente à tela dos toldos parece-me boa ideia, mas só testando é que se consegue tirar conclusões. Força nisso.

 

Quanto a visitas é só avisares.

 

Se tiveres mais duvidas a que não tenha respondido é só perguntares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reparei agora que já passou um ano desde que dei inicio a este tópico. Engraçado como o tempo passa.

 

Espero que daqui a um ano ainda ande por aqui a mostrar as minhas novidades, ahahah

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem tenho visto esse projecto desde metade.

 

e confeso que desde as primeiras fotos que vi parecia boe foleiro.!

 

mas estava enganado agora estou fascinado.

talvez no verao passe ai

 

O que é que te fez mudar de ideias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais