Continuação Da Construção Da Minha Estufa


severum

Recommended Posts

Este homem nem com um temporal medonho pára hehehe, isso tá cada vez melhor!!!

 

Abraço,

 

Nuno Santos

 

Podes crer. Esteve mauzito. Mas o Inverno está à porta e tenho que aproveitar todos os bocadinhos, apesar de me deitar tarde por causa das jantaradas hehehe.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gil... vejo que continuas em grande forma...

 

... agora comentários ao que projectas. Bom, no que toca à forma de iniciares a bomba quando a temperatura cai, podes optar por um controlador de temperatura com interruptor automático, é questão de veres o que está disponível no mercado.

 

No que toca à forma de aquecimento da água, aí já tenho algumas dúvidas do sucesso. Se é verdade que o preto acumula calor, também é verdade que, numa estufa, os dias mais problemáticos serão os dias em que não há sol, porque nos que há, mesmo estando muito frio cá fora, a estufa vai-se aguentando. Nesses dias sem sol o sistema de pouco te vai valer porque não vai absorver calor solar nenhum para dissipar na água fluente.

 

Há sempre a hipótese geotérmica, injectando a água no sub-solo, mas creio que o investimento não te iria compensar, nem de perto, nem de longe, a poupança de electricidade ::D:

 

Abraço

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gil... vejo que continuas em grande forma...

 

... agora comentários ao que projectas. Bom, no que toca à forma de iniciares a bomba quando a temperatura cai, podes optar por um controlador de temperatura com interruptor automático, é questão de veres o que está disponível no mercado.

 

No que toca à forma de aquecimento da água, aí já tenho algumas dúvidas do sucesso. Se é verdade que o preto acumula calor, também é verdade que, numa estufa, os dias mais problemáticos serão os dias em que não há sol, porque nos que há, mesmo estando muito frio cá fora, a estufa vai-se aguentando. Nesses dias sem sol o sistema de pouco te vai valer porque não vai absorver calor solar nenhum para dissipar na água fluente.

 

Há sempre a hipótese geotérmica, injectando a água no sub-solo, mas creio que o investimento não te iria compensar, nem de perto, nem de longe, a poupança de electricidade ::D:

 

Abraço

 

Oi Ricardo.

 

No Inverno a temperatura da água chega aos 12ºC durante o dia e calculo que desça mais durante a noite. Isto dentro da estufa. Mas as variações na água são sempre mais lentas que no ar. E são essas variações na temperatura do ar que quero aproveitar. Sobretudo junto ao tecto. Bastam uns raios de sol e a temperatura junto ao tecto sobe logo. É impressionante como os ferros aquecem logo. Mas este aquecimento não se repercute na água dos tanques. A oscilação na temperatura do ar é grande, mas na água é sempre inferior. É aí que o sistema tem que entrar. Aproveitar esse calor para aquecer a água, minimizando o gasto em electricidade :D

 

EDIT: Só mais um pormenor. É que são 7500Lt para manter.

 

Abraço

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Painel solar...ligado a um deposito que distribui-se a água pelos restantes tanques.A éolica já deve ficar mais carota...só se fosse diy.

 

Quanto à eólica, chego lá qualquer dia. A coisa está a meio ::D:

 

Quanto ao sistema solar, comprado, ainda fica caro. Depois teria a questão de controlo da temperatura e da qualidade da água.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

É meio empírico, mas imaginei uma bomba ligada a um colector solar (foto célula).

Só quando está sol há energia para fazer correr a água (todos os 7500 Lt), mas também só quando está sol é necessário que ela circule.

 

A vantagem do colector solar é que pode ser comprado com o dinheiro que custa um controlador de temperatura com interruptor automático, e dá para ligar a umas ventoinhas no Verão para arrefecer o ar que deve estar a uma temperatura proibitiva para "...ver os peixes. Mas com alguns truques e paciência tudo se consegue..."

 

Espero ter sido útil.

Não expressei a minha satisfação por ver o teu projecto, porque senão este tópico parecia uma gruta com tanto eco!

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

É meio empírico, mas imaginei uma bomba ligada a um colector solar (foto célula).

Só quando está sol há energia para fazer correr a água (todos os 7500 Lt), mas também só quando está sol é necessário que ela circule.

 

Esta é muito boa. Muito bem pensado. Não me tinha lembrado. É uma ideia a ponderar.

 

A vantagem do colector solar é que pode ser comprado com o dinheiro que custa um controlador de temperatura com interruptor automático, e dá para ligar a umas ventoinhas no Verão para arrefecer o ar que deve estar a uma temperatura proibitiva para "...ver os peixes. Mas com alguns truques e paciência tudo se consegue..."

 

Espero ter sido útil.

Não expressei a minha satisfação por ver o teu projecto, porque senão este tópico parecia uma gruta com tanto eco!

 

Abraço

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º Quanto à eólica, chego lá qualquer dia. A coisa está a meio :D

 

2º Quanto ao sistema solar, comprado, ainda fica caro. Depois teria a questão de controlo da temperatura e da qualidade da água.

 

Abraço

1º Isso eu quero ver e é de perto.

2º o sistema solar, puseram ai para traz um site que mostrava uma maneira económica de se fazer com garrafas de plásticos, que serviam como isoladores.

Já o controlo da temperatura tenho de ver o que tenho aqui pela oficina para depois conversarmos, que um projecto desses não pode ficar parado por pormenores.

 

O que pretendo fazer é algo deste género

 

aquecedor.jpg

Isto e uma serpentina?

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes também aproveitar a fachada sul da estufa para aplicar a(s) grelha(s).

Não rouba iluminação às plantas e podes fazer duas etapas de aquecimento, aumentando a eficácia do gingarelho...

Tenta copiar a versão comercial de um acumulador térmico.

Eles pintam a parte de trás, bem como os tubos e fecham tudo numa caixa com vidro (ou algum plástico que tenha sobrado) para não arrefecer com o vento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º Isso eu quero ver e é de perto.

2º o sistema solar, puseram ai para traz um site que mostrava uma maneira económica de se fazer com garrafas de plásticos, que serviam como isoladores.

Já o controlo da temperatura tenho de ver o que tenho aqui pela oficina para depois conversarmos, que um projecto desses não pode ficar parado por pormenores.

 

Agradeço-te. Já me falaram nos controladores de temperatura dos fornos. Será que funciona?

 

Isto e uma serpentina?

 

Algo do género. A água entra de um lado e sai do outro, passando por toda a estrutura. Pode ser melhorado se os tubos ficarem apoiados em algo metálico e com maior área.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes também aproveitar a fachada sul da estufa para aplicar a(s) grelha(s).

Não rouba iluminação às plantas e podes fazer duas etapas de aquecimento, aumentando a eficácia do gingarelho...

Tenta copiar a versão comercial de um acumulador térmico.

Eles pintam a parte de trás, bem como os tubos e fecham tudo numa caixa com vidro (ou algum plástico que tenha sobrado) para não arrefecer com o vento.

 

É precisamente baseado nessas caixas isoladas que pretendo montar o meu sistema. Vou fazer uma caixa em policarbonato no tecto e lá dentro fica a estrutura metálica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mas assim escureces a estufa.

As plantas não se irão ressentir?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço-te. Já me falaram nos controladores de temperatura dos fornos. Será que funciona?

 

 

 

Algo do género. A água entra de um lado e sai do outro, passando por toda a estrutura. Pode ser melhorado se os tubos ficarem apoiados em algo metálico e com maior área.

 

Os controladores dos fornos provavelmente darão tem de se ver a gama de temperaturas em que ele trabalha, eu trabalho com ac, a ver o que se arranja.

 

A serpentina vai ficar com alguma inclinação certo, então o melhor e fazer a água entrar por baixo e sair por cima e se tiveres o deposito em cima a água circula sozinha por termocifão.

Já tinhas feito uns testes, qual a conclusão que chegaste.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sendo isso um projecto a longo prazo e para manter, penso que o ideial seria um sistema de energia solar com depósito de dois permutadores e circulação forçada, desta forma era possivel controlar a temperatura da água. É realmente um pouco dispendioso, mas lá está, a longo prazo acabava por compensar.

 

Numa opção DIY e usando mais ou menos o mesmo sistema com esse projecto de serpentina. Uma bomba circuladora ligada a um termostato de sonda e em vez de a tubagem ser pintada é usar revestimento para a tubagem de aquecimento.

 

Uma sugestão a esse projecto de serpentina.

 

semttuloan8.jpg

 

 

Tem de haver alguma inclinação, pelo menos de uns 10º, a saida tem de ser por cima senão não há água quente e a bomba circuladora também tem de estar a saida.

 

 

cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mas assim escureces a estufa.

As plantas não se irão ressentir?

 

É verdade. Por isso é que pretendo utilizar só tubo metálico e pintado de preto. Assim a luz passa entre os tubos, apesar destes ficarem fechados numa caixa de policarbonato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os controladores dos fornos provavelmente darão tem de se ver a gama de temperaturas em que ele trabalha, eu trabalho com ac, a ver o que se arranja.

 

Ok. Se puderes dar uma ajuda, agradeço.

 

A serpentina vai ficar com alguma inclinação certo

 

Certo

 

, então o melhor e fazer a água entrar por baixo e sair por cima e se tiveres o deposito em cima a água circula sozinha por termocifão.

Já tinhas feito uns testes, qual a conclusão que chegaste.

 

Os testes que fiz, não deram em nada. Nunca funcionou. Verdade seja dita, não tive muita paciência para tentar várias vezes.

 

A minha ideia é colocar um motor dentro do tanque a bombear a água para o sistema de tubos que ficará dentro de uma caixa de policarbonato encostado ao tecto. Na saida do sistema penso colocar uma torneira para forçar o seu enchimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sendo isso um projecto a longo prazo e para manter, penso que o ideial seria um sistema de energia solar com depósito de dois permutadores e circulação forçada, desta forma era possivel controlar a temperatura da água. É realmente um pouco dispendioso, mas lá está, a longo prazo acabava por compensar.

 

Eu percebo-te mas não posso fazer um investimento desses neste momento. Já basta ter que ir comprar o sistema solar para carregar baterias.

 

Numa opção DIY e usando mais ou menos o mesmo sistema com esse projecto de serpentina. Uma bomba circuladora ligada a um termostato de sonda e em vez de a tubagem ser pintada é usar revestimento para a tubagem de aquecimento.

 

Uma sugestão a esse projecto de serpentina.

 

semttuloan8.jpg

 

 

Tem de haver alguma inclinação, pelo menos de uns 10º, a saida tem de ser por cima senão não há água quente e a bomba circuladora também tem de estar a saida.

 

 

cumprimentos.

 

Se puderes explicar melhor a parte do revestimento agradeço. A minha ideia era revestir os tubos que ficam no exterior da caixa se policarbonato com um material esponjoso, isolante, (não sei o nome) preto. É deste material que referes?

 

A parte da bomba circuladora à saida também não percebi. É mesmo necessário estar à saida, ou com uma torneira, na ponta da saiada, resolvo o problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião era melhor encostar a serpentina às paredes (de cimento) da estufa.

A luz é sempre pouca, se ainda a fores obstruir...

Digo eu, não sei...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião era melhor encostar a serpentina às paredes (de cimento) da estufa.

A luz é sempre pouca, se ainda a fores obstruir...

Digo eu, não sei...

 

Percebo perfeitamente a tua posição. E em teoria tens razão. Mas só estando no sitio é que se percebe que não fará grande diferença estar no tecto. É a parte superior da estufa que apanha mais radiação solar e que faz menos sombra aos tanques.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade. Por isso é que pretendo utilizar só tubo metálico e pintado de preto. Assim a luz passa entre os tubos, apesar destes ficarem fechados numa caixa de policarbonato.

 

Hummm...... :shock:

 

Acho que aumentarás a eficiência se usares tubo "fininho"....

porque não tubo PVC da rega de gota a gota..... 4mm(??).. já é preto......

e se a experiência não correr bem..... é barato!

 

 

Usando o teu desenho:

aquecedor.jpg

Os tubos verticais seriam de 16mm(??) e cada "tubo" horizontal seria um rolo 30/40metros de 4mm(??),

os 30m tubo podem estar semi-enrolados, não esticados totalmente, terias um bom aquecimento da agua... penso eu de que!

 

 

Só mais uma coisita..... :lol: a temperatura que terás à saída vai depender muito do caudal de circulação da agua....

ai tens de experimentar..... entre 200 l/h.... e 1200 l/h.... deve dar qq coisa! ;)

Editado por svan_katna

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebo-te mas não posso fazer um investimento desses neste momento. Já basta ter que ir comprar o sistema solar para carregar baterias.

 

 

 

Se puderes explicar melhor a parte do revestimento agradeço. A minha ideia era revestir os tubos que ficam no exterior da caixa se policarbonato com um material esponjoso, isolante, (não sei o nome) preto. É deste material que referes?

 

A parte da bomba circuladora à saida também não percebi. É mesmo necessário estar à saida, ou com uma torneira, na ponta da saiada, resolvo o problema?

 

 

Boas

 

É mesmo esse material que refiro, são varas de isolamento, existem em várias cores e espessuras.

 

Refiro a bomba circuladora à saida por ser a forma utilizada em circuitos de permutação, mas já percebi que não era essa a tua idéia. Pelo que percebi o objectivo é fazer a água do tanque passar pela serpentina e eu tava a pensar num circuito de permutação. Vou tentar fazer um esquema da minha idéia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora cá tá o esquema.

 

permutadordiynb3.jpg

 

 

Isto seria tudo em tubo de cobre de 12 ou 15mm com varas de isolamento na tubagem entre serpentina e tanque.

Basicamamente seria um sistema solar DIY. Era possivel controlar a circulação em função da temperatura da água do tanque.

 

Não conheces ninguém que trabalhe com tubo de cobre e saiba fazer soldaduras?

 

Se tivesse mais perto ajudava-te nisso de boa vontade.

 

 

 

EDIT: Alteração da tubagem da serpentina para a vertical, tava na horizontal. A pressa ás vezes dá nisto :happy:

Editado por element
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm...... ;)

 

Acho que aumentarás a eficiência se usares tubo "fininho"....

porque não tubo PVC da rega de gota a gota..... 4mm(??).. já é preto......

e se a experiência não correr bem..... é barato!

 

Usando o teu desenho:

 

Os tubos verticais seriam de 16mm(??) e cada "tubo" horizontal seria um rolo 30/40metros de 4mm(??),

os 30m tubo podem estar semi-enrolados, não esticados totalmente, terias um bom aquecimento da agua... penso eu de que!

 

O tubo da rega daria de certeza absoluta. E sim, é muito mais barato. Mas o metálico é mais eficiente e o meu amigo da empresa de construção consgue arranjar-mo a um preço porreiro, por isso optei assim. A estrutra da estufa é toda em ferro e mal vem um bocadinho de sol não imaginas o calor que é libertado.

 

Só mais uma coisita..... :) a temperatura que terás à saída vai depender muito do caudal de circulação da agua....

ai tens de experimentar..... entre 200 l/h.... e 1200 l/h.... deve dar qq coisa! :happy:

 

Sim, só com testes é que chego lá :D

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais