Desligar O Filtro Durante A Noite Mata As Bactérias?


Recommended Posts

Quando há uns dias vi este tópico pela primeira vez, nunca pensei que se transformasse nesta discussão...

 

Concordo com os que defendem que se compramos o filtro é para ser usado!

 

E é para ser usado 24h/24h... então estamos sempre a falar da importância da "estabilidade" dos parâmetros e depois vamos desligar um filtro que pode matar uma quantidade desconhecida de bactérias? (dependendo de n factores)

 

Os que dizem que até podemos prescindir de filtros nestas e naquelas condições... têm razão, claro, nas cicunstâncias que defendem. Mas... nós habitualmente temos essas condições?

 

Para que serve um filtro? Para aumentar consideravelmente a àrea disponível para fixação das tais bactérias. Porquê? porque habitualmente temos um nº muito elevado de peixes para a área de fixação disponível em aquário (mesmo em plantado).

 

Para aproximar o aquário de um meio natural (há dúvida que no meio natural, de modo geral, os peixes têm mais água que no nosso aquário?) adicionamos o filtro, muitas vezes com filtrantes XPTO que têm uma área de superfície brutal, etc...

 

Ora é nessas condições que devemos pensar... que temos o aquário dimensionado de uma forma e o filtro está pensado para responder ao que lá está (mesmo que esteja sobredimensionado, claro).

 

Também não vale ter 2 filtos (em que só um deles é capaz de "dar conta do recado") e dizer que pode desligar o filtro à noite, quando se desliga apenas o "filtro complementar"... isso vai induzir em erro!

 

Já agora... com tanto liga e desliga, já se pensou que a colónia de bactérias do filtro também podem ficar mais vulnerável? E a falta de oxigenação da água (por falta de agitação, ainda por cima com o consumo de O2 por todos os seres vivos do aquário e produção = zero)?

 

Pois... podem sempre dizer que se mantêm as "power heads" ligadas... mas todos têm sistemas adicionais de circulação?

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nunca pensei que a minha pergunta desse "pano para mangas", a verdade é que as opiniões andam divididas.

 

Pelo sim pelo não vou tentar deixar o filtro sempre ligado, mas admito que vais ser complicado porque isto de ter o aqua no quarto, ainda por cima com filtro interno, não ajuda em nada ao sono dos justos :wink:)

 

Entretanto vou pensando na hipotese de comprar um filtro externo, mas agora fica a mesma dúvida (não fiquei esclarecido)

É possível ter o filtro externo a funcionar acima do aqua? A questão é a seguinte: o meu aqua esta colocado à justa entre dois moveis (é que não cabe la nem um cabelo) e por baixo do aqua o movel nao tem divisorias com altura para os 30 ou mais cm dos canisters (nem cabe la um dossier ao alto), logo, ou arranjo maneira de passar as mangueiras por tras dos moveis ou vai por cima (aí sim, ha espaço de sobra).

 

 

Cumps,

L.M.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar até dá,primeiro pondo o filtro externo a trabalhar normalmente num plano inferior ao aqua e lentamente elevá-lo acima...Porém não sei até que ponto a gravidade interfere com a questão.

Mas podemos fazer a experiência e dizer como correu! :wink:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar até dá,primeiro pondo o filtro externo a trabalhar normalmente num plano inferior ao aqua e lentamente elevá-lo acima...Porém não sei até que ponto a gravidade interfere com a questão.

Mas podemos fazer a experiência e dizer como correu! :wink:

 

Pois... a parte do colocar a funcionar num plano inferior é essencial, para ferrar o bicho...

 

Depois vejo aí um problema: como normalmente o tubo de saída fica à superfície da água, é fácil, numa paragem da bomba (falha energética) o sistema desferrar... depois quando volta a corrente eléctrica, provavelmente a bomba vai-se estragar!

 

A solução seria colocares o tubo de saída sem ser logo à superfície, apontando os jactos para cima, com o objectivo de "manter" uma agitação na superfície da água.

 

Mas atenção: os fabricantes recomendam que seja colocado num plano inferior e eu acho que deves tentar uma solução que vá ao encontro do que eles defendem. Só em último caso deves colocar o filtro acima do nível de água!

 

Já agora... as opiniões não andam divididas... alguns dos que disseram que sim são muito experientes e dizem que sim explicando as circunstâncias em que poderá ser sim... circunstâncias essas que julgo não se aplicarem ao teu caso, nem à maioria dos casos!

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem dito, ou seja para um iniciado o q interessa realmente é faze-lo entender o basico e normal e mais prático...e portanto é isso mesmo...filtros são para trabalhar 24 h/dia e convem estarem senão abaixo do nivel do aquario pelo menos ao mesmo nivel...esta situação até seria o ideal. porque se o filtro estiver a mesma altura do aqua o desnivel é 0 e a perca de fluxo será tambem 0 (aprox.0) mas para manter o filtro ferrado nunca poderá estar acima do aquario..porque qualquer bolha de ar se acumularia na parte mais alta do circuito ou seja o motor do filtro. portanto acima não. tá ajudado.
realmente este topico está cheio de novidades..acho q nunca me tinha citado a mim proprio mas realmente já tinha respondido à questão do filtro acima do aqua....nao é impossivel po-lo a trabalhar acima...é é impossivel mante-lo ferrado por muito tempo.e portanto por favor nao inventem....

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nunca pensei que a minha pergunta desse "pano para mangas", a verdade é que as opiniões andam divididas.

 

 

A questão alargou-se, como de vezes acontece, mas a realidade é só uma: o filtro é para deixar sempre ligado. Eu estava era a comentar as afirmações de outros users a dizerem que outra solução, não há. Haver há, mas só com sistemas complicados e experiência.

 

No teu caso, ligado 24/24 e 365/365. Abaixo do nivel do aquário.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas;

 

Chocapic, vê se este tópico te ajuda em alguama coisa, pelo menos pode te dar ideias. Nada é impossivel!

 

Cumprimentos

Orlando

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho acompanhado esta discussão "acalorada" e de facto concordo com algumas coisas e outras não... mas não querendo repetir argumentos quer para um lado quer para outro, deixo só a sugestão ao chocapic. Já equacionaste a colocação de um filtro de cascata? Não terá a eficiência de um tipo canister, mas pela minha experiência pessoal (aquaclear 20) é bem melhor que um interno e também é silencioso, pelo menos o meu :shock: Assim, resolvias a questão do espaço pois são mesmo para ficar em cima do aqua e melhoravas a capacidade de filtragem. Com a tua litragem, penso que é uma opção viável e a ter em conta para além de ficar mais barato.

 

Cumps

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho acompanhado esta discussão "acalorada" e de facto concordo com algumas coisas e outras não... mas não querendo repetir argumentos quer para um lado quer para outro, deixo só a sugestão ao chocapic. Já equacionaste a colocação de um filtro de cascata? Não terá a eficiência de um tipo canister, mas pela minha experiência pessoal (aquaclear 20) é bem melhor que um interno e também é silencioso, pelo menos o meu :shock: Assim, resolvias a questão do espaço pois são mesmo para ficar em cima do aqua e melhoravas a capacidade de filtragem. Com a tua litragem, penso que é uma opção viável e a ter em conta para além de ficar mais barato.

 

Cumps

 

Realmente ja pensei nisso, mas o meu aqua é fechado, logo não teria maneira de "agarrar" o filtro

 

Cumps,

L.M.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Consegues por ai uma foto do aqua para melhor se perceber?

 

 

A foto é antiga, como não tenho maquina tenho de andar a pedir emprestada e neste momento não a tenho, mas o aqua esta no mesmo sitio. Por cima, não se ve mas tenho prateleiras e espaço de sobra.

 

Pic_13349_6.jpg

 

 

Cumps,

L.M.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, aproveita e tira a planta artificial (minha opinião), e tiras partido dum layout que já é agradavel, fica mais bonito!

Em relação aos filtros, dá para pôres um filtro de cascata?? Tipo Eheim Liberty?

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Que engraçado...

 

Ao ver o tópico " Aparecimento De Ovos Desconhecidos No Aqua", não pude deixar de me lembrar da seguinte frase que escreveste à tempos neste tópico e, passo a citar, com destaque a bold:

 

Na aquariofilia, como em tudo na vida, há pessoas que se distinguem por serem melhores naquilo que fazem.É natural e a mim que estou a aprender não me faz comichão nenhuma.Como há grandes fotografos e grandes pintores,também há aquariofilistas famosos. São reconhecidos internacionalmente.Fazem layouts,tiram fotos e ganham dinheiro com isso.Têm também muito dinheiro para fazer esses mesmos aquas.Existem muitos nomes de pessoas que também já ouviste falar.E não há drama nenhum nisso(Só quando fazem,metem peixes ,tiram fotos,e desmancham o aqua num piscar de olhos...).Referi-me a essas pessoas porque eu simples amante deste hobby,tendo pouco credito,podiam pensar que estava para aqui a falar de pormenores desnecessários: deixar o filtro sempre ligado...Vejam lá que disparate!

Num aqua muito grande,tipo 500L , 1000L , e densamente plantado,é possivel não ter filtro,poís as plantas encarregar-se-iam de filtrar o aqua.Mas tinha de escolher:ou colocava filtro,ou não colocava.Não o punha a trabalhar para desliga-lo de noite,senão para quê estar a trabalhar de dia? Durante a noite as bactérias morriam todas! Em aqua como o meu de 90L e 120L, tenho de usar,caso queira ter peixes lá dentro.

Eu não tenho aquários no meu quarto porque o barulho dos filtros me incomoda de noite.Nunca colocaria um aqua no meu quarto.

Dê por onde der,venha quem vier,um filtro NUNCA se desliga,está nas instruções do produto e foram concebidos para trabalhar ininterruptamente, e isto é a mais elementar regra da aquariofilia.Até acho absurdo pôr outra possibilidade...

Acredita só tenho é pena que um moderador,pessoa com mais responsabilidades no forum,diga que é normal,não faz mal nenhum, e que mais pessoas comecem a desligar os filtros e dê barraca.

Para além disso este post começou assim:''Acabei de ler na net alguém que dizia que desligar o filtro por mais de 1/2 horas mata as bactérias do filtro, o que implica reiniciar o ciclo..'' Em qualquer site de aquariofilia pode ler-se isto.Será que não tem lógica cientifica? É obvio que sim.

 

PS - Arty77 espero que não tenhas levado a mal,às vezes passo-me mas isto é para a gente se divertir,nunca para ofender ou maltratar alguém.

 

No entanto, nesse mesmo tópico escreves o seguinte:

 

Muito interessante pinguim! Realmente a temp. está a descer lentamente.Já ligaram os termostatos? Aqui no quarto, os meus aquas estão a 23º de noite e 25º de dia,ainda não liguei os termostatos,no ano passado acho que só liguei lá para Novembro.

 

Ao constatar este pequeno pormenor, vêm-me duas coisas à cabeça: " mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo" e " qualquer bitaite serve para tentar provar a razão, nem que seja pela incoerência de argumentos".

 

Continua, vais no bom caminho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho 5 aquários...3 com filtro externo,1 de cascata( que faz barulho a água a cair...)e outro interno,este como tem um tubo para o oxigénio é o que faz mais barulho.Por acaso acharias que tinha 5 aquários a trabalhar no quarto onde durmo? Claro que não,este quarto onde tenho os aquas é o meu ''Aquaroom'',e não existem camas aqui,só o computador...Mas vou tirar uma foto geral ao 'quarto'para observares a panoramica e ver se consegues ver tão depressa uma cama,como conseguiste ver uma suposta 'mentira' minha.Já tinha comentado isto do quarto com os aquas com o JoseGarcia como podem ver nestes tópicos do meu aqua 'Helenaa':

...Ah, e os aqua estão todos no meu ''Aquaroom'', que é como quem diz um quarto só para aquas.Mas não tenho muitos,agora são só 5.

E o JoseGarcia respondeu:

Zogli ,gostei do teu aqua e a fauna ,que vais por?

Essa desiganção de aquaroom e bem fixe :lol: força ai nesses cinco aquas.

Abraço

 

Muitas pessoas deste fórum já vieram a minha casa. Essa foi ao lado,mas continua.Mas mentir é coisa que não me vais ler a fazer.Mas continua,vais no bom caminho...

Acho estranho é teres ficado tão zangado com a nossa conversa.Eu gosto de conversas acaloradas,dá vida ao fórum.Nunca fui incorrecto contigo nem com ninguém,e temos de ser capazes de ter uma discussão(o termo discussão não é 'desconversação' mas uma saudável conversa acalorada) sem ficar com rancores mesquinhos.Se me chamasses mentiroso à minha frente,ficava zangado,assim detrás de um teclado fico...triste.Mas não deixarei de continuar a ter conversas interessantes seja contigo,seja com quem for! :D

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zogli.

 

Não te estou a chamar de mentiroso... Deves conhecer concerteza a expressão que usei e que nem sempre se usa no sentido lato. Se te quisesse chamar de mentiroso fá-lo-ia pessoalmente, não por trás de um teclado.

 

Também não estou zangado desde este último tópico ( que foi o último onde trocámos ideias) nem sinto rancor. Não venho para aqui para me chatear ou chatear os outros, tenho mais que fazer. Apenas constatei um facto que achei curioso; neste tópico dizes uma coisa e noutro dizes exactamente o contrário... Seria, no mínimo, incoerente da tua parte. Mas, dando a mão à palmatória, com essa explicação já fiquei elucidado e por isso pode-se dizer que foi ao lado mesmo.

 

Quanto ao facto de falarmos em primeira mão, é uma questão de compareceres aos eventos do fórum, Aquadecor provavelmente.

 

Até lá...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chocapic, lá por teres um aqua completamente fechado, n significa que n possas ter um filtro de cascata.

O meu aqua tb era fechado e a unica coisa que tive de fazer foi cortar o "telhado" de forma a caber lá o filtro... claro, pode ser arriscado, mas cmg funcionou na perfeiçao... demorei cerca de uma hora mas a coisa foi :lol:

E estou mto satisfeito c o meu Eheim Liberty. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chocapic, lá por teres um aqua completamente fechado, n significa que n possas ter um filtro de cascata.

O meu aqua tb era fechado e a unica coisa que tive de fazer foi cortar o "telhado" de forma a caber lá o filtro... claro, pode ser arriscado, mas cmg funcionou na perfeiçao... demorei cerca de uma hora mas a coisa foi :D

E estou mto satisfeito c o meu Eheim Liberty. ;)

 

Boas,

 

neste momento o assunto ja esta tratado. Comprei um Eheim Ecco 2232 e esta a funcionar lindamente.

 

Cumps,

Luis Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

neste momento o assunto ja esta tratado. Comprei um Eheim Ecco 2232 e esta a funcionar lindamente.

 

Cumps,

Luis Mendes

Já tens o problema resolvido melhor, mas se me permites vou aproveitar para tirar umas duvidas:

O filtro canister não e seguro por em cima do aquario, mas como ele não cabia por baixo do aquario suponho que de pe, não poderia ser montado deitado ou inclinado.

sera que podemos ligar o filtro a um regulador de intensidade que se usa em lâmpadas para reduzir a luz, e assim reduzir o fluxo da bomba e o seu barulho.

Foram essas duvidas (ideias) que me vieram a cabeça ao ler o tópico.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.