Peninha

Membro
  • Posts

    663
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

About Peninha

  • Birthday 03/29/1963

Contact Methods

  • MSN
    pedraofoipescar2@hotmail.com
  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0
  • Yahoo
    pedraofoipescar@yahoo.com.br

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    non portuguese
  • Localização
    Carnaxide

Recent Profile Visitors

2,483 profile views

Peninha's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputation

  1. olá, e sem duvida posso garantir-te que se as algas de que falas são das que formam tufos agarradas aos troncos então nao serve de nada o filtro UV.a UV não permite que se desenvolvam as algas flutuantes mas as já instaladas nos troncos continuaram lá.
  2. olá, para os mais desfavorecidos financeiramente, o carvão activado pode re-activar-se e não é lavando mas sim pondo-o no tabuleiro do forno durante pelo menos 30 minutos a 300º C. assim pode re-utilizar-se com segurança e eficácia como se fosse novo e pode fazer-se esta operação muitas vezes. eu utilizo carvão permanentemente nos meus aquas com excelentes resultados, mas não poderia fazê-lo se tivesse que comprar carvão novo de cada vez. quando não se quer fazer esta operação de re-activar o carvão, lembrem-se que o carvão tambem funciona bem como filtrante biológico uma vez que é poroso e portanto quando está saturado de quimicos, não os liberta para a água, apenas pára de os absorver. Cumprimentos
  3. olá, para uma UV de 8W um fluxo de 100L/H a 200L/H seria o ideal, isto se quiseres eliminar bactérias e protozoarios. quanto mais lento for o fluxo mais eficaz se torna a UV. acima de 300L/H estará apenas a matar algas. espero ter ajudado.
  4. Olá, Explica lá bem essa ideia de "lago interior". vais comprar um daqueles lagos miniatura em plastico ou fibra de vidro? vais fazer com cascata? de qualquer maneira o aquecimento pode ser inline com o filtro, caso fique inestético pôr termostatos dentro do lago.mas se fizeres uma parede de pedras podes pôr os termostatos atrás dela... há n possibilidades.
  5. Ola Jojowater essa UV pode filtrar um lago. O segredo esta apenas em conseguires um caudal lento para que seja eficaz. eu diria que nunca deveria passar acima de 300L/hora por isso acho que devias manter o antigo filtro para trabalhar com a UV e deixar o filtro grande para tirar sujidade da agua.
  6. Se fogem ao fisco?..tás a brincar? se não fugirem são apanhados de certeza....
  7. e q tal por tampas no aqua? quando se tem especies q saltam....usam-se tampas.ainda é a melhor opção.
  8. 3 aquas e 1300 litros de agua doce gastam uma media de 70 euros mês...ou seja 140 em cada factura da EDP, e os gajos nem me mandam uma acções nem nada....ingratos.
  9. entretanto posso sugerir a maneira de reutilizar o carvão para as mesmas funções.... retira-se dos filtros.... deixa-se secar e depois mete-se num tabuleiro de ir ao forno e leva com 3 horinhas no maximo 280º a 300ºC , deixa-se arrefecer lava-se e volta a usar-se.... absorve mais ainda de inicio embora não dure tanto como da primeira vez...mas pode fazer-se isso imensas vezes. eu tenho filtros a trabalhar com 12 litros de carvão e reutilizo-o sempre, senão não ganhava para voltar a comprar tudo de cada vez.
  10. desculpa discordar Akilae, mas o carvão não liberta nada para a agua depois de saturado, realmente ele tem uma determinada capacidade de absorver gases e quimicos estranhos à agua que depois de preenchida se esgota e essa função pára. mas o que acontece a seguir é q se torna um bom meio biologico (bom, relativamente) de cultura de bacterias...ou seja o facto de um filtro estar carregado parcialmente de carvão e este ter terminado a sua capacidade absorvente não significa q seja neste caso culpado, pois não liberta nada...pára é de absorver .... o problema aqui é q não existem bacterias em quantidade suficiente porque os filtros foram sendo mudados. e o aqua é demasiado pequeno e portanto instavel. se possivel pode mudar-se o carvão por esponjas ou EfhiSubstrat Pro ... ou então renovar o carvão para q continue a absorver mais amonia. mas o importante é por aí bacterias... o Nitrivec é só uma opção e algo limitada, talvez um starter tenha melhor efeito. há varios de marcas conhecidas como a Sera a JBL etc....
  11. a coluna que dá acesso da agua ao tubo descendente deverá ser obviamente em vidro mas ser forrada com um plastico ou fibra preta..isso evita q as algas se formem num local q lhes seria muito favoravel caso apanhassem luz.... numa sump normal (3 compartimentos) a zona biologica segue-se à zona mecanica e deverá ocupar a maior area possivel da filtragem, ou seja..depois de uns ouriços e uma lã larga ou esponja que se destinam a apanhar a sujidade maior, deverá existir boa e abundante filtragem biologica...isso ocupa quase todo o primeiro compartimento e a totalidade do segundo... filtração quimica aplica-se em qualquer altura quando necessario no 3ºcompartimento. assim como tudo o resto (aquecimento, UVs, Skimmer, bombas para filtros em tubo com carvão ou outros, e ainda se necessario filtros externos extra)
  12. nem nada que se pareça.... por ordem de poder de penetração de luz tens T8 , T5 , PC , HQI.... ou seja as fluorescentes normais (T8) estão no lado contrario.
  13. eu uso um escumador na sump. rapa proteinas que é um mimo e nunca se forma pelicula na superficie do aqua.... a forma como a agua circula tb é importante, mas essencial é não haver muita materia organica na agua e esse é o trabalho do escumador.
  14. qualquer peixe de aguas acidas porque num paludario sempre se usam troncos e isso acidifica um pouco a agua. em termos de litragem depende do que queres fazer....normalmente um paludario pode e deve ser mais alto q um aquario.. para poderes fazer um bom layout com pedras troncos e queda de agua e plantas não aquaticas mas q vivem em sitios muito humidos. e rãs há algumas bem pequenas e coloridas...se aplicas as rãs habituais dos nossos cursos de agua elas acabam-te com os peixitos. em termos de paludarios e aquarios ou terrários não existe um tamanho ideal...o ideal é...o maior que possas.
  15. quanta memória? deve ter uns 10kb de espaço no disco.....