Peninha

Membro
  • #Conteúdo

    663
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Peninha

  1. olá, e sem duvida posso garantir-te que se as algas de que falas são das que formam tufos agarradas aos troncos então nao serve de nada o filtro UV.a UV não permite que se desenvolvam as algas flutuantes mas as já instaladas nos troncos continuaram lá.
  2. olá, para os mais desfavorecidos financeiramente, o carvão activado pode re-activar-se e não é lavando mas sim pondo-o no tabuleiro do forno durante pelo menos 30 minutos a 300º C. assim pode re-utilizar-se com segurança e eficácia como se fosse novo e pode fazer-se esta operação muitas vezes. eu utilizo carvão permanentemente nos meus aquas com excelentes resultados, mas não poderia fazê-lo se tivesse que comprar carvão novo de cada vez. quando não se quer fazer esta operação de re-activar o carvão, lembrem-se que o carvão tambem funciona bem como filtrante biológico uma vez que é poroso e portanto quando está saturado de quimicos, não os liberta para a água, apenas pára de os absorver. Cumprimentos
  3. olá, para uma UV de 8W um fluxo de 100L/H a 200L/H seria o ideal, isto se quiseres eliminar bactérias e protozoarios. quanto mais lento for o fluxo mais eficaz se torna a UV. acima de 300L/H estará apenas a matar algas. espero ter ajudado.
  4. Olá, Explica lá bem essa ideia de "lago interior". vais comprar um daqueles lagos miniatura em plastico ou fibra de vidro? vais fazer com cascata? de qualquer maneira o aquecimento pode ser inline com o filtro, caso fique inestético pôr termostatos dentro do lago.mas se fizeres uma parede de pedras podes pôr os termostatos atrás dela... há n possibilidades.
  5. Ola Jojowater essa UV pode filtrar um lago. O segredo esta apenas em conseguires um caudal lento para que seja eficaz. eu diria que nunca deveria passar acima de 300L/hora por isso acho que devias manter o antigo filtro para trabalhar com a UV e deixar o filtro grande para tirar sujidade da agua.
  6. Se fogem ao fisco?..tás a brincar? se não fugirem são apanhados de certeza....
  7. Peninha

    Desabafo :(

    e q tal por tampas no aqua? quando se tem especies q saltam....usam-se tampas.ainda é a melhor opção.
  8. 3 aquas e 1300 litros de agua doce gastam uma media de 70 euros mês...ou seja 140 em cada factura da EDP, e os gajos nem me mandam uma acções nem nada....ingratos.
  9. entretanto posso sugerir a maneira de reutilizar o carvão para as mesmas funções.... retira-se dos filtros.... deixa-se secar e depois mete-se num tabuleiro de ir ao forno e leva com 3 horinhas no maximo 280º a 300ºC , deixa-se arrefecer lava-se e volta a usar-se.... absorve mais ainda de inicio embora não dure tanto como da primeira vez...mas pode fazer-se isso imensas vezes. eu tenho filtros a trabalhar com 12 litros de carvão e reutilizo-o sempre, senão não ganhava para voltar a comprar tudo de cada vez.
  10. desculpa discordar Akilae, mas o carvão não liberta nada para a agua depois de saturado, realmente ele tem uma determinada capacidade de absorver gases e quimicos estranhos à agua que depois de preenchida se esgota e essa função pára. mas o que acontece a seguir é q se torna um bom meio biologico (bom, relativamente) de cultura de bacterias...ou seja o facto de um filtro estar carregado parcialmente de carvão e este ter terminado a sua capacidade absorvente não significa q seja neste caso culpado, pois não liberta nada...pára é de absorver .... o problema aqui é q não existem bacterias em quantidade suficiente porque os filtros foram sendo mudados. e o aqua é demasiado pequeno e portanto instavel. se possivel pode mudar-se o carvão por esponjas ou EfhiSubstrat Pro ... ou então renovar o carvão para q continue a absorver mais amonia. mas o importante é por aí bacterias... o Nitrivec é só uma opção e algo limitada, talvez um starter tenha melhor efeito. há varios de marcas conhecidas como a Sera a JBL etc....
  11. Peninha

    Aqua 2000mm Em Casa

    a coluna que dá acesso da agua ao tubo descendente deverá ser obviamente em vidro mas ser forrada com um plastico ou fibra preta..isso evita q as algas se formem num local q lhes seria muito favoravel caso apanhassem luz.... numa sump normal (3 compartimentos) a zona biologica segue-se à zona mecanica e deverá ocupar a maior area possivel da filtragem, ou seja..depois de uns ouriços e uma lã larga ou esponja que se destinam a apanhar a sujidade maior, deverá existir boa e abundante filtragem biologica...isso ocupa quase todo o primeiro compartimento e a totalidade do segundo... filtração quimica aplica-se em qualquer altura quando necessario no 3ºcompartimento. assim como tudo o resto (aquecimento, UVs, Skimmer, bombas para filtros em tubo com carvão ou outros, e ainda se necessario filtros externos extra)
  12. nem nada que se pareça.... por ordem de poder de penetração de luz tens T8 , T5 , PC , HQI.... ou seja as fluorescentes normais (T8) estão no lado contrario.
  13. eu uso um escumador na sump. rapa proteinas que é um mimo e nunca se forma pelicula na superficie do aqua.... a forma como a agua circula tb é importante, mas essencial é não haver muita materia organica na agua e esse é o trabalho do escumador.
  14. Peninha

    Paludario

    qualquer peixe de aguas acidas porque num paludario sempre se usam troncos e isso acidifica um pouco a agua. em termos de litragem depende do que queres fazer....normalmente um paludario pode e deve ser mais alto q um aquario.. para poderes fazer um bom layout com pedras troncos e queda de agua e plantas não aquaticas mas q vivem em sitios muito humidos. e rãs há algumas bem pequenas e coloridas...se aplicas as rãs habituais dos nossos cursos de agua elas acabam-te com os peixitos. em termos de paludarios e aquarios ou terrários não existe um tamanho ideal...o ideal é...o maior que possas.
  15. quanta memória? deve ter uns 10kb de espaço no disco.....
  16. se vais por discus mais cuidado e tempo vais precisar..tens q estabilizar bem o aquario antes de te aventurares nos discus porque depois não os podes stressar com subidas e descidas de valores... tens q arranjar testes de ph, nitritos,amonia,nitratos,fosfatos e isto é o minimo. e só quando os valores estiverem a 0 ou muito proximos de 0 e se mantiver estável é que tens situação para por discus.
  17. vai passando para lá os peixes um a um a cada 2 dias e medindo os parametros, se houver alteraçoes muito acentuadas para de meter peixes e espera que regularizem... o filtro do aquario velho esteve sempre a trabalhar até passar para esse novo? se não houve morte das colonias em menos de um mês tens o aqua ciclado.
  18. Peninha

    Novo Aqua

    deves começar a pensar bem porque esse aqua vale o esforço e o primeiro conselho que te dou é o seguinte: se queres fazer um plantado tens q te livrar dos plecos. mais tarde ou mais cedo eles vão destruir todas as plantas inclusivamente as que se conhecem como mais resistentes tipo anubias e fetos de java. depois deves construir uma equipa de limpeza à altura desse aquario com ottoscinclus affinis e Lda25 Pittbulls.... SAEs não, que te vão assustar os Discus e se quiseres manter os botias vais ter de abdicar dos melhores limpadores de vidro q são os caracois, portanto quando despachares os plecos pensa em tambem despachar os botias e arranjar uns bons caracois que limpam vidro como ninguem. mais tarde só vejo necessidade de aumentar o nr de Discus e ficava por aí....embora Discus e Escalares não seja uma boa mistura. não queres virar-te para uma só especie e fazeres o melhor possivel para ela? é que comunitarios com Discus ao barulho não costumam ter escalares mas sim Cardinais ou Neons e Rasboras arlequins e assim....peixitos que deem movimento e cor mas que não perturbem os Discus. entretanto vai medindo o PH medio da tua agua da torneira para saberes já o que vais ter de fazer em termos de tratamento de agua...tudo o que tenha discus e/ou escalares deverá ter agua ligeiramente acida +- PH 6,5.
  19. filtros internos só trazem problemas, e são do piorio para se limparem.
  20. dependendo do tipo de aquario que estamos a falar a temperatura das lampadas tem q ser diferente: plantados 4500K a 6400K - n/plantados 8000K a 12000K e salgados 10000 K a 20000K sendo para estes indicadas as actinicas (tom azulado e normalmente de 20000K) penso que podes encontrar em quase todas as lojas dos nossos patrocinadores e em muitas outras de eletrotecnia. normalmente nas lojas de aquariofilia são mais caras mas tb teem mais cuidado com a informação acerca da temperatura de cor. nas lojas de eletrotecnia normalmente nem sabem qual a diferença entre uma 5400K e uma 18000K .... alem disso em muitas marcas nao especializadas aparecem lampadas sem qualquer indicação desse tipo...limitam-se a indicar os W da lampada e pronto.
  21. nas lojas dizem o que der jeito para vender peixes, mas o Ricardo tem razão o SAE fica enorme para esse aqua e neons e guppies não se misturam por terem necessidades diferentes em termos de agua.estuda bem os peixes antes de comprar... o filtro de que falas é perfeitamente ajustado a esse aqua.
  22. fizeste bem AGA, as boas decisões são as bem ponderadas. e essa combinação de filtros tambem é eficaz, não tenho nenhum seco/humido mas sei que é muito bom, e o 2080 vai dar conta do resto. eu é que tenho um aqua cheio de grandes fabricantes de ***** e portanto faço sempre contas a receber os esgotos de lisboa de um lado e produzir agua do fastio do outro lado. mas ciclideos africanos não são tão porcos como os meus peixes. quando tiveres a piscina em casa não te esqueças de postar umas fotos aqui pros invejosos. banana rock
  23. só há aí um senão, os neons são peixes de aguas acidas e os mollies e guppies são mais de aguas duras e salobras (para os mollies estarem mesmo bem até se deve acrescentar sal) portanto quer subas quer desças o ph alguns peixes vão sentir desconforto. opta por peixes de um unico tipo de agua. estuda os peixes antes de os comprares e nunca compres apenas porque são bonitos.
  24. aqui teem que intervir os quimicos (Luis Fortunato e compª) mas se me explicaram bem há diferenças entre o CO2 para utilização industrial (enchimento de extintores inclusivamente) e o CO2 para utilização alimentar...que é o CO2 que se introduz nas bebidas gaseificadas por exemplo...e que o que convem aos aquarios é o CO2 do tipo para utilização alimentar. espero que isto tenha algum fundamento pois eu de quimica de CO2 percebo um bocadinho menos que nada.o certo é que me disseram para ir a firma ArLiquido e pedir o enchimento em CO2 alimentar. e quem me indicou é uma pessoa com muitos anos disto. acreditei sem ter aprofundado muito mais.
  25. em relação ao aqua e se preferes aberto não há razoes para estar a falar de outra hipotese q nao seja a dos 19mm. embora eu acho que 2 travessas nesse comprimento todo não estragavam nada e dão jeito para por calhas de 1,80m porque para ciclideos africanos como não podes plantar chegam e são muiiito mais baratas e faceis de encontrar. entretanto o que aqui me traz alem da curiosidade de ver essa piscina a bombar foi o poder ajudar em relação a sump, vai ver este topico do neto84 que está a andar com um projecto parecido ao teu e se decidiu pela sump de 240L o que aumenta em muito a litragem de um sistema desses, ah e nao estranhes q de principio ele tambem andava a perguntar quais os filtros mais indicados mas depois evoluiu para a sump, http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=70161 não quer dizer q mudes de ideias mas já ficas com mais ideia do que se pode fazer numa sump.