Aparecimento De Ovos Desconhecidos No Aqua


Vasco Matos

Recommended Posts

Img048.jpg

 

Apareceram no meu aqua uns ovos,agarrados ao vidro como na foto e também agarrados às plantas,e não faço ideia de quem poderão ser. No aqua tenho Viúvas Negras, Néons, 2 Corys Albinas e 2 Cinzentas, 1 Pleco, 1 Beaufortia Levertii, 4 Ampularias adultas e muitas bébé e 1 Camarão Madeira.

 

Das ampulárias não é,do camarão também não,só pode ser ou das Viuvas ou dos Néons...? Não são ovos de Physa de certeza,nem de nenhum caracol,pois esses conheço bem.

 

Algum palpite de quem poderá ser estes ovos?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Img048.jpg

 

Apareceram no meu aqua uns ovos,agarrados ao vidro como na foto e também agarrados às plantas,e não faço ideia de quem poderão ser. No aqua tenho Viúvas Negras, Néons, 2 Corys Albinas e 2 Cinzentas, 1 Pleco, 1 Beaufortia Levertii, 4 Ampularias adultas e muitas bébé e 1 Camarão Madeira.

 

Das ampulárias não é,do camarão também não,só pode ser ou das Viuvas ou dos Néons...? Não são ovos de Physa de certeza,nem de nenhum caracol,pois esses conheço bem.

 

Algum palpite de quem poderá ser estes ovos?

 

 

talvez das cory's albinas....

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

nem mais, o tiagoluz tem razão, são das corys.

são ovos brancos ou ligeiramente amarelados e um pouco "rijos" certo?

eu ainda há pouco pus aqui um video das minhas a desovar, mais no final do video dá pra ver os ovos colados no vidro!

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

 

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas respostas! Então acham que é das Corys? É que como na foto podem ver,os ovos estão colados no vidro quase à superfície,o mesmo se passando com os das folhas.Ou é normal? Pensava que as Corys largassem os ovos perto do solo onde andam...E são muito pequenos,tipo 1 ou 2mm cada um.

 

Então e sendo ovos de Cory,o que devo fazer? Nada? É que as Ampulárias passeam inevitavelmente em cima dos ovos,não os comerão? Devo transferir os ovos que conseguir para uma maternidade,visto que os ovos das plantas consigo transferir se arrancar as folhas em que estão depositados.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas respostas! Então acham que é das Corys? É que como na foto podem ver,os ovos estão colados no vidro quase à superfície,o mesmo se passando com os das folhas.Ou é normal? Pensava que as Corys largassem os ovos perto do solo onde andam...E são muito pequenos,tipo 1 ou 2mm cada um.

 

Então e sendo ovos de Cory,o que devo fazer? Nada? É que as Ampulárias passeam inevitavelmente em cima dos ovos,não os comerão? Devo transferir os ovos que conseguir para uma maternidade,visto que os ovos das plantas consigo transferir se arrancar as folhas em que estão depositados.

Boas como viste no meu tópico, hoje as minhas corys tambem desovaram. Ao inicio ainda pensei em deixar os ovos onde estavam mas ao ver que os guppys estavam a ter algum interesse pelos ovos decidi muda-los para uma maternidade, não fosse o guppy tecê-las.

No meu caso foi mais facil movê-los visto que muitos estavam depositados em pedras.

No teu caso uma podazinha nas plantas não faria mal, mesmo que fosse um poda valente, sempre há mais plantas que reprodução de corys.

 

 

Abraços

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de colocar toda a planta que tinha os ovos dentro de uma maternidade envolta numa meia de vidro,para os safados não escaparem,pois as Viúvas acho que faziam um petisco quando eclodissem.A água continua a circular.Uma das folhas que tinha ovos retirei-a e coloquei-a num aqua que tem camarões,ai ninguém os perturba. Os que estavam no vidro deixei estar.

 

Resta saber de que Corys são os ovos...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não devo de acrecentar nada de especial, mas tb já tive um aquário pequeno em que tinha dois corys albinos e por vezes este preenchiam grande parte do vidro com ovos. Reparei que era sempre a parte do vidro que dava para a janela... coincidência ou não...

 

Este aquário era bastante pequeno e servia de criação de guppies. o ovos dos corys nunca chegaram a bom porto.

 

Os corys estiveram nisto durante muito tempo, mas os guppies comiam sempre os ovos... até que os corys desistiram. (não tinha espaço nem tempo na altura para ter mais um aquário)

 

Um abraço,

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos! As Corys já eclodiram! Só passou uma semana desde que eu vi os ovos...Foi rápido. E eclodiram todas ao mesmo tempo,as que coloquei na planta dentro da maternidade com a meia de vidro a envolver lá andam minúsculas,parecem um espermatozoide! As outras por certo lá andam pelo aqua,pequenas demais para serem vistas!

 

Sei agora que os ovos devem de ser das albinas exactamente como vocês vaticinaram. Porque elas andam lá às voltas num bailado amoroso incrivel! Só ainda não consegui ver as posturas.É uma sorte pois tenho só 2 e são macho e fêmea.

 

Depois tiro fotos aos espermatozoides albinos!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos! As Corys já eclodiram! Só passou uma semana desde que eu vi os ovos...Foi rápido. E eclodiram todas ao mesmo tempo,as que coloquei na planta dentro da maternidade com a meia de vidro a envolver lá andam minúsculas,parecem um espermatozoide! As outras por certo lá andam pelo aqua,pequenas demais para serem vistas!

 

Sei agora que os ovos devem de ser das albinas exactamente como vocês vaticinaram. Porque elas andam lá às voltas num bailado amoroso incrivel! Só ainda não consegui ver as posturas.É uma sorte pois tenho só 2 e são macho e fêmea.

 

Depois tiro fotos aos espermatozoides albinos!

Parabens,

Pelos vistos fizeste bem por a meia de vidro, a minha maternidade é de rede e de certeza que as corys vão-se pirar após a eclosão. Hoje já vi alguns ovos abertos daqueles que estavam no vidro, mas tambem reparei aqueles caracois tipo praga andavam de volta deles.

Até hoje não me tinha chateado de ter estes caracois, mas após isto vou-lhes armar uma armadilha para os sacar do aqua.

 

 

abraços

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha reparaste se ela tinha a barriga inchada antes de metere os ovos??

é que uma das minhas cory's tem a barriga bue inchada

cumprimentos

Por acaso não,não vi a barriga inchada,foi uma completa surpresa. Só agora é que as vi a cortejarem-se uma à outra.

 

A meia foi boa ideia,pois pelo menos essas que estão na maternidade (não sei ao certo quantas são) estão seguras.Estas vão poder comer os infusórios que lhes darei amanhã,hoje têm de passar fome.Coloquei dentro da maternidade um pouco de musgo de Java.

Só não sei é como alimentar as outras que andam a vaguear pelo aqua.Vão ter de andar à procura dos infusórios que deitarei no aqua...

 

Vamos lá ver se chegam a bom porto!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para minha surpresa,hoje estava a limpar um pouco o outro aqua ''Helenaa'' e deparo-me com mais ovos! Não é o mesmo aqua que apareceram os outros,neste tenho Crydoras Panda e Pigmaeus. Será que decidiram todas ao mesmo tempo pôr ovos? Não faço ideia de quem sejam,as Panda são 2,posso ter tido sorte e arranjado um casal,mas os Pigmaeus são 3...

 

Como não tenho mais maternidades arranjei um 'tapperware' pequeno,fiz uns buracos com uma agulha,coloquei as folhas com os ovos que consegui apanhar(deve haver mais mas não encontro...) e coloquei fixo com uma ventosa a boiar no aqua.Depois ponho fotos!

 

Alguns conselhos,medidas a tomar,alguém já reproduziu alguma destas 2 especies?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que decidiram todas ao mesmo tempo pôr ovos?

 

isso deve-se ao facto de a temperatura estar a descer, na natureza eleas desovam na altura das chuvas, ou seja agua nova e fria, para simular a reproduçao da corys, é isso mesmo que se faz, uma TPA valente com agua com caracteristicas iferentes e fria e reduzindo a temperatura do termostato uns graus....

Editado por _pinguim_

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso deve-se ao facto de a temperatura estar a descer, na natureza eleas desovam na altura das chuvas, ou seja agua nova e fria, para simular a reproduçao da corys, é isso mesmo que se faz, uma TPA valente com agua com caracteristicas iferentes e fria e reduzindo a temperatura do termostato uns graus....

Muito interessante pinguim! Realmente a temp. está a descer lentamente.Já ligaram os termostatos? Aqui no quarto, os meus aquas estão a 23º de noite e 25º de dia,ainda não liguei os termostatos,no ano passado acho que só liguei lá para Novembro.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante pinguim! Realmente a temp. está a descer lentamente.Já ligaram os termostatos? Aqui no quarto, os meus aquas estão a 23º de noite e 25º de dia,ainda não liguei os termostatos,no ano passado acho que só liguei lá para Novembro.

 

 

ai esta a explicaçao....

 

 

ps: eu tive um grupo de corys albinas(5) e um de corys paleatus(5) na "engorda" para tentar o metodo que falei mais acima, mas tinha um peixe nesse aqua que desconhecia e que me tinha sido oferecido, era um clarias batrachius, como sabes e acho que ja as mantiveste, elas dezapareceram todas....

Editado por _pinguim_

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ai esta a explicaçao....

ps: eu tive um grupo de corys albinas(5) e um de corys paleatus(5) na "engorda" para tentar o metodo que falei mais acima, mas tinha um peixe nesse aqua que desconhecia e que me tinha sido oferecido, era um clarias batrachius, como sabes e acho que ja as mantiveste, elas dezapareceram todas....

Pois...é sem dúvida um entrave muito sério à reprodução de qualquer peixe,uma Claria...Já tive 3.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...é sem dúvida um entrave muito sério à reprodução de qualquer peixe,uma Claria...Já tive 3.

 

 

mas o que desapareceu, nao foram os pequenos, foram as 10 corys....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Zogli já sabes depois de grandes toca a dar :D

Sim,as Albinas em principio darei algumas,as Panda ou Pigmaeus em principio irei ficar com elas,pois os ovos que consegui recolher foram poucos.

 

mas o que desapareceu, nao foram os pequenos, foram as 10 corys....

Ah...pois... :lol:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,as Albinas em principio darei algumas,as Panda ou Pigmaeus em principio irei ficar com elas,pois os ovos que consegui recolher foram poucos.

Ah...pois... 8)

 

 

boas bro...tas a dar-lhe na criaçao lol..kem me dera

 

qd os meus meninos tiverem prontux avisa-me,,

 

abraços

::Assinatura Removida::

::Imagem com altura superior a 100 pixels::

 

BIOBASE AQUASCAPING

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas bro...tas a dar-lhe na criaçao lol..kem me dera

 

qd os meus meninos tiverem prontux avisa-me,,

 

abraços

Olha em principio vou envar-te as Douradas já esta semana,pois vou aproveitar e enviar algumas também ao Toyota. Antes de pôr no correio eu aviso-te bro!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha em principio vou envar-te as Douradas já esta semana,pois vou aproveitar e enviar algumas também ao Toyota. Antes de pôr no correio eu aviso-te bro!

 

ok bro :D agradeço-te muito mesmo.manda MP depois ou uma msg...deixo-te o nr de telem no teu MP

::Assinatura Removida::

::Imagem com altura superior a 100 pixels::

 

BIOBASE AQUASCAPING

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos! Apenas 6 ovos vingaram,as pequenas corys têm agora cerca de 3mm.Vão-me desculpar a qualidade das fotos,bastante manhosas mesmo...a máquina está a arranjar.Fica pelo menos a intenção,e a promessa de melhores fotos.

 

corys1.jpg

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá a Todos,

 

Ontem faltou a luz em minha casa... hoje de manhã ainda nao tinha luz, a água do aquario baixo dos 29 para os 22º :D

 

e também encontrei uns quantos ovos colados ao vidro, muito parecidos com os da descrição que deram aqui.

só que eu não tenho Corys...

 

tenho 2 machos escalares, uns quantos guppys, 4 Neons, 1 limpa fundos que não sei o nome, 1 tetra limão (os outros morreram à 15 dias :P )

 

 

alguem desconfia de que podem ser o ovos?

 

tentei proteje-los, pois os escalares estavam a achar-lhes piada.... e apetitosos... vamos lá ver se estão lá daqui a pouco..

posso tira-los do vidro e por numa maternidade? com uma lamina ou assim....

 

desde já

Obrigado a todos

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho 2 machos escalares, uns quantos guppys, 4 Neons, 1 limpa fundos que não sei o nome, 1 tetra limão (os outros morreram à 15 dias :D )

alguem desconfia de que podem ser o ovos?

Serão mesmo 2 machos esses escalares?!

hum... se calhar tens mesmo um casal. E não os vistes a colocar os ovos, apenas viste os pais a comerem os ovos!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.