Desligar O Filtro Durante A Noite Mata As Bactérias?


Recommended Posts

Fazendo trocas de água com MUITA frequência, e muita quer dizer umas vezes ao dia, nem precisas de filtro.

 

Mas é claro que é melhor ter.

Na Natureza não há filtros.

Desculpa lá mas quem é que tem vida e paciência para fazer tpa's todos os dias varias vezes?

Na Natureza não há filtros? Há 'só' o melhor filtro de todos: chuva - lençois de água - rios - mar - chuva - lençois de água - etc,etc. Isto é um filtro,do mais perfeito que há.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazendo trocas de água com MUITA frequência, e muita quer dizer umas vezes ao dia, nem precisas de filtro.

 

Mas é claro que é melhor ter.

Na Natureza não há filtros.

Desculpa lá mas quem é que tem vida e paciência para fazer tpa's todos os dias varias vezes?

Na Natureza não há filtros? Há 'só' o melhor filtro de todos: chuva - lençois de água - rios - mar - chuva - lençois de água - etc,etc. Isto é um filtro,do mais perfeito que há.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazendo trocas de água com MUITA frequência, e muita quer dizer umas vezes ao dia, nem precisas de filtro.

 

Mas é claro que é melhor ter.

Na Natureza não há filtros.

Desculpa lá mas quem é que tem vida e paciência para fazer tpa's todos os dias varias vezes? Poupavas em electricidade o que gastavas em água...

Na Natureza não há filtros? Há 'só' o melhor filtro de todos: chuva - lençois de água - rios - mar - chuva - lençois de água - etc,etc. Isto é um filtro,do mais perfeito que há.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive montes de tempo um aqua com filtro interno em ue tinha mesmo de desligara noite sob pena de não conseguir dormir mm, e nunca tive qq problema, a amonia manteve-se sempre no 0. não digo que as bacterias nao morram, mas posso garantir que não é catastrofico e impossivel de manter se a noite se desligar o filtro. não é aconselhado, mas tambem não é imprescindivel. de momento tenho um 2213 e é 5*, finalmente posso dormir com ele ligado pk é mt silencioso.

 

é como digo, não é aconselhavel, mas não é absolutamente necessário para o equilibrio do aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...parece que eu e todos os que deixam o filtro sempre ligado somos mesmo totós...andamos a desperdiçar electricidade para nada. ::D: Acho que no Inverno vou desligar também o termostato de noite,e de dia,a luz...as plantas que se amanhem!

Diziam isto aos maiores aquariofilistas do mundo e eles só podiam fazer uma coisa: rir...

 

O desligar o filtro durante a noite pode ou não ter resultados negativos para o equilíbrio do aquário. Se estivermos a falar de um aquário com muitos peixes e poucas ou nenhumas plantas, é certo que poderão haver picos de amónia/nitritos, afectando os peixes.

 

Agora, se estivermos a falar de um aquário plantado, o filtro é um acessório extra, já que é perfeitamente possível ter um aquário plantado com fauna sem filtragem biológica proporcionada por filtros, deixando esse trabalho a cargo das plantas. Pode depender da fauna também, do tipo de substracto, que superfícies existem no aquário, etc. As bactérias não colonizam apenas as matérias filtrantes do filtro...

 

Eu próprio desligo o filtro do aquário que tenho no quarto, durante a noite, porque me incomoda. Tenho camarões Crystal Red nesse aquário e quem está dentro do assunto, sabe como são sensíveis a picos de amónia. O que é que me deixa descansado? O facto do aquário estar densamente plantado.

 

Já agora, quem são os maiores aquariofilistas do mundo? Quais os requisitos para tal patamar? Se realmente existirem tais ilustres e se lhes perguntares se se pode manter um aquário com peixes e sem filtro, eles simplesmente te dizem que sim, sem ironias. É preciso perceber o porquê das coisas, de todos as maneiras possíveis e imaginárias, de modo a se excluir aquilo que faz ou não sentido, e não fazer afirmações tão limitadas.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok ok, nos aquários exclusivamente com filtro externo realmente deve ser muito arriscado desligar o filtro durante longos periodos. No meu caso tenho filtros internos biológicos e num aqua um filtro externo para complementar a filtragem. Posso garantir que com os filtros internos o facto de os desligar por 8 ou 12 horas não tem qualquer impacto, pois a amónia circula na mesma pelo aqua e as bactérias procedem à sua nitrificação. Nos filtros externos, como a passagem de água é apenas pelas mangueiras e com o filtro parado a circulação é mais limitada, então realmente acredito que seja arriscado tê-lo desligado. Acho que estamos todos certos e todos errados. hehe ::D:

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou me juntar a conversa e perguntar o seguinte.

Tenho dois filtros no meu aqua de 250litros. Um eheim 2227 wet/drey e um eheim 2215 ligados 24h.

O eheim 2215 so faz filtragem com lã, carvao eesponja, nao tem ceramicas, logo nao tem grandes bacterias.

Sera que poderia desligar o 2215 durante a noite? Ficando assim so a funcionar o 2227?

Fara muito mal?

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou me juntar a conversa e perguntar o seguinte.

Tenho dois filtros no meu aqua de 250litros. Um eheim 2227 wet/drey e um eheim 2215 ligados 24h.

O eheim 2215 so faz filtragem com lã, carvao eesponja, nao tem ceramicas, logo nao tem grandes bacterias.

Sera que poderia desligar o 2215 durante a noite? Ficando assim so a funcionar o 2227?

Fara muito mal?

cumps

 

 

Boas,

 

Em principio sim, porque o aqua não perde a totalidade das bactérias que lá estão... Embora as bactérias que tens no 2215 vão morrer e acabas por ter o filtro apenas para filtrar detritos, porcarias e criar movimento da agua. Penso eu de que...

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, quem são os maiores aquariofilistas do mundo? Quais os requisitos para tal patamar? Se realmente existirem tais ilustres e se lhes perguntares se se pode manter um aquário com peixes e sem filtro, eles simplesmente te dizem que sim, sem ironias. É preciso perceber o porquê das coisas, de todos as maneiras possíveis e imaginárias, de modo a se excluir aquilo que faz ou não sentido, e não fazer afirmações tão limitadas.

Na aquariofilia, como em tudo na vida, há pessoas que se distinguem por serem melhores naquilo que fazem.É natural e a mim que estou a aprender não me faz comichão nenhuma.Como há grandes fotografos e grandes pintores,também há aquariofilistas famosos. São reconhecidos internacionalmente.Fazem layouts,tiram fotos e ganham dinheiro com isso.Têm também muito dinheiro para fazer esses mesmos aquas.Existem muitos nomes de pessoas que também já ouviste falar.E não há drama nenhum nisso(Só quando fazem,metem peixes ,tiram fotos,e desmancham o aqua num piscar de olhos...).Referi-me a essas pessoas porque eu simples amante deste hobby,tendo pouco credito,podiam pensar que estava para aqui a falar de pormenores desnecessários: deixar o filtro sempre ligado...Vejam lá que disparate!

Num aqua muito grande,tipo 500L , 1000L , e densamente plantado,é possivel não ter filtro,poís as plantas encarregar-se-iam de filtrar o aqua.Mas tinha de escolher:ou colocava filtro,ou não colocava.Não o punha a trabalhar para desliga-lo de noite,senão para quê estar a trabalhar de dia? Durante a noite as bactérias morriam todas! Em aqua como o meu de 90L e 120L, tenho de usar,caso queira ter peixes lá dentro.

Eu não tenho aquários no meu quarto porque o barulho dos filtros me incomoda de noite.Nunca colocaria um aqua no meu quarto.

Dê por onde der,venha quem vier,um filtro NUNCA se desliga,está nas instruções do produto e foram concebidos para trabalhar ininterruptamente, e isto é a mais elementar regra da aquariofilia.Até acho absurdo pôr outra possibilidade...

Acredita só tenho é pena que um moderador,pessoa com mais responsabilidades no forum,diga que é normal,não faz mal nenhum, e que mais pessoas comecem a desligar os filtros e dê barraca.

Para além disso este post começou assim:''Acabei de ler na net alguém que dizia que desligar o filtro por mais de 1/2 horas mata as bactérias do filtro, o que implica reiniciar o ciclo..'' Em qualquer site de aquariofilia pode ler-se isto.Será que não tem lógica cientifica? É obvio que sim.

 

PS - Arty77 espero que não tenhas levado a mal,às vezes passo-me mas isto é para a gente se divertir,nunca para ofender ou maltratar alguém.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Bom, já deu para ver que lês apenas aquilo que te convém e, para alguém que ainda se diz a aprender, humildade é coisa que não há. Sugiro que releias o que escrevi anteriormente e, senão percebeste, voltes a ler mais uma vez. É que aqui ninguém disse que se deve deixar os filtros desligados. O que se disse é que, conforme o aquário, se podem deixar desligados durante algum período de tempo, obviamente caso seja mesmo necessário. Ninguém no seu perfeito juízo compraria um filtro para o manter desligado, não percebo porque continuas a bater na mesma tecla.

 

É preciso um aquário grande, densamente plantado, para não se ter filtro? Sugiro que pesquises um pouco mais sobre este tema, pode ser mesmo por aqui no fórum. Vais ver que se calhar não é bem assim...

 

Achas absurdo porque tens uma vista muito limitada das coisas, porque não experimentaste, porque dás as coisas como o único caminho a seguir sem te preocupares em ver outras possibilidades. Claro que estás em teu pleno direito de acreditar ou não no que te digo, de dizeres que sou ou não maluco. Agora, se me permites, o que eu acho absurdo é mesmo afirmares com tanta convicção sem sequer alguma vez teres testado as hipóteses que coloquei.

 

Acredita só tenho é pena que um moderador,pessoa com mais responsabilidades no forum,diga que é normal,não faz mal nenhum, e que mais pessoas comecem a desligar os filtros e dê barraca.

 

Abstrai-te das letras a vermelho por baixo do avatar. Antes disso, sou aquariofilista e normal membro do fórum e como tal estou a expor as conclusões que eu tirei por ter testado, experimentado ( julgo que a isso se chama experiência) e que confirmam que desligar o filtro durante algumas horas, em certos aquários, nomeadamente aquários plantados, não traz problemas para o equilíbrio do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que podemos orientar este tópico para uma discussão salutar de "Filtro Biológico Vs Filtros Mecânicos", para que cada um retire a sua conclusão e faça o que quiser com os seus filtros.

 

O que o André disse sumariza muito bem o uso de um filtro auxiliar em comparação com o uso exclusivo de plantas para o mesmo efeito.

Para quem não sabe, e de uma forma muito rapida os filtros que usamos no aquario são apenas para a manutenção de colonias de bactérias. Essas bactérias têm como unica missão converter o venenoso azoto, ou nitrogenio em algo muito menos tóxico, que são os nitratos.

 

Quanto as plantas, elas fazem o mesmo trabalho, mas atraves da sua nutrição. Num aquario densamente plantado, equilibrado e com um plano de fertilização adequado à flora que contêm, os filtros acabam quase por ser irrelevantes, sendo substituidos em alguns aquarios apenas por uma bomba para circular a agua.

 

E porque é que isto acontece com as plantas? Porque um dos macro-nutrientes "favoritos" das plantas é a componente N (que se pode apresentar na forma de amónio, nitrito ou nitrato).

E para quem não sabe, as plantas quando estão sob a presença de 3 vertentes de nitrogénio, N ou NO2 ou NO3, preferem a mais toxica para os peixes, que é o N. A planta ao consumir o N, não esta a permitir que esse mesmo N se converta em NO3 no filtro, ajudando assim a diminuir a quantidade de N, e consequentemente de NO3.

 

Num aquario densamente plantado que tenha tambem 1 filtro, existe uma batalha enorme entre as bactérias e as plantas para o consumo do N.

 

Na minha conclusão, e é como tenho no meu aqua plantado, tenho um filtro muito fraco, de modo a que a maior quantidade de N vá para as plantas e não para o filtro.

Assim acabo por não ter N no aqua, e a quantidade de NO3 que tenho surge do trabalho das bactérias no filtro. Só que enquanto houver N disponivel para as plantas, elas não me vao consumir o NO3, portanto prefiro dar o N, na sua totalidade ás plantas do que ao filtro.

 

Portanto de certeza, que se num aquario perfeitamente equilibado e densamente plantado, e mesmo com alguma carga organica, não tiver filtro, tambem não vai haver problemas com o N ou NO2 ou NO3. Porque as plantas consomem N todo!

Isto se existir um plano de fertilização equilibrado com PO4 e K.

 

Agora se um aquario não tiver plantas, ou tiver poucas plantas, o melhor é mesmo ter um filtro, e o ideal é mantê-lo a trabalhar 24H, de modo a manter o fluxo de O2, e não desequilibrar o ciclo existente no filtro, correndo-se o risco de haver picos de amonia que poderão ser fatais para especies mais fragéis!

 

Paulo

 

E segundo o André, e de uma forma também sumarizada:

 

O desligar o filtro durante a noite pode ou não ter resultados negativos para o equilíbrio do aquário. Se estivermos a falar de um aquário com muitos peixes e poucas ou nenhumas plantas, é certo que poderão haver picos de amónia/nitritos, afectando os peixes.

 

Agora, se estivermos a falar de um aquário plantado, o filtro é um acessório extra, já que é perfeitamente possível ter um aquário plantado com fauna sem filtragem biológica proporcionada por filtros, deixando esse trabalho a cargo das plantas. Pode depender da fauna também, do tipo de substracto, que superfícies existem no aquário, etc. As bactérias não colonizam apenas as matérias filtrantes do filtro...

 

Eu próprio desligo o filtro do aquário que tenho no quarto, durante a noite, porque me incomoda. Tenho camarões Crystal Red nesse aquário e quem está dentro do assunto, sabe como são sensíveis a picos de amónia. O que é que me deixa descansado? O facto do aquário estar densamente plantado.

 

Duvidas??

Editado por paulosaints
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostei do topico mas achei que este devia ir para Topicos Avançados, porque..aqui deveriamos estar a explicar aos principiantes do hobby quais os principios fundamentais da aquariofilia e sinceramente estarmos a defender que se desliguem filtros durante horas a fio é estar a arranjar problemas, porque em primeiro lugar isso não é nem um pouco lógico...as bacterias precisam ser alimentadas de amonia e nitritos e oxigenio durante todo o tempo e não apenas às horas das refeições, depois porque o aqua em questão nem uma planta tem portanto o facto de um plantado holandês poder sustentar uma desligadela eventual de horas não se aplica aqui de maneira nenhuma, depois ainda temos que ter em conta (parece que raramente se fala aqui nisto) que nem todos os aquarios estão povoados das mesmas bacterias, ou seja... quer se inicie o ciclo com bacterias de produtos cicladores (Bactozym, Nitrivec etc etc) quer se inicie um ciclo "au naturel" nunca estamos a falar das mesmas estirpes de bacterias..portanto elas podem ter ciclos de vida e necessidades diferentes de uns aquas para outros...além disso ainda podemos estar em presença de sistemas que por varios motivos podem até ter uma parte povoada por cianobacterias que à solta no aqua são um tremendo desarranjo mas num sistema de filtro fechado com baixo fluxo até são espectaculares comedoras de nitratos... daí os desnitratificadores serem sempre sistemas fechados, escuros, e de baixissimo fluxo...o meu da Sera requer 30 L/h...mas as bacterias que lá estão são especificas para esse baixo fluxo e são proprias para trabalhar anaeróbicamente.... tudo isto para dizer que se formos discutir experiencias deste genero entre aquariofilistas experimentados num topico avançado sou o primeiro a interessar-me (a conta da luz de Janeiro a Março cá de casa foi de 955 euros !!!) mas não acho bem estar a discutir o sexo dos anjos com os iniciados, esses têm é que interiorizar as regras fundamentais e basicas para obterem os melhores resultados garantidos do hobby...e depois lá mais para a frente entram no mundo das novas experiencias.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo, ora nem mais! Está tudo dito!

 

Peninha, concordo contigo no que diz respeito a ser um tópico avançado demais para um iniciante. É muita informação para ser absorvida duma vez só. Mas, o facto de pessoas que se estão a iniciar no hobbie, verem que há hipóteses de poderem, neste caso, desligar os filtros durante algum tempo, vão levá-los a explorar esses campos, nomeadamente aquilo que o Paulo escreveu. Isso já é uma mais valia para o conhecimento de outras partes da Aquariofilia, por exemplo, como manter plantas aquáticas. Não há mal nenhum em alargar os horizontes do conhecimento a quem se está a iniciar, indicando-lhes o caminho para um conhecimento mais aprofundado de temas que estão interligados com este em particular.

 

Só para dar um exmplo ilustrativo daquilo que falo, este foi o aquário onde, durante 5 meses, desliguei o filtro externo durante a noite:

 

PICT0009.jpg

 

Como podes ver, não se trata de um Holandês, nem pouco mais ou menos. É apenas um aquário plantado, minado de camarões. Entretanto, estando no quarto, era provisório, já tendo sido transportado para um local permanente onde tem o filtro ligado 24h por dia.

 

Para terminar, acho que se devem reter aqui alguns pontos interessantes:

 

- os filtros, nomeadamente os externos, são os filtros mais convenientes para se ter num aquário, pelo fluxo que proporcionam, pela capacidade de matérias filtrantes que podem levar, pelo tipo de filtragem que podem fazer, por serem mais silenciosos, etc

 

- para alguém que não tem a certeza do que está a fazer ou que ainda não tem grandes conhecimentos na área das plantas, como importante factor na filtragem biológica do aquário, os filtros não são para se desligar. Se num aquário plantado, as plantas fornecem grande parte da oxigenação da água, num aquário com poucas ou nenhuma planta, a oxigenação é feita pela movimentação da superfície da água

 

- é possível manter aquários plantados sem filtragem biológica " artificial" ( feita por filtros)

 

- para uma maior estabilidade do aquário de água doce, aliado a filtros externos, a plantação deste é uma mais valia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Volto a frisar que não é sequer necessário ter filtro!

 

Esta é a minha convicção e vão ter de me provar por A+B que não é assim. Volto tambem a frisar que não ter filtro implica que se façam constantes trocas de água.

 

Um dos maiores (senão o maior) criador de discus daqui do forum, o João Machado, tenho ideia que não usa filtros. Posso estar enganado, mas é a ideia que tenho. O que ele tem é um sistema que lhe permite mudar a água constantemente dos aquas, 24 horas por dia. Sai para o esgoto, entra de outro lado.

 

A realidade é esta. Deve-se fazer assim? Não. Um filtro é importante, mas bactérias há por todo o aquario. É possivel? Sem dúvida, respeitando certas regras.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Volto a frisar que não é sequer necessário ter filtro!

 

Esta é a minha convicção e vão ter de me provar por A+B que não é assim. Volto tambem a frisar que não ter filtro implica que se façam constantes trocas de água.

 

Um dos maiores (senão o maior) criador de discus daqui do forum, o João Machado, tenho ideia que não usa filtros. Posso estar enganado, mas é a ideia que tenho. O que ele tem é um sistema que lhe permite mudar a água constantemente dos aquas, 24 horas por dia. Sai para o esgoto, entra de outro lado.

 

A realidade é esta. Deve-se fazer assim? Não. Um filtro é importante, mas bactérias há por todo o aquario. É possivel? Sem dúvida, respeitando certas regras.

ora aí está o que eu dizia, Topico Avançado com eles... sistemas gota a gota com osmoses inversas? perfeitamente de acordo se tiver uma bomba doseadora a introduzir minerais para que a agua mantenha as durezas e a conductividade, com uma ligação directa ao esgoto (na sala ou no quarto) com uma torneira que mantenha o abastecimento da osmose, e com a respectiva saida para esgoto tambem...e mais deposito para ir fabricando a agua de osmose e bóia para controlar a quantidade, mais a furação dos aquas necessaria para instalar o sistema todo, ... enfim.... ok...agora expliquem lá isso a um novato que tem um aqua com 2 plantas de plastico.... e que é preciso investir uns 500 euros nisto tudo..por baixo. é realmente um excelente assunto para os mais experts virem dizer das suas experiencias e resultados...mas para novatos?????

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá arty77 mas o que disseste foi uma total irresponsabilidade.Aquariofilistas menos experientes podiam ficaram a pensar que o que tu disseste é possivel e desligando o filtro durante a noite podiam,passadas algumas noites,acordar com os peixes a boiar...Um filtro quer seja externo,interno,de fundo,ou qualquer outro tem de estar a funcionar ininterruptamente,24h sobre 24h,sob pena de o efeito biológico deixar de actuar.

Caso não saibas,dentro dos filtros vivem bacterias,bactérias essas que transformam a amonia em nitritos e outras os nitritos em nitratos.Essas bactérias precisam de muito oxigénio para viver e após uma noite com o filtro desligado grande parte delas morre,se calhar não todas,mas ao desligares o filtro noite após noite,qualquer aqua fica desiquilibrado biologicamente.

Já agora: tu estavas a brincar, não era?

 

 

É certo, na natureza não há filtros. A diferença é que um aquário é um sistema fechado, os rios não.

 

 

rir... ou chorar!!!

 

cumps

 

 

Desculpa lá mas quem é que tem vida e paciência para fazer tpa's todos os dias varias vezes?

Na Natureza não há filtros? Há 'só' o melhor filtro de todos: chuva - lençois de água - rios - mar - chuva - lençois de água - etc,etc. Isto é um filtro,do mais perfeito que há.

 

 

ora aí está o que eu dizia, Topico Avançado com eles... sistemas gota a gota com osmoses inversas? perfeitamente de acordo se tiver uma bomba doseadora a introduzir minerais para que a agua mantenha as durezas e a conductividade, com uma ligação directa ao esgoto (na sala ou no quarto) com uma torneira que mantenha o abastecimento da osmose, e com a respectiva saida para esgoto tambem...e mais deposito para ir fabricando a agua de osmose e bóia para controlar a quantidade, mais a furação dos aquas necessaria para instalar o sistema todo, ... enfim.... ok...agora expliquem lá isso a um novato que tem um aqua com 2 plantas de plastico.... e que é preciso investir uns 500 euros nisto tudo..por baixo. é realmente um excelente assunto para os mais experts virem dizer das suas experiencias e resultados...mas para novatos?????

 

 

Eu só respondi o que respondi por causa destas respostas.

 

Se é algo para um novato? Sem dúvida que não!

 

Se é possivel? Sem dúvida que sim!

 

Se o pessoal deve fazer? É claro que não!

 

Há quem faça? Nem tenham dúvidas...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na verdade ninguem ajudou o rapaz, ele tinha mais duvidas e com elas continuou!

Nomeadamente pôr o filtro na parte de cima do aqua.

Realmente por vezes o que noto no forum, o interessante, é a malta estar aqui a gladiar-se.

 

Eu sei, tambem não o estou ajudar, porque eu não tenho conhecimentos para isso, e como estava curioso para saber fiquei na mesma.

 

Cumprimentos

Orlando

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na verdade ninguem ajudou o rapaz, ele tinha mais duvidas e com elas continuou!

Nomeadamente pôr o filtro na parte de cima do aqua.

Realmente por vezes o que noto no forum, o interessante, é a malta estar aqui a gladiar-se.

 

Eu sei, tambem não o estou ajudar, porque eu não tenho conhecimentos para isso, e como estava curioso para saber fiquei na mesma.

 

Cumprimentos

Orlando

 

 

Se o problema era esse, então a resposta é:

 

não deve poder. A água costuma ir para dentro do filtro por força da gravidade e assim não vai.

 

Mas neste aspecto posso estar a dizer uma grande asneira. Não tenho ainda filtro externo.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na verdade ninguem ajudou o rapaz, ele tinha mais duvidas e com elas continuou!

Nomeadamente pôr o filtro na parte de cima do aqua.

Realmente por vezes o que noto no forum, o interessante, é a malta estar aqui a gladiar-se.

 

Eu sei, tambem não o estou ajudar, porque eu não tenho conhecimentos para isso, e como estava curioso para saber fiquei na mesma.

 

É muito simples!!! Quem continua com duvidas e nao percebeu patavina do que aqui se escreveu, então que mantenha os filtros a trabalhar 24H, e quanto á posição do filtro... no chão é o normal.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É muito simples!!! Quem continua com duvidas e nao percebeu patavina do que aqui se escreveu, então que mantenha os filtros a trabalhar 24H, e quanto á posição do filtro... no chão é o normal.

Paulo

bem dito, ou seja para um iniciado o q interessa realmente é faze-lo entender o basico e normal e mais prático...e portanto é isso mesmo...filtros são para trabalhar 24 h/dia e convem estarem senão abaixo do nivel do aquario pelo menos ao mesmo nivel...esta situação até seria o ideal. porque se o filtro estiver a mesma altura do aqua o desnivel é 0 e a perca de fluxo será tambem 0 (aprox.0) mas para manter o filtro ferrado nunca poderá estar acima do aquario..porque qualquer bolha de ar se acumularia na parte mais alta do circuito ou seja o motor do filtro. portanto acima não. tá ajudado.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

''Achas absurdo porque tens uma vista muito limitada das coisas, porque não experimentaste, porque dás as coisas como o único caminho a seguir sem te preocupares em ver outras possibilidades...'' ''... Agora, se me permites, o que eu acho absurdo é mesmo afirmares com tanta convicção sem sequer alguma vez teres testado as hipóteses que coloquei.''

No ano 2002 fui trabalhar para a Inglaterra durante um ano e deixei os aquas ao cuidado do meu pai.Como não estava em casa,a minha mãe de noite desligava os filtros dos aqua,porque eram filtros internos na altura e faziam barulho.De manhã ligava-os.Ou seja ficavam umas 10h desligados. Quando os peixes morreram todos,o meu pai disse-me ao telefone que achou estranho o desligar dos filtros mas não fez nada porque não sabia, e assim sempre se poupava alguma luz.

Ora na minha saida continuou-se a fazer a mesma alimentação,as tpa's(não semanais mas quinzenais para não dar tanto trabalho) e a manuten~ção tal como eu expliquei na minha saida.Portanto pergunto: hei-de ou não associar a morte dos peixes ao facto de ter sido interrompido o ciclo todas as noites?

Portanto Andre Silvestre quando dizes que não experimentei e que não testei pergunto-te: como tinhas tanta certeza que não sabia? Uma pessoa tem de falar com a experiência própria.

Apenas digo que um filtro é para manter ligado sempre,pois pode correr mal alguma experiência feita por alguém que quer poupar na electricidade e com poucas bases de aquariofilia.Este site é visitado por uma maioria de pessoas que estão a aprender e servem-se do fórum para conseguir manter um aqua o melhor possivel.Ora eu acho que perante esta pergunta:pode-se desligar os filtros durante a noite? Só há uma resposta: NÃO,não se pode.

É pena é não poder falar com a tua pessoa mais acaloradamente e sem cerimonia sem pensares que estou a ser mal-educado,limitado ou lá o quê,apenas escrevo como falo..Isso é que é uma limitação da tua parte.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, sem kerer entrar em disscuçoes ou desmintir ninguem, devo dizer ke nao raras vezes desligo o filtro (externo) à noite sem ke isso tenha tido repercursoes nos peixes, e pralem do mais tenho os termoestatos desligados (so ligo no inverno) com a tempratura a rondar os 25º :? Desconhecia ate hoje desligar o filtro mata as bacterias :?

Editado por highscreen123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dizer que desligar o filtro por 10 horas mata as bactérias também é um pouco complicado. Até que alguém faça uma experiência de laboratório para determinar o numero de horas que uma colônia de bactérias se aguenta numa agua parada previamente oxigenada não podemos, ou não devemos dizer, que 1 noite faz bem ou faz mal.

 

Por via das duvidas é deixar sempre ligado, é para isso que eles foram feitos, para trabalhar 24 horas sem parar.~

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.