arty77

.Membro Ausente
  • Content Count

    665
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

0 :)

About arty77

  • Rank
    Super Membro
  • Birthday 07/12/1977

Contact Methods

  • MSN
    arty77@gmail.com
  • Website URL
    http://arty77.googlepages.com
  • ICQ
    0

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Porto (Porto)
  • Localização
    Porto - Portugal
  1. arty77

    arty77

  2. arty77

    90 L de água salgada. Novato

    Boas, Poderias colocar no Setup as dimensões do aquário (comprimento x largura x altura)? À partida no geral parece-me porreiro. Só gostava de conhecer as dimensões para ter uma ideia geral da litragem útil e confirmar se está tudo ok com iluminação, aquecimento, escumação, etc.
  3. arty77

    Ajuda na escolha do 1º aquário salgado

    Boas Sofia, O melhor desse sistema Eheim parece ser em termos estéticos, tanto o aquário como o móvel têm um design muito fixe. Aparentemente as dimensões do aquário serão 100 cm x 55 cm (largura) x 65 cm (altura) não será o ideal para reef pois é melhor um aquário mais baixo e mais largo. A iluminação parece ser composta de 4 lâmpadas T5. Dado o comprimento do aquário presumo que T5 de 39W. 4 x 39W = 156W. Para 300 litros de água serve para corais moles e LPS. Para corais mais exigentes de luz parece ser pouco. Além de que hoje em dia as T5 começam a ficar para trás pois já existem soluções LED que apesar de um investimento inicial maior permitem gastar menos electricidade e ter um custo global menor a longo prazo (5 ou mais anos). As mangueiras dos tubos de queda de água fazem-me um pouco confusão... geralmente o envio de água para o aquário faz-se com tubagem de 25mm e para a queda de água um tubo principal de 40ppm e outro tubo "ladrão" igual (40mm) ou ligeiramente menor (32mm). Então aquelas mangueiras aparentemente do mesmo tamanho para retorno e queda, fazem confusão... A Sump tem bom aspecto geral, com as divisões para filtração mecânica, bomba de retorno, e aparente reservatório de água de osmose. Mas parece-me pequena... e nas fotos não vejo escumador, estará algum incluído?
  4. arty77

    Preciso de dicas...

    PS: Sobre a estrutura em ferro galvanizado não tenho muitos conhecimentos mas penso que será possível desde que leve um acabamento de pintura com algum tipo de tinta que proteja da água salgada, para evitar corrosão/ferrugem.
  5. arty77

    Preciso de dicas...

    O custo de manutenção de um aquário salgado está normalmente associado à necessidade de iluminação (reefs com corais duros geralmente usam 1 watt por litro, com corais moles apenas, já se consegue com 0.5 watts por litro), à circulação de água (bombas de circulação, habitualmente 20 a 30 vezes a litragem do aquário para SPS, para moles talvez com 10 a 20 vezes), depois o aquecimento, geralmente em volta de 1 watt por litro, em lugares menos frios talvez se consiga o mesmo resultado com menos potência dos termostatos, depois a escumação, muito importante para os peixes. Então para manter SPS com essa litragem o equipamento necessário seria bem dispendioso. Como será para corais moles e LPS, pode-se poupar na iluminação, ligeiramente na circulação, mas provavelmente não poupar nos termostatos. Depois idealmente o sistema terá uma Sump, então necessário uma bomba de retorno, e para essa litragem também idealmente fazer uns 2000 a 3000 litros /hora. Então há custos que pesam bastante e o ideal seria já estudar e preparar um orçamento dos mesmos, para depois não haver surpresas com consumos, necessidades de mais escumação, etc. A minha sugestão, no caso eventual de considerar reduzir a litragem, seria manter as mesmas dimensões de comprimento e largura (150 x 60), e diminuir a altura dos 60cm para uns 50 ou mesmo 40cm. Esta redução na altura, torna o reef mais "shallow" (bastante em moda hoje em dia), o que permite, além da redução da litragem, reduzir a coluna de água que a luz tem de atravessar, e assim conseguir-se iluminar adequadamente com bastante menos watts na iluminação. A manutenção (colar corais na rocha, etc.) também fica mais facilitada com a altura mais baixa. E no geral os peixes ficam na mesma com bastante espaço para nadar, e o aquário fica na mesma com bastante largura para fazer um bom layout da rocha. É apenas uma sugestão... e o mais importante é construirem o aquário que mais gosta e tendo de início uma boa ideia dos orçamentos e custos de manutenção associados ao aquário.
  6. arty77

    Preciso de dicas...

    Boas Rita, Essas medidas são definitivas ou poderemos recomendar umas outras dimensões para o aquário? Em termos de animais, que tipo de peixes e corais pretende manter? Assim por alto, um orçamento para manter um aquário dessas dimensões com corais LPS e SPS, só em termos de iluminação e equipamento (escumador, etc.) será bem elevado... então talvez considerar outras dimensões que se ajustem a um orçamento mais em conta.
  7. arty77

    Cloreto de Potássio

    Muito obrigado pelas dicas.
  8. arty77

    Cloreto de Potássio

    Boas, obrigado pela dica. Mas na pesquisa da loja só consegui encontrar "Potassium Sorbate", "Potassium Sulphate", "Potassium Phosphate" e "Potassium Nitrate". Será que também têm "Potassium Cloride" KCl?
  9. arty77

    Cloreto de Potássio

    Boas, Precisava de subir o Potássio no meu aquário. Trata-se de um reef salgado mas em termos de Cloreto de Potássio será o mesmo adequado para Plantados, certo? Através de uma calculadora, para subir o Potássio de uns 310ppm para 400ppm irei precisar de uns 77 gramas de Cloreto de Potássi (KCl). Além de encomendar numa farmácia, há algumas lojas online em que possa também encomendar para envio por correio? Obrigado desde já.
  10. Boas Hugo, E considerando níveis de alimento e parâmetros bons, ao fim de seis meses ou um ano poderemos esperar um crescimento médio em centímetros?
  11. Boas, Tenho visto à venda umas Tridacnas pequenas de uns 3cm e gostaria de ter uma ideia da taxa de crescimento média das tridacnas...
  12. arty77

    red sea max 130 bomba de circulação

    a circulação total deverá rondar os 20 a 30 vezes o volume do aquário, então para o red sea max 130 suponho que algo em torno dos 2600 a 3900 l/h, assim por alto... para minimizar a turbulência para os peixes e corais, podes e deves apontar a bomba ligeiramente para a superfície, de forma a oxigenar também a água
  13. arty77

    red sea max 130 bomba de circulação

    boas mouzinho, qual é a litragem do red sea max?
  14. arty77

    Recife396

    Ok, então acho que será boa ideia retirar o substrat pro. Talvez compre algum siporax novo para colocar. Muito obrigado pelas dicas
  15. arty77

    Recife396

    O substrat pro ou o siporax usado, não poderá ser limpo (ex: em água doce, com lixívia, ou fervido) e ficar como novo? Por acaso lembro-me que coloquei o substrat pro já com o problema de nitratos elevado. Então não foi a causa, pelo menos a única...