Aquário Novo


arty77

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Em Agosto adquiri o meu novo (e primeiro) aquário. O mesmo esteve três semanas em inicialização. Na primeira aquisição de peixes, quando regressei de férias, meti 3 coridoras, 3 guppy (1 macho + 2 fêmeas), 2 neons e 1 pleco leopardo. Nessa semana (semana passada) em dois outros dias adquiri mais alguns peixes. O aquário também tem algumas plantas. O pH da água está entre 7.5 e 8.0. Quem quiser comentar esteja à vontade, adoraria ler comentários e receber dicas. De seguida deixo uma descrição pormenorizada de tudo.

 

Abraços,

Artur

 

--------------------------------------------------------------------------------------

 

Aquário JUWEL Rekord 60

• 54 litros (61cm x 36cm x31cm)

• Filter System 1.25lt Bio Power (200 litres/hour)

• Heater 50W

• Monolux 60 - 1x15W

 

Fauna

• 3 x Coridora

• 3 x Guppy (1 macho + 2 fêmeas)

• 2 x Neon MD.

• 1 x Plecostomus Leopardo

• 2 x Betta (fêmea)

• 2 x Danio Zebra

• 1 x Limpa Vidros [Otocinclus Affinis]

• 2 x Platty (1 macho + 1 fêmea)

• 2 x Tetra Imperador [Nematobrycon Palmer]

• 2 x Tetra Santa Filomena [Moenkhausia santeafilomenae]

• 2 x Tetra Silver

• 1 x Tubarão Bala

• 1 x Tubarão Bicolor (Cauda Vermelha)

• 1 x Tubarão Martelo [Pangasius Sutchi]

• 1 x Caracol Maçã

• 1 x Botia Palhaço

• 2 x Neon MD.

• 2 x Neon Negro

• 4 x Peixe Pinguim

• 1 x Platty (fêmea)

• 1 x Rã Verde

• 2 x Rásbora Arlequim

• 1 x Camarão (ainda não sei a espécie)

 

Flora

• Bacopa Amplexicaulis

• Cabomba Caroliniana

• Egeria Densa

• Hydrocotyle Leucocephala

• Rotala Rotundifolia

 

Decoração

• 5 x Areia (saco 1kg)

 

Acessórios

• 1 x Bacia 10lt

• 1 x Bacia 19.5lt

• 1 x Camaroeiro

• 1 x Dymax Air Pump AP700

• 1 x Maternidade (Guppies)

• 1 x Medidor 1-6ml

• 1 x Medidor 5-20cc

• 1 x Tubo de Mangueira (mudanças de água) de 2m

 

Alimentação

• Tropical Dafnia 150ml

• Tropical SuperTabin B 75ml

• Tropical SuperVit 150ml

 

 

Tratamento e Controlo da Água

• 1 x Esklarin 100ml

• 1 x Sera Teste pH 15ml

• 1 x Sera Teste NO2 Nitritos 2x15ml

 

Nascimentos

• 2 x ??? (02.09.2005)

 

Óbitos

• 1 x Limpa Vidros (03.09.2005)

 

Ferimentos

• 1 x Platty com metade da cauda comida (04.09.2005); suspeito que tenha sido a Betta má

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

E que mau começo na aquariofilia... :lol:

 

Em Agosto adquiri o meu novo (e primeiro) aquário. O mesmo esteve três semanas em inicialização. Na primeira aquisição de peixes, quando regressei de férias, meti 3 coridoras, 3 guppy (1 macho + 2 fêmeas), 2 neons e 1 pleco leopardo.

 

Primeiro que tudo, começaste muito mal o aquário. Deverias ter colocado os guppys, por exemplo, ao fim de uma semana de teres o aquário montado e ires adicionando os restantes peixes ao longo de, no mínimo 1 mês...verificando se os niveis dos compostos azotados - amónia e nitritos - estavam baixos, com respectivo aumento dos nitratos.

É demasiado cedo para colocares os néons...deverias ter esperado mais algum tempo.

 

 

Fauna

• 3 x Coridora

• 3 x Guppy (1 macho + 2 fêmeas)

• 2 x Neon MD.

• 1 x Plecostomus Leopardo

• 2 x Betta (fêmea)

• 2 x Danio Zebra

• 1 x Limpa Vidros [Otocinclus Affinis]

• 2 x Platty (1 macho + 1 fêmea)

• 2 x Tetra Imperador [Nematobrycon Palmer]

• 2 x Tetra Santa Filomena [Moenkhausia santeafilomenae]

• 2 x Tetra Silver

• 1 x Tubarão Bala

• 1 x Tubarão Bicolor (Cauda Vermelha)

• 1 x Tubarão Martelo [Pangasius Sutchi]

• 1 x Caracol Maçã

• 1 x Botia Palhaço

• 2 x Neon MD.

• 2 x Neon Negro

• 4 x Peixe Pinguim

• 1 x Platty (fêmea)

• 1 x Rã Verde

• 2 x Rásbora Arlequim

• 1 x Camarão (ainda não sei a espécie)

 

Suponho que esta lista imensa seja a de peixes que manténs num aquário de 500 litros, certo? :roll:

Tens o aquário montado (não é sequer ciclado) há 1 mês e tens estes peixes todos??

Mesmo com o aquário ciclado, esta QUANTIDADE de peixes deveria estar num aquário de, pelo menos, 300litros. Isto sem contar com os peixes que tens...e não deverias ter (os tubarões ficam muito grandes).

 

Com um começo assim, não prevejo um futuro muito risonho para os teus peixes. Começa a "despachar" alguns, entregando na loja onde compraste, antes que te morram todos.

Num aquário desse tamanho deverias ter, no máximo:

 

• 3 x Coridora

• 3 x Guppy (1 macho + 2 fêmeas)

• 1 x Platty (fêmea)

• 2 x Platty (1 macho + 1 fêmea)

• 1 x Limpa Vidros [Otocinclus Affinis]

• 1 x Caracol Maçã

• 1 x Camarão (ainda não sei a espécie)

 

• 2 x Neon MD.

 

ou

• 2 x Danio Zebra

ou

• 2 x Tetra Santa Filomena [Moenkhausia santeafilomenae]

ou

• 2 x Neon MD.

ou

• 2 x Neon Negro

ou

• 4 x Peixe Pinguim

ou

• 2 x Rásbora Arlequim

 

Assim terias um total de (+/-) 14 peixes com menos de 4cm, o que seria mais ou menos o ideal para o tamanho do teu aquário.

 

Trata de melhorar isso...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola, vou te dar a minha opiniao. primeiro acho ke se pudesses punha umas fotos do akuario pra o pessoal ver. em segundo, ha uma coisa ke esta mal nesse akuario, tens mtos peixes,pro akuario ke tens. 20 peixes ja era bom. o setup do akua parece me fixe, agora so com fotos pra vermos como ficou. espero tenhas gostado da minha opiniao, e pra isso ke estou ca. abracos e continua

Amd 64 Athlon 3200+2600 OC%

Msi k8n Neo Platinium/Zalman 7000b Alcu Led´s

512 Mb Ocz Pc 3700 Dual Gold Rev II 2-5-3-3-7

XFX Geforce 6600GT GDDR3 600/1200 OC%

Levicom Visible Power 450W 30A

 

ΣПD ӨF ƬIMΣ...ЩIZΛЯD

ПЦПӨ...ӨПFIЯΣ...ΣΥЩΛΚП.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até doeu a ler o teu topico deverias-te ter informado antes de começar

 

:roll: a maior asneira de todas é a quantidade astronomica de peixes que tens no teu aquario, só para teres uma ideia, cada peixe teu nem tem o espaço de uma garrafa de agua das pequenas tem para nadar em media :shock: Para os peixes que tens deverias ter um aquario de 250 litros e tu tens 1/5 desse espaço

 

:lol: tens peixes de todos os cantos do mundo mas o pior é que tem necessidades bem diferentes

 

:D com o ph que tens nenhum peixe se deve estar a sentir

em "casa"

 

;) metes-te no aquario muitos peixes e de forma muito rapida

 

Exemplo dos erros

:( Rásbora Arlequim

Numero de peixes:Ideal :( grupo (mais de oito ) o teu aquario :( 2

temperatura: Ideal :arrow: 25ºC o teu aquario :arrow: duvido esteja

ph: Ideal :arrow: 6.5 o teu aquario :arrow: 7.5 ou 8

aquario: Ideal :arrow: 80L o teu aquario :arrow: 50L (escapa)

 

:arrow: tens muitos erros tenta doar ou trocar os peixes na loja, começando nos tubarões

 

ps: posso ter sido um pouco frio mas tens de tratar disso bem rapido

 

faz perguntas que aqui todos te ajudam para arranjar soluções

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário JUWEL Rekord 60

• 54 litros (61cm x 36cm x31cm)

• Filter System 1.25lt Bio Power (200 litres/hour)

• Heater 50W

• Monolux 60 - 1x15W

 

Fauna

• 3 x Coridora

• 3 x Guppy (1 macho + 2 fêmeas)

• 2 x Neon MD.

• 1 x Plecostomus Leopardo

• 2 x Betta (fêmea)

• 2 x Danio Zebra

• 1 x Limpa Vidros [Otocinclus Affinis]

• 2 x Platty (1 macho + 1 fêmea)

• 2 x Tetra Imperador [Nematobrycon Palmer]

• 2 x Tetra Santa Filomena [Moenkhausia santeafilomenae]

• 2 x Tetra Silver

• 1 x Tubarão Bala

• 1 x Tubarão Bicolor (Cauda Vermelha)

• 1 x Tubarão Martelo [Pangasius Sutchi]

• 1 x Caracol Maçã

• 1 x Botia Palhaço

• 2 x Neon MD.

• 2 x Neon Negro

• 4 x Peixe Pinguim

• 1 x Platty (fêmea)

• 1 x Rã Verde

• 2 x Rásbora Arlequim

• 1 x Camarão (ainda não sei a espécie)

 

LOL

Quantos é que ainda tens vivos? nessa lata de conserva :roll:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bem vindo ao Fórum.

Espero que aprendas muito tal como eu, todos os dias que visito este fórum.

Consegues entregar alguns peixes na loja ?

Quando comprás-te os peixes o funcionário não estranhou o facto de estares a comprar tantos peixes ?

Não te avisou ?

Foi na loja onde comprás-te o aquario que comprás-te esses peixes todos ?

Se foi. Muda de loja. Fizeram-te comprar mais do que devias.

Quanto peixes ainda vivem ?

Não compres mais. Tens um excesso de população. Tenta arranjar outro aquario para assim dividires "o mal pela aldeia".

Faz TPA's regularmente e cuidado, muito cuidado com a alimentação.

O aquario está bonito com esses peixes todos mas de certeza que não ficará assim por muito tempo. Se tiveres sorte e não te morrer nenhum peixes, joga no totoloto.

Agora a sério: tem muito atenção aos parametros da água, se os animais aparecerem com pontos brancos, terás de isolar os mesmos.

Lê e pergunta aqui no forum ou em alguma loja que te inspire confiança. Mas por favor se o aqua tem essas dimensões não coloques mais nenhum peixe.

Boa sorte e vai dando noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Beeeeemmmmmmmmmmmmmmm...

Vou-te contar...quem te aconselhou a comprar essa tropa toda???

Tens que????40 peixes em 50 litros de água?????

E conseguem mover-se????

O meu tem mais de 100 litros e eu só tenho à volta de 20 peixes e acho que estão apertados.

E só mollies que até não são muito grandes....

Bem, deves estar muito triste, todos a darem-te na cabeça.....

Quanto ao limpa vidros morreu porque????Deste-lhe de comer????

Tens de ouvir o que te dizem os mais entendidos, cometes-te muitos erros.

Desejo-te sorte. :roll:

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Credo... li o tópico umas 3 ou 4 vezes para ter a certeza de que a lista é dos peixes que estão no teu aquário e não uma lista de possiveis candidatos.

 

Dicas e comentários já te fizeram muitos e como podes ver fizeste erros de iniciado, sendo o pior deles a compra impulsiva (o "este é giro e aquele e aquele e aquele...")

 

O que fazer agora?

Bom a morte que tiveste é já o primeiro indicio dos problemas que vêm por aí se não agires.

O que fazias de melhor era devolver os peixes à loja onde os compraste e ficares quando muito com 1 ou 2 para te fazerem o ciclo do azoto.

 

Quando o ciclo concluir, apostares então em mais alguns peixitos... Costuma-se dizer que o aquário é uma pequena montra da natureza. No caso actual do teu aquário, ele é mais a montra da loja dos 300 :roll:

 

Apesar de tudo fizeste bem em pedir opiniões... assim vamos a tempo de evitar mortes desnecessárias.

Agora é colocar mãos à obra e corrigir isso antes que seja tarde demais para os peixitos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Já nem vou falar da quantidade de peixes, penso que está tudo dito.

Também como já foi dito tens peixes de muitas zonas distintas com necessidades diferentes.

Peixes como os neons, corys, danios, rasboras, botia palhaço são peixes de cardume, sentem-se melhor com varios companheiros da mesma especie.

Outro problema é q muitos desses peixes vão crescer e muito como por exemplo o Botia palhaço, pleco, tubarão martelo, tubarão bala.

 

Vai com calma. Pergunta 1º, age depois.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pior disto tudo é que devem estar sempre a morrer peixes e o chefe nem nota...pelo que vai pensar que está tudo optimo e também num aqua desses cheios de peixes...Não se pode observar momentos especiais....tipo uma desova ou uma coisa assim porque perdes logo a atenção para outro peixe....

Abraços

 

 

PS:Vai seguindo os conselhos dos membros do forum....Eu no principio também segui e cá estou...com um aquario que me faz feliz!

 

bErNaX

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

grande "salada de frutas" que aí tens...

a que loja foste?foste enganado à força toda...

a maior parte dos membros já te disse tudo...

eu apenas reforço a ideia de que primeiro que tudo tens que te desfazer da maioria dos peixes.

vamos por partes:

- Aconselho-te a ver que tipo de aquário queres, porque (p. ex.) os gupies e os platies são peixes de ph alto, já os neons não...Portanto, opta por ou peixes de ph alto ou de ph baixo...os dois juntos raramente resulta

- os tubarões vão crescer imenso, ao contrario da maioria dos outros peixes (o que lhe vai servir de pequeno almoço...)

- tudo o que é Tetras (neons, zebras, santa filomena, imperador e silver) é de cardume (no minimo 5 ou 6), tu tens 2, nalguns casos 3...

- botia e caracol... não vai resultar... a botia come os caracois...

- tens o aquario muito pequeno para tanto peixe...

- e, por fim, o MAIS IMPORTANTE: tens que fazer tudo com calma, deixar o aquario ciclar, criar condições para que seja feito o ciclo do azoto e deixar o aquario ganhar bactérias...

 

Espero que não leves a mal... mas se fosse a ti, recomeçava tudo do zero.

criticas construtivas são sempre bem vindas, certo?

 

 

Barbie Girl.... :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

Para além de o que já te disseram, e muito bem, há mais uma coisa que me salta à vista.... As plantas que tu tens não me parece que aguentem com essa luz, é muito pouco!! Com essa iluminação tens de te virar para plantas muito pouco exigentes, tipo anubias ou fetos de java.

 

Boa sorte!

 

Abraços,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Há um pormenor importante que me esqueci de referir. Desde o início da escolha dos peixes tive sempre consciência que alguns deles vão crescer muito, nomeadamente o Pleco, Tubarão Bala e Martelo (Azul), Bótia Palhaço. Acontece que este aquário foi escolhido para um período de tempo de aproximadamente um ano. Sendo que daqui a cerca de um ano irei trocar o aquário por um de maior capacidade. Portanto o problema do tamanho dos peixes em idade adulta penso que não se coloca.

 

Sobre a ciclagem do aquário. Na loja informaram-me que o aquário deveria ser inicializado no mínimo durante uma semana, sendo que após esse tempo poderia começar a colocar peixes. Uma vez que cerca de uma semana depois ia de férias, resolvi aguardar duas semanas adicionais para colocar peixes. Portanto, desde o dia em que comprei o aquário, este esteve apenas com as plantas, sem qualquer peixe, durante um período de três semanas. Hoje faz salvo erro quatro semanas e meia. Portanto o tal ciclo do azoto não estará mesmo concluído?

 

Em relação ao número de peixes, reconheço que exagerei um pouco, e vou tratar de reduzir o número para uns 25/30 peixes. Apesar de tudo, neste momento sinto que espaço não é problema para eles, uma vez que a grande maioria são peixes muito pequenos (2 a 3 cm).

 

 

b@d_Boy: Realmente acho que umas fotos do aquário é boa ideia, vou tentar colocar aqui. Talvez assim o pessoal veja que na realidade o espaço ocupado pelos peixes no aquário não seja assim tão assustadora.

 

 

:shock: a maior asneira de todas é a quantidade astronomica de peixes que tens no teu aquario, só para teres uma ideia, cada peixe teu nem tem o espaço de uma garrafa de agua das pequenas tem para nadar em media :shock: Para os peixes que tens deverias ter um aquario de 250 litros e tu tens 1/5 desse espaço

...

temperatura: Ideal Arrow 25ºC o teu aquario Arrow duvido esteja  

 

Segundo os meus cálculos, num aquário com 58 litros e 38 peixes, cada peixe tem cerca de um litro e meio para nadar. Não será?

 

A temperatura da água tem oscilado entre os 25 e os 26ºC.

 

LOL

Quantos é que ainda tens vivos? nessa lata de conserva Laughing

 

Continuam todos vivos e espero que por muito tempo :shock:

 

Consegues entregar alguns peixes na loja ?

Quando comprás-te os peixes o funcionário não estranhou o facto de estares a comprar tantos peixes ?

Não te avisou ?

Foi na loja onde comprás-te o aquario que comprás-te esses peixes todos ?

Se foi. Muda de loja. Fizeram-te comprar mais do que devias.

Quanto peixes ainda vivem ?

...

Faz TPA's regularmente e cuidado, muito cuidado com a alimentação. ...

Agora a sério: tem muito atenção aos parametros da água, se os animais aparecerem com pontos brancos, terás de isolar os mesmos.

 

Sim, estou a pensar entregar alguns peixes, nomeadamente as duas Betta fêmea e o par de Danio Zebra, uma vez que são um pouco agressivos. Vi uma Betta a dar uma bicada numa antena do caracol. E os Zebra costumam perseguir, ainda que não ataquem, alguns dos peixes mais pequenos.

Comprei os peixes em três lojas diferentes, pelo que a responsabilidade pelo excesso de peixes é minha.

Todos os peixes ainda estão vivos, excepto o referido Limpa Vidros.

Sim, tenho estado muito atento à água, especialmente a nível dos Nitritos, faço testes diários. Pela informação que li sobre o ciclo do azoto parece que devo estar também atento ao nível de Amónia, certo? Vou arranjar um kit de teste para controlar esse parâmetro também.

Em relação à alimentação, estou a dar uma quantidade diária de cerca de 4ml (alternando entre SuperVit e Dafnia) e uma pastilha SuperTabin B de 3 em 3 dias. Será adequada?

Por coincidência, hoje apareceram uns peixes (Bótia Palhaço, Tubarão Martelo/Azul e um dos pequenos) com esse problema dos pontos brancos. Passei numa loja e já iniciei o tratamento com o líquido azul.

 

Vou-te contar...quem te aconselhou a comprar essa tropa toda???

Tens que????40 peixes em 50 litros de água?????

E conseguem mover-se????

...

Quanto ao limpa vidros morreu porque????Deste-lhe de comer????

 

A culpa foi minha, realmente reconheço que exagerei um pouco. Sim, cerca de 38 peixes + 1 rã + 1 caracol + 1 camarão. Acredita que o espaço não é problema. A maioria dos peixes são aqueles muito pequenos (2 a 3 cm) e conseguem nadar à vontade.

Não faço ideia da causa da morte do Limpa Vidros. Eu deito alimento para todos, então em princípio todos deverão conseguir comer, nem que não comam num dia, no outro já devem comer. De qualquer forma é possível que ele não se tenha alimentado. Esses limpa vidros costumam estar na zona inferior então só comerão os flocos que entretanto se afundam. Mas suspeito que a causa da morte tenha sido alguma doença grave e não visível.

 

O que fazias de melhor era devolver os peixes à loja onde os compraste e ficares quando muito com 1 ou 2 para te fazerem o ciclo do azoto.

 

Continuo a achar que o ciclo do azoto já está concluído...

 

Peixes como os neons, corys, danios, rasboras, botia palhaço são peixes de cardume, sentem-se melhor com varios companheiros da mesma especie.

Outro problema é que (palavra corrigida) muitos desses peixes vão crescer e muito como por exemplo o Botia palhaço, pleco, tubarão martelo, tubarão bala.

 

Na loja onde os comprei disseram-me que os pequenos (neons, danios, rasboras) devem estar no mínimo 2, e os botia se dão bem sozinhos.

Essa questão dos peixes crescerem não é problema, como explico acima.

 

O pior disto tudo é que devem estar sempre a morrer peixes e o chefe nem nota...pelo que vai pensar que está tudo optimo e também num aqua desses cheios de peixes...Não se pode observar momentos especiais....tipo uma desova ou uma coisa assim porque perdes logo a atenção para outro peixe....

 

Até agora morreu apenas um e espero que tenha sido excepção. Não vejo razão para os peixes morrerem, a não ser pelo excesso de Amónia, pelo que irei tratar de testar diariamente a água sobre esse parâmetro, efectuando TPA quando necessário.

Pode-se sim observar esses momentos especiais. O melhor será mesmo colocar algumas fotos para verem que na realidade o aquário não está assim tão atolhado de peixes como estão a imaginar.

 

- botia e caracol... não vai resultar... a botia come os caracois...  

 

De facto quando comprei o bótia a pessoa da loja informou-me sobre essa característica. Foi lá que também comprei o caracol e disse-me que não havia problema. Por acaso é uma das coisas mais divertidas, o Bótia bem "cheira" o caracol mas não o consegue comer porque este é maior do que ele :shock:

 

As plantas que tu tens não me parece que aguentem com essa luz, é muito pouco!! Com essa iluminação tens de te virar para plantas muito pouco exigentes, tipo anubias ou fetos de java.

 

A maioria das plantas estão óptimas e com boa cor. A Hydrocotyle Leucocephala é bastante frágil, então por vezes perde umas folhas, mas continua lá. Já a Rotala Rotundifolia está com um aspecto não muito bom, quase que como esteja seca, ainda que tenha algumas folhas com boa cor, mas estou a pensar retirá-la do aquário. As outras três estão óptimas, e a Cabomba Caroliniana particularmente é a minha preferida, adoro.

 

Obrigado a todos pelas dicas e comentários.

 

Abraços

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos. :?

arty77. A ideia de reduzires o número de habitantes é sempre bem vinda :D , tem atenção aos comportamentos dos animais, pois poderás a vir a ter conflitos entre animais, tal como já estará a acontecer. :?

O facto de estares a aguardar um ano para depois mudares de aqua, pensa no que os animais poderão vir a sofrer durante este ano.

Mas enfim... já os compras-te... já está feito :twisted: , agora é manteres uma vigilância apertada nos próximos meses e gozares o prazer que dá cuidar desses animais. :D

Um conselho, compra um aqua, daqueles que existem nas grandes superfícies, por exemplo em kit, com cerca de 15 a 20 litros, para assim teres um aqua hospital/quarentena ou como queiras lhe chamar. Retira os peixes que já estão com os sintomas dos pontos brancos e coloca-os nesse aqua. Faz o tratamento tal como vem indicado na embalagem. Cuidado com as corydoras pois não aceitam bem os tratamentos caseiros para o tratamento dos pontos brancos: colocação de sal na água.

Quanto à alimentação, existe aqui um utilizador no fórum que costuma diz: Um peixe com fome é um peixe saudável.

Concordo plenamente com ele. Não é ter os animais a sofrer com fome, naturalmente, mas sim não lhes encher a barriga. É o que eu faço. Aprendi muito com o erro de alimentação excessiva.

Mais uma vez boa sorte e fica atento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Depois da tua resposta, convencidíssimo que sabes o que estás a fazer e, pior ainda, convencido que estás a seguir o melhor caminho...nem sei o que responda... :twisted:

 

 

tive sempre consciência que alguns deles vão crescer muito, nomeadamente o Pleco, Tubarão Bala e Martelo (Azul), Bótia Palhaço. Acontece que este aquário foi escolhido para um período de tempo de aproximadamente um ano. Sendo que daqui a cerca de um ano irei trocar o aquário por um de maior capacidade.

 

E porque não montaste logo um aquário maior? :?

Se não consegues montar um aquário maior agora, não aguentavas esperar 1 ano ao invés de montares esta lata de sardinhas? :D

Tens noção que o menino bala e o martelo vão crescer, se calhar no período de 1 ano, para um tamanho próximo dos 60centímetros cada um? :D

Depois disso, tens noção que podem ser albergados em aquário de, no mínimo, 1000litros? :?

Daqui a um ano, vais montar o tal aquário de 1000litros? E entretanto, deixas os peixes a sofrer? :D

 

 

Portanto o problema do tamanho dos peixes em idade adulta penso que não se coloca.

 

Os peixes não demoram muito a crescer. A maioria pode ser considerado adulto num período de 6 meses após a sua aquisição. Ainda vais demorar 1 ano a montar um aquário de jeito? :D

 

Hoje faz salvo erro quatro semanas e meia. Portanto o tal ciclo do azoto não estará mesmo concluído?

 

O que tu tens na tua lata (não lhe vou chamar aquário, porque de aquário só tem o vidro) não é um ciclo. É um conjunto de peixes que produz toneladas de lixo e que vive no meio da sua própria porcaria...

O ciclo não se conclui (por isso se chama ciclo), mas repete-se constantemente. No teu aquário NUNCA vais conseguir um equilibrio entre as quantidades de amónia produzida (que devem ser altissimas) e a sua transformação na totalidade em nitritos, e estes posteriormente em nitratos, devido á quantidade enorme de peixes e á falta de bactérias (num aquário tão pequeno nunca se produzem bactérias suficientes para degradar as quantidades de amónia/nitritos produzidos).

 

 

Em relação ao número de peixes, reconheço que exagerei um pouco, e vou tratar de reduzir o número para uns 25/30 peixes. Apesar de tudo, neste momento sinto que espaço não é problema para eles, uma vez que a grande maioria são peixes muito pequenos (2 a 3 cm).

 

Não exageraste um pouco, exageraste muito!!

Tenta reduzir os peixes para uns mais atraentes 14 exemplares. Até me dei ao cuidado de colocar o número num outro post acima...

 

b@d_Boy: Realmente acho que umas fotos do aquário é boa ideia, vou tentar colocar aqui. Talvez assim o pessoal veja que na realidade o espaço ocupado pelos peixes no aquário não seja assim tão assustadora.

 

Não coloques fotos. Estou a pensar ir esta semana ver o "Terra dos mortos", e não quero estragar a surpresa vendo o teu aquário...

 

Segundo os meus cálculos, num aquário com 58 litros e 38 peixes, cada peixe tem cerca de um litro e meio para nadar. Não será?

 

Não. 38 peixes de 5cm cada tem 1/5 dessa quantidade para nadar, ou seja, 300ml de água (o equivalente a 1 copo). :D

 

Continuam todos vivos e espero que por muito tempo

 

A esperança é a última a morrer....mas primeiro morrem os peixes.

 

Sim, estou a pensar entregar alguns peixes, nomeadamente as duas Betta fêmea e o par de Danio Zebra, uma vez que são um pouco agressivos.

 

Troca os tubarões...os botias...e restantes peixes, até ficares com o número que referi acima. :?

 

Sim, tenho estado muito atento à água, especialmente a nível dos Nitritos, faço testes diários. Pela informação que li sobre o ciclo do azoto parece que devo estar também atento ao nível de Amónia, certo? Vou arranjar um kit de teste para controlar esse parâmetro também.

 

Poupavas dinheiro em testes caso o aquário estivesse bem pensado. A amónia mede-se ANTES de colocar os peixes. Caso o notes alguma alteração de comportamente, aí deves medir o valor. Um aquário bem pensado tem sempre valores 0 de amónia...não sendo por isso necessário o teste.

 

Por coincidência, hoje apareceram uns peixes (Bótia Palhaço, Tubarão Martelo/Azul e um dos pequenos) com esse problema dos pontos brancos. Passei numa loja e já iniciei o tratamento com o líquido azul.

 

Se já tens ictio, prepara-te para perder os peixes todos se não começares a livrar.te deles. O ictio é apenas o inicio das muitas doenças que te vão aparecer se não resolveres o excesso de peixes...

 

 

A culpa foi minha, realmente reconheço que exagerei um pouco. Sim, cerca de 38 peixes + 1 rã + 1 caracol + 1 camarão. Acredita que o espaço não é problema.

 

Acreditas mal...simplesmente NÃO tens espaço para tantos peixes.

 

Não faço ideia da causa da morte do Limpa Vidros. Eu deito alimento para todos, então em princípio todos deverão conseguir comer, nem que não comam num dia, no outro já devem comer.

 

Será do Guaraná (Antártica..shhhh)? :?

Como já referi acima...prepara-te para muitas mortes por envenamento por amónia, doenças (respiratórias, do aparelho digestivo, parasitas...) e falta de ar.

 

Continuo a achar que o ciclo do azoto já está concluído...

 

E eu continuo a achar que não. Mas sabes ao menos o que é o ciclo do azoto (no aquário, claro)?

Se não sabes...tento resumir:

Básicamente o que acontece no inicio do aquário é que, quando introduzes os primeiros peixes, estes produzem pequenas quantidades de amónia (composto muito tóxico e mortal). Se forem 2 ou 3 peixes, a amónia dilui-se e nada acontece. Com a introdução dos primeiros peixes, introduzes também bactérias que degradam a amónia transformando-a em nitritos (menos tóxicos, mas ainda mortais) que posteriormente são transformados em nitratos.

Quando o número de bactérias é suficiente para degradar toda a amónia e nitritos, podem ser introduzidos COM CALMA mais peixes. A introdução dos peixes deve ser feita com monitorização dos valores de amónia e nitritos, embora não seja necessário caso sejam introduzidos poucos peixes de cada vez (por exemplo...4 de 3cm peixes por semana). Como tudo na vida, o número de peixes a serem introduzidos tem um limite. Este limite é igual á relação entre a produção de amónia e a produção de bactérias, sendo que num aquário pequeno se chega depressa a um valor igual em termos de produção de amónia/bactérias.

Quando a produção de amónia é superior á produção de bactérias...temos peixes a mais.

 

Na loja onde os comprei disseram-me que os pequenos (neons, danios, rasboras) devem estar no mínimo 2, e os botia se dão bem sozinhos.

Essa questão dos peixes crescerem não é problema, como explico acima

 

A questão de crescerem é mais um problema, a juntar aos que já tens.

Néons, danios e rasboras são peixes de cardume e não de casal(1 exemplar = isolado; 2 exemplares = casal; + de 4 exemplares = cardume).

 

 

 

Até agora morreu apenas um e espero que tenha sido excepção. Não vejo razão para os peixes morrerem, a não ser pelo excesso de Amónia, pelo que irei tratar de testar diariamente a água sobre esse parâmetro, efectuando TPA quando necessário.

 

A amónia não se controla com TPA's, controla-se com bactérias. Se te distraires com as mudanças de água, por exemplo saires por uns dias, podes dizer adeus aos peixes. Se confiares nas bactérias (tendo um aquário...e não uma lata de sardinhas), podes sair por 1 mês sem grandes problemas. :wink:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arty77 disse:

Sobre a ciclagem do aquário. Na loja informaram-me que o aquário deveria ser inicializado no mínimo durante uma semana, sendo que após esse tempo poderia começar a colocar peixes. Uma vez que cerca de uma semana depois ia de férias, resolvi aguardar duas semanas adicionais para colocar peixes. Portanto, desde o dia em que comprei o aquário, este esteve apenas com as plantas, sem qualquer peixe, durante um período de três semanas. Hoje faz salvo erro quatro semanas e meia. Portanto o tal ciclo do azoto não estará mesmo concluído?

 

Não. O ciclo não se faz com o aquario vazio, faz-se com a introdução gradual de peixes, de modo a que a matéria residual aumente (xixi/cócó de peixe, restos de comida). A esse aumento vai corresponder um incremento do nivel de amonia presente, e só aí é que o 'grosso' das bacterias nitrificantes se vão fixar, de modo a combater a amonia e a transforma-la em nitritos e nitratos. Se não houver papa, o seu numero pouco aumenta, é claro que estão presentes, até porque tens tambem alguma massa vegetal, mas é insuficiente. Trata-se, para melhor compreensão, de um efeito bola de neve, de causa-efeito. Por esta razão, ao final de 3 semanas, ao introduzires um numero elevado de peixes, quase ao mesmo tempo (cerca de uma semana, não?),causaste obrigatoriamente um 'boom' na amónia.

 

Espero que eu tenha sido claro, por vezes a palavra escrita é complicada de se fazer entender. Fica bem e controla esse aqua mais um pouco, pos serás recompensado com reacções mais 'naturais', por parte dos bichos.

Fica bem;

 

Editei para dizer que o diesel_car, enquanto escrevia o post, ultrapassou-me na curva. :twisted: mas as info prestadas complementam-se, portanto vou deixar a minha tambem. Abraço, Nuno.

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre a ciclagem do aquário. Na loja informaram-me que o aquário deveria ser inicializado no mínimo durante uma semana, sendo que após esse tempo poderia começar a colocar peixes. Uma vez que cerca de uma semana depois ia de férias, resolvi aguardar duas semanas adicionais para colocar peixes. Portanto, desde o dia em que comprei o aquário, este esteve apenas com as plantas, sem qualquer peixe, durante um período de três semanas. Hoje faz salvo erro quatro semanas e meia. Portanto o tal ciclo do azoto não estará mesmo concluído?

Não! O ciclo de azoto precisa de peixes para começar! Se o aquário esteve 3 semanas sem peixes, então foram 3 semanas em que o ciclo do azoto não iniciou.

É que as bactérias que fazem o ciclo precisam de comer e a alimentação delas é urina e dejectos de peixe, na forma de compostos de amónia.

 

Em relação ao número de peixes, reconheço que exagerei um pouco, e vou tratar de reduzir o número para uns 25/30 peixes. Apesar de tudo, neste momento sinto que espaço não é problema para eles, uma vez que a grande maioria são peixes muito pequenos (2 a 3 cm).  

Segundo os meus cálculos, num aquário com 58 litros e 38 peixes, cada peixe tem cerca de um litro e meio para nadar. Não será?

3 x Coridora -> 3* 5cm -> 15cm

3 x Guppy (1 macho + 2 fêmeas) -> 1*3 + 2*6 -> 15cm

• 2 x Neon MD. -> 2*4 -> 8cm

• 1 x Plecostomus Leopardo -> 30cm

• 2 x Platty (1 macho + 1 fêmea) -> 1*4 + 1*7 -> 11cm

• 2 x Tetra Imperador -> 2*4 -> 8cm

• 2 x Tetra Santa Filomena -> 2*6 -> 12cm

• 2 x Tetra Silver -> 2* 5? -> 10cm

• 1 x Tubarão Bala -> 36cm

• 1 x Tubarão Bicolor (Cauda Vermelha) -> 15 cm

• 1 x Tubarão Martelo [Pangasius Sutchi] -> 45! cm

• 1 x Caracol Maçã

• 1 x Botia Palhaço -> 30cm

• 2 x Neon Negro -> 2*4 -> 8cm

• 4 x Peixe Pinguim -> o que é um peixe pinguim???

• 2 x Rásbora Arlequim -> 2*4.5 -> 9cm

 

total (com os grandões)-> 252 cm de peixe! -> 252L

total (minorcas) -> 96cm! -> 96L

 

As contas deves fazer ao tamanho dos peixes em adulto e não no tamanho actual.

É que os peixes regulam o seu crescimento em função do espaço disponivel e como tal devem-se propiciar as condições necessárias a um desenvolvimento total.

 

Por coincidência, hoje apareceram uns peixes (Bótia Palhaço, Tubarão Martelo/Azul e um dos pequenos) com esse problema dos pontos brancos. Passei numa loja e já iniciei o tratamento com o líquido azul.

Não é coincidencia... é resultado de stress e peixes a mais :twisted:

 

Na loja onde os comprei disseram-me que os pequenos (neons, danios, rasboras) devem estar no mínimo 2, e os botia se dão bem sozinhos.

Na loja deram-te informações erradas. Neons, danios e rasboras são peixes de cardume e só se sentem em segurança em grande numero. Colocares 2 peixes é colocares os desgraçados em stress permanente pois não têm a protecção do grupo.

Quanto aos botias, mais outra informação errada... os botias não se dão nada bem sozinhos... sobrevivem, o que é algo diferente.

Para estarem bem os botias devem andar no aquário em trios pelo menos, dado que adoram brincar uns com os outros, daí o seu nome de botia palhaço.

 

Por acaso é uma das coisas mais divertidas, o Bótia bem "cheira" o caracol mas não o consegue comer porque este é maior do que ele :D

Sim... deve ser divertidissimo... para o caracol :? :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

Ups... consegui ler isto tudo :)

Por mim, nesse aqua so punha uma mão cheia de sal. aumentava a temperatura mais um grau por dia até aos 30ª (ate desaparecer o ictio) n faças tratamento nenhum, aumentava a oxigenação e esperava que a natureza se encarrega do resto.

Depois observas e fazes a tua escolha, eu axo que quem gosta de barbatanas procura sempre um factor que é a reprodução dos mesmo.

Tratava de aumentar a flora e a iluminação e por carvão activado no filtro (se ainda não tiver)

Se fosse eu tentava despachar os barbatanas maiores.

Cumps.

José Antonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

só agora decidi comentar este tópico porque acho que alguns membros estão a exagerar. Claro que o rapaz começou da pior maneira possível. No inicio toda a gente comete erros e ele cometeu um (grande) erro. Temos de tentar demonstrar que o que ele fez e está a pensar fazer é errado. Não é com declarações tipo "Não coloques fotos. Estou a pensar ir esta semana ver o "Terra dos mortos", e não quero estragar a surpresa vendo o teu aquário..." que o rapaz fica mais animado, para além de considerar este comentário bastante rude.

 

arty77: houve membros que ja te explicaram as coisas que deverias ter percebido ainda antes de teres começado. Nao te convenças de que sabes o que dizes. Confia na experiência de alguns membros. faz o que eles dizem e vais ver que tudo vai correr bem.

 

lembra-te que estamos aqui (pelo menos a maioria) para nos ajudarmos uns aos outros :)

 

BOA SORTE

footer28wh.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é com declarações tipo "Não coloques fotos. Estou a pensar ir esta semana ver o "Terra dos mortos", e não quero estragar a surpresa vendo o teu aquário..." que o rapaz fica mais animado, para além de considerar este comentário bastante rude.

É rude sim... mas também talvez a melhor forma de o Artur abrir os olhos enquanto ainda há tempo.

 

Todos nós (e falo por mim) estamos aqui preocupados com os peixes em primeiro lugar, mas também com o Artur.

Isto porque o erro que ele fez, vai levar à morte dos peixes... daí ele vai comprar mais que também vão morrer, e mais e mais... até que se vai fartar de comprar peixes, vender o aquário e esquecer a aquariofilia perdendo-se assim mais um membro.

 

Estamos a ser muito duros? Sim sem dúvida... mas o Artur já tem idade mais do que suficiente para ler uns valentes raspanetes e não acho que vá ser isso que lhe vá ferir o ego.

Todos nós já levamos nas orelhas forte e feio, uma ou outra vez neste forum e não foi por isso que desistimos. Se calhar não gostámos (eu cá sei que me senti um puto e detestei) mas agora olhando para trás vemos que provavelmente se não tivessem sido esses raspanetes teriamos abandonado a aquariofilia e se não o fizemos foi graças a um ou outro "marrão" que nos deu uns abanões bem potentes para nos chamar à atenção.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tudo bem, concordo com tudo o que disseste excepto com a pseudo-necessidade de se falar rudemente. nao é por acaso que ser-se rude tem a conotação de má-educação. pode-se dizer as coisas sem falar (neste caso escrever :wink: ) sem faltar ao respeito às pessoas, nao achas?

footer28wh.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma dúvida. Segundo vocês que dizem que os peixes vão morrer todos, vão morrer exactamente de quê? (falta de oxigénio, excesso de nitritos, excesso de amónia, falta de alimentação, stress)?. Gostava de saber esse pormenor em concreto se for possível.

 

A última mudança de água (50%) foi no sábado. Hoje fiz novos testes à água e os resultados foram estes:

pH: 7.5

Nitritos: < 0.3mg/l

Amónia: 0 mg/l

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens noção que o menino bala e o martelo vão crescer, se calhar no período de 1 ano, para um tamanho próximo dos 60centímetros cada um? Shocked

Depois disso, tens noção que só podem ser albergados em aquário de, no mínimo, 1000litros? Shocked

Daqui a um ano, vais montar o tal aquário de 1000litros? E entretanto, deixas os peixes a sofrer? Shocked

 

O ciclo não se conclui (por isso se chama ciclo), mas repete-se constantemente. No teu aquário NUNCA vais conseguir um equilibrio entre as quantidades de amónia produzida (que devem ser altissimas) e a sua transformação na totalidade em nitritos, e estes posteriormente em nitratos, devido á quantidade enorme de peixes e á falta de bactérias (num aquário tão pequeno nunca se produzem bactérias suficientes para degradar as quantidades de amónia/nitritos produzidos).  

 

Poupavas dinheiro em testes caso o aquário estivesse bem pensado. A amónia mede-se ANTES de colocar os peixes. Caso o notes alguma alteração de comportamente, aí deves medir o valor. Um aquário bem pensado tem sempre valores 0 de amónia...não sendo por isso necessário o teste.  

 

Deves tar a gozar comigo... so pode... vê neste link os comentários... http://www.aquariofilia.online.pt/default....ixe&id_peixe=53

"eu tenho um já há 7 anos num aquário de 50 cm e tem 12 cm."

" Tive a 6 anos e nao faxia mal a nenhum peixe tinha aproximadamente 20cm..."

"...o meu tubarao martelo tem a volta de 22cm, comprei-o com uns 7cm e ao longo de 3anos tem sido crescer..."

" Eu tive um durante três anos, cresceu até aos 15 cm (num aquario de 60 cm), mas o maximo desta especie é 45 cm..."

 

Nunca vou conseguir?? Ainda hoje testei e o resultado: 0 mg/l de amónia! :wink:

 

Dizes: "Um aquário bem pensado tem sempre valores 0 de amónia"

Tá tudo dito...

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não tenho por hábito comentar as mensagens do forum, mas desta vez não posso deixar passar.

Arty, se não queres houvir criticas e aceitar sugestões, de quem têm mais expriência e conhecimentos (não é bem o meu caso) para que raio é que foste pedir opnião dos menbros do forum.

 

Penso que os comentários podem ser fortes mas na mina opnião são de facto correctos, pois tens muitos peixes de necessidades diferentes.

Deus queira que estejamos todos errados e que tu consigas manter esse aqua muito tempo com essa população toda, duvido, mas a esperançaé a ultima a morrer.

Mário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.