Uv Sterilizer


Recommended Posts

é o tamanho do aparelho mesmo...as lampadas são maiores conforme sobe a potencia..para teres uma ideia, as UVs de 5W teem mais ou menos uns 25cm de comprimento total os de 36w quase todos se aproximam do metro de comprimento...e os de 55W teem aprox 1,30m . o mais curto que conheço de 36W é exatamente o da JBL porque usa uma lampada PC que é uma especie de lampada fluorescente dobrada ao meio e q fica com os 4 pinos todos do mesmo lado...senão era um bicharoco de quase 1 metro de comprimento. se vires por exemplo as 36W da Laguna... são consideradas UVs de lago...porque quase que não cabem em nenhum movel de aquario.

 

Ok :P

Fico grato pela explicação... sempre a aprender!!! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 54
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Tambem convem pensar no factor poupança pois uma lampada com uma potencia adequada ao volume do aquario gastará só o necessario em eletricidade e não mais que isso já para não falar no preço de aquisição.

 

Cumprimentos

o gasto é realmente o da potencia...mas em termos de custo de aquisição e principalmente se for nos sites alemães...não justifica..a diferença são peanuts. só cá em Portugal é que as lojas fazem essa distinção tão grande de preços. infelizmente, porque eu gostaria de comprar mais material cá...e defender o comercio nacional...mas a pouca visão e ganancia dos nossos comerciantes faz com que as compras na alemanha se tornem demasiado atractivas.

na JBL q comprei a 2/3 semanas poupei 100 euros, ou seja... cá custava-me quase o dobro... custou 127 euros e cá pediram-me 230 euros... tenho pena mas o dinheiro custa-me imenso a ganhar.

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para a JBL compram-se lampadas de tipo diferente das que tens....nas lampadas de UVCs as lampadas de potencias impares são de encaixes diferentes das de potencias pares. mas as lojas q vendem as UVCs tambem vendem as lampadas. eu acho que a JBL ainda tem a lampada de 15W embora os modelos de Uvs agora sejam de 18W...mas existem varias marcas de lampadas... isso é sempre coisa para custar acima dos 35 euros.

 

 

É um bocado para o carote!! :bad-words:

Sempre pensei de os filtros da JBL serem mais acessíveis, mas estava redondamente enganada. Eu consigo arranjar as lâmpadas para os meus a metade do preço que essas custam, só aqui, penso q, vale a pena ter um "home made".

 

Obrigado pela resposta!!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, gostaria de saber a vossa opinião sobre este do ebay...

http://cgi.ebay.fr/AquaCristal-UV-C-Wasser...1QQcmdZViewItem

parece optimo, sabes que como não há motorizações nem peças moveis..não há grandes diferenças entre marcas.... se fosse a ti atacava nesse que tá com preço de amigo realmente.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já agora cuidado com os UV's mais potentes em aquários pequenos: aquilo aquece!

 

Uma altura mudei provisoriamente o meu UV de 36 Watts para o meu nano de 84 litros e passadas duas horas tinha a temperatura acima dos 30º.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...já agora aproveito o tópico..espero que nao te importes...

Quando chega a altura de mudar a lampada UV, e visto que as lampadas iguais ás de origem dos nossos sistemas são bastante caras...Queria saber se não podemos comprar numa loja de lampadas ,lampadas UV( por exemplo da philips), pois fica mais barato....Quais os Contras que existem( se é que existem)

 

Nomeadamente, a lampada de substituição que eu quero é para este sistema :

 

http://www.aquaristic.net/hw-uv-sterilizer...5-w.html?lang=1

 

e ésta é a lampada que eu nao sei se serve a mesma:

 

http://interlampadas.pt/shop/philips-tuv-15w-p-7210.html

 

Esta é a lampada de Substituição igual á original:

 

http://www.aquaristic.net/hw-replacement-l...5-w.html?lang=1

 

 

Aguardo resposta

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...já agora aproveito o tópico..espero que nao te importes...

Quando chega a altura de mudar a lampada UV, e visto que as lampadas iguais ás de origem dos nossos sistemas são bastante caras...Queria saber se não podemos comprar numa loja de lampadas ,lampadas UV( por exemplo da philips), pois fica mais barato....Quais os Contras que existem( se é que existem)

 

Nomeadamente, a lampada de substituição que eu quero é para este sistema :

 

http://www.aquaristic.net/hw-uv-sterilizer...5-w.html?lang=1

 

e ésta é a lampada que eu nao sei se serve a mesma:

 

http://interlampadas.pt/shop/philips-tuv-15w-p-7210.html

 

Esta é a lampada de Substituição igual á original:

 

http://www.aquaristic.net/hw-replacement-l...5-w.html?lang=1

Aguardo resposta

Obrigado

 

olá, tb por aqui? podes substituir pela phillips claro, são exatamente iguais...aliás muitas marcas usam tb lampadas Phillips, é só ter cuidado com os formatos e tipos de encaixe, mas parece que é universal se forem da mesma potencia, ou seja todas as UVs de 15W são do mesmo formato, todas as de 5W tb e assim por diante.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que a lâmpada germicida (marcas conceituadas como Philips, GE e outras), só emitem a radiação germicida necessária a temperaturas entre 40 e 40,5oC. Isso quer dizer que para um filtro UV funcionar bem tem que ter um compartimento que chamamos "luva", que abrigará a lâmpada para que ela permaneça acesa na temperatura correta. Além disso, a luva tem que ser produzida apenas e somente de material transparente, que permita a passagem de UV e que não se estrague em contato com ela, chama-se "luva de quartzo". O quartzo é o único material que pode ser usado em filtros que pretendam ser 100% eficientes e é caro, logo os filtros caseiros e de marcas mais baratas duvido que tenham essa luva de quartzo daí eu ter desistido do projecto de um filtro UV caseiro, com isto quero dizer que a eficiencia do filtro UV fica sériamente comprometida perde cerca de 35 a 40% do rendimento e não é por isso que o pessoal que tem um filtro made in home não esteja satisfeito. Eu comprei um UV da JBL de 5w e está a funcionar num aquário de 300 litros, à saída de um fluval 404, primeiro quer queiramos quer não há um pequeno abaixamento do caudal do filtro, depois tenho o filtro a funcinar 24/24 nunca mais tive problemas com algas, bactérias, fungos ou parasitas, só se forem internos. Claro que se fosse mais potente era mais eficaz e fazia como muito pessoal liga dois dias por semana ou 8 horas por dia, mas para os parasitas que aparecem nos nossos aquários de água doce até aqui tem chegado, se fosse para salgado os organismos são maiores e aí não posso afimar, esta é a minha experiencia se estiver errado e assim o verificar, volto a falar no assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que a lâmpada germicida (marcas conceituadas como Philips, GE e outras), só emitem a radiação germicida necessária a temperaturas entre 40 e 40,5oC. Isso quer dizer que para um filtro UV funcionar bem tem que ter um compartimento que chamamos "luva", que abrigará a lâmpada para que ela permaneça acesa na temperatura correta. Além disso, a luva tem que ser produzida apenas e somente de material transparente, que permita a passagem de UV e que não se estrague em contato com ela, chama-se "luva de quartzo". O quartzo é o único material que pode ser usado em filtros que pretendam ser 100% eficientes e é caro, logo os filtros caseiros e de marcas mais baratas duvido que tenham essa luva de quartzo daí eu ter desistido do projecto de um filtro UV caseiro, com isto quero dizer que a eficiencia do filtro UV fica sériamente comprometida perde cerca de 35 a 40% do rendimento e não é por isso que o pessoal que tem um filtro made in home não esteja satisfeito. Eu comprei um UV da JBL de 5w e está a funcionar num aquário de 300 litros, à saída de um fluval 404, primeiro quer queiramos quer não há um pequeno abaixamento do caudal do filtro, depois tenho o filtro a funcinar 24/24 nunca mais tive problemas com algas, bactérias, fungos ou parasitas, só se forem internos. Claro que se fosse mais potente era mais eficaz e fazia como muito pessoal liga dois dias por semana ou 8 horas por dia, mas para os parasitas que aparecem nos nossos aquários de água doce até aqui tem chegado, se fosse para salgado os organismos são maiores e aí não posso afimar, esta é a minha experiencia se estiver errado e assim o verificar, volto a falar no assunto.

 

OI fmjr ..queres dizer com isso que se comrpar daquelas lampadas da philips por exemplo que me reduz a eficiencia da lampada?ou é só se eu tiver um filtro UV "Homemade" .O que achas deste filtro UV?Achas que tem a tal luva de quartzo?pelo preço acho que deve ter...

é este o filtero em questao: http://www.shopsolution.nl/shop/home.asp?s...;prodid=hwuv350

 

é que eu estou indeciso entre qual comprar e tenho que ter em atençao ao preço de manutençao..é certo que é só de ano a ano que se deve mudar as lampadas, mas 74 euros cada ano...é puxadito...

Obrigado

Fishiado

Editado por fishiado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que a lâmpada germicida (marcas conceituadas como Philips, GE e outras), só emitem a radiação germicida necessária a temperaturas entre 40 e 40,5oC. Isso quer dizer que para um filtro UV funcionar bem tem que ter um compartimento que chamamos "luva", que abrigará a lâmpada para que ela permaneça acesa na temperatura correta. Além disso, a luva tem que ser produzida apenas e somente de material transparente, que permita a passagem de UV e que não se estrague em contato com ela, chama-se "luva de quartzo". O quartzo é o único material que pode ser usado em filtros que pretendam ser 100% eficientes e é caro, logo os filtros caseiros e de marcas mais baratas duvido que tenham essa luva de quartzo daí eu ter desistido do projecto de um filtro UV caseiro, com isto quero dizer que a eficiencia do filtro UV fica sériamente comprometida perde cerca de 35 a 40% do rendimento e não é por isso que o pessoal que tem um filtro made in home não esteja satisfeito. Eu comprei um UV da JBL de 5w e está a funcionar num aquário de 300 litros, à saída de um fluval 404, primeiro quer queiramos quer não há um pequeno abaixamento do caudal do filtro, depois tenho o filtro a funcinar 24/24 nunca mais tive problemas com algas, bactérias, fungos ou parasitas, só se forem internos. Claro que se fosse mais potente era mais eficaz e fazia como muito pessoal liga dois dias por semana ou 8 horas por dia, mas para os parasitas que aparecem nos nossos aquários de água doce até aqui tem chegado, se fosse para salgado os organismos são maiores e aí não posso afimar, esta é a minha experiencia se estiver errado e assim o verificar, volto a falar no assunto.

estavamos a falar de substituir as lampadas em filtros UVc comerciais..donde deduzo que tudo seja conforme necessario...manga de quartzo, circulação de agua de maneira a prolongar a exposição, tudo isso é proprio das UVs compradas... esse tipo de erro pode ocorrer em DYIs.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Esclareçam-me uma duvida, como ligam o UV?

Em série com o sistema de filtragem mecânica?.... a jusante ou a montante?

Qual a vantagem de ter 1 bomba só para o UV?

Pode ser em série com o Filtro com 1 electrovalvula para fechar o circuito quando não queremos utilizar este….

 

:blush:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em série com o sistema de filtragem mecânica?.... a jusante ou a montante?

 

Em série com o filtro externo... na saída.

 

 

 

 

Qual a vantagem de ter 1 bomba só para o UV?

:blush:

 

Podes regular o caudal de água que passa pelo filtro UV.

 

 

 

 

Pode ser em série com o Filtro com 1 electrovalvula para fechar o circuito quando não queremos utilizar este….

:wacko:

 

Se ligares em série e acrescentares uma electroválvula, ao fechares esta fechas o circuito completo. Por isso se chama em série.

 

 

 

Cumps.

 

David Cabete - ex Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Esclareçam-me uma duvida, como ligam o UV?

Em série com o sistema de filtragem mecânica?.... a jusante ou a montante?

Qual a vantagem de ter 1 bomba só para o UV?

Pode ser em série com o Filtro com 1 electrovalvula para fechar o circuito quando não queremos utilizar este….

 

:blush:

 

Não precisas de electroválvula para fechar o circuito. Basta desligares o próprio UV, ou seja, com um temporizador escolhes o tempo que queres o UV ligado. A água pode passar sempre por ele (24 horas por dia).

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá á todos aquarofilos loucos. cheers

Afinal de contas e dps desta conversa toda, alguém me pode explicar se esse tal filtro uv é vantajoso?

Agua esterilizada e sem bacterias n será prejudicial ao sistema de filtragem biologico e por consequencia à qualidade da agua, estou um pouco confuso... :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá á todos aquarofilos loucos. ;)

Afinal de contas e dps desta conversa toda, alguém me pode explicar se esse tal filtro uv é vantajoso?

Agua esterilizada e sem bacterias n será prejudicial ao sistema de filtragem biologico e por consequencia à qualidade da agua, estou um pouco confuso... :crazyeyes:

oh Sapo,achas q estavamos todos aqui a falar de alguma coisa que não valesse a pena? e se lesses uns topicos do forum acerca deste mesmo assunto? normalmente aconselhamos as coisas q resultam. agua esterilizada e sem algas,bacterias patogenicas,fungos,esporos e protozoarios...sim é optimo.e já agora q tas confuso,nao te baralhes, as bacterias que precisas para a qualidade da agua estão no filtro e no areão,formaram já colonias quando se ciclou o aqua e a UV coloca-se depois do filtro portanto nao toca sequer nas colonias de bacterias essenciais.só nas que andam à caça de organismos superiores tais como...peixes, e essas são as tais patogénicas.

 

Tb tenho duvidas como montar um filtro UV ..... dá para por depois de um filtro tipo o Eheim Pro II 2026 ??? Ou é muito caudal ?

é muito caudal.para esterilizaçao a rondar os 99% nenhuma UV deve ter um caudal superior a 150L/H e para isso nada melhor q uma bomba pequena.claro q quanto mais potente for a lampada mais caudal aguenta com bons resultados.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oh Sapo,achas q estavamos todos aqui a falar de alguma coisa que não valesse a pena? e se lesses uns topicos do forum acerca deste mesmo assunto? normalmente aconselhamos as coisas q resultam. agua esterilizada e sem algas,bacterias patogenicas,fungos,esporos e protozoarios...sim é optimo.e já agora q tas confuso,nao te baralhes, as bacterias que precisas para a qualidade da agua estão no filtro e no areão,formaram já colonias quando se ciclou o aqua e a UV coloca-se depois do filtro portanto nao toca sequer nas colonias de bacterias essenciais.só nas que andam à caça de organismos superiores tais como...peixes, e essas são as tais patogénicas.

 

oh Peninha já precebi que é realmente um sapiente na matéria, até ajudou a resolver problemas com as algas aos menos sapientes tal como eu sou.... mas quem disse k não valia a pena usar o dito filtro?, pois estamos todos aqui apenas a falar de coisas que valem a pena. Mais transmito ao meu amigo que, dos topicos que andei a ver pelo forum, a informação é muito dispersa, e apresentam principlamente permonores de DIY! Nem sequer o meu amigo, ... sapiente ..., apresentou algum topico com o esclarecimento profundo do assunto, portanto a minha "confusão" ( e não sou nehum baralho de cartas.. cuidadinho!) apresenta-se no sentido das conclusoes e não dos topicos dispersos. Fica aqui o "mote" para criar o topico, se quiser, para o próximos insapientes não ficarem confusos.

Cuprimentos a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então saiba o meu amigo que o topico já existe, e foi escolhido pela admnistração por ser esclarecedor do que precisar saber...e depois não se entra num forum pela primeira vez a dizer..oh meus amigos, aliás...loucos ...menos conversa e mais explicações das que eu quero....porque eu quero.... não é assim q se obteem as melhores respostas caro Sapo... nem é com vinagre que se atraem as moscas. e cuidadinho porquê? bom...se quiseres e trato por tu todos os foristas, como colegas de hobby, vicio e paixão, procura bem no forum que encontras os topicos mais variados sobre este e outros assuntos...é obvio que depois de quase 15.000 foristas terem conversado entre eles sobre um qualquer assunto, dá trabalho e ocupa tempo até encontrar tudo...mas é muito util a leitura de anteriores topicos. evita-se chegar a um deles e querer que esclareçam ali tudo o que precisamos saber.

eu sou sapiente na medida do possivel com 4 anos de aquariofilia, muitas horas a ler neste e noutros foruns de aquariofilia e muitos livros lidos acerca do assunto que nos une aqui. apenas tenho boa vontade em ajudar os q iniciam...mas com tendencia a ser mais tolerante se não nos vierem dizer que conversamos muito e explicamos pouco, até porque caro Sapo, aqui e por norma quando se entra num topico aberto por outro forista é de bom tom pedir permissao para introduzir alguma pergunta que se relacione com o assunto do topico mas que desvie da materia que lhe deu inicio.

bem vindo, boa aquariofilia e um abraço.

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então saiba o meu amigo que o topico já existe, e foi escolhido pela admnistração por ser esclarecedor do que precisar saber...e depois não se entra num forum pela primeira vez a dizer..oh meus amigos, aliás...loucos ...menos conversa e mais explicações das que eu quero....porque eu quero.... não é assim q se obteem as melhores respostas caro Sapo... nem é com vinagre que se atraem as moscas. e cuidadinho porquê? bom...se quiseres e trato por tu todos os foristas, como colegas de hobby, vicio e paixão, procura bem no forum que encontras os topicos mais variados sobre este e outros assuntos...é obvio que depois de quase 15.000 foristas terem conversado entre eles sobre um qualquer assunto, dá trabalho e ocupa tempo...mas é muito util a leitura de anteriores topicos. evita-se chegar a um deles e querer que esclareçam ali tudo o que precisamos saber.

 

ok Peninha, não vamos entrar em mais stress, tu tens razão, eu tenho razão...

vou estudar mais sobre o assunto dos UV´s, mas se n te importas dá-me 1 link pó topico pois eu n encontro, talvez esteja nos mais antigos?

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok Peninha, não vamos entrar em mais stress, tu tens razão, eu tenho razão...

vou estudar mais sobre o assunto dos UV´s, mas se n te importas dá-me 1 link pó topico pois eu n encontro, talvez esteja nos mais antigos?

Cump.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=66629

nao é antigo..é util e esclarecedor das vantagens das UVs..

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=62001

quote "may the UVCs Force be with you"unquote

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal de Portugal!

Sou novato no forum e gostaria de contribuir de alguma forma.

Aqui no Brasil tenho usado lâmpada UV 20W numa fonte de 1.500l aproximadamente e tenho obtido resultado satisfatório. Uso-a em série com uma moto bomba S180 (sarlo better) 180L/H dw 5W.A lâmpada isolei-a num tubo de PVC conforme projetos DIY neste site e deixo-a ligada 24hs. Minha fonte estava verde e após uma semana já estou conseguindo ver o fundo da mesma. Aqui no Brasil estas lâmpadas não custam tanto por serem chinesas, mas a princípio a china têm sido o maior produtor de lâmpadas fluorescentes e as germicidas tem o mesmo processo de fabricação e funcionamento (só não acrescentam o fósforo no vidro). A propósito discordo da perda de rendimento por não exitir a luva de quartzo, pois o funcionamento da mesma é interno (gás + descarga elétrica com polarização do mesmo). Para acioná-la utiliza-se normalmente o reator de preferência eletrônico.

Boa noite a todos!

Marcos. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal de Portugal!

Sou novato no forum e gostaria de contribuir de alguma forma.

Aqui no Brasil tenho usado lâmpada UV 20W numa fonte de 1.500l aproximadamente e tenho obtido resultado satisfatório. Uso-a em série com uma moto bomba S180 (sarlo better) 180L/H dw 5W.A lâmpada isolei-a num tubo de PVC conforme projetos DIY neste site e deixo-a ligada 24hs. Minha fonte estava verde e após uma semana já estou conseguindo ver o fundo da mesma. Aqui no Brasil estas lâmpadas não custam tanto por serem chinesas, mas a princípio a china têm sido o maior produtor de lâmpadas fluorescentes e as germicidas tem o mesmo processo de fabricação e funcionamento (só não acrescentam o fósforo no vidro). A propósito discordo da perda de rendimento por não exitir a luva de quartzo, pois o funcionamento da mesma é interno (gás + descarga elétrica com polarização do mesmo). Para acioná-la utiliza-se normalmente o reator de preferência eletrônico.

Boa noite a todos!

Marcos. :D

bem vindo Marcos,

aqui não é uma questão de concordar ou discordar da perda de rendimento Marcos, essa perda de rendimento é efectiva se se usar manga de vidro normal para isolar a lampada UVC da agua...é que o vidro normal não permite a passagem de uma enorme fatias das radiações necessarias enquanto a manga de quartzo o permite. é obvio que a lampada quando funciona emite sempre as radiações UVC aqui o problema é se elas chegam à agua e em que quantidade. num projecto DYI pode até usar-se a lampada directamente em contacto com a agua (menos a parte eletrica)e aí é claro q não há perda nenhuma mas acho muito perigoso por causa da possibilidade de choques termicos.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um UV mata todo o tipo de algas ?

 

Alguem aqui usa um UV com uma bomba externa tipo esta ?

 

http://www.aquaristic.net/eheim-universal-...046.html?lang=1

 

 

Que bomba externa me aconcelham para um UV 9W que precisa no max de 200lt/h ?

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.