Agua Cristalina (novidades, Pag.5)


Recommended Posts

Ola pessoal, a minha duvida é a seguinte, como é que se consegue ter uma agua cristalina como se ve ai em muitos aquas? o meu parece que esta sempre um pouco "basso"!

O aquario em questao é de 200L plantado com um Eheim 2224!

Terei de adicionar alguma coisa? ou é alguma coisa que estou a fazer mal? no filtro tenho um cesto com ceramicas purosas e noutro o eheimsub. com la de vidro em cima!

De manha quando a luz liga é que parece mesmo sujo depois melhora, mas nunca para um estado cristalino nitido!!!!

Ha alguma maniera para obter esses resoltados?

Agradecia uma ajudinha!~

 

Abraços! :?

Editado por mpguerreiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 129
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

Além da luz, entenda-se iluminação, como disse o amigo Bruno-LDS, uma boa filtragem é sem dúvida uma lâmpada UV. Não dispenso nos meus aquas. No último que montei, um plantado com 100*40*45, tinha a água limpa, mas ao colocar o filtro UV, notei a diferença! A água agora está realmente cristalina! Há quem ache que o UV não é benéfico, mas cada um tem a sua opinião. Aconselho!

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum... uma lampada UV, ja tinha ouvido falar mas nao sabia o efeito, fico satisfeito saber que contribui para uma agua limpa :?

Com isto tenho outra pergunta, nao sei bem como é que isso funciona, mas... os W´s dessa lampada, se é que os tem, vao entrar na tal regra de 1W por L de agua?

onde poderei arranjar tal coisa? da para montar numa calha convencional? tenho 2 cada uma delas com 2x54W T5 sera que da para tirar uma lampada dessas para meter uma UV?

Alguem me podeia explicar isso como deve de ser?

Agradeço muito a ajuda e dsc a ignorancia

 

Abraços ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Lâmpada UV, ou filtro UV, não funciona como a iluminação normal do aquário! Se o fizesses, ficarias com os peixes possivelmente cegos, assim como a água iria continuar turva. A água tem de passar por um filtro ou compartimento estanque, onde está a lâmpada. Quando está ligada, aniquila as bactérias prejudiciais ao bom funcionamento do aquário. Claro está que em demasia pode "esterlizar" a água por completo, o que é pior. Daí haver tanta divergência tanto quanto à potência das lâmpadas em questão como ddo tempo que está ligada em cada 24 horas. Eu utilizo de 15Watts e ligadas cerca de 6 a 8 horas por dia, conforme o aquário. Há quem tenha de 9Watts ou menos a funcionar 24horas seguidas. Mas isso vai-se vendo na água. Podes fazer ou comprar feita, é uma questão de "jeito" para a bricolage. Há por aí vários projectos, inclusivé o meu, (Link na minha assinatura). É uma questão de pensar e ou fazer um ou comprar feito. Preços variam muito conforme o sítio onde compras ou o material ou a filtro completo. Eu sou suspeito, porque gosto de fazer as minhas "engenhocas" e tenho acesso a certos acessórios com preços extremamente baixos, por vezes de borla.

 

Cumps.

 

 

Davs

 

P.S. - Depois de enviar esta resposta procurei uma explicação mais detalhada sobre o Filtro UV. Vê neste LINK. Está simples a explicação.

Editado por Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Davs... ja dei uma vista de olhos em como funciona... :shock:

Parabens pelo teu DIY esta muito bom... gostava de ter tempo e o bichinho da bricolage para fazer uma coisa do genero...

Diz me uma coisa, qual é a possibilidade de me fazeres um filtro desses? pagando-te eu o material e o teu tempo perdido?o teu esta muito bom, parabens =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Fazer posso fazer, mas tenho dois problemas. Material ao preço que ficou o meu e tempo para o fazer...Durante este fim de semana penso adiantar uma série de projectos que tenho em mãos. Depois de dar uma arrumação bem dada na garagem, vou ver que material tenho ainda e digo-te para quando posso fazer o filtro. O próximo que farei irá ser com algumas modificações, para melhor é claro, assim como os 3 que já fiz depois do primeiro, aquele de alumínio. Ainda tenho duas lâmpadas de reserva o que já não é mau. Se entretanto procurares no eBay alemão, há-os à venda, leia-se leilão, com preços muito bons! É uma questão de licitar. Váriosa menbros do fórum já o fizeram e não se deram mal. Durante a próxima semana já dou noticias relativamente à minha "disponibilidade" para te fazer um.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Tambem nao tenho urgencia em tal coisa, mas se me podeses dar esse jeitinho agradecia :angry:

Aguardo noticias entao :shock:

Outra pergunta, tambem ja li (poderei estar confundido, ja li tanta coisa! hehe) que os Discus nao gostam de agua muito limpinha...

Querendo eu futuramente ter Discus no aqua o UV teria algumas implicaçoes? Corrigam-me se estou errado!

 

Fico a espera de noticias tuas Davs!

Obg pela atençao

 

Cump.

Marco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu utilizo sempre um saco de resina da marca Chemi-Pure.

 

Até hoje tive sempre a minha água cristalina

 

Um abraço

Jorge Gonçalves

Cumprimentos,

 

Jorge Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra pergunta, tambem ja li (poderei estar confundido, ja li tanta coisa! hehe) que os Discus nao gostam de agua muito limpinha...

Querendo eu futuramente ter Discus no aqua o UV teria algumas implicaçoes? Corrigam-me se estou errado!

 

Quanto aos Discus, vulgo solhas :drinking: , acho que é melhor esperar por uma resposta dos mais entendidos sobre os ditos.

 

Darei noticias sobre o filtro brevemente.

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Querendo eu futuramente ter Discus no aqua o UV teria algumas implicaçoes? Corrigam-me se estou errado!

 

MUITAS IMPLICAÇÕES....vão-te estar eternamente gratos.

24h/dia acesa.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AI é? entao ja baralhei tudo... afinal querem a agua muito limpinha... Obg Joao

Davs, entao fico mesmo a espera que me digas alguma coisa ;) hehe

Na minha agua ate parece que andam sempre pequenas particulas a circular :drinking:

 

Muito obrigado pelas dicas, ja aprendi umas coisinhas hoje =)

Obg pela atençao pessoal!

 

Abraços

Marco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há pouco tempo adquiri um filtro uv, e a agua fica mesmo do mais cristalina que há. E também tenho discus, e nota-se que andam mais energéticos.

Costumo ter 6 a 8h ligado por dia, e só tenho a dizer coisas boas ao uso do filtro uv.

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AI é? entao ja baralhei tudo... afinal querem a agua muito limpinha... Obg Joao

 

Não é o cristalino que é importante mas sim a "ausencia"/diminuição de certos bichinhos que os atormentam.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum.... porreiro, sinceramente nao sabia os efeitos da UV...

Agora sabendo ate estou interessado... para quanto é que vai uma brincadeira dessas no mercado?

Mas UV em demasia, pelo que li, tambem pode causar danos nao é? matando tambem os bichinhos necessarios para o bom funcionamento do aqua certo?

 

CUmp.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas UV em demasia, pelo que li, tambem pode causar danos nao é? matando tambem os bichinhos necessarios para o bom funcionamento do aqua certo?

 

Bom dia.

 

Uso uma "feita-em-casa" de 36w para 1.000lt de àgua 24h/dia e NUNCA detectei qualquer efeito nocivo.

 

As bactérias querem-se no filtro as que passarem na UV :)

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum.... porreiro, sinceramente nao sabia os efeitos da UV...

Agora sabendo ate estou interessado... para quanto é que vai uma brincadeira dessas no mercado?

 

um da JBL de 9W custa €49 + €10 de portes na ebay alemã. E vem com tubo interno de quartzo, que é muito mais eficiente do que se fizeres um DIY com tubo de vidro ou mangueira de uma borracha qualquer, porque esses absorvem uma parte grande dos UV-C

 

Vais ter ainda que ligar ou ao retorno do filtro externo, ou (idealmente) a uma bomba de água dedicada com o fluxo recomendado pelo fabricante do UV-C

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Nos meus a àgua contacta directamente com o vidro da lampada.

Fala-se que para optimizar a lampada deveria atingir uma temperatura de 40º o que neste caso não acontece.

Mas funciona....as mangueiras transparentes rápidamente se enchem de "nhanha" mas na ligação ao UV onde ainda se nota o efeita da luz estão limpinhas, como novas.

Quando essa zona começar a sujar....substitui-se a lampada.

Este é o meu indicador de vida util das lampadas.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Davs, Gostaria de saber onde comprar o tubo de vidro, a lampada uv e a calha de aluminio.

Acho que o teu projecto está muito bom, só não sei onde aranjar parte do material.

 

Abraço,

 

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tubo de vidro: em qualquer biseladora deve ter; lâmpada UV numa boa casa de artigos eléctricos; calha de alumínio numa oficina de alumínios. Aquela calha é a que eles utilizam para fazer os suportes dos corrimões, por exemplo. O mais díficil vai ser mesmo a lâmpada. Há casas que aproveitam-se e carregam no preço de tal modo que um gajo até fica sem palavras para refilar! Eu compro-as em Lisboa, num fornecedor que agora não me recordo o nome, e não tenho hipótese de ver nas facturas porque não estou em casa. Logo à noite já posso ver isso.

O resto do material há-o em qualquer grande superfície, ou numa boa loja de bairro. Depois é só um pouco de habilidade e alguma ferramenta.

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas noites pessoal...

Vim de uma loja de aquariofilia agora e tive me a fazer de ignorante (no fundo ate sou) e o filtro UV custava 70€ ou coisa do genero... fazendo me de ignorante, faço as perguntinhas todas é quando me dizem que uma boa opçao que nao o filtro é a de rezinas no filtro, saindo desta forma mais barato tambem, 11€ a embalagem, tem de ser ter o cuidade de de 6 em 6 mesmes trocar as mesmas...!

Tamebm me disseram que num plantado o UV iria tirar todos os nutrientes as plantas, tendo eu que os repor! Depois mostraram me os aquarios da loja que estavam com rezinas e de facto estavam muito limpinhos... e o aqua onde eles tinham os discus disseram me que tiveram de acabar com o UV nesse aqua pois abriu boracos nos Discos!!!

A minha pergunta é... o UV e assim tao projodicial? as rezinas sao uma boa compra para curto prazo? quais os pros e contras!??

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... e o aqua onde eles tinham os discus disseram me que tiveram de acabar com o UV nesse aqua pois abriu boracos nos Discos!!!

A minha pergunta é... o UV e assim tao projodicial? as rezinas sao uma boa compra para curto prazo? quais os pros e contras!??

 

Cump.

 

cabecaduracabecaduracabecadura

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas noites pessoal...

 

Tamebm me disseram que num plantado o UV iria tirar todos os nutrientes as plantas, tendo eu que os repor! Depois mostraram me os aquarios da loja que estavam com rezinas e de facto estavam muito limpinhos... e o aqua onde eles tinham os discus disseram me que tiveram de acabar com o UV nesse aqua pois abriu boracos nos Discos!!!

A minha pergunta é... o UV e assim tao projodicial? as rezinas sao uma boa compra para curto prazo? quais os pros e contras!??

 

Cump.

 

Boas

 

Até acredito que o UV retire alguns nutrientes que as plantas precisem, mas acho, e digo acho, que será no caso de teres uma lâmpada demasiado forte para a litragem do áqua! De qualquer modo, mesmo sem filtro UV temos quase sempre de repôr nutrientes na água! Ou não será?

Buracos nos discos?? Cá pra mim tinham era lá uma piranha disfarçada!

70,00€ por um filtro de UV... numa loja... costuma ter uma bateria de aquários... 20 ou mais...70 vezes 20... 1.400,00€... resinas ficam mais baratas! Isto na minha opinião.

 

Cumps

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois tambem concordo, para eles ficam mais caras as UV do que as resinas, la isso é verdade, é um facto...

Como tambem ainda nao tinha ouvido nenhuma opiniao sobre resinas resolvi perguntar...

Mas Davs fico a espera que me digas alguma coisa =)

Ja agora para o meu aqua com 200L plantados, que W´s devera ter a UV com quantas horas diarias?!!

O filtro UV é aplicado no Tubo do OUT do filtro nao é? tal como vi no teu DIY nao é Davs?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.