nmota

Membro
  • #Conteúdo

    131
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre nmota

  • Aniversário 06/29/1974

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • Localização
    Braga

nmota's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. nmota

    O Meu Primeiro Projecto

    Sim, tenho. Essa planta cresce muito rápido.
  2. nmota

    O Meu Primeiro Projecto

    Obrigado pelos vossos comentários. O aquário neste momento tem 6 semanas e já começaram a aparecer as primeiras algas. Algumas nos vidros, outras nas pontas das plantas e também no próprio substracto. Quanto à fauna ainda só tem 3 corydoras panda. Aqui vão algumas fotos: Obrigado.
  3. Mas se desligarmos por um período de 15 ou 20 minutos não há problemas pois não? É que eu faço isso durante as TPA's.
  4. nmota

    Pastilhas Jbl

    Olá a todos, Será que as pastilhas JBL NovoFect são boas para as corydoras? http://www.jbl.de/factmanager/index.php?lang=en
  5. nmota

    Fertilização

    O aquário tem as medidas 105x36x50 com cerca de 150 lts reais. O substracto é akadama. Por baixo tem substracto fértil JBL Aquabasic plus. Tem poucas plantas. Tem um tapete de Eleocharis Parvula, duas Anubias e algumas outras cujos nomes não sei. Para teres uma ideia consulta este meu tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=68358 Quanto a peixes ainda só tem duas corydoras pequenas. O pH está a 6.4
  6. É isso que eu tenho feito. Não abro muito as persianas nem as cortinas. A claridade que entra até não é muita. O aquário está no hall de entrada e aí nem janelas tem. Para já vou seguir esta regra e quando o aquário estiver maturado vou alterar o horário de iluminação para puder usufruir à noite um pouco mais daquela beleza.
  7. O meu aquário está numa dependência da casa que não tem janelas mas a claridade da luz do dia chega lá (mas não é luz directa). A explicação que me deram para manter a iluminação do aquário o menos desfazada possível com a luz do dia foi a seguinte: As plantas dos aquários devem estar expostas à iluminação cerca de 10h por dia. Mais do que isso corremos o risco de ter um "boomm" de algas. Se o sol nasce por volta das 06h30/07h00, então, a partir dessa hora as plantas do aquário começam a estar expostas a alguma claridade. Ao atrasarmos muito a hora de ligar a iluminação para que esta se prolongue até às 01h00 (no teu caso) estamos a permitir que o tempo de exposição das plantas à luz (solar+artificial) seja muito grande e, como consequência, haja o aparecimento de algas. Ou seja, as plantas acabam por ter iluminação das 06h30/07h00 até às 01h00. Estou apenas a dizer aquilo que me disseram. Não tenho experiência nenhuma em plantados. Também me disseram que isto só se aplica a aquários que ainda não estão maturados.
  8. Neste momento o aquário está com aquele horário de iluminação porque me aconselharam assim para as primeiras semanas. Disseram-me que a iluminação em aquários plantados novos não deve estar muito desfazada da iluminação natural do dia para evitar o aparecimento de algas. No teu caso em concreto, com esse horário de iluminação (15h-01h) a que horas alimentas os peixeis? Obrigado.
  9. Olá a todos, Vou colocar duas dúvidas sobre compatibilidade e alimentação: 1.ª Posso ter corydoras, otocinclus e discus no mesmo aquário? 2.ª Tenho a minha iluminação a ligar às 11h00 e a desligar às 19h00. Saio de casa para o trabalho às 08h30 e regresso às 18h00. Li que os peixes devem ser alimentados duas a três vezes por dia. Acham que na primeira refeição do dia, antes de ir para o trabalho, posso deitar a comida com a iluminação apagada? Qual a melhor solução? P.S.: Ás 08h30, embora a iluminação esteja apagada, a dependência onde se encontra o aquário não está totalmente às escuras devido à claridade que vem do exterior.
  10. nmota

    Aquadiscus

    Zé, está espectacular! Tal como disse o Artur Fonseca, eu acrescentava aí um fundo preto para não se verem aquelas tubagens e para realçar as plantas quando estiverem maiores. O tronco é mesmo bonito. O meu não tem galhos assim tão fininhos mas fiquei um pouco assustado com o que disse o fjmr123. Já vi que os discus são "ceguinhos" e não sabem por onde andam. Para além de se poderem cortar também o podem derrubar. O teu está seguro com uma pedra mas o meu não. Um toque mais violento e lá está ele deitado. Parabéns. P.S.: Se por acaso te sobrou algum musgo diz alguma coisa...!
  11. nmota

    Co2 Barato 2ª Parte

    Há difusores de cerâmica a 5 euros! Os sistemas que trazem válvula solenóide são mais caros um bocado. É evidente que se fores a comprar um redutor de pressão com válvula de agulha e aplicares a este sistema os preços não vão variar muito de um original.
  12. A calha está num plantado com apenas 4 dias de montagem. Não é um aquário densamente plantado mas tem uma parte "relvada" (eleocharis parvula). http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...25&start=25
  13. Pois... tens toda a razão. Estava a pensar mal. A válvula anti-retorno não evitava esse acidente. Quantas garrafas estás a utilizar no teu sistema caseiro de CO2? Uma das soluções é pores o tubo que sai da garrafa com a mistura a passar por uma segunda garrafa. Assim, se a garrafa da mistura "babar" alguma coisa acaba por cair na segunda garrafa e não ir directamente para o aquário. Será que me fiz entender?
  14. Olá a todos, A minha calha de iluminação veio equipada com 3*39W T5 de 14.000K Antes de a instalar fui aconselhado a trocar todas as lâmpadas por outras com 6400K uma vez que as de 14.000K são ideias para aquários salgados. Acham que fiz bem ou deveria ter deixado uma lâmpada de 14.000k? Ou será que deveria colocar uma com 8.000K ou 10.000K?