Arquimedes

Membro
  • #Conteúdo

    264
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre Arquimedes

  • Aniversário 06/16/1970

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://cap-ahab.blogspot.com/
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Redondo (Évora)
  • Localização
    Redondo

Quem visitou o meu perfil

2363 visitas ao perfil

Arquimedes's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Encontrei um tronco grande com pelo menos uns 20kg na praia, com aspecto de que já tinha rolado muito no mar e afunda com facilidade. O problema é que basta estar mergulhado umas horas e água fica parecida com chá preto. Tenho-o sozinho num aquário de 320 litros com uma bomba de 12.000 l/h e de vez em quando troco a água toda. Nem se consegue ver através dela de tão castanha que fica. Não estava à espera disso de um tronco que aparentemente já esteve tanto tempo em água salgada. Há alguma técnica que possa usar para acelerar o processo?
  2. E já está em 1º! Muito obrigado Mas acho que a votação ainda não terminou e a luta continua com o que antes ia em 1º.
  3. Muito obrigado tucamaia Já está em 2º lugar e só a 24 votos do 1º.
  4. Preciso do vosso voto A versão de 57 minutos da série que fiz sobre multies estará online durante algumas semanas no seguimento da aceitação da submissão que fiz do filme para a NexTv WEB SERIES & INDIE FILM COMPETITION. Pesos pesados da industria audiovisual estão envolvidos nesta competição (ICM, GERSH, DISNEY, FOX, WARNER BROS...), por isso chegar às finais é muito importante. Neste momento já estou em 6º lugar de uma lista de quase 90! Como votar: 1. Ir a http://www.nextventertainment.com/votes.php 2. Procurar o meu nome na letra A - Alfredo Reis Deus 3. Clicar em WATCH. 3. Clicar em VOTE. Só um voto por pessoa, mas por favor, passem a palavra Obrigado pelo vosso apoio!
  5. Preciso do vosso voto A versão de 57 minutos da série estará online durante algumas semanas no seguimento da aceitação da submissão que fiz do filme para a NexTv WEB SERIES & INDIE FILM COMPETITION. Pesos pesados da industria audiovisual estão envolvidos nesta competição (ICM, GERSH, DISNEY, FOX, WARNER BROS...), por isso chegar às finais é muito importante. Como votar: 1. Ir a http://www.nextventertainment.com/votes.php 2. Procurar o meu nome na letra A - Alfredo Reis Deus 3. Clicar em WATCH. 3. Clicar em VOTE. Só um voto por pessoa, mas por favor, passem a palavra Obrigado pelo vosso apoio!
  6. 1º Capítulo: (enganei-me no tempero, isto era no forum de água doce )
  7. Hello, tens a caixa de MP cheia, não se consegue contactar-te... ;) Enviei-te mail no entanto...

  8. Era capaz de ter ficado melhor sim.
  9. Os pilares já estão colocados e parecem-me bem. Em relação ao tipo de peixes, estou pralá de inflexível Estou completamente vidrado nos conchículas, cheguei ao fim da linha na aquariofilia, não há mais nada a seguir a estes bichos. Assim que ouvi falar deles soube que ia ser assim e é mesmo
  10. lgass: aquilo vai ficar só com os pilares de cimento mesmo. Mas isto ainda vai levar o seu tempo, porque os vidros só vão para o lugar no início de Setembro. O aquecimento é um problema que vou ver se resolvo de 2 maneiras: minimizar as perdas de calor no Inverno e com um aquecedor de piscina. Para ter um efeito de estufa, vou cobrir o aquário com placas de acrilico, que também deixam a luz entrar. No Inverno, à noite e quando não estiver a ver os peixes, cubro os vidros com umas placas de roofmate. Aquecimento solar nesta zona não é grande opção. Estou rodeado de montanhas muito altas e escarpadas e na costa norte. Quanto aos peixes, isto vai ser mesmo fundamentalmente para conchículas. Tem uma zona para rockdwellers ferrenhos, ou seja, peixes que não se afastem mesmo das rochas e uma zona de areia aberta. Peixes grandes, não quero. Cada vez que olho para um aquário grande, se há um peixe grande lá dentro, o aquário parece-me logo pequeno. O mesmo acontece se o aquário tem algum peixe que nada de uma ponta do aquário à outra em 10 segundos. Pra já as espécies que vão ser autorizadas a se reproduzir lá dentro são as seguintes: - Multies - Brevis - Ocellatus - Sumbus - Buescheri - Cypris (dos pequenos) Há mais umas que estou a considerar: - Julies transcriptus (ainda estou para ver se hibridam com os Buescheri) - Eretmodus - Telmatochromis vittatus Há os peixes de águas abertas que ainda estou a ponderar como os Callhochromis e as Xenotilapias. Não digo que não entre um ou 2 machos Cyathopharynx ou Ophtalmotilapias, mas isto vai com o tempo. Na primeira fase vão entrar Cypris e Buescheris. Logo de seguida Multies. Depois Brevis, Sumbus e Ocellatus. Depois logo se vê. Vou sentindo o pulso à coisa e adapatando a lista de peixes. Tenho que ter muito cuidado com o que meto lá dentro, porque o mais certo é não conseguir retirar uma espécie depois de introduzida.
  11. Boas Tiago. No essencial vai ser um aquário de conchículas.
  12. Boas. Meti-me na construção de um aquário e preciso de ideias para resolver uma ou outra situação. Aqui vai o histórico por imagens: O plano inicial: O aquário acabou ficando um pouco mais longo, ocupando uns 5,7m do muro. O vidro da frente fica a uns 2,2 m do muro e a altura varia entre os 0,85m à direita e os 1,35m à esquerda, porque o terreno descai um pouco. Não fiz o nivelamento do terreno porque, para além de sair do orçamento, não só não me pareceu necessário como até acho piada à diferença de alturas. No topo, os vidros vão estar nivelados, claro. O vidro da direita e o do meio têm 250cms x 80 cms e o da esquerda tem 246cms x 66 cms. A espessura é de 2 cms (aquilo é composto por 3 laminas de vidro com uns 6mm de espessura). O problema agora é encontrar uma forma segura de os vidros se aguentarem sem prejudicar demasiado a estética da coisa. Os vidros já deviam ter sido colocados esta semana, mas surgiram dúvidas quanto à segurança da ideia inicial que era colocar uma calha em aço inox no topo dos vidros e presa ao muro: Mas parece que é demasiada pressão sobre a calha e o mais certo era aquilo não aguentar. Já agora aqui fica o encaixe dos vidros em "L". Todo aquele murinho em cimento está preso com ferros ao chão, por isso em baixo a coisa tá segura. A colagem dos vidros vai ser sempre uma colagem um bocado fraca, porque os vidros não se encontram em angulos rectos. O silicone quase que só vai vedar aquilo. Eu tive esta ideia, mas também acho que não chega: Uma ideia que funciona é construir 2 pilares para suportarem o vidro: O que eu não gosto nesta ideia é que estraga bastante a estética da coisa. Isto era uma panorâmica continua e assim fica quebrada em 3 partes. Por isso preciso de ideias rapidamente até amanhã. Se não surgir nada, lá vai ter que levar 2 pilares com uns 20 cms de largura.
  13. Arquimedes

    teste pH

    E já agora ninguém tem a escala de cores para o teste de pH da gama alta? Quando após muita busca na net comecei a ver as 1as duas tabelas fiquei logo com um sorrisa na cara ... que se esbateu logo que vi que o Luis tinha colocado as imagens de todas as escalas menos da alta.
  14. Mas há alturas em que parece que é decalcado dos livros. Há 2 anos tive que montar um aquário de 840 litros num dia e no dia seguinte colocar 20 e tal peixes, alguns dos quais com 15cms. Como na altura pedi ajuda a várias lojas no Funchal pra ver se me arranjavam algumas matérias filtrantes antigas em troca de novas e recusaram, vi-me a braços com uma situação complicada. Durante 15 dias tive que fazer trocas de água diárias na ordem dos 40% e mesmo assim os níveis de amónia numa primeira fase e de nitritos numa 2ª longa fase andavam totalmente disparados. Como segundo sei, níveis altos de amónia e nitritos bloqueiam o acesso de oxigénio ao sangue, durante esse período tive uma bomba de ar de 70 litros/minutos a funcionar que mais parecia um vulcão. A sorte é que não tinha areia nessa altura, tinha cascalho grande.
  15. Boas. Deixei o filtro a ciclar num aquário velho, mas o aquário só tinha 2 peixes, por isso tou na dúvida. Tenho medido a amónia todos os dias e ainda nada. Houve um par de dias em que o macho sumbu andou de boca aberta e guelras inchadas e cheguei a pensar que fosse problemas de amónia/nitritos mas deve ter sido por ter apanhado com uma nuvem de areia quando a tava a colocar. Quanto a multies e ocellatus... é uma combinação complicada. Eu tentei fugir a ela, escolhendo os meleagris em vez dos ocellatus, uma vez que li em vários sítios que os meleagris são uma versão dos ocellatus um pouco mais timida. Pelo que vejo aqui, é verdade, mas um amigo que me guardou 3 meleagris relatou a seguinte situação: um deles matou imediatamente os outros 2 e andava a fazer a vida negra aos restantes habitantes do aquário - cypris, paracypris e LDA's. Ele aqui pia baixinho. Tem a sua concha pequena junto ao vidro da frente para não despertar a cobiça dos outros conchículas quer pela concha quer pela posição. As espécies que não te devem dar problemas com os multies são os sumbus, os brevis e os caudopunctatus. Os meus multies fazem raids pela vizinhança em grupo. Mas o fundamental para conseguir juntar duas espécies é conseguir zonas boas para cada espécie que a outra espécie não cobice e ter conchas de sobra pra toda a gente. Outra coisa que me parece boa política é não permitir que os multies se espalhem ao longo de uma cama de conchas demasiado grande. Mais concentrados defendem-se melhor.