O Meu Primeiro Plantado


LondonDragon

Recommended Posts

  • Replies 262
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Um aquário lindissimo. Gostei muito de todas as fotos, mas a foto denominada "Semana Passada" está com umas cores sublimes.

 

Os meus parabens pela paciência e esforço na manutenção desse "ser vivo" que tens em casa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

tens o mais bonito tapete de glosso que vi ate agora parabens.

Muito obrigado, o tapete tem dado muito trabalho ultimamente, mas está a ficar bonito com as podas que tenho dado, está a ficar muito certinho e verdinho, apenas fica muita porcaria na agua durante as podas e muito trabalho para apanhar os pedaços de glosso, mas sem trabalho não se faz nada né cheers

 

Um aquário lindissimo. Gostei muito de todas as fotos, mas a foto denominada "Semana Passada" está com umas cores sublimes.

Os meus parabens pela paciência e esforço na manutenção desse "ser vivo" que tens em casa.

Muito obrigado, nos ultimos meses dei nova vida ao aqua e dediquei mais tempo a isto e estou com bons resultados, estou a gostar do caminho que está a levar :smile2: Fotos ainda tenho ver se domino aquilo um pouco mais, maquina não está ajudar neste momento, estou a precisar de um upgrade :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Apenas um pequeno update, a L. Aromatica está cresçendo muito bem, axo que vou mudar o lado esquerdo do aqua e plantar a L.Aromatica mesmo no canto com as anubias que neste momento estão por de trás á frente, e ver como fica o efeito.

O musgo Spiky não está no seu melhor depois de ter levado um poda para enviar para 4 membros do meu forum principal, agora precisa de cresçer mais um pouco. O glosso está cada vez mais bonito depois de ter levado uma valente poda.

 

Algumas fotos:

pict1075by8.jpg

 

pict1093uv6.jpg

 

pict1084av3.jpg

 

Como sempre criticas e respostas sao bem vindas! banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aquario emana saude :twisted: as plantas estao formidaveis, o trabalho que fizeste em termos de variedade foi 5*. Continua o bom trabalho e claro vai matando a "fome" com novas actualizaçoes.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aquario emana saude :) as plantas estao formidaveis, o trabalho que fizeste em termos de variedade foi 5*. Continua o bom trabalho e claro vai matando a "fome" com novas actualizaçoes.

Cumps.

Muito obrigado, vou mandando sempre fotos de vez enquando :P pareçe que acertei na formula, é que algas nem verlas!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado, vou mandando sempre fotos de vez enquando :-D pareçe que acertei na formula, é que algas nem verlas!!

 

tás como a mim :D

 

a massa vegetal conta muito e fazendo uma fertelizaçao adequada as algas nao teem ipotece em se alimentar :)

 

o aquario continua perfeito mas abafaste um pouco o tronco e a rocha que tinhas adicionado :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tás como a mim :D

a massa vegetal conta muito e fazendo uma fertelizaçao adequada as algas nao teem ipotece em se alimentar :D

o aquario continua perfeito mas abafaste um pouco o tronco e a rocha que tinhas adicionado :wink:

No final gosto mais das plantas que troncos e pedras lol hardscape nunca foi muito importante pra mim, acima de tudo as plantas depois vem o resto, vou fdazer umas modificações na proxima semana e dps coloco uns updates. Já que estou de férias tenho que me enterter com alguma coisa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No final gosto mais das plantas que troncos e pedras lol hardscape nunca foi muito importante pra mim, acima de tudo as plantas depois vem o resto, vou fdazer umas modificações na proxima semana e dps coloco uns updates. Já que estou de férias tenho que me enterter com alguma coisa!

 

continuo a dizer estás como a mim entao :D

 

mas agora a serio um pouco de hardscape visivel é sempre bom o que atrai logo a visao o que faz acabando por admirar todos os pontos do aquario chegando de uma ponta a outra, e nao focar só uma imagem no global por ele todo.

 

estás a entender :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico aquario. Muitos parabens.Todas as plantas estão de excelente saude ..... um espectaculo.

E segundo o que li no teu tópico não utilizas qualquer substrato fertil ..... consegues por isso fazer uma conjugação perfeita de luz e co2 aliada a uma boa fertilização .

Mais uma vez ... brilhante .... muito bem !!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aquario está fantastico, qualquer alteração que faças tem sempre um bom resultado, por isso estamos sempre a espera de mais, e mais fotos...

 

Esse glosso está lindissimo, ao ponto de querer colocar no meu como tapete.

 

tens alguma receita do fertelizante que fazes?

 

cumprimentos

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Tenho visto aqui o teu aquario desde a primeira pagina, e digo-te desde ja, que já aprendi mt coisa. Mas tenho aqui ainda algumas duvidas, se me esclarece-ses era porreiro.

1º Ainda nao percebi, o que queres dizer com poda.

2º Quando fazes alguma modificação, tiras os peixes todos, ou tiras quase tudo.

3º O glosso como o plantas? fazes buracos para as agarrar, é que sao tao pequenas, como consegues a fixar no areal?

É que depois de ter visto o teu aquario, vou apostar plantas no meu.

Fica bem, e vai pondo ai novas fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1A poda é o corte das plantas para poderem crescer mais saudáveis e para melhorar a estética do aquario.

2Depende das modificações mas geral mente não é necessário

3 o glosso é facil de plantar tem um caule com cerca de 3cm efaz-se um boraquinho com o dedo noareão mete-se e tapa-se ele acaba por crescer.

whatcolor_isblue.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao e para aquelas plantas de crescimento lento, tipo anubis e fetos de java, etc, necessitam de algum kit de CO2? Mesmo tendo muitas, axas k elas precisam disso?

Ja agora, conheces algumas plantas que se agarram a troncos e a rochas tipo anubis, e que nao necessitam de substrato? Se Souberes, indica-me ai algumas =P

Ah! E obrigado por me tares a responder estas minhas duvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que essas plantas não necessitemde co2 por serem plantal pouco exigentes mas crescerão mais se tiverem o co2.

quanto as plantas só o musgo é quese agarra penso eu mas podes perguntar a uma pessoa mais entendida nisso as anubias não se agarrão aos troncos podes fixa-las mas umas semanas mais tarde as raizes irão apodrecer penso eu.

deixo aqui este link do andré silvestre afalar das espécies de musgo.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=47804

whatcolor_isblue.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico aquario. Muitos parabens.Todas as plantas estão de excelente saude ..... um espectaculo.

E segundo o que li no teu tópico não utilizas qualquer substrato fertil ..... consegues por isso fazer uma conjugação perfeita de luz e co2 aliada a uma boa fertilização .

Mais uma vez ... brilhante .... muito bem !!!!!

Muito obrigado, consegui depois de muito tempo o balanço certo, agora vou tentar manter um scape por tempo alongado para estudar o cresçimento das plantas e como as podar, etc... para no futuro ter mais noção antes de começar um setup, assim poderei visualizar o crescimento final das plantas mesmo antes de começar. ;)

 

 

Boas,

O aquario está fantastico, qualquer alteração que faças tem sempre um bom resultado, por isso estamos sempre a espera de mais, e mais fotos...

Esse glosso está lindissimo, ao ponto de querer colocar no meu como tapete.

tens alguma receita do fertelizante que fazes?

cumprimentos

JJ

Utilizo fertelizantes em pó e adiciono tambem EasyCarbo (5ml por dia).

 

Macro: KN03 (2.4 gramas 3x á semana), KH2P04 (0.6 gramas 3x á semana), K2S04 (0.6 gramas 3x á semana) e MgS04 (4 gramas 3x á semana)

Micro: Trace Mix fornecido por AquaEssentials (0.6 gramas 3x á semana)

 

Adiciono Macro e Micro em dias alternados, e como disse antes adiciono 5ml de EasyCarbo todos os dias, ajuda as plantas e combate algas, desde que adiciono EasyCarbo nunca mais tive algas no meu aquario, aconcelho a todos (tambem podem usar Flourish Excel da Sachem, aqui apenas é mais caro que EasyCarbo e faz o mesmo efeito)

 

Faço 50% TPA's todas a semanas tambem.

 

 

Uma podazinha na glosso, antes que se comece a matar.

O glosso já levou uma poda ontem, agora vai precisar de uma ou duas sepanas para recuperar ;)

 

 

Boas!

Tenho visto aqui o teu aquario desde a primeira pagina, e digo-te desde ja, que já aprendi mt coisa. Mas tenho aqui ainda algumas duvidas, se me esclarece-ses era porreiro.

1º Ainda nao percebi, o que queres dizer com poda.

2º Quando fazes alguma modificação, tiras os peixes todos, ou tiras quase tudo.

3º O glosso como o plantas? fazes buracos para as agarrar, é que sao tao pequenas, como consegues a fixar no areal?

É que depois de ter visto o teu aquario, vou apostar plantas no meu.

Fica bem, e vai pondo ai novas fotos

Muito obrigado e é bom saber que o meu "journal" ajuda de alguma forma alguns membros :) as perguntas já foram respondidas mas aqui fica a minha explicação.

1º- Pode é o que é necessario quando a planta fica muito grande, diferente plantas são podades de diferente maneiras, depois utiliza-se o que cortas para replantar assim aumentando o volume de certas plantas ou entao ofereçes a outros membros no forum, é isso que eu faço no meu forum inglês, quando faço uma poda no meu aquario no dia seguinte mando logo os envelopes cheios de plantas para os membros, assim nao se mete boas plantas em boas condições para o lixo e dá oportunidades a outros membros que muitas vezes nao tem possiblidades de adequerir certas especies de as tentar no seu aqua. Axo que o hobbie é mesmo sobre isto, partilhar as experiencias e tambem as plantas, nunca cobro nada por isto tambem nem portes, já que maior parte das plantas do meu aqua vierao pelo mesmo caminho.

2º- Depende do que queres dizer como modificação, a unica altura em que tiras os peixes é se queres mesmo mudar tudo do aquario, tipo areao e tudo. se for apenas mudar plantas de sitio, adicionar troncos ou rochas ou mais plantas nao precisas de mexer nos peixes.

3º- O glosso é facil de plantar, cortas os glosso apenas a ficar com 2/3 folhas em cada planta, dps com uma pinça espetas no areao a ficar pelo menos duas folhas de fora, se tiveres peixes de fundo tipo corrydoras ou assim, vais ter sempre o trabalho de andar a plantar diariamente o que vai levantar, eu andei na guerra com as minhas corries por duas semanas, mas depois de ganhar raiz nao teras mais problemas, depois é apenas podar e replantar para ficar mais compacto e nao o deixar ficar muito grosso, senao o que está por debaixo começa a morrer.

 

 

Deixas a ilumição ligada quantas horas por dia?

O teu C02 é caseiro ou compras-te? se compras-te, qual a marca?

Neste momento estou a tentar 6x24w neste aquario, ultimas 3 semanas. tenho o total de luz neste aqua de 10 horas por dia. Tenho 2x24w ligas das 10 horas, e as 4x24w ligadas 6 horas, as 4x24w ligas duas horas depois das 2x24 e desligao 2 horas antes de as 2x24 desligar.

O CO2 liga 2 horas antes de qualquer luz acender e desliga 2 horas antes das 2x24w desligar. (Espero que nao seja confuso lol)

 

 

Entao e para aquelas plantas de crescimento lento, tipo anubis e fetos de java, etc, necessitam de algum kit de CO2? Mesmo tendo muitas, axas k elas precisam disso?

Ja agora, conheces algumas plantas que se agarram a troncos e a rochas tipo anubis, e que nao necessitam de substrato? Se Souberes, indica-me ai algumas =P

Ah! E obrigado por me tares a responder estas minhas duvidas.

Para plantas como anubias e fetos ou crypts nao é necessario CO2, ajuda sempre mas nao é necessario. Se adicionares cresçerao mais rapido mas nao muito.

Plantas que agarao aos toncos sao anubias, fetos de java, musgos, mas tens sempre que as prender primeiro com um fio, tambem podes prender a rochas e troncos riccia, mas riccia precisa de muita luz e CO2.

 

 

Muito obrigado a todos pelos seus comentarios positivos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, mais um update rapido.

Como já suspeitava á muito, deixei o glosso ficar muito alto e por debaixo começou a morrer, sabia que mais tarde ou mais cedo ia ter que replantar o glosso todo, como foi a minha primeira experiencia com esta planta.

Entao ontem como o glosso começou a descolar do areao, decidi aproveitar o meu ultimo dia de férias e arrancar tudo e replantar de novo de outra maneira.

Aqui ficao algumas fotos.

 

Primeiro criei um Paludarium:

pict1437iq8.jpg

 

As plantas que tirei do aqua:

pict1450hb1.jpg

 

Depois de cheio e tudo plantado:

pict1465yl8.jpg

 

Lado esquerdo:

pict1473lp5.jpg

 

Lado direito:

pict1474ik1.jpg

 

Fotos ainda nao estao muito limpas porque tinha enchido o aqua á pouco tempo, tambem já platei o glosso, que pesadelo demorou bastante tempo, perdi umas 5/6 horas de volta do aqua ontem. Agora tenho que esperar que volta e encher a frente do aqua, como primeira experiencia com o glosso foi bom para aprender como esta planta cresçe e o tipo de manutenção precisa para que isto nao aconteça de novo.

 

Agora vou ter que esperar um mês ou dois para que isto volte a ficar como deve ser :?

 

Thanks for looking :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.