Como Plantar Ricia


helmbgm

Recommended Posts

Pessoal alguem me pode explicar qual a melhor forma de plantar Ricia para fazer genero tapete.E já agora estou com um problema de algas pretas tipo filaminosas qual o melhor metodo para as eliminar.As algas estão numa fase inicial.

 

Obrigado desde já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a riccia não se planta, a riccia é uma planta flutuante, é claro que a podes usar para fazer tapete mas para isso tens de a prender ao fundo com uma rede, tule por exemplo.

já vi aqui no fórum alguns tópicos sobre isso, ainda comecei a procurar para ti mas como tenho pouco tempo não deu para achar o tópico que procurava para te mostrar, mas se quiseres clica na procura e escreve tapete riccia por exemplo e vais ver que te aparecem bastantes resultados, uns mais importantes que outros como é obvio, mas talvez ajude

Editado por marta_silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

a riccia não se planta, a riccia é uma planta flutuante, é claro que a podes usar para fazer tapete mas para isso tens de a prender ao fundo com uma rede, tule por exemplo.

Eu não recomendo esses redes, tule, etc... :drinking:

Muito mais facilmente, a riccia que é presa apodrece, o que resulta em soltar-se muito facilmente.

 

Usa fio de nylon, de pesca, o mais fino que encontrares. Eu uso de Ø14 (salvo erro, é de 0,14 mm) e dentro de água é practicamente imperceptível.

 

Vê bem, como fica. Nem notas qualquer fio:

 

RicciaDwarf.jpg

 

E com isso podes passar disto:

 

grassy_knoll_08.jpg

 

Para isto:

 

grassy_knoll_10_800.jpg

 

Dos métodos de prender a riccia, o que deixar a planta mais "solta", entenda-se, mais exposta à água, é o melhor para evitar o apodrecimento prematuro. Também existe o método da "gaiola", que consiste em fazer uma pequena "gaiola" em metal inoxidável, que funciona muito bem também.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente Luís, desculpem o off-topic mas adorei as fotos...

A minha riccia colocada esta semana ainda não chega aos calcanhares dessa mas estou a trabalhar para isso.

 

Abraços aquáticos

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deviam passar esses dois posts, para um tópico próprio sobre como criar um tapete de ricia, para não cairem no esquecimento(a não ser que já exista). Parecem ser optimas essas tecnicas.

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Grande artigo Luís!!! :P

 

Acabei de utilizar essa técnica e já tenho algumas dessas gaiolas espalhadas no meu aquário.

 

Concordo que este artigo deveria ser salvaguardado, é uma mais-valia para o fórum.

 

Obrigado,

Sérgio Costa

Editado por Kosuta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal.

Luís excelente técnica sim senhor esta mesmo espectacular a ideia de prender a ricia com este tipo de rede galvanizada, mas será que com este metal dentro do aquário não vai ter nenhum problema com a saúde de alguns habitantes do aquário?

 

É porque estou com a minha toda solta no aquário e gostaria de saber se alguém já o fez como é mostrado nestas imagens e se não teve nenhum problema.

 

Martinho.

Enjoy life today, because we don´t know what comes tomorrow

 

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LuisMoniz, um excelente ideia!

Realmente bem pensado...

Porque não metes no DIY? ( se já la esta dsc...)

 

Qual o nome dessa rede? Qual o material?

 

 

Obrg

 

 

Abrs

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá,

 

Como disse no outro tópico, estou a dar uma hipótese à técnica do cesto de metal.

 

De início tive uma má experiência porque comprei uma rede de aço, mas não era inox, em um dia ficou toda enferrujada, mas nada de mal aconteceu aos peixes.

Depois consegui comprar uma rede em Aço Inox (igual à da foto) que foi muita cara (20eur ao metro). Digo que é um pouco difícil trabalhar com a rede, mas o resultado é fixe.

Já tenho as redes com ríccia dentro do aqua à 26 dias e está com o aspecto da segunda foto, com alguns ramitos de fora.

 

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Antes de começar a expressar o que sei sobre este plantado tenho de dar os meus parabens ao nosso admistrador Luis Fortunato e ao membro luismoniz pela beleza que conseguiram fazer de riccia acredito que voces proprios se devem sentir altamente satisfeitos com o sucesso que fizeram aos vossos aquarios com plantados espetaculares :P eu tambem tenho plantados de riccia eu fui a uma retrusaria e comprei uma rede chamada thule têm la imensas cores e compram adquadamente ao aquario (pelo menos eu fiz isso comprei castanho para cuincidir com o fundo) depois fui pedir a minha mae se me cosia a rede para eu colocar la a minha riccia e assim foi a minha mae coseu e eu pus 1 pouco do meu areao dentro do "saco" thule coloquei a riccia e depois meti varias doses no fundo ou seja "sacinhos de thule"e depois passado 1 a 2 semanas reparava que nada acontecia que tudo ficava na mesma e nao nutava que me crescesse nada e ficava frustrado mas nao desistia e pensava que ainda era cedo passado 1mes estava a mesma dose entao soube que me faltava algo que era um sistema de co2 e assim comprei e posso dizer-lhes que pode ser caro mas mais vale caro e bom do que barato e daqui a uns tempos estar me a queixar que isto e aquilo nao funciona. Eu neste momento tenho 3 aquarios em casa e so tenho um sistema de co2 e estou a pensar comprar outros para fazer um plantado de musgo e riccia nao so pelo chao mas pelas duas laterais e pela parte de tras do aquario vai ser dificil eu sei mas vou tentar ao maximo=) Abraço a todos espero que tenha ajudado nalguma coisa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas , tenho um plastico~(tipo folha) mas nao sei o nome , no formato a4 bastante e é bastante duro , tava a pensar usalo para o fundo com a riccia no meio e poor cima tule (dos casamentos ) agrafado a esse palstico , acham que vou ter problemas com os agrafos (ferrugem) ou ate acham um parva excelente idea , :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tunedpuma nao ponhas os agrafos podem enferrujar e nos nao sabemos se pode deitar um liquido que pode matar os peixes ou qualquer coisa e preferivel pores com um fiozinho de nylon e ficaria tudo muito melhor=)

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

tentei fazer um tapate mas tive azar coloquei dentro de um saco que fiz com uma rede verde a apodreceu toda. agora não tenho ricia mas estou a espera de um upgrade de iluminação e depois vou seguir este exemplo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

alguem me pode dizer o subnome desta ricia?

 

obrigado

 

Boas

Presumo que queiras saber o nome científico da riccia.

 

-Riccia fluitans

 

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

-Riccia fluitans

Correcto... essa é a Riccia mais banal no nosso mercado.

Mas atenção que existem diversos tipos de Riccia. Não há somente um...

 

Fica aqui um link da Tropica que dá mais exemplos:

 

http://www.tropica.com/article.asp?type=aq...stic&id=471

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

Correcto... essa é a Riccia mais banal no nosso mercado.

Mas atenção que existem diversos tipos de Riccia. Não há somente um...

 

Fica aqui um link da Tropica que dá mais exemplos:

 

http://www.tropica.com/article.asp?type=aq...stic&id=471

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas

Sim eu sei que existem mais tipos apenas coloquei este que é o mais comum :(

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa rede que normalmente é utilizada na riccia, na pior das hipóteses não é possível afectar as condições do aqua?

É feita de que material? e já agora para um aquário de +/-170l qual a luz w/l aconselhável para ter um plantado com alguns tapetes de riccia? Eu estou a dizer isto porque vou montar um tapete de riccia e queria que ela se aguentasse por algum tempo...! Gostei esspecialmente da técnica da caixinha, parece.me bem fácil para substituir se por alguma razão a riccia em algum lado morrer.

 

Cumps

Cumps
Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

quanto tempo mais ou menos leva a ricia a crescer, ate formar um tapete, numa extençao de 80x45 ?

Depende... de vários factores. De que quantidade inicial é que usas, iluminação, fertilização, etc...

 

Sem contar que a Riccia cresce maioritariamente para cima, e não para os lados como as plantas que se propagam por runners.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

nao queria abrir outro topico para nao me tornar repetitivo por isso aqui vao

 

setup

45cx40lx15alt

15litros reais

aquasoil africana

18w pl da blau

e co2 da jbl tipo caseiro

fertelizaçao tropica liquido

 

achao que da para fazer um bom tapete de riccia mesmo bom sem problemas?

 

posso aumentar a luz com uma lampada de 8w se nao chegar a luz e sendo uma base ampla para a largura da lampada de 18w

Link to comment
Partilhar nas redes sociais