luismoniz

Membro
  • #Conteúdo

    332
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

2 Seguidores

Sobre luismoniz

  • Aniversário 11/25/1981

Formas de Contacto

  • MSN
    luismoniz@msn.com
  • Website URL
    http://akuatic.blogspot.com
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • Localização
    Açores

Quem visitou o meu perfil

4684 visitas ao perfil

luismoniz's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

1

Reputação

  1. Pois é Ricardo nem tinha reparado nesse pormenor, ao ler "Aquajornal English" nem me dei conta que era em formato digital, mesmo assim é bom. Cumps, Luís.
  2. Boas, Venho partilhar uma forma de se poupar uns trocos com a manutenção do vosso filtro externo. Como sabem o filtro do aquário tem que ser limpo periodicamente de modo a manter a qualidade da água e caudal do mesmo, eu tenho por hábito quando faço TPA semanal aproveito para substituir a "lã" do filtro, e faço limpeza completa do filtro a cada duas semanas, com esta operação tenho sempre a certeza que a agua do aquario se mantém em bom estado mas com isto lá ficava a carteira mais leve mesmo optando por comprar esta "lã" em sacos (sera, Jbl, hobby etc...) foi então que descobri o dracalon. O Dracalon é vendido em retrosarias como enchimento de edredão, almofadas etc. normalmente ao metro, por cá é vendido a 4 euros o metro e tem um metro e meio de largura ou seja fica muito mais em conta que os saquinhos na loja de animais. Este que compro não se desfaz é muito idêntico ao da eheim, basta só cortar á medida do filtro e voilá experimentem! Cumprimentos, Luís
  3. Boas; Recebi hoje a newsletter da ADA e um dos parágrafos dizia: [COMING UP] E-book of Aqua Journal will be published in English! -------------------------------------------------------------------------------- Long awaited E-book of Aqua Journal (English) will start its subscription soon. The rich content is provided based on monthly Aqua Journal and it report the latest information about Nature Aquarium on monthly basis. If you are interested in subscribing the E-book, please stay tuned for more information. It will be announced in this Newsletter and on our website. Posso concluir que passará a existir a Aquajornal em inglês, são de facto grandes noticias para a malta dos plantados! Para quem não conhece a revista deixo aqui umas imagens do interior de um dos números. Cumprimentos, Luís.
  4. Boas, Em tempos montei um layout com areia de sílica em que as plantas eram na sua maioria fetos e musgos presos em troncos e rochas, deixo uma imagem do layout em questão Cumprimentos, Luís.
  5. Boas D-Backs, O consumo dos fertilizantes vai depender da quantidade de plantas e espécies que mantém ou pretende manter, mas com 80L e 2 PL de 36w (72w), o plano da seachem em conjunto com substrato fértil parece-me bom mas como é óbvio com o esgotar dos nutrientes do substrato e aumento da massa vegetal será necessário adicionar mais fertilizante, para ter uma ideia em 80L 1ml de seachem nitrogem adiciona 0,95ppm aprox. de azoto, 1ml de seachem Phosphorus adiciona 0,06ppm aprox. de fosfato, 1ml de seachem Potassium adiciona 0,57ppm aprox. de potássio, logo olhando o plano da seachem não me parece de todo exagerado, muito pelo contrario porque se fizermos as contas são doses bastante controladas. Se o que pretende é poupar nos fertilizantes e quer continuar com seachem o melhor seria optar por plantas menos exigentes em iluminação e manter apenas 1 das lâmpadas ligada, com isso possivelmente já pode usar menos fertilizante. Cumprimentos, Luís.
  6. luismoniz

    Reset (180L)

    Boas, Como já suspeitava para a luz que tens o teu esquema de fertilização é pobre, nisto dos plantados o melhor teste é o teu olho e as tuas plantas á vista apresentam sinal de desnutrição, outra coisa, ter algas não significa que tens todos os nutrientes em excesso na agua, normalmente é mais pela falta de 1 ou de vários que faz com que os outros não sejam assimilados e isso faz com que fiquem disponíveis para as algas. Deixo claro que estou simplesmente a tentar ajudar, acho que se deve sempre desconfiar de um resultado de um teste quando algo nao está bem. Em relação ao co2 não precisas de o desligar 1 hora antes, o meu tenho-o ligado 24h, á noite deixo a lilypipe levantada e pronto, com isso tenho a certeza que não tenho nenhuma carência de co2 a nenhuma hora do dia e também estou seguro que não me aparecem bba's que são propicias a aparecer quando existe falta deste nutriente. Cumprimentos, Luís. Ah e esqueci-me de deixar esta imagem aqui está em ingles mas acho que ajuda bastante a identificar carências, espero que ajude! Cumps.
  7. luismoniz

    Reset (180L)

    Boas, Li o tópico muito na diagonal e nem li tudo, vou apenas comentar o facto de se notar que o problema que tens no crescimento é desnutrição, isso é bem notório nas plantas de crescimento rápido (blyxas, rotalas, matogrossence etc etc...) porque consomem mais que as de crescimento lento daí as tuas cryptos estarem OK. Explica lá o teu esquema de fertilização bem como mudas horas de luz e resultados dos testes a ver se te consigo ajudar. Cumps, Luís.
  8. Isso são Black Brush Algae (BBA), aparecem por falta de co2, se não quer injectar co2 no aquário pode sempre adquirir seachem excel ou easylife carbo e dobrar a dose recomendada pelo fabricante. Nas zonas mais afetadas pode sempre usar uma seringa e aplicar um dos produtos acima referidos diretamente, atenção é que as folhas muito afetadas convém serem podadas porque a aplicação deste produto vai fazer com que a folha acabe também por ser destruída. Cumprimentos, Luís.
  9. Boas Bruno, Estou a gostar muito do desenvolvimento das plantas, quanto ao layout é cedo para se falar porque como tens pouco hardscape a beleza deste aquário vai depender muito da forma como vais podar as plantas daqui para frente. Por experiência própria a vallisneria nana ou vais ter muito trabalho ou vai tomar todo o aquário, é uma planta muito bonita mas muito invasora, para alem disso tem nana no nome mas apenas pela espessura das folhas porque em cumprimento é enorme, as folhas atingem 80cm na boa, tomando a tona da agua nos aquários mais pequenos. Quanto á Blyxa acho que fizeste bem. Cumps. Luís
  10. Boas, No meu as t5 que uso são OSRAM T5 HO FQ 24W/880 SKYWHITE 8000K, adoro ver o aquario iluminado apenas com elas, fica excelente! Quanto ás plantas tenho bons resultados!
  11. Muita saúde, como já é habitual em todas as tuas montagens, só acho que o teu hardscape está a ser engolido, acho que deverias ter apostado em troncos maiores, de resto mais nada a apontar. Ahh e já me esquecia, adoro essa crypto! Cumps, Luís.
  12. Boa noite a todos ;)

    1. Tiago Proença

      Tiago Proença

      seja bem aparecido desaprecido

    2. luismoniz

      luismoniz

      hehe :P

      vim ver a casa nova :P

       

  13. Parabéns Zé, Está a ficar bem porreiro o aquário! Abraço, Luis.
  14. Olá, A verde é rotala sp. green. Cumprimentos, Luis.
  15. Olá. Areia de silica tem sempre a tendência de ficar suja e nota-se logo. Se for só para retirar as ditas "feses" como disse o João resulta muito bem, no meu uso uma mangueira de ar (tipo co2) em vez do sifão para não ter que repor água todas as vezes que faço esse tipo de limpeza. Se for para a manter sempre a areia branca, neste aquario fazia o seguinte: 1x mês (depende do estado do aquário, ao inicio da montagem era em todas as TPA's) retirava as zonas de areia sujas com o sifão para um balde e deixava em lixívia enquanto fazia a TPA, depois enxaguava e adicionava 5ml de aquatan da sera (anticloro), passava novamente por agua e voltava a por de volta no aquário, resultado areia sempre branca! Cumprimentos, Luís