Mad_Biker

Membro
  • #Conteúdo

    141
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Mad_Biker

  1. Viva, Não levo nada a mal, mas não me leves tu também a mal... Mas por aquela foto ninguém pode dizer de certeza que é um híbrido, nem tão pouco que é puro, daí me PARECER um hajomaylandi, mas atenção, parece-me... Abraço
  2. Viva, Atenção que a foto está "prensada" na horizontal, a mim parece-me bem um Metriaclima hajomaylandi. Cpts.
  3. Mad_Biker

    Ilumninação Hqi

    Olá Ricardo, desde já obrigado pela tua ajuda. O que queria perguntar era se a regra impirica de 1w/l também se aplica a HQI, eu no meu caso, tenho actualmente qualquer coisa como 0,8w/l mas com pll, mas para além de uma calha mosntra por cima do aquário, tenho também algumas zonas pior iluminadas... Quanto ao meu setup podes ver AQUI e ficar com uma ideia do que já tenho. Apenas de referir que fiz algumas alterações mas a principal foi a retirada das valisnérias gigantea. O que pretendo principalmente é manter/aperfeiçoar o que já tenho e melhorar a estéctica por cima do aquário. Relativamente à lâmpada a utilizar, é de 6500ºK, côr semelhante às que utilizo actualmente. Cumprimentos e mais uma vez obrigado pela ajuda. Há por aí mais opiniões? Abraços aquáticos.
  4. Mad_Biker

    Ilumninação Hqi

    Epá calma, calma... Não respondam todos a mesmo tempo, um de cada vez se faz favor... Vá lá, ajudem-me lá se fizerem favor... Cumprimentos.
  5. Mad_Biker

    Ilumninação Hqi

    Viva. Tenho um aquário com 75x40x45 onde tenho instalado um plantado com 80w pll. Gostaria de mudar a minha iluminação para Hqi para ter maior intensidade luminosa e maior uniformidade, mas principalmente por uma questão estéctica, acho que o projector por cima do aquário fica bem melhor do que tenho agora... Que potência me aconselham para 105l reais e para um aquário destas dimensões? Não tenho experiência nenhuma em Hqi por isso preciso mesmo da vossa ajuda. 150 ou 70W??? 6500 ou 10000ºK? Cumprimentos
  6. Mad_Biker

    Ram Morreu

    Viva Ph a 7... E está sempre assim, ou seja, estável??? Eu preocupava-me mais com os valores de nitritos e amónia uma vez que a mim parece-me que os nitratos são inóquos para os peixes em níveis razoáveis. Estes animais são super sensíveis, muitos factores podem ter ditado esse desfeixo, coloca mais informação. abraços aquáticos.
  7. Viva Tenho um casal "igual" e comprado no mesmo sitio e são sem dúvida Cruzi, mas tenho uma dúvida, esta espécia não é também o Apistogramma Viejita??? Apistogramma Viejita O meu casalito já começou na reprodução, andam ali malucos com umas dezenas de filhotes, espero que escape algum... Fica o registo, desculpem lá a qualidade das fotos Espero que gostem, abraços aquáticos.
  8. Viva. Então malta ninguém tem comentários a fazer? Ninguém diz nada??? Abraços aquáticos.
  9. Viva. O meu casalito de Apistos Cruzi apresentou-me hoje a sua ninhada, carradas de filhotes minúsculos que a femêa teima em pôr na boca e volta a soltar numa fresta entre duas pedras Fica aí um registo muito mau devido à qualidade das fotos, mas sempre dá para ver qualquer coisita ENJOY abraços aquáticos.
  10. Viva Ora então cá vai o setup, espero não me esquecer de nada. SETUP: PH-6,6 GH-100ppm KH-110ppm NO3-5ppm PO4-0,25ppm CO2-35ppm, pressurizado com difusor de vidro. Aquário - 130l brutos, com 105 reais. Filtragem - Fluval 205 com caudal de 650l/h Iluminação - 80w PLL de 6500ºK Substrato - Turfa granulada, trópica plant substrate e akadama especial PET4YOU Temperatura - 28ºC Hardscape - Basaltos e troncos ramificados Flora: Vallisneria americana (gigantea) Anubias barteri var. nana Echinodorus bolivianus var. magdalenensis Echinodorus schlueteri 'Leopard' Echinodorus rigidifolius Taxiphyllum barbieri (Vesicularia) Vesicularia dubyana 'Christmas' Ludwigia repens 'Rubin' Fauna: 3 Discus juvenis (quano tiver um casal retiro o que sobrar) 1 Casal de Apistos Cruzi 1 Cardume de cardinais 2 corys panda Reds aos montes 3 SAE 1 Ancistro 3 Neritinas Fertilização: 15ppm de K todos os dias Micros de 2 em 2 dias 1 ou 2 TPA semanais conforme a disponibilidade Resultados até agora e segundo o que consigo observar, os discus crescem a olhos vistos, vieram para cá do tamanho de um taso e já se parecem com um mini disco, espero que em breve estejam um CD Comem quase 10 tipos diferentes de comida, entre eles, artémia congelada, papa e tubifex e alimento-os em abundância durente o dia, pouco de cada vez. Quanto ao plantado, tive um ataque de algas filamentosas no ínicio e depois de introduzir ferro de um marca que tinha cá em casa e que pelos vistos não tinha só fe2+... Lá ando a batalhar com elas desde então e quase que as consegui erradicar, pelo menos já não se desenvolvem. Todos os comentários são bem vindos, abraços a todos.
  11. Olá a todos. A iluminação que tenho são pll de 6500ºK e irc de 82%, logo, mais parecido com a luz do sol, não sei se há... Quanto às cores muito claras das plantas, deve-se à máquina e aos filtros que ela utiliza, eu sou um péssimo fotógrafo, logo deu nisto Concordo plenamente!!! Ainda bem que gostaram e obrigado pelos incentivos, mas ó Rute tu és suspeita banana rock Parece e é leva brutos qualquer coisa como 130l mas tem à volta de 105l reais, a ideia é destes 3 discus fazer um casal e depois retirar o terceiro a mais, bem sei que não é muito espaço mas penso que lhes consigo proporcionar boas condições assim. Isso será para breve, ainda não tive tempo mas postarei o setup em breve. Obrigado a todos pelos comentários, venham de lá mais Abraços aquáticos.
  12. Viva. Montei este aquário em finais de Outubro, utilizei plantas "fáceis" e de baixa manutenção e apenas utilizei o que já tinha, desta vez não comprei plantas nenhumas, como o objectivo era ter discus, o plantado era secundário, se pudesse ser bonito... Óptimo Vamos às fotos, gostaria que dessem uma vista de olhos e já agora espero que gostem. Está simples bem sei, mas as plantas estão saudáveis e os peixes também e também importante, está ao meu gosto Espero que gostem, comentem se acharem que devem Desculpem só a qualidade das fotos mas a máquina é mázinha e o fotografo pior que a máquina Abraços aquáticos.
  13. Possivelmente uma Echinodorus bleheri (bleherae), não tenho a certeza mas pelo menos Echinodorus parece. Cumprimentos e parabéns ao aqua-paisagista.
  14. Olá a todos. Este parece realmente o caso, tenho a planta há coisa de uma semana, por isso é provável que seja mesmo isso... Eu li o artigo da trópica e fiquei com a sensação que esta era uma planta complicada, fiquei também com a esperança, que uma vez que era uma poda de outro aquário, a sua aclimatização fosse mais "pacifica", vamos ver... Penso que esta não tem a particularidade das cryptos, terá com certeza as suas, mas acho que melt não faz. Gostava de ouvir mais opiniões de pessoal que se tenha dado bem com esta espécie, vamos ver se aparecem Desde já obrigado a todos pela ajuda, vamos então esperar para ver Abraços aquáticos.
  15. Olá a todos. Adquiri recentemente umas amostras desta planta através de um membro do fórum. O que acontece é que depois de plantadas em pequenos tufos, em substrato trópica e turfa coberto por akadama, co2 pressurizado, ph 6,8, luz de 0,8w/l pll, nitrato entre 5 e 10 ppm, fosfato que não chega a 0,5ppm, 5ml dia sim, dia não de TMG e 10ppm de potássio por dia, plantei uns tufos mais à luz directa, outros mais tapados como dizia no site da trópica mas mesmo assim não vejo um único runner... Tudo o resto cresce bem, faz pearling e parece estar óptimo... O que estarei a fazer de mal? Cumprimentos a todos a desde já agradeço a ajuda.
  16. Mad_Biker

    Algas

    Viva de novo. Desculpem o testamento no post anterior mas tinha de ser. Ora bem, ponto da situação: Como medidas imediatas, fiz uma TPA de 50% e depois TPAS de 25% todos os dias durante uma semana, fertilização com TMG (micros) 5ml, de 2 em 2 dias e 10ppm de K por dia e reduzi a iluminação para 8h. As plantas voltaram a fazer pearling e as ludwigias repens começou a ganhar a coloração vermelha que lhe é caracteristica, quanto às algas, dei-lhes uma limpeza das boas e parece que deixaram de crescer, tenho notado ligeiras melhorias nos últimos 2 dias por isso vou esperar para ver o que vai dar. Para já, TPAS, 2x 25% por semana, 5ml de TMG dia sim, dia não e K todos os dias. O que acham disto? Devo aumentar a exposição à luz de modo a dar maior capacidade as plantas de absorver nutrientes? Abraços aquáticos e obrigado pela ajuda.
  17. Mad_Biker

    Algas

    Viva. Vamos então por partes: Está tudo bem, obrigado!!! O meu aquário tem 105 litros reais e não 150... Os otos neste tipo de algas, não tocam nem que a sua vida dependa disso (literalmente), o CAE, "infelizmente" tenho um e digo isto porque não o consigo apanhar, é optimo para comer algas tipo pó castanho mas filamentosas coma-as eu se quiser... Os SAE, já tive em tempos e têm uma particularidade, depois de tomarem o gosto por comida de peixe, as algas passam a ser "pouco" apeteciveis. Camarões entre reds e amanos tenho uns 40 e caracois tenho 5 pomáceas por sinal bens grandes que até vão "limpando" alguma coisita... Neste campo, se te lembrares de qualquer coisa que "penses" ser útil, já fiz ou já utilizei... Desde já, agradeço a preocupação e conselhos, mas sabes do que estás a falar em relação a fertlilizações e iluminação? Sabes o porquê do aparecimento de algas? Bla bla bla... Já li isso milhares de milhões de vezes e a prova que isso não é necessariamente verdade, é que há layouts lindissimos sem algas e com peixes a reproduzir, isto sim, sinal inequivoco da qualidade da água. A própria alimentação fundamental das plantas como dizes, é também a própria alimentação fundamental das algas e num aquário desiquilibrado, algas e plantas vão disputar esses nutrientes, o truque é introduzir apenas o que as plantas necessitam e ao mesmo tempo não existirem carências, logo, fertilizar quantas mais vezes ao dia possivel, em pequenas quantidades... Quanto à iluminação, sabendo que as plantas têm capacidade de "reservar" e as algas têm menos, limitar a luz e aniquilar a mais fraca parece ser uma boa solução... Como vês, posso não ter capacidade de equilibrar todos os nútrientes mas tenho uma boa noção de como as coisas funcionam. Há pessoas que sabem muito mais disto que eu aqui no fórum e estes são conselhos dessas pessoas, é bom ouvir todos e aproveitar um pouco de tudo... Cumprimentos e obrigado pela ajuda.
  18. Mad_Biker

    Algas

    Bactérias nitrificantes? Penso que nesse campo está tudo em ordem, o aquário está cilcado há 2 meses e o filtro utilizado era de um aquário ciclado muito maturado. Quanto a nitritos e amónia está tudo a 0, o que reforça a história das bactérias, quanto a fosfatos está a 0 e nitratos entre 0 e 5 ppm... Como te viste livre disto? Abraços aquáticos.
  19. Mad_Biker

    Algas

    Viva. Como tinham pedido, aqui ficam algumas fotos, mázinhas mas ficam... O que acham disto? Há esperança? O que acham de tudo isto? Afinal que tipo de algas são estas? Como me livrar delas? Abraços aquáticos, please !!!!
  20. Mad_Biker

    Algas

    Viva, Finalmente consegui encontrar a recarga que me faltava do teste de fosfatos e fiz o teste, deu-me práticamente 0, o valor de nitratos deu-me entre 0 e 5ppm, uma côr entremédia também, o ferro, o teste continua-me a dar 0, mesmo depois de ter fertilizado com o trópica nutrition liquid (ex-TMG). Já andava a fazer TPAs desde Domingo, a partir de hoje farei de 2 em 2 dias, 25%. Estou a fertlilizar com 5ppm de K e TMG, 2x por semana. Estarei a fazer bem? O que me indicam??? Quanto ao problema da "falta de vermelho" nas folhas da ludwigia repens rubin, alguma teoria? As algas rente ao chão parece que pararam de aparecer, mas mais junto à luz continuam a crescer, em especial no musgo, baixei também a iluminação para 8h/dia... Abraços aquáticos e vão lá ajudando por favor....
  21. Mad_Biker

    Algas

    Viva Também já tinha lido isso na embalagem do ferro e fiquei exactamente com a mesma dúvida, mas sem mais informação fiquei na mesma... Relativamente à alimentação dos peixes e como tenho discus, dou-lhes flocos sera, granulado para discus tetra e papa caseira, ainda que estas algas apareceram muito antes de dar qualquer papa e depois de lhes dar é que faço a tpa do dia, com respectiva aspiração de algum resto que eventualmente fique por comer. Em relação aos niveis de Co2, visto pelas tabelas de relação ph/kh tenho niveis de co2 de 36mg/l o que considero bom, talvez um pouco alto para algumas tabelas. Por estas razões começo a acreditar que o problema está no desiquilibrio de nutrientes até porque aconteceu uma coisa que considero relevante, as ludwigias repens cresciam com as folhas muito vermelhas e agora, apesar de crescerem bem, a sua coloração é bem mais verde que vermelha o que me leva a pensar que falta algo. Quanto ao sitio onde a alga mais cresce, é principalmente nos musgos e nas folhas mais velhas de anúbias, ou seja, plantas de crescimento mais lento. O que fazer? Continuo com as TPAs de 20% / dia e fertilizo com TMG e K na mesma??? Obrigado pela vossa ajuda, abraços aquáticos.
  22. Viva Já vou com 4 dias de TPAs e parece que cada vez tenho mais algas... Estou a desesperar, mas cada caso é um caso, boa sorte por aí :-D Abraços aquáticos.
  23. Mad_Biker

    Algas

    Desde já um super obrigado pela ajuda, estava a seguir o tópico quase hora a hora na esperança que alguém me ajudasse e já estava a desesperar... Quanto ao tipo de algas, são das que falo no sub-tópico, mas para ser mais preciso, são igualinhas ás deste tópico. Quanto ao TMG, actualmente vendido como trópica plant nutrition liquid, a única coisa que encontrei sobre as concentrações foi isto: Informação técnica do fertilizante Declaration W/W% (Gew./Gew.%, P/P%): K 0.80%, Mg 0,39%, S 0.91%, B 0.004%, Cu 0.006%, Fe 0.07%, Mn 0.04%, Mo 0.002%, Zn 0.002%. HEEDTA, DTPA, E123. Não sei interpretar estes valores, por isso agradecia mais uma ajuda... Mais uma vez obrigado pela ajuda, dá uma vista de olhos no tópico em cima, se fizeres favor, visto que não tenho máquina decente para tirar fotos a estas algas. Devo continuar a fertilizar então como fazia? Só acrescentar que tenho alguns reds e agora comprei umas ampulárias para tentar resolver o problema, já não sei mais o que fazer... Abraços aquáticos.
  24. Desculpem a apropriação do tópico mas estou com um ataque das mesmas algas, pode ser que a solução de um seja a do outro. Domingo fiz TPA de 50% e desde aí tenho feito 20% todos os dias, não fertilizo com nada neste momento enquanto faço TPAs. Reduzi de 10h para 8h diárias de luz mas parece que mesmo assim com isto tudo o ataque está a piorar... Tudo começou quanfo fertilizei com ferro da ocean nutrition, mas faço os testes e este valor está supostamente a 0... Seria bom ir adicionando o TMG para colmatar alguma falha na fertilização???? No tópico em baixo tenho o meu setup, apenas estou a escrever neste tópico porque no outro ninguém me respondeu... Mais uma vez peço desculpa, mas será que alguém me pode ajudar também? SETUP MEU AQUÁRIO Abraços aquáticos.
  25. Mad_Biker

    Algas

    Epa tantas respostas eu ainda fico confuso... Ajudem lá o desgraçadinho!!! Abraços aquáticos.