Comida Viva: onde arranjar?


Penedo

Recommended Posts

ontem fiquei com as artemeas na cabeça....

hoje comprei uma caixinha de ovos e fiz uma incubadora e ja tenho a primeira tentativa de ecoludir os ovos... espero que de certo... se der certo acho que nao deve compençar andar a apanhar artemea pois nao e muito cara e o processo parece simples

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 96
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Oi motar,

 

O processo para eclodir é simples e os ovos eclodem praticamente todos, o problema é as artémias chegarem ao estado adulto, como as que encontramos nas salinas, eu já tentei e é bem dificil acredita!!!

 

Fica bem... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu fiz assim...

arranjei uma garrafa de plastico grande cortei o fundo da mesma de forma a servir de suporte coloquei um litro de agua 1 colher de cafe de sal e uma colher de cha de ovos de artmia, liguei uma bonba de ar e coloquei o tubo no fundo da garrafa sem pedra difusora coloquei uma lapeda perto da garrafa para que ela tivesse luz suficiente.

:) e foi assim que fiz mas nao sei se fiz bem ou mal pois e a minha primeira tentativa a e verdade coloquei uma garrafa igual na varanda a com agua so para depois mudar de garrafa as larvas.

se tiverem alguma dica que possam dar agradeço. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Motar,

 

Normalmente coloca-se uma colher de sopa de sal por litro de água e utiliza-se pedra difusora para aumentar a circulação!!!

 

Mais sobre criação de artémias: http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...ight=art%E9mias :)

 

Fiquem bem... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Motar!!

 

Os ovos de artemia que existem no mercado servem de alimento aos alevins recem-nascidos de várias especies de peixes tropicais.

 

Conforme os peixes vão crescendo, o mesmo acomntece com as artemias. As artemias que existem nas salinas não servem de alimento aos alevins, mas sim aos juvenis. Essas que eclodem em nossas casas servem para alimentar alevins.

 

Pessoalmente nunca tentei criar artemia em casa.

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Depois de apanhadas as artemias será necessário congelar as mesmas para deste modo ter comida suficiente para um determinado periodo de tempo. Depois será apenas uma questão de separar em pequenas parcelas e administrar aos peixes com a regulariedade que lhe for mais conveniente.

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Entrei no fórum por causa da água salgada. No entanto, como já tive durante largos anos água doce (quase todas espécies - dos coridoras aos discus) visitei estes tópicos.

 

Quando criava escalares em casa tentei fazer crescer artémia a partir dos ovos que se vendiam no mercado na altura (lembro-me que só se arranjavam na Ruimar), a verdade é que acabaram por morrer uma vez que não sabia como alimentá-las. O cheiro era tão mau que acabei por desistir. Até hoje tenho a curiosidade de saber o que é que lhes poderia ter dado para elas crescerem. Alguém já experimentou?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi pessoal,

já á uns tempos que esperava por uma iniciativa destas, sou de lisboa e é só dizerem o dia em que vao que eu tambem vou mas tou a trabalhar, só posso ir no fim de semana, isto se nao se importarem com a minha companhia, claro! tambem nunca lá fui só espero que nao sejamos mtos para esgotar o stock de artémias!!

digam o dia.... e os transportes necessarios....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

hoje choveu bem:

que dizem fazermos uma concentraçao de aquariofilistas e irmos apanhar umas artemias no proximo fin e semana nas salinas que falamos anteriormente?

se estiverem interessados comuniquem :idea::idea:

vai continuar a chuver mais um dia ou dois

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

boas

 

eu sou das praias do sado :P

 

antigamente havia mtas salinas em actividade aki na zona mas infelismente mtas delas ja se encontram ao abandono e algumas delas sao de dificil acesso e outras vedadas pq sao viveiros de peixe.

 

se me disserem o local da salina onde estiveram da outra x eu posso la ir ver se ja ha artemia ou nao :D :cry: embora nao saiba o k é pk acho k nunca as vi :oops: mas nao deve ser mto dificil ja k elas sao aos milhoes :D :cry: posso dar uma vista de olhos mais nao seja pa vcs nao andarem com viagens desnecesarias.

 

matrix69

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Matrix,

 

 

As salinas das Praias do Sado em questão são conhecidas como as salinas dos pinheiros. Toda a gente nas redondezas as conhece por esse nome.

 

Logo a sua entrada estão dois ou tres pinheiros grandes.. dai o seu nome.

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao sou grande conhecedor dos nomes da salinas mas vou tentar saber quais sao ainda este fim de semana.

 

eu sei de umas em q a entrada tem uns pinheiros se calhar ate sao essas....

 

por acaso a entrada para essas salinas ficam numa curva???

se for essa entrada sei onde fica.

 

matrix69

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que junto ao moinho de maré perto Miratejo na margem Sul do Tejo existe artemia em grande quantidade do final da primavera até ao fim do verão.

 

Em 1996 até 1998 um amigo meu arranjava-me um saco cheio quase todas às 2ª feiras.

 

Deste essa data não sei como é... :oops:

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tive msm agora a falar com o responsavel das salinas e ele diz k ainda nao ha artemia temos de esperar mais 1/2 meses ate k o sal derreta pa termos artemia.

ele diz tbm k se formos em fevereiro k e a confinaça nessa altura ha sempre artemia ele diz tbm k podemos ir apanhar artemia quando quisermos desde haja e claro.

 

sei k as noticias nao sao as melhores mas foi o k o responsavel me disse

 

abraço a todos

 

matrix69

Link to comment
Partilhar nas redes sociais