sergioveterano

Membro
  • #Conteúdo

    957
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    1
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por sergioveterano

  1. Boas Sofia, poderá ser Syntrichia ruralis é um musgo bem comum, mais info aqui https://www.aquariumplantcare.com/star-moss-tortula-ruralis-ultimate-guide/
  2. Este aquário estava fabuloso, realmente devia durar mais tempo. Mas que venho o próximo é que seja ainda mais impressionante que este.
  3. Viva, Vasco a minha opinião é completamente impírica, apesar de na composição de ingredientes activos constar Polycycloglutaracetal uma forma menos reactiva de Glutaraldehyde. Glut é um biocida e um algicida, etc. o que à partida já deveria ser tido em conta ao usar o Excel. A Seachem faz bons produtos e a minha opinião vale o que vale, a marca não promove o Excel como algicida, aliás Polycycloglutaracetal tem a mesma composição elementar mas não as mesmas propriedades de Glutaraldehyde, promove apenas como uma fonte de carbóno orgânico alternativo/complementar. Já injecto CO2 por isso não preciso de usar os dois, é melhor manter as coisas simples às vezes. No entanto há quem o use para reduzir as algas, mas segundo li temos que duplicar a dose recomendada. Na net existem imensos "pros" e "cons" sobre este assunto, neste momento e visto que o aquário é recente não pretendo criar desiquilíbrios, e visto que tenho as algas sob controlo não o vou usar tão cedo. O que notei de imediato foram as Caridinas muito menos activas e juntas o que me fez redobrar a observação, felizmente não houve problemas com os camarões, nos musgos notei decomposição nos filoides e no geral a perderem a cor.
  4. Viva, já passou um mês desde a última foto, já se nota bastante o desenvolvimento das plantas, a Ludwigia arcuata já se começa a notar mas no geral ainda existe muito para desenvolver neste aquário. Também se nota bastante o aparecimento de algas staghorn e green spot sobretudo nas pedras o que nas pedras pequenas é uma chatice limpar. As staghorn acho que estão a regredir, e noto isto porque se desprendem com mais facilidade. Entretanto os lampeye já andaram a reproduzir-se, não tenho qualquer cuidado especial com eles, mas adiei a ideia de introduzir os tetras imperadores, não sei se é a melhor escolha, vai ser uma limpeza. Talvez opte por uma espécie mais pacífica. Alguns precalços: O skimmer da eheim agora só o coloco a funcionar por períodos curtos e apenas quando estou em casa, depois infelizmente ter encontrado alguns peixes e camarões lá dentro, no caso dos camarões não houve problema. Ainda tentei usar uma rede mas perde muito rendimento. Seachem Excel - andei a testar isto! O meu veredito é que não vejo vantagem em usar este produto, pode ajudar a baixar as algas, mas também compromete bastante o crescimento das plantas que é no fundo a melhor forma de as manter sob controlo. As primeiras a sentir o efeito foram os musgos isto porque obviamente são plantas com estruturas celulares menos desenvolvidas. São minusculos, mas já tem o brilho azul. Adoro esta espécie. 3/4 my favorite Frente Espero que gostem SVet
  5. Sim vou colocar essa planta era essa a minha ideia, mas a planta em questão está difícil de conseguir é a Ludwigia arcuara, eu tenho uns pés que estou cortar e a replantar mas dessa forma vou demorar mais tempo e o vermelho também não o consigo assim. A Cryptocoryne estava à espera que ela fizesse o meltdown inicial mas não fez e está assim meio deslocada, se ficar mais compacta poderá ficar melhor.
  6. Magnifico trabalho. Parabéns.
  7. Foi algum investimento sim, não é um hobby que sai barato, mas foi feito com tempo e sem pressas. 60 de profundidade, assim que tiver algum tempo completo o post. Obrigado, o bichinho fica cá sempre, ter de gerir o tempo às vezes é que o adormece. Obrigado Rodrigo, irei colocar assim que tiver tempo. Ainda me falta completar o layout com uma planta a vista frontal ainda está muito longe do que idealizei, esta vista tal como ele está é a que me dá mais prazer olhar. Sim Tiago são de inox, a ideia era não ter nada dentro do aquário apenas estes tubos. O tronco que faz o arco cria muita sombra por isso coloquei as t5 raramente ligo as 3, por norma só está uma de 6500K. Neste momento, e depois de bom desenvolviento inicial, tenho um desiquilibrio que ainda não consegui solucionar. As plantas pararam um pouco, especialmente a HC, já a podei e depois disso está a demorar a recuperar. Entretanto mudei os fertilizantes para seachem. De frente
  8. Data de Montagem 25-7-2015 Aquário 90x40x60 / 216l brutos Iluminação 2x 34w zetlight lancia zp400 (8h) + 3xT5 HO 39 w (6h) Filtragem ehiem professional 2 2222 + ehiem professional 3 2071 Aquecimento Hydor ETH 300 (24 °C) Outros equipamentos eheim skimmer, bomba de circulação com venturi (só liga de noite), filtro UV 36w Hardscape basaltos, troncos Substrato Tropica aquarium soil, ADA aqua soil Amazonia , ADA Colorado Sand Fertilização EI (adaptado diariamente) + CO2 pressurizado com reactor interno Fauna Caridina multidentata, Aplocheilichthys normani Flora Anubia barteri var. Petite, Aponogeton crispus "Red", Bolbitis eudelotii, Cryptocoryne beckettii "Petchii", Cryptocoryne bullosa, Eleocharis accicularis "mini", Eleocharis sp, Hemianthus callictricoides, Hydrocotyle verticillata, Hygrophila pinnatifida, Ludwigia arcuata, Pogostemon erectus, Rotala sp. green, Rotala rotundifolia, Staurogyne repens, Txiphyllum "Spiky" 23 dias depois da montagem Futuramente colocarei o step by step deste aquário.
  9. 100 ppm de NH3 é muito, bem com 10 ppm de NH3, é isso que tens certo?
  10. O meu palpite é excesso de nitratos e em especial nitrito, que pode sem tóxico mesmo para as plantas nestes valores tão altos. Tal como é para as plantas terrestres o excesso de nitritos é tóxico, neste caso as plantas estão ainda sob a forma emersa e pode ser isso. Tenta baixar o pH e aumenta o CO2 para 30 ppm, além de controlar esses valores NH2 NH3 para níveis aceitáveis. O ideal era colocares alguma planta já adaptada ou aquática temporariamente a tirar isso, e para não andares a recorrer a tpas gigantes.
  11. Viva tens a anubia com o rizoma enterrado no areão, se sim tens de tirar e atar a uma pedra ou ao tronco. Podias ter espalhado o musgo melhor na raiz, essa porção que tens aí deve dar para espalhar com ajuda de uma linha por todo o tronco. O mesmo para a Micranthemum isso bem espalhado dava para cobrir o areão todo, assim não vai crescer tão bem. Sem conseguires mais pedras dessas mas mais pequenas era bom, ajudavas na composição. Para já estás são algumas coisas que podem ajudar. Acho que o que vai ditar as coisas no teu caso é a luz, acho 10w pouco.
  12. Paulo a ADA não faz milagres, apesar de serem produtos de superior qualidade. De facto há mais de uma maneira de esfolar o gato, como diz o provérbio. O que realmente faz a diferença é a consistência, observação, paciência e a experiência ganha ao longo do tempo com tentativa e erro. Existem tantos aspectos a ter em conta que afirmar que as plantas estão assim apenas e só por causa de uma marca que consideras milagrosa é redutor. O teu papel é bem mais importante no sucesso que estás a ter. Em relação ao teu aquário não sei se a ideia inicial era fazer um duch ou se evoluiu para esse estilo, a mim parece-me mais essa vertente, não se veêm muitos por cá. É um verdadeiro desafio um duch.
  13. sergioveterano

    Lost Nature

    Viva, muito bonito e realmente inspiradora esta montagem, parabéns
  14. Viva, João acho a ideia muito interessante. Gosto de ouvir rádio, aliás ouço mais do que vejo televisão. O programa Os Bons Rapazes na antena 3 é dos que mais ouço. É bastante descontraido e metem uns mexericos lá para o meio. Uma hora chega perfeitamente e se for um programa falado é bastante tempo, basta ver os programas do tipo nas nossas rádios. Penso que deveriam ser mais do que um apresentador para a coisa não estagnar. Não sei as implicações técnicas mas o programa poderia ser em directo para que se pudesse ligar ou mandar mensagens para o blog da rádio. O Hugo já deu também umas sugestões, mas acho que deveria haver um tema para que o programa não se perdesse. Acho que isto merecia um casting, .
  15. Viva, João o aquário do evento está a ganhar alguma alma, em breve vou deixar aqui algumas fotos. Nunca tinha testato a Elos e graças a este evento tive a oportunidade de os testar. Já lá vão 3 semanas e as plantas estabeleceram-se bem, o aquário não tem filtro nem aquecedor, no entanto a temperatura ronda os 24º. A circulação é feita com uma pequena bomba da Eheim que serve ao mesmo tempo para dissolver o CO2.
  16. É um acrílico branco, mas não é opaco espalha a luz, é daqueles que são usados nas caixas de luz, nos reclamos de publicidade. Tenho ligado e sincronizado com o timer das luzes, de vez enquando tiro para fazer a manutenção e como tenho acesso por trás algumas vezes não o coloco. A luz não deve "apanhar" nenhum fio, pois isso vai dar um efeito de sombra, ou seja vais ver a sombra criada pelo fio ou outro objecto que coloques entre a luz e a placa de acrílico. Sabendo isso podes criar efeitos colocando algo para dar efeitos, já aqui vi no fórum o Speedguppy que colocava algodão, e isso dava o feito de nuvens espetacular. A iliminação que uso é daquelas "calhas de cozinha" que se vendem já tudo montado. Mais tarde coloco fotos. Entretanto, apesar da baixa do Apistogramma, hoje estava a alimentar a bicharada e reparei num pequeno peixe, a principio pensei que fosse uma folha, mas olhei melhor e era um Nematobrycon palmeri. Olhei melhor melhor para a moita de Micranthemum umbrosum e vi mais uns quantos, não sei ao certo quantos são mas tem quase 1cm. É um dos tetras mais bonitos que conheço tenho apenas um macho com 4 fêmeas. É assim a natureza tira com uma mão mas dá com a outra.
  17. Viva, António o backlight é uma placa de acrílico com uma iluminação na base. Há que coloque a luz em cima mas neste caso em baixo realça mais a passagem entre as pedras. A placa comprei na IZI acho que foi 8Eur.
  18. Viva, o Apisto morreu ontem. Não consegui que ele ingerisse nada por isso esmaguei o comprimido e despejei a mistura em cima dele, no dia seguinte de manhã fui ver e já sabem. Vou ver se arranjo tempo para colocar um post da outra montagem.
  19. É comercializada pela marca Anubias, consegui encontrar em Odivelas na Casa dos Discus. Obrigado pelas dicas é pelo esclarecimento com o Flagyl. Se quiseres uma muda desta planta diz.
  20. Viva Ricardo vou misturar com artémia, mas já sei que maior parte vai ser comida pelos outros peixes que deixam passar pouca coisa, por isso é que pensei em isolá-lo nem que fosse só para esse processo, muitas vezes ele esconde-se e é impossível localizá-lo no meio das plantas. Só mais uma coisa o antibiótico é para administrar durante 6 dias? Entretanto adicionei mais uma planta Ranunculus papulentus, não é esta na foto a minha ainda está muito pequena.
  21. Viva, ontem pareceu-me mais activo mas pelo sim pelo não hoje vou começar o tratamento com Flagyl.
  22. Ambiente geral da sala Spaar quais são as consequências para as plantas com o tratamento com o Flagyl, talvéz seja melhor isolar o peixe?
  23. Viva, ontem reparei que o Apistogramma macho não comeu, e hoje está muito parado mas comeu granulado mas pouco. Estou com um mau presentimento. De aspecto não tem nada que possa assinalar. Vou insistir a ver se come um pouco de artémia hoje. A fêmea era muito mais tímida e agora está muito à vontade.
  24. Viva, agradeço a toda a equipa da organização (Bruno Rodrigues, Carlos Resende, Catarina, Cristiano Damásio, Eduarda Silva, Francisco Júnior, António Filipe, João Felisberto, José Brardo, José Lapa, Mario Friesas, Mélina, Nuno), patrocinadores (Elos, Anubias e Scalare), e ao Munícipio de Salvaterra de Magos a oportunidade que deram à aquariofilia de se mostrar um pouco ao público. O espaço era muito bonito bem como a envolvente. Para quem não foi, perdeu (emuito) um evento que embora pequeno estava muito bem organizado e com excelentes condições. Em relação aos workshop, claro o que gostei mais foi o do Filipe, o homem domina completamente a arte. No domingo assisti também à palestra do Machado de Sousa e gostei, embora só faça uma vaga ideia daquilo que disse. Obrigado também ao contributo de Alberto Reis (APK), José Carlos (Fórum Discus) e José Bentes (APC). Um abraço Sérgio Veterano
  25. Viva, vou manter o layout, mas tirei a glosso porque ficaria muito grande. Replantei melhor o aquário e vou colocar uns musgos e quem sabe para o ano se repetirem a proeza de oraganizar outro encontro levo-o para exposição no evento. Mais tarde irei colocar umas fotos e os respectivos agradecimentos.