Killies Em Aquário Comunitário


Miguel Madeira

Recommended Posts

Preciso de uma ajudinha,:

ja alguem esperimentou fazer um aquario comonitario de killies?

E possivel?

Bem eu tenho um aquario de 80 litros livre, e dentro em breve terei as seguintes especies:

 

F. Gardneri Albino

F. Walkeri Kutunses

A. Australe Gold

A. Australe Orange

A. Australe Chocolate

A. Schelli

F. Gardneri

F. Nigeriano Lafia Gold

F. Sjoestedi Blue Gularis

Simp. whitei

Simp. Whitei Albina

Simp. Perpendicularis

Simp. Bokermanni

A. Striatum

F. Gardneri N'Sukka

 

 

 

Agora precisava de saber quais delas posso juntar sem perigo de hibridos ou de lutas, e quais devo manter sosinhos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 79
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Bruno

 

Não me parece boa ideia o que queres fazer, sobretudo se queres evitar brigas e hibridos.

 

Passo a explicar:

 

- Se juntares os Fp. Gardneri Albino , Nigerianus Lafia, Gardneri N'Sukka e Sjoestedi vais ter brigas de certeza! Os machos podem ser terríveis uns com os outros. Por outro lado, as fémeas são práticamente iguais. Não só vais ter muita dificuldade em juntar novamente os casais, como irás ter hibridos de certeza absoluta. A excepção aqui será o Sjoestedi mas, devido ao grande tamanho que atinge, não é aconselhável juntá-lo com o que quer que seja (principalmente com os pobrezinhos dos Aphyosemions)!

 

- Os Aphyosemions, em geral, são pacíficos uns com os outros mas voltamos ao problema das fêmeas! Estas, são mesmo todas iguais! Não sei se poderá haver hibridos nos aphyosemions mas em relação às 3 espécies de australe que falas, de certeza que isso acontecerá!

 

- Relativamente aos Simps, não sei muito bem se são agressivos para outras espécies. Entre si são de certeza. E não me parece boa ideia juntá-los com os fundulopanchax!

 

Se o teu objectivo é fazer um aqua comunitário puramente decorativo, penso que o mais importante a evitar são as brigas. Nesse caso, no teu lugar, esquecería os fundulopanchax e os Simps. e faría o aquario somente com os aphyiosemions que, além de serem pacíficos, são muito bonitos. Mas já sabes que nesse caso poderás ter hibridos e, caso pretendas no futuro isolar os casais, será muito dificil reconhecer as fémeas de cada tipo.

 

E não te esqueças que tens que proporcionar esconderijos para os peixes não brigares e stressarem! Um aqua de 80 litros não é muito para isso, sobretudo se lá vais colocar tantos peixes!

 

Planeia bem isso, OK?

 

E já agora, espera por mais opiniões, para poderes comparar. Há por aqui muitos amantes da killifilia com muito mais experiencia que eu.

 

1 abraço

 

Eduardo Bernardo

APK 145

KT 144

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Ola.

 

Tenho um aquario de 20L Hexagonal da Aquapor.

Estou a pensar que peixes poderia colocar neste aquario e sugeriram Killies.

Queria saber a vossa opiniao e tambem qual a especie que aconselham e se existe alguma loja onde a possa adquirir.

 

dados do aquario:

 

Aquario: 20L Hexagonal da Aquapor

Iluminacao: 1x15W Lampada compacta 6400K

Filtro: Eheim Fluval Plus 1 (200L/H)

Substrato: Areia de silica (talvez mude posteriormente para um substrato proprio para plantas)

Decoracao: Pedra de Xisto e duas conchas iguais a da foto que esta no meu avatar.

Flora: Valisnerias spiralis, Limnophila Sessiliflora e Ludwigia Repens

fauna: Neocaridina denticulata sinensis (camarao red cherry) e Neritina natalensis (caracol)

CO2: Ainda estou a ponderar se vou adicionar CO2 ou nao.

Agua: neste momento esta a 27/28 graus e o PH a 7.2, se adicionar CO2 em principio vou ter um PH com cerca de 6.5.

 

Cumprimentos,

Samuel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

Obrigado pela ajuda. Vou ver o site que indicaste para conhecer melhor as especies. De momento ja tenho uns Tanichtys no aquario, mas quando puder quero ter uns killies. Quando a convenção vou estar atento para ver se posso lá ir, onde posso obter informação sobre a convenção?

 

 

Cumprimentos,

Samuel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Se, por suposição, alguém quisesse colocar como "peixe de cardume" num plantado, uma espécie de killie , haveria alguma espécie mais apropriada para essas condições?Se sim , qual ou quais? (o factor "facilidade" de aquisição é importante...)

Essa espécie teria como companhia, para além das plantas, camarões e ottos e sae`s...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Apesar de na sua maioria os killis não são peixes de cardume, acho que as Jordanelle floridae podem vir a fazer cardume no aqua, mas, não tenho a certeza :wink::roll:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epiplatys Annulatus ou Pseudoepiplatys Annulatus? (ou lá como se escreve)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Das especies mencionadas só os lampeyes estão correctos. Estes, dos generos Lacustricola, Poropanchax etc, que derivaram do antigo supergenero Aplocheilichthys têm habitos gregarios, embora não exactamente de cardume. O mesmo se pode dizer dos Procatopus, dos Hypsopanchax,dos Fundulus, dos Plataplochilus e das Oryzias. Tambem se poderiam aqui incluir os Lamprichthys só que estes necessitam de condições especiais.

Como se pode ver nenhuma das especies que mencionei são faceis de obter, mas apareça na nossa convenção, com alguma sorte haverá um ou mais lotes destes generos e poderá tentar adquiri-los no leilão. Isto se entretanto no comercio ou com um dos nossos socios poder adquirir os generos mencionados, o que não é provavel.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me estava a referir ao aspecto gregário das espécies que mencionei, apenas que um aquário plantado com as espécies que mencionei fica bastante interessante :)

E falo pelos que já vi. Aliás um amigo meu mantem um cardume annulatus num plantado com bastante sucesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se, por suposição, alguém quisesse colocar como "peixe de cardume" num plantado, uma espécie de killie , haveria alguma espécie mais apropriada para essas condições?

 

Para mim, um dos melhores peixes de cardume para aquários plantados é precisamente um killie: Aplochelichthys normani

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Miguel. Aplocheilicthys normani em cardume é muito bonito.

Claro que eu sou suspeito a falar de cardumes de annulatus, pois tenho 1 enorme, cerca de 15 casais. Não andam muito naquele estilo dos néons, mas fazem um aquario excelente.

Adoram plantados, além de os meus ainda terem a companhia de red cherries e ottos. Dão-se todos lindamente...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá a todos!!Vi alguns detes tópicos e algumas fotos e realmente estes peixes k eu não conhecia são realmente muitissimo bonitos!! Podem ser postos em aquarios comunitários??Esão agrassivos ou não??Tenho red cherrys e são a minha paixam do momento..lol será k os killies os matam??Ajudem-me por favor!!gostava de saber se posso po-los com segurança e sem mortes no meu aquário...

Obrigado a todos

Dani

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dependendo da espécie, mas um aphyosemion, ou mesmo um fundulopanchax, vai achar os red cherrys mais pequenos um verdadeiro piteu.

 

Outra coisa é misturares os killis com outros peixes.

Eles agressivos não são, mas também não gostam muito de misturas.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Tive os n´sukka com os guppys e não vi problema nenhum. Alevins de guppy é que nunca via nenhum :twisted:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Gostava que me dessem a vossa opinião sobre a possibilidade de ter killies num plantado comunitário com discus e ramirezzi!?

São compativeis?

Estava a pensar numa destas espécies (inclino-me mais para a primeira):

Aphyosemion Australe

Fundulopanchax Gardneri

Simpsonichtys Fulminatis

 

Sabem onde arranjar estas e outras espécies no Norte?

Algum contacto de algum membro do núcleo da APK de Gondomar?

Muito Obrigado!

Abraço,

 

Marinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Marinho

 

Já muito se escreveu acerca da compatibilidde de killis em aquarios comunitarios, alguns tópicos ainda estão por aí. A meu ver (como pseudo-criador que possa ser) não aconselho a mistura com mais especie nenhuma, mas se calhar pessoas mais experientes que eu poderão dar uma outra opinião.

 

Quanto a misturar peixes Sul Americanos (Discus e Ramirezzis) com killis africanos (caso dos Aphyosemion e do Fundulopanchax) é que não acho mesmo boa ideia.

Quanto aos Simpsonichthys fulminantis, de facto já são peixes Sul Americanos, mas necessitam de turfa no aquario. O macho tentará acasalar com a fêmea e empurrá-la-à contra o substrato que se for de areão, causará graves feridas na fêmea, podendo esta vir a morrer em alguns dias.

 

Agora tu é que sabes que riscos estás disposto a correr. Eu como não gosto de arriscar nos meus peixes...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais