Samufish

Membro
  • #Conteúdo

    279
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Samufish

  1. Olá, Podes dizer-me o que achas da Akadama? Compras-te a normal não é? É que vou remodelar um aquário de 180L e estou na duvida entre a Akadama e o Ada Aquasoil, claro que a minha duvida é a diferença do dinheiro e se a Akadama vai fazer o mesmo efeito. Cumprimentos, Samuel.
  2. Eu tive esse problema num disco. Se for do intestino a solução é muito simples, dá-lhe espinafres, podes cozer e picar para lhe dar ou então comprares congelado nas lojas de peixes. Mesmo que ele não coma logo insiste, vai deitando que ele acaba por comer, os espinafres vão ajudar a resolver o problema do intestino. Podes também procurar um remédio para o disco mas os espinafres devem resultar.
  3. Olá. Já agora uma pergunta, os discos que não estão a comer nadam normalmente? Eu tive um problema com o meu que também não estava a comer e nadava de cabeça para baixo, parecia que não tinha equilibrio. Depois verifiquei que tinha um inchaço na parte de baixo. Fui falar com o Sr. Rui da Ruimar, levei-lhe fotos e ele foi impecável. Disse-me que o disco estava com problemas no intestino, para subir a temperatura do aquário, colocar um medicamento (esha2000 se não me engano, depois posso pôr o nome certo se for preciso) e o mais importante disse para dar espinafres ao disco porque ajuda a "desentupir" o bicho. Fiz o tratamento e passado 3 ou 4 dias o disco estava ok, a nadar e a comer normalmente, fartou-se de "(palavra censurada)". Agora de vez em quando dou espinafres com a comida para prevenir esta situação. Existe espinafres congelados, como a artémia, larvas etc... Espero ter ajudado, Samu.
  4. Samufish

    Discu Sózinho

    Olá, Eu tenho um disco sozinho no meu aquário desde pequenino, tem agora cerca de 4 anos e é super saudável. Quando veio para o aquário tinha meses e o companheiro morreu logo ao inicio. Penso que ele está habituado, é rei e senhor do aquário. Agora se estão habituados a estar em grupo e ficam sozinhos isso já parece mais complicado, ou vice-versa. Cumprimentos, Samu.
  5. Olá. Obrigado pelas vossas respostas. Estava à espera de mais comentários, mas pelos vistos o pessoal não se interessou. De facto as plantas estão a evoluir desde que mudei a saida da água do filtro para a posição horizontal´. Já acrescentei plantas novas, estou a adicionar CO2, coloquei uma lâmpada da Sera própria para lâmpadas e as plantas estão a crescer a olhos vistos e as algas não voltaram a aparecer. Cumprimentos, Samu.
  6. Samufish

    Tropical Freshness

    Olá. Parabéns pelo aquário. Seguramente um dos mais bonitos que vi aqui no fórum e também acho que está bastante natural. As plantas estão muito bonitas. Já tentei fazer um tapete com Tenellus mas não consegui, não cresceram quase nada e as algas levaram a melhor... Ver o teu tapete dá-me vontade de tentar de novo... Cumprimentos, Samu.
  7. Olá. Comprei um aquário da Aquatlantis de 180L há uns meses. Não quis montar o filtro de decantação que vinha no pacote então comprei um filtro externo Eheim 2115. No aquário antigo (120L) tinha um filtro externo da Lifetech e sempre utilizei a saida de água do filtro na horizontal ao nivel da água do aquário. Quanto comprei o filtro o vendedor disse-me que a colocação correcta da saida do filtro é na vertical de forma à agua entrar no aquário e fazer bolhas, diz ele que essas bolhas é que provocam as trocas gasosas. Sempre tinha ouvido dizer que a saida do filtro devia fazer era corrente no nivel da água para fazer as trocas gasosas... que confusão... decidi fazer o que o vendedor aconselhou, até porque o homem tem muitos anos de aquariofilia nas pernas,e a explicação dele fazia algum sentido... O problema é que passado algumas semanas tinha o aquário cheio de algas filamentosas. Tenho SAEs, Ottos e Ls no aquário e não davam conta do assunto. Fiz o tratamento radical das TPAs diárias e nem assim. Resolvi então colocar a saida do filtro da maneira antiga, na horizontal de forma a fazer corrente na superficie da água, voltei a fazer as TPAs, desta vez menos agressivas, e agora tenho as algas controladas. Reparei também que estava a acumular muitos detritos perto das rochas e que agora com a saida do filtro na nova posição já não acumula tanto lixo nos sitios mais escondidos. Desculpem o testamento mas isto parece ser importante. Qual será afinal a posição correcta para a saida do filtro no aquário? Cumprimentos, Samuel.
  8. Olá Ricardo. Vim dar uma olhadela no tópico do teu aquário e descobri que tens um aquário igualzinho ao meu. Tenho o meu hà uns meses e também já me deu um problema com as algas filamentosas. Agora já tenho o problema controlado. A diferença do meu é que não montei o filtro que vinha incluido, montei um filtro externo Eheim 2115. A iluminação também não é igual, as minhas lâmpadas são as duas daylight, a que tu tens para as plantas compraste para colocar? também estou a pensar mudar as lâmpadas, uma de cada vez porque não gosto da côr das daylight e acho que preciso de uma lampada própria para as plantas. Senão me engano utilizaste Flora Depot debaixo do areão não foi? Pois... eu só coloquei areão. Tenho que procurar um fertilizante para colocar no areão, penso que existe uns que se colocam debaixo das raizes. Gostei muito da diferença das mudanças no aquário, mas ao que parece ele já está mais evoluido... que tal umas fotos? Prometo que vou pôr umas fotos do meu assim que estiver em condições. Cumprimentos, Samu.
  9. Olá. Desde que deixei o meu aquário aberto só com a calha de iluminação por cima descobri a nova vocação dos SAEs que é fazer saltos suicidas. Eles saltam aparentemente sem qualquer razão para fora do aquário. Os meus já têm cerca de 10cm. Eram 3, neste momento só sobra um. O primeiro morreu já há muito tempo ainda tinha o aquário semi-tapado e fui dar com ele atrás do aquário. O segundo encontrei-o já morto junto da arvore de natal que está ao lado do aquário, o safado queria abrir as prendas mais cedo... O terceiro também já tentou suicidar-se mas sem sucesso. Imaginem que estava no sofá com a minha mulher a ver um filme, o sofá está a meio metro do aquário, luzes apagadas, filme calminho, ouvimos um barulho estranho na água do aquário e de repento a minha mulher salta do sofá porque o SAE caiu em cima dela. O tipo saltou quase um metro!!! Desta vez o peixe foi logo devolvido ao aquário e está de perfeita saude. Resta esperar a próxima tentativa de suicidio. Já tive uns comedores de algas, os Garra Ceylonensis, que tinham as mesmas tendências suicidas... Alguém sabe porque isto acontece? Desculpem o texto longo mas o epicódio do sofá foi muito engraçado. Cumprimentos, Samu.
  10. Ola. Comprei os neritinas na Naturline e lembro-me de ver lá na loja um aquario com um tronco enorme coberto destes ovos. Claro que tinham Neritinas neste aquário. Quer dizer que vão passar o tempo todo a pôr ovos e não há nada a fazer? Cumprimentos, Samu.
  11. Ola. Apareceram estes ovos no meu aquário pequeno: Neste aquário tenho 2 neritinas, 2 ottocinclus, 6 guppies e 6 silvertip (hasemania nana). Agradecia que me ajudassem a identificar a origem dos ovos. Cumprimentos, Samuel.
  12. Olá. O ideal seria tirares já esse peixe para outro aquário e tratares a parte. Senão tiveres outro aquário tens que ter atenção aos outros peixes e plantas que tens no aquário. Se forem só Guppies não tens qualquer problema em subir a temperatura. Quanto à temperatura ajuda e muito subires até cerca dos 29/30 graus mas deves adicionar um medicamento próprio para ictio (sempre usei o da Mardel, não falha). Costumava ter problemas com ictio regularmente mas desde que decidi manter os meus aquários com a temperatura entre 28/29 graus nunca mais tive problemas com ictio. Espero ter ajudado, Samuel.
  13. Olá. Como combinado aqui estão as fotos da calha. Cumprimentos, Samuel.
  14. Ja tenho as fotos da calha mas não consigo colocar online porque o site onde coloco as imagens está a dar erro. Assim que conseguir coloco aqui. As medidas da calha são C100xL19XA05. Continuo admirado porque as plantas estão a fazer pearling só com 0.4W/L. Será que estão a reagir assim porque os espectros das lâmpadas são os mais indicados? até a rotala está a fazer pearling e eu pensei que fossem plantas mais exigentes.
  15. Ola Antonio, se procuras um reflector com cerca de 72w eu sei de uma loja onde têm um reflector com 3x25W T5, penso que as lâmpadas sejam de 10.000K, a parte boa deste reflector é que podes comprar lâmpadas T5 de vários espectros e assim variar a iluminação. Se quiseres saber qual é a loja envia-me uma MP. Cumprimentos, Samuel.
  16. Olá. Aqui estão algumas fotos do aquário remodelado com a nova calha. Começei hoje a adicionar CO2 e as plantas já estão a fazer pearling, como podem ver na terceira fotografia com a Anubia. Penso que seja um sinal de que a iluminação é suficiente. Aguardo as vossas opiniões. Cumprimentos, Samuel.
  17. Ola. Depende do que pretendas colocar no aquario. Os kits normalmente sao baratos mas se quiseres ter plantas ou peixes mais dificeis de manter podes vir a ter problemas com a iluminacao e filtros, isto por serem pouco potentes. Se queres comecar com pouca coisa um kit serve perfeitamente. tens que pensar primeiro no tipo de aquario que queres manter e depois ver qual o melhor equipamento para o efeito. O melhor e sempre poderes escolher tudo separado, um bom aquario, quanto maior mais facil sera manteres os niveis estaveis, uma iluminacao adequada as plantas que vais ter, para teres plantas de exigencia media faz contas para teres 0.5 watts de potencia por litro, e o melhor e sempre um filtro externo, os filtros tens com varias potencias, vai tudo depender das plantas e peixes que pretendes ter no aquario. Quanto ao preco dos kits para dar uma opiniao so sabendo o que cada kit inclui de equipamento. Cumprimentos, Samuel.
  18. Bem, parece que o pessoal esta de ferias... De qualquer forma optei por ficar com o reflector de 2x25W, comecei a adicionar CO2 e agora vou ver como as plantas reagem. Em breve coloco fotos no forum. Cumprimentos, Samuel.
  19. Olá, Preciso de ajuda dos especialistas em iluminação para escolher um reflector com apoio lateral para o meu aquário. O meu aquário tem C80xA50LA30, 120L, de plantas têm rotalas sp., Cryptorines, Echinodorus, Ceratopteris, Fetos, Anubias etc... Comprei hoje um reflector de 100cm com 2x25 T8, não trazia lâmpadas então comprei uma Hagen Power Glo (18000K) e uma JBL Solar Tropic (4000K). Fazendo contas com este reflector tenho cerca de 0.4W/L. A minha duvida é que ainda posso troca-lo e a hipotese seria um reflector de 75cm com 3x24 T5 (acho que são de 10000K) que daria 0.6W/L. O preço é sensivelmente o mesmo. Experimentei o primeiro reflector e gostei muito da luz e da côr das lâmpadas, embora por outro lado o outro tenha mais potência embora não tenha o mesmo espectro (penso eu que não percebo muito de lâmpadas). O que queria que me explicassem é se fico bem servido com o primeiro reflector ou se a potência é o mais importante e deva optar pela segundo. Obrigado pela ajuda. Cumprimentos, Samuel.
  20. Já corrigi. Enganei-me no link.
  21. Olá. Tenho este L no meu aquário há uns tempos. Finalmente consegui fotografá-lo. Podem clicar na foto para ampliar. Foi me vendido como sendo um LDA25, tenho quase a certeza que não é. Primeiro pelas pintas amarelas, segundo porque os hábitos são completamente diferentes, o outro LDA25 que tenho passa o tempo no areão e este L passa o tempo todo escondido nos troncos, excepto à noite quando sai, agora como está a ficar maior já sai durante o dia e hoje consegui esta foto. Podem ajudar-me a identificá-lo? Cumprimentos, Samufish
  22. Ola a todos. Ja pus de lado a ideia de juntar os Julies com os Brevis. Amanha vou buscar um casalinho de Brevis para o aquario. Ja tenho a decoracao pronta para eles. Queria mesmo era uma especie de peixe que habitassem o resto do aquario, compreendo que o aquario nao seja muito grande dai o meu cuidado para nao fazer asneiras. O Nelson sugeriu o Cyprichromis para colocar no mesmo aquario, estive a pesquisar e gostei muito do peixe. Se ele nao interferir nas posturas dos Brevis talvez pense em colocar uns 3 no aquario. Podem indicar-me em que lojas de Lisboa ou arredores costuma haver e qual o seu preco medio? Cumprimentos, Samu.
  23. Ola Nelson. Obrigado pela ajuda. Ja percebi que vai ser complicado por causa da territorialidade dos Julies. Presumo que nao exista nenhuma especia de ciclideo que possa partilhar pacificamente estes 54 litros com os brevis? Cumprimentos, Samuel.
  24. Ola. Vou voltar a montar um aquario com ciclideos africanos. Tenho um aquario de 54 litros ja montado com areia de silica, rochas e conchas, de plantas tenho valisnerias, feto e musgo de java e Anubias Nana, e para ja vou colocar um casal de Neolamprologus brevis, para alem de umas ampularias. Como gosto muito de Julidochromis transcriptus estava a pensar se serao compativeis, visto os Brevis serem conchicolas e os Transcriptus habitarem nas rochas. Gostava de saber a vossa opiniao. Havera problemas no caso de alguma das especies procriar? Ainda quanto aos Transcriptus, visto ser dificil identificar um casal juvenil, quantos peixes aconselham a colocar neste aquario para tentar juntar um casal? Cumprimentos, Samuel.
  25. Ola. Nao queres indicar a marca e referencia da lampada? Eu ja comprei umas lampadas compactas da marca Italight com 14W de 6400K com cascilho E27 no Aki mas nunca mais as encontrei a venda, encontrei umas de outra marca no Mestre Maco semelhantes mas a luz nao tem nada a ver. Cumprimentos, Samu.