***the Lost Island***


marinho

Recommended Posts

Caros amigos do fórum...finalmente e após alguns (meia dúzia) de meses de estudos e de aquariofilia, lá montámos o nosso plantado! Parecia que nunca iríamos conseguir acabar mas a paciência é uma virtude e como tal, aí está ele!

Como queríamos gastar o menos possível no aquário optámos por ir comprando o material usado aqui no fórum e em alguns casos sermos nós próprios a fazer as coisas.

No setup que passo a seguir, descrimino os valores em causa para terem uma ideia e ao mesmo tempo é uma maneira de agradecer a todos os membros que ficaram assim ligados ao nosso aquário e, eventualmente, ajudar alguém que tenha em mente um projecto parecido!

Os nossos agradecimentos especiais ao “Vitlated” pela disponibilidade que demonstrou em ir lá a casa dar uma mão na montagem do plantado, levar plantas e 75L de água “especial” e nos transmitir todo o seu conhecimento. Vale a pena ver, rever e adicionar aos favoritos: http://vitlated.blogspot.com

 

Setup:

 

Nome: The Lost Island

 

Data da montagem: 26/09/06

 

Dimensão: 120 x 40 x 50 cm vidro de 10 mm (comprado por €135 na Vidromoldura)

 

Iluminação: Calha Azoo “modificada” de 2 x 30w T8 para 4 x 55w PLL 6500k + 3 led’s azuis (comprado por €50 ao membro “pedrojorge” e alterada por mais €55 em material da ilumina.pt pelos meus amigos Ricardo e Zé... thank’s a ambos!)

 

Filtragem: Filtro Eheim 2026 (comprado por €100 ao membro “carlosmf1”)

 

Aquecimento: Jager 300w (comprado por €15 ao membro “pedrojoel”)

 

Substracto: ADA Powersand Africana 9L (€50 ao membro “vitlated”) + Lavaert 40L (€40 na Animalife…obrigado ao Luís pelas ampulárias de oferta…xissa que foi difícil dar com a baixa da banheira)

 

CO2: Pressorizado, 500g Papilion (comprado por €110 ao membro “vitlated”) + valvula selonoide

 

Móvel: 120 x 40 x 80 cm - copiado por um catálogo da Eheim (madeira 19mm €50, tubos inox 35mm €40)

 

Decoração: Pedras (“gamadas” no jardim do meu pai)

Troncos de videira (“gamados” nas vinhas do meu avô)

 

Flora: (compradas aos membros “nfdc”, “josé”, “aquaben” e sobretudo “vitlated Meu-deus-tantas-plantas” www.naturalaquario.com por um total de +/- €40... obrigado ao “aquaben” pelas ampulárias de oferta!)

 

Eleocharis acicularis

Glossostigma elatinoides

Ludwigia Inclinata var. Cuba

Didiplis diandra

Peplis diandra

Ludwigia arcuata

Heteranthera zosterifolia

Rotala rotundifolia

Anubias barteri nana

Anubias barteri petit

Eusteralis stellata

Hemianthus micranthemoides

Micranthemum umbrosum

Rotala macrandra

Vesicularia dubyana

Riccia fluitans

Tonina Sp. Manaus

Littorella uniflora

Blyxa japonica

 

Fauna:

 

3 SAE

8 Ampulárias (2 oferta Aquaben + 2 oferta Luís Animalife + 1 Oferta Jose)

4 Ottocinclus Affinis

20 Red Cherry

3 Platys (macho vermelho, fêmea Mickey mouse e fêmea Sunset)

1 Discu Marlboro red (made in João Machado)

1 Discu Turquesa vermelho (made in João Machado)

 

Algumas fotos:

 

Móvel DIY

Vero2006106.jpg

Vero2006110.jpgVero2006104.jpg

 

Calha modificada DIY para 4 x 55w 6500k PLL

Aquriocalha102.jpg

 

Pormenor dos led's

Aqurio076.jpg

 

Pormenor dos balastros fora da calha, numa caixa para colocar no chão, dentro do móvel

Aqurio082.jpg

 

Algumas das pedras utilizadas

Aqurio042-1.jpg

 

Montagem do Hardscape

Aqurio052.jpg

 

Montagem do Hardscape lateral esq

Aqurio054.jpg

 

Montagem do Hardscape lateral dir

Aqurio055.jpg

 

Acabado de plantar

Aqurio071.jpg

 

Plantado lateral dir

Aqurio100.jpg

 

Plantado lateral esq

Aqurio099.jpg

 

Pormenor I

Aqurio069.jpg

 

Pormenor 2

Aqurio084.jpg

 

Pormenor 3

Aqurio085.jpg

 

***RESULTADO FINAL***

Aqurio777.jpg

 

Façam os vossos comentários, p.f.!

Editado por marinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 116
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Muito bom o teu aqua, boa imaginação a tua.

Diz-me o seguinte o teu aquario foi feito com que espessura de vidro?

Pelo que vejo nas fotos, o aqua não tem qualquer tipo de travas ou tem?

Vez algum tipo de abaulamento nos vidros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas palavras!

O aqua tem vidro com a espessura de 10mm e sim, vinha com travessas francesas, que retirei... esteticamente não gostava do efeito...e não demonstra qualquer abalamento!

Abraço,

 

Marinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, marinho!

 

Parece-me um excelente começo. Como sempre resta-nos aguardar pelo crescimento de toda essas plantas, que para esse volume todo.... é obra!

 

Que fauna pretendes meter?

 

O teus gupis ainda por cá andam... se os quiseres de volta... :D

 

É que vais precisar de muito peixe! :wink:

 

Acima de tudo, louvar tanto trabalhinho e dedicação.

 

Parabens

 

AB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostei muito do aquario,

essas pedras sao lindas, eheheh

 

onde é o jardim do teu pai?? :lol::lol::lol::lol::lol:

continua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi viva vi o teu projecto e achei muito bom.

Tou com ideias em fazer um identico, a vidromoldura não é em lisboa ?

Foste lá fazer o aqua ?

 

Sim...a vidromoldura fica no Cacém! Não encontrei mais barato em lado nenhum e a qualidade é excelente. Aproveitei uma viagem a Lisboa para o levantar. Pela quantidade de aquários que lá vi dá-me ideia que se especializaram no assunto.

 

Nicko: folgo em saber que os guppies estão bem...temos que combinar um dia pra passares cá por casa...afinal somos vizinhos! :roll:

 

Pedrojoel: donde vieram estas pedras há lá mais...só tens que as vir carregar...às escondidas claro... :wink::) Stª Iria ainda está no sítio?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Iniciei-me agora na aquariofilia e realmente isto é um vicio.

 

O Teu aquario realmente é espectacular, muitos parabéns!

 

Gostava de fazer um aquário mas tenho medo de não colar bem o vidro e o aquario desmontar-se todo.. lol... principiantes....

 

Novamente parabéns!

 

Tenho um blog sobre o meu aquario visto pelos olhos do meu filho em:

 

http://aquariododani.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive ver o teu movel e está espectacular! Desde já os meus Parabéns!

Keria fazer algo parecido! Onde compras te a madeira e os tubos de inox?

 

Nada mais simples...comprei o MDF no "Leroy Merlin" onde inclusivé me cortaram com as medidas que eu queria, mas podes encontrar madeira do género em qualquer casa de bricolage como "Aki" e afins...quanto ao inox comprei num serralheiro conhecido! Qualquer casa da especialidade ou serralharia que trabalhe com inox te pode arranjar isso!

Abraço,

 

Marinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedrojoel: donde vieram estas pedras há lá mais...só tens que as vir carregar...às escondidas claro...  :D  cheers Stª Iria ainda está no sítio?

 

loolllll, marinho, eheheh respondi ao topico e nem reparei que era o teu aquario,

bem esta muito muito bonito eu gosto bastante, como já disse essas pedras.....

ver se arranjo maneira de me trazerem ai umas pedrinhas ja falei com o helder.

entao sempre tiveste de tirar as travessas??

eheheheheh, olha quando olhei para essa caixa com o transformador vi logo que andou ai as mãozinhas do helder, looolllll, só pode.

muito boa sorte ai para o teu plantado e se vieres a lisboa nao te esquecas das pedrinhas, :):)8)8)

garnde abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade! Travessas fora... já tinhamos falado nisso quando aí estive! Acho que ganhou muito esteticamente... agora é a parte em que se vai gerar uma discussão sobre a necessidade premente das travessas ou não... cheers:)

Porque não vens tu buscar as pedras? :) Uma visitinha a gaia city?

O Helder tem realmente muita experiência mas o projecto da calha foi "aprendido" aqui no fórum através de projectos de outros membros em DIY e finalmente supervisionado por mim com o trabalho do meu amigo Ricardo que é electricista! 8):)

Vai dando noticias...eu vou colocando evoluções com a adição de mais algumas fotos.

Abraço,

 

Marinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá marinho...

 

Bom, o que ha para dizer???

 

Bem não posso dizer, porque sou suspeito, então so me resta dizer MAL!!!!

 

O aquario esta muito lindo mesmo, quem o cunhece por dentro sabe bem daquilo que falo. O movel esta muit giro, apesar de eu não o ter feito para o marinho, à que dar o merito, pois ele esta lindo e enquadrado com o resto da sala;) (tira uma foto geral da sala, pa ver a beleza geral :lol: )

 

Depois o interior e especialmente as "tuas pedras" fantasticas fazem do aquario um pouco "unico" pois não cunheço quem tenha umas iguais, e nem sequer sei onde arranjar!!!(infelizmente!!!)

 

O layout triangular daria uma noção de simplicidade de aquascape, mas acontece que este aquario tem imensas especies dentro dele, e todas elas enquadradas com o aquascape, e quem olha para ele, ao vivo repara na complexidade de plantas que la habita, isto porque o stoke de plantas para plantação foi muito grande :roll: (n foi amigo marinho) :lol:

 

Eu pessoalmente gosto imenso do aquario, e isto deve-se acima de tudo ao bom gosto do marinho e familia.

 

EHe Pedro Joel, entao tu achas que eu era capaz de fazer uma caixa de sapatos como aquela :) :D , NUNCA NA VIDA :D :? . Vai la ver a tua valvula e ve a qualidade de trabalho, não tem nada a ver, é so NIVEL...

 

Mas dou os parabens ao Ricardo, imaginem que ele meteu 200W, numa calha com +/- 120cmx10cm, é obra, é que nem sobra espaço para limpar a ferrugem :P a calha so tem 4 lampadas!!! e com reflector e tudo...

 

Bom so me resta dizer mais uma vez que ou eu me engano muito ou este aquario vai surpreender muita gente, mas ca estaremos para verificar...

 

Hum..Cheira-me que vem ai fotos....

 

Parabens marinho, o aquario esta espetacular, e conseguiste vencer a guerra, estas um mestre da culinaria...

 

Abraço

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

Gostava de partilhar com vocês algumas fotos do aquário antes da primeira grande poda. Neste momento tem 15 dias e já tem alguma fauna composta basicamente por uma forte equipa de limpeza e alguns outros peixes que tinha no meu aquário de 60 litros (vêr fauna no setup). A estes últimos decidi proporcionar-lhes a experiência de nadar no oceano e podem crer que além de ajudarem a ciclar a água têm-se deliciado nos 240 litros!

ESPERO QUE GOSTEM! Comentem p.f.! Não sejam timidos!

 

Aqurio160-2.jpg

 

Aqurio162.jpgAqurio161.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom Aqua... e realmente as pedras... aquela maior entao... lembra-me o Pão-de-Açucar no Rio de Janeiro...

Grande obra de arte, acho que veremos um bruta plantado daqui uns tempos...

Parabéns!

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:twisted: Só digo que nas fotos é lindo mas ao vivo é suberbo, espetacular, único.

Não tenho palavras para classificar o lindo aquário que tens. Parabens mais uma vez. :twisted:

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá marinho...

 

Eu bem que avisei, que iamos ter uma actualização...Mal posso esperar pela proxima actulização...

 

Se me permites Marinho, resolvi fazer uma edição com uma moldura preta a volta que de facto revitaliza o aquario...

 

Sem%20t%3F%3Ftulo.jpg

 

Abraço e muitos parabens.

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas marinho mandei-te uma mp mas mereçes aqui no fórum um especial elogio, fui um dos primeiros priveligiados a ver o teu pequeno éden subaquático. Faço minhas as palavras do pessoal que te tem elogiado bastante, estás a fazer o maior sucesso!!!! Gostava também de por umas fotos do meu (apesar de não chegar sequer aos calcanhares do teu!!!) para o pessoal poder dar umas sugestões, mas não sei quais os procedimentos :D

 

Aquele abraço para ti e todos do forúm

 

Mais uma vez obrigado pelas "sobras" das tuas plantas!! :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui vai o meu comentário e espero que não leves a mal.

Nem sempre se "lê" aquilo que se quer... então aqui vai;

 

Mesmo sabendo que o layout ainda tem muito para crescer, tens aí algumas plantas que não se enquadram com o layout. Talvez por estarem espalhadas ou por estarem misturadas com outras de folhagem mais pequena. São demasiadas especies para um áqua só.

Podes solucionar este problema juntando-as mais por grupos ou de acordo com a folhagem. As de maior porte juntas... e por aí fora!

Não plantes isso espalhado, acaba por não dar hamonia ao layout.

Não percebo porque meteste a riccia atrás, vais movê-la a curto prazo?

Quanto às pedras, são muito bonitas mas são muito grandes e estão demasiadamente verticais.

Os "troncos" (ramos) demasiado finos comparativamente com o volume das pedras...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários!

Amanhã colocarei mais fotos...

 

emerson: a minha mulher era a unica que tinha falado até hoje nesse pormenor do pão de açucar! Fico contente por teres a mesma perspectiva! :) Ainda por cima sendo o hardscape imaginação dela...nota-se o toque feminino, ou não? :oops:

 

vitlated: obrigado pela moldura...permitido! :?

 

FAAO: não vou levar nada a mal! Todas as criticas desde que construtivas são muito bem aceites! Vou estudar o que expões e tentar melhorar o que fôr possivel.

 

Amanhã colocarei mais fotos...hoje não porque é sexta-feira, 13 e pode dar azar! :lol::lol::lol::lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito fixe sem duvida.. mas diz apenas uma coisa.. kom k tipo de peixex vaix compor o aquario, tens de ter atençao nesse ponto.. a um certo tipo de peixex k alem de n poderem interagir uns com os outros podem n habituar-s ao ambiente desse aquario fika bem... cumps..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito fixe sem duvida.. mas diz apenas uma coisa.. com (palavra corrigida) k tipo de peixex vaix compor o aquario, tens de ter atençao nesse ponto.. a um certo tipo de peixex k alem de n poderem interagir uns com os outros podem n habituar-s ao ambiente desse aquario fica (palavra corrigida) bem... cumps..

8)

João K. :

Traduz lá isso para Português, ou outra qualquer lingua oficial (Inglês, Francês, Mandarim...), antes que te caiam, realmente, em cima!

 

Bem-vindo ao forum :arrow:

 

Marinho:

Isso está a crescer bem!

Podes aproveitar esse facto para podares e replantares as plantas de maior porte e desse modo densificares as moitas de cada especie. O aquario é grande... Pode ser que assim se 'corrija' até certo ponto o que o FAAO, pertinentemente, referiu, relativamente à dispersão e grande variedade de especies. Com esse aumento de volume/forma, o layout até poderá passar a 'aguentar' essa variedade toda.

 

AB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.