"underwater-cool" 540 Lt


manu33

Recommended Posts

Boas Manu,

 

Tal com o NOS referiu e bem, deves controlar a dosagem do CO2 sempre por cima. Isto porque estás numa fase inicial, se não garantes o CO2 necessário às plantas o aparecimento de algas é inevitável.

Mas...

Tem cuidado com o PH, porque com ADA tás sugeito a uma ligeira alteração nos parâmetros da água, levando-a a ficar ligeiramente ácida. Com adição de CO2 em maior escala podes fazer descer ainda mais o Ph para perto dos 4.0 ou 5.0!

Para o volume do teu áqua deverias regular o Co2 para 2bs a 3bs. Não te esqueças que tens uma iluminação potente e o solo é bastante fértil. Se não equilibras os parâmetros da água agora, as algas vão atacar e com força.

Atenção aos níveis de Po4 (1.5ppm a 2ppm) e respectivas dosagens de potássio, sempre em dobro em relação ao PO4.

 

Boa sorte com o plantado e vai actualizando o tópico.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 93
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas...

 

nos escreveu:

E quanto ao fluxo que estas a ter agora, é insuficiente (quase de certeza). Aponta antes para 1 bolha por segundo/1 bolha por cada 2 segundos e regula a partir daqui, até obteres a concentração desejada. No caso do co2 mais vale começar a regular por cima (sem matar os peixes claro Laughing Laughing) do que o ter a menos

 

FAOO escreveu:

Tem cuidado com o PH, porque com ADA tás sugeito a uma ligeira alteração nos parâmetros da água, levando-a a ficar ligeiramente ácida. Com adição de CO2 em maior escala podes fazer descer ainda mais o Ph para perto dos 4.0 ou 5.0!  

 

Atenção aos níveis de Po4 (1.5ppm a 2ppm) e respectivas dosagens de potássio, sempre em dobro em relação ao PO4.

 

pois, pois, vou tentar aumentar um pouco o fluxo.... :twisted::twisted:

mas o prob. é mesmo esse não quero exagerar na injeccão do CO2 porque vai baixar concerteza o ph... :):)

mesmo assim tenho a 5.5 6.0....

não faço qualquer tipo de fertelização mas..... :lol: obrig. pela dica...

 

concerteza que vou levar em conta o que foi dito...

 

cumps

Manu33.

_____________________________

testeaquaur0.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

como o prometido é devido aqui ficam mais alguns registos...

 

consegui um bom angulo dos Caridina japonica (Amano shrimp).

 

passo acitar:

Caridina Japonica - a comedora de algas

Famille des Atyideos

Género Caridina

Origem: Japão, Taiwan

Nome Comercial: camarão comedor de algas, Amano shrimp, Yamato numaebi (jp)

Tamanho: até 5 cm para as fêmeas, que são maiores que os machos

Ambiente Adequado: água doce, salobra para as larvas

Temperatura: 23 à 28°C

Alimentação: algivora

 

neste momento já conta com 5 mas vai aumentar oportunamente.

para a proxima vou tentar melhor angulo dos Otocinclus affinis.

 

o aqua está estavel...:lol::lol:

 

nitratos-10mg/lt

fosfastos-1mg/lt

potássio-deve estar em niveis aceitaveis...

PH-5 5.5 aqui um pouco baixo... :?:?

a injeccão do CO2 é feita à razão de 1, 2 bolhas por seg.

penso vir aumentar em breve mas como é obvio não o posso fazer neste momento...

as plantas tambem não se tenhem queixado...

 

para já não tenho feito qualquer tipo de fertelização :lol::lol: .

 

mas BAMOS ao que interessa

 

fotos 08.11.2006

 

Caridina Japonica talvez um casal :wink::wink:

 

img0754wt3.jpg

img0755rv4.jpg

 

está na hora do tacho.

img0733eex8.jpg

 

aspecto geral do aqua.

img0769jk4.jpg

img0770rj1.jpg

 

um pequeno cardume de "nariz de bêbado".

img0772jq7.jpg

 

img0790xi3.jpg

img0791bl0.jpg

 

aspecto geral.

img0794mo5.jpg

 

fico à espera dos vossos comentarios.

até lá cumcatano... :drinking::drinking:

 

cumps

Manu33

__________________________

testeaquamp9.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens pelo aqua esta mt bem montado apenas acho que devias começar ja a podar isso pk da me ideia das plantas estarem acrescer demasiado a "solta" penso que uma boa poda e fica nos trinques boa evolução e vai postando fotos :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Manu.

 

Grande projecto! Realmente compensou muita paciência e muita pesquisa. Mais vale ter calma e fazer as coisas bem feitas do que fazer à pressa e sair bodega. Isso está com um crescimento vigoroso. O substracto realmente é muito bom. A calha também me parece bastante eficiente.

 

Quanto ao layout em si, acho que a composição no geral foi bastante penalizada pelo arranjo das pedras. Nota-se que o aquário tem impacto, quer pelas dimensões, quer pela própria escolha das plantas mas o arranjo do hardscape podia ter sido mais bem trabalhado. As pedras em si são muito rectilíneas e artificiais. Felizmente que com a maturação da flora, as pedras vão perder alguma artificialidade mas ainda assim, umas pedras diferentes dariam um aspecto mais natural e contínuo ao aquário. Outra coisa que não bate muito certo quando olho para o aquário é a ligação do lado direito com o lado esquerdo. Colocaste as R. wallichii a fazer a separação mas aquela zona precisava, ou de mais pedras pequenas que não ficassem tapadas com a Eleocharis ou de plantas de folha pequena, tipo a H. micranthemoides, em pequenos arbustos, a fazer a ligação entre os dois grandes grupos de plantas e hardscape. Só para dar mais fluidez a quem observa o aquário.

 

Agora é deixar maturar, ir trabalhando as podas e ficar atento à invasão da Eleocharis na zona das pedras pequenas. És capaz de vir a perder dimensão destas senão mandares uma tesourada de vez em quando.

 

Isso carece é de mais peixes ( número, não espécies). Talvez se tivesses optado por 2 cardumes no máximo terias tirado maior proveito. Digo eu. :oops:

 

Quanto às lâmpadas de halogénio, qual a função delas? Dar ambiente?

 

De resto estás de parabéns! Começaste em grande embora tenha impressão de já ter visto outro aquário plantado teu por aqui.

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

desde já mais uma vez quero agradeçer a todos os membros que neste tópico tenhem escrito...

recebo com satisfação os elogios ditos...

 

Andre Silvestre escreveu:

Outra coisa que não bate muito certo quando olho para o aquário é a ligação do lado direito com o lado esquerdo. Colocaste as R. wallichii a fazer a separação mas aquela zona precisava, ou de mais pedras pequenas que não ficassem tapadas com a Eleocharis ou de plantas de folha pequena, tipo a H. micranthemoides, em pequenos arbustos, a fazer a ligação entre os dois grandes grupos de plantas e hardscape. Só para dar mais fluidez a quem observa o aquário.

 

Quanto às lâmpadas de halogénio, qual a função delas? Dar ambiente?

 

estou de acordo contigo quando dizes que a zona central, a onde está a R. wallichii à algo que falta ali..... :wink::shock:

estou a pensar em retirar as do lado direito...e passar a juntar mais a Eusteralis stellata prenchendo esse espaço vazio...

 

mas como é evidente as lâmpadas de halogénio são para criar nada mais nada menos ambiente ao aqua e à sala...:multi:

 

toda a flora tem-se desenvolvido a um ritmo alucinante.:wink::wink:

espero dar novas noticias brevemente.

 

cumps

Manu33

_______________________

testeaquast5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Realmente o teu aqua está espectacular. Os plantados não são a minha área, mas quando um trabalho é bom e é bem feito os elogios nunca são demais.

Acho que conseguiste um belíssimo layout...pessoalmente gosto bastante da combinação que fizeste entre os xistos e as plantas...simplesmente fantástico.

 

Continua com o bom trabalhoe com fotos claro :lol:

 

Cumpts

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

ora bem, faltam 2 dia para que este aqua atinja o seu primeiro mês....

tenho mostrado aqui a sua evolução como tenhem visto não tenho feito qualquer tipo de fertilização....

 

tenho feito testes e o N está abaixo do normal de 2,5 a 5 mg/lt....

o P tambem está baixo 0.5 mg/lt.

PH 5.5.

CO2 aumentei para 2, 3 bolhas por seg.

 

vou começar a fertIlizar com a "KENT BOTANICA"...

 

o FAAO escreveu:

Boas,

E fotos?? A malta quer ver é fotos Very Happy

 

o Ricardo Antunes escreveu:

Boas

 

Realmente o teu aqua está espectacular. Os plantados não são a minha área, mas quando um trabalho é bom e é bem feito os elogios nunca são demais.

Acho que conseguiste um belíssimo layout...pessoalmente gosto bastante da combinação que fizeste entre os xistos e as plantas...simplesmente fantástico.

 

Continua com o bom trabalhoe com fotos claro :lol:

 

obrig a todos pelos vosso apreço do meu trabalho... :(

 

fez-se um pequeno ajuste como vamos ver já seguir ...

a sensação de criar um espaço aberto a meio do aqua.. foi absorvido pela rotala wallichii

de facto á a que tem mais desenvolvimento. :D :D

 

mas vamos ao que interessa "FOTOS ":wink: :D

a poda esta para breve, como vão ver toda a flora já atingiu um tamanho

considerável e já é necessário deitar mãos á obra. :P

 

fotos 18.11.2006

geral

 

14112006002rp6.jpg

 

14112006007zq0.jpg

 

otocinclus affinis

14112006012xx3.jpg

 

14112006013wi8.jpg

 

um pequeno cardume

14112006020dx3.jpg

 

lado direito

14112006023tk7.jpg

 

central

14112006024xr8.jpg

 

lado esquerdo

14112006025jp4.jpg

 

e por fim aspecto geral

14112006028vp0.jpg

 

digam coisas :D :wink::lol::lol:

 

cumps

Manu33.

________________________

testeaquauv5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eias,

 

Essas plantas estão com optimo aspecto. E os focos dão um efeito interessante no aquário. Aposto que ao vivo, e com a turbulência da água à superficie, esses focos devem ser um estrondo... Anyway...:

 

PH 5.5.

CO2 aumentei para 2, 3 bolhas por seg.

 

5.5? :( E estas a aumentar o CO2? Como está o kH?

 

Eu também tive problemas nos primeiros tempos com o AquaSoil: O pH andou cá por baixo durante um mês. :D Mas tive sempre em atenção ao CO2 (e o meu é DIY), pelo que vê lá qual vai ser o impacto de aumentares a injecção de CO2 nesse pH.

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas manu33

As plantas realmente estão com um aspecto fenomenal,tens ai excelentes condiçoes para teres um plantado espectacular.

Agora está na altura de deixares a tesoura cair ai dentro para dares a forma pretendida as plantas,vai-te a elas e não tenhas medo de as cortar e eu digo isto porque foi sempre o meu receio mas hoje sei que o devia de ter feito logo no enicio.

Os meus parabens e a maior das sortes com o teu plantado :roll:

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

Bytter escreveu:

Essas plantas estão com optimo aspecto. E os focos dão um efeito interessante no aquário. Aposto que ao vivo, e com a turbulência da água à superficie, esses focos devem ser um estrondo... Anyway...:  

 

5.5? Shocked E estas a aumentar o CO2? Como está o kH?

 

Eu também tive problemas nos primeiros tempos com o AquaSoil: O pH andou cá por baixo durante um mês. Sad Mas tive sempre em atenção ao CO2 (e o meu é DIY), pelo que vê lá qual vai ser o impacto de aumentares a injecção de CO2 nesse pH.

 

nos escreveu:

Tá na hora de pegares na tesoura Razz

 

pajo escreveu:

Agora está na altura de deixares a tesoura cair ai dentro para dares a forma pretendida as plantas,vai-te a elas e não tenhas medo de as cortar e eu digo isto porque foi sempre o meu receio mas hoje sei que o devia de ter feito logo no enicio.

 

os focos não há duvida dão um efeito muito lindo transmitem muita "calma"

eles só ligam 2 horas antes das t5 e HQI desligarem e depois ficam acessos mais 3 horas e aí sim consegue se ver todo o seu explendor.

 

a tesoura já andou a fazer das suas....

a poda já foi feita, tentei fazer o melhor mas não é facil.:wink:

 

neste momento os nitratos estão um pouco altos 60 mg/l.

 

as TPA´S são feitas 2 vezes por semana à razão de 80 a 100 ltrs :arrow:

como era suposto para um aqua destas dimensões.

 

continuo com o PH baixo roda os 5 a 5.5 :cry:

o KH não sei ainda não tenho o teste.

a injecção esta a ser feita 1 bolha a cada 2, 3 segundos....

 

as plantas continuam a cresçer a um ritmo normal.:wink::wink:

 

cumps

Manu33.

_____________________________

testeaquabx0.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas.

 

estou sem camara fotografica... :wink::)

 

tenho feito alguns upgrades ao equipamento mas logo que possivel

erei datalhar.....

 

vai-se desenvolvendo muito bem e sem algas o que já é muito bom...

testes tenho feito e nitratos um pouco altos 30 a 40ppm mas nada preocupante estamos a falar de um plantado.

 

fertelização:

N-10PPM

P-6PPM

K-15PPM

 

para breve novas fotos já com a poda feita...

 

cumps

Manu33

________________________

testeaquawt2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

 

Como estamos de actualizações? Estou curioso em saber como está o áqua neste momento...

Vamos lá perder a vergonha e posta lá uma actualização.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorava ter a tua paciência para plantar e replantar esse pezitos todos, apanhá-los da superficie e voltar a re-replantalos quando se soltam... :drinking:

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito porreiro mesmo :drinking: gosto especialmente da flora !!estava a pensar para com os meu botoes.. como ficaria com um fundo mais claro ?

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Adorava ter a tua paciência para plantar e replantar esse pezitos todos, apanhá-los da superficie e voltar a re-replantalos quando se soltam...

Essa é uma das virtudes dos aquariofilos de plantados... ;)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.