2º Aquario, 2º Plantado


sabino

Recommended Posts

Olé,

 

após o meu 1º aqua que por sinal era o meu 1º plantado ter chegado ao ponto de ter que ser desmontado pois a competiçao entre as plantas era tal que nenhuma crescia convenientemente e o musgo começava a dominar o aqua, chegou a hora de fazer uma 2ª montagem.

na verdade o aquario nao é um 2º aquario, todo o equipamento é o mesmo e está colocado exactamente no mesmo sitio. acontece que passei o fim de semana a desmontar o matagal, a apanhar todos os peixes, todos os camarões etc. De ha uma semana até esta data fui aquirindo todos os "ingredientes" para a nova receita.

Posto isto a nova montagem é composta por:

 

Aqua: 100x40x45 (o mesmo aquario)

Iliminação: Lifetech 108W + dymax 22W = 150W

Filtro: Eheim Ecco 2234

Aquecimento: Jager 200W

Substracto: ADA Power Sand + Akadama

Co2: Pressurizado, com difusor de ceramica e valvula solenoide

 

No que diz respeito aos novos ingredientes, apenas mudou o substracto e os principais constituintes do layout, uns calhaus apanhados e carregados ate casa.

 

Após o aqua estar limpinho passei a colocaçao do Power Sand (ante ontem) e vá de tirar a 1ª foto:

 

 

 

 

 

 

 

 

Img000.jpg

 

Feito isto comecei a colocar o akadama (1º todo passado num passador para retirar o pó) e começei a estudar a posiçao de como iriam ficar os calhaus dentro do aqua em cima do tapete da sala. Decidi assim pois seria complicado mover as pedras dentro do aqua para testar o que quer que fosse pois sao pesadissimas. Após um tempo a pensar e a olhar para o aqua e para as pedras lá as coloquei lá dentro. Acabei de colocar o Akdama e... sai foto:

 

 

 

 

 

 

 

 

Img002-1.jpg

 

Img003.jpg

 

Proximo passo, colocar as plantas. Uma infima parte do matagal da 1ª montagem...

Sendo que a flora neste momento é composta pelas seguintes especies:

- 2 especies de cryptocoryne (nao sei quais)

- uma mistela de rotalas que vieram da outra montagem, sp.green e rotundifolia

- blyxa japonica

- eleocharis parvula

- valisneria americana biwanensis

- hydrocotyle verticillata

- limnobium

 

coloquei tambem algumas destas plantas a flutuar para consumir o excesso de nutrientes libertados inicialmente para a coluna de agua e assim evitar as algas, ou pelo menos tentar.

e para já é tudo.

 

quanto a fauna, neste momento ainda nada existe. colocarei os camarões daqui a uns dias assim que me certificar que os niveis de amonia estão a 0.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após ter sido acabado de plantar e de ter sido cheio ficou assim:

Img012.jpg

 

Img011.jpg

 

Img013.jpg

 

E é tudo, agora é esperar que se desenvolva. Já estava farto de entrar na sala e ver sempre a mesma coisa :wink:

Editado por sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehe 1º!! :wink:

 

 

Está melhor que o outro! Agora é só esperar pela evolução!!!

Cumps

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola sabino,

 

Epah gostei do teu aquario...essas pedras não são pesadas?puseste alguma coisa entra elas e o vidro?

 

Quanto ao aquario gostei do layout e estou curioso com o que vai sair dai...vais deixar as pedras assim tal e qual como estão ou vais cobrir com musgo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Frederico, sim as pedras sao pesadissimas. Nao tenho nada entre elas e o vidro. Estao meio enterradas no akadama e a suportarem.se umas as outras. As posiçoes foram estudadas (no tapete da sala :wacko: ) para depois nao haver um desabamento. Vao mesmo ficar assim, sem musgo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...

Hey malta,

só para actualizar o topico, aqui fica a pequena evolução do meu aqua ;) (fotos tirada hoje).

 

 

Cá estou eu com o dito, até pareço o Amano!! :)

 

Img000-3.jpg

 

 

 

9-12-07.jpg

 

 

 

PS.: Tirei as fotos só com uma calha em cima do aqua (a mais pequena, de 42W) pelo que a luz normal do aqua é a que consta nas primeiras fotos (com 2 calhas) e nao esta.

Editado por sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey malta,

só para actualizar o topico, aqui fica a pequena evolução do meu aqua ;) (foto tirada hoje).

 

9-12-07.jpg

PS.: Tirei a foto só com uma calha em cima do aqua (a mais pequena, de 42W) pelo que a luz normal do aqua é a que consta nas primeiras fotos (com 2 calhas) e nao esta.

 

 

Observei que as pedras se manteram na mesma, não notando assim qualquer crescimento . Fazes fertilização e usas Co2 ?! :)

 

 

Abraço

 

Paulo Silva aka "O chato"

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá PauloSilva,

sim fertilizo com macro e micro nutrientes e utilizo co2 pressurizado mas dizem ser para fazer crescer as plantas e nao as pedras ;)

Editado por sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá PauloSilva,

sim fertilizo com macro e micro nutrientes e utilizo co2 pressurizado mas dizem ser para fazer crescer as plantas e nao as pedras ;)

 

Hã, então se calhar é disso :) De resto esta muito agradável a vista :)

 

Abraço

 

Paulo Silva aka "O confuso"

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Observei que as pedras se manteram na mesma, não notando assim qualquer crescimento . Fazes fertilização e usas Co2 ?! :2gunfire:

Abraço

 

Paulo Silva aka "O chato"

 

Ora seria interessante que elas crescessem cabecadura LOL

 

Uma opiniao: não gosto muito dessas plantas (valsernias?) que cresceram mesmo na frente do aquario...

Acho que ficavam melhor a tapar o fundo!

 

Isso tá quase na altura da poda no tapete, não? :rolleyes:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apos algum tempo a pedir :smile2: Finalmente consegui.

Cresceram bem as plantas. Tás com um pouco de algas, não é?

 

Shadowmage não são valis, mas também não sei como se chamas mas penso ser hydrocotyle verticillata

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, sao valisnerias sim. Estao na frente do aqua porque eu me desleixei deixei que se propagassem, claro que nao é da forma que ficam melhor. Podas? O que é isso? :mrgreen: Quando tiver tempo e paciencia biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, sao valisnerias sim. Estao na frente do aqua porque eu me desleixei deixei que se propagassem, claro que nao é da forma que ficam melhor. Podas? O que é isso? :D Quando tiver tempo e paciencia ;)

 

Ora se te entendo! banana rock

 

Quanto à variedade de valsernia parece ser a mini-twister (tropica)

varenr056B.jpg

 

Tens msm de as por la pra trás sabino! Um fundo completo de valsernias ficava à matar!

 

Abraço e continuaçao de boa aquariofilia!

 

PS: o aquario ta giro! :P

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, sao valisnerias nana, as mais finas e sp. biwanensis as outras. Em breve vou dar uma poda nas plantas todas, se tiver paciencia. bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Olá, sao valisnerias nana, as mais finas e sp. biwanensis as outras. Em breve vou dar uma poda nas plantas todas, se tiver paciencia. bang

 

Não leves a mal... mas aproveita e dá uma limpadela aos vidros antes de podar e tira umas fotos...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Olá, passado 1 ano e meio sem actualizar o topico deixo uma foto actual do aqua, com as vallisnerias nana a dominaremem a sala (estou de tesoura afiada a resolver aos poucos).

 

DSC06040.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.