"underwater-cool" 540 Lt


manu33

Recommended Posts

"SETUP"

 

depois de muita pesquisa e muito trabalho...

para voces fica aqui o meu registo.:roll::?

 

Nome:underwater-cool

Data de Montagem: 22.10.2006

Aquário: 150x60x60 @ 12mm.

Aquecimento:300w

Temperatura: 27º

CO2: Botija com valvula selenóide e reactor exterior.

Fundo:Vinyl Preto

Filtro: EHEIM 2217

Termóstato: Jäger 300W

Termómetro: JBL Precision

Substrato: ADA Aquasoil Amazonia (mais ou menos 63litos); ADA Power Sand Special M (18litros)

Iluminação:2 Projector HQI 150w com lampada HCI da OSRAM com Ignitor Electrónico 4 FLUORESCENTE TUBULAR T5 80W (12000k) e 3 halogenio de fraca potencia.(foi feito à medida).

 

Flora: "varias" foram cerca de 60 vasos.(Eleocharis Acicularis ,Eusteralis stellata ,rotala rotundifolia, etc...

Sistema de "UV" com lampada 11w.

 

cerca de 12 horas de montagem.(foi uma directa).

 

 

mas vamos passar ao que interessa... aqui ficaram alguns registos aquando da montagem "por etapas".

 

Fotos 22.10.2006

img0634hy9.jpg

 

img06341yq9.jpg

a iluminaria....

img06343fi2.jpg

o substracto....

img06342ib7.jpg

 

img06344qy6.jpg

 

img06345xm8.jpg

 

img06346iz7.jpg

 

img06347xp0.jpg

as plantas ainda nos seus vasos..."56"

img06348mv6.jpg

 

img06349kc9.jpg

e a noite já ía longa....e muito soninho tambem.

img063410wy8.jpg

 

img063411pu5.jpg

 

img063412by7.jpg

e voilá....ainda um pouco sujo.

img063413gc5.jpg

 

img063414hd1.jpg

 

img063415hr0.jpg

 

 

desde já quero agradecer ao forum...;):wink:

sem ele nada disto era possivel.

estou receptivo as vossas opinioes. :D :twisted:

 

cumps

Manu33.

Editado por manu33
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 93
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá!

 

Sim senhores, belo projecto, os meus parabens.

 

Apesar de não gostar muito das pedras do lado direito, acredito que com o crescimento da flora isso ficará muito bonito. A escolha e colocação das plantas está muito boa, esse caminho é que eu também dispensava.

 

Essas HQI julgo que só deves ligar algumas horas por dia, ou tens tudo ligado em simultaneo?

 

Para a próxima, coloca fotos menores, até 1024 pixels de comprimento é o ideal. Nem todos têm monitores de 19" :twisted: :D

 

Continua com os updates.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso tem potencial... muito potencial!!

 

Gostei da calha, tem muita pinta :? não achas power a mais para isso?

Vais manter as HQI por 9h em simultâneo com as T5? Por experiência recente olha que são horas a mais :D

 

Quanto ao layout parece interessante mas já sabes qual a minha opinião sobre pedras espetadas :twisted: Agora falta saber como pretendes adaptar a flora ao hardscape. Vou esperar para ver :roll:

 

Quanto às fotos, reduz um pouco. Mete em 800x600 e aponta para maior resolução, fazendo abrir a foto maior numa outra página.

 

Outra questão, foi contigo que falei um destes dias numa loja de aquariofilia e afins?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas HQI julgo que só deves ligar algumas horas por dia, ou tens tudo ligado em simultaneo?

 

Para a próxima, coloca fotos menores, até 1024 pixels de comprimento é o ideal. Nem todos têm monitores de 19" :twisted:  :D  

 

Continua com os updates.

 

Eish.... esperava mais um pouco e escusava de repetir!!!

 

Zeneo sempre à frente :roll:

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

zaneo escreveu

 

Essas HQI julgo que só deves ligar algumas horas por dia, ou tens tudo ligado em simultaneo?

 

FAAO escreveu

 

Vais manter as HQI por 9h em simultâneo com as T5? Por experiência recente olha que são horas a mais Wink  

 

Outra questão, foi contigo que falei um destes dias numa loja de aquariofilia e afins?

 

é evidente que as HQI estao ligadas apenas 2 horas por dia.

as t5 estao ligadas 8 horas por dia.

 

as HQI só ligam quando as t5 já tiverem ligadas à 4 horas...

acho que me fiz conprender...

 

confirmo esse encontro...FAAO....

 

sem mais.

cumps

Manu33

______________________________

teste4jb4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acho que o aquário tem muito potencial...agora...Acho que no lugar da eleocharis Acicularis deveria estar uma Hemianthus "Cuba" ou eleocharis ' Parvula '...

A acicularis vais ter que tar sempre a cortar e depois toma um forma um bocado direita de mais..mas também depende da poda que lhe deres...

Ou se não a podares vai -te ocupar 80% do hardscape..e só se vai ver mais ou menos 20% dessas pedras que aí tens...As pequenas vão ser todas abafadas num abrir e fechar de olhos..

Quanto ao Rio não gosto e acho que muito aquário com potencial estão a ser "estragados" com a moda dos rios...Pá...passa a eleocharis para a parte de trás do rio até o centro do aquário e na frente metes a HC-....

 

mas tu é que sabes...

 

E com isto não estou a tirar mérito ao teu trabalho mas acho que podias alterar ainda umjas coisas....

 

Cumps.

Bernardo gordo

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Mias um menbro que se preocupa, além do aspecto estético do aqua, do aspecto técnico. Aquele quadro só peca por uma coisa, fica carote... Mas que cumpre a sua função, ai isso cumpre. E depois está sempre tudo arrumadinho. Só talta mesmo meter "etiquetas" nas tomadas para indicar a que relógio estão ligadas. Daqui a uns 2 meses quero ver se ainda te lembras. :wink:

No geral, só posso dizer que está excelente! Espero que se mantenha assim por muitos e bons anos. :)

 

 

Cumps

 

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, muito bom.

Está com bastante potencial.

As plantas foram muito bem escolhidas. As pedras são do melhor que existe, já para não falar no adubo...

Foi pensado tudo ao pormenor...

Parabens. Vais longe.

Continua.

Vi-te numa das fotografias...a tua cara não me é estranha...não costumas correr no parque da cidade???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

desde já agradeço os comentarios que foram feitos como forma construtiva e de orientaçao ao meu plantado.

mas passo a citar.

 

Bernardo Gordo escreveu:

Quanto ao Rio não gosto e acho que muito aquário com potencial estão a ser "estragados" com a moda dos rios...Pá...

 

concordo plenamente com essa ideia de que por vezes se estragam os potencias com a moda disto ou a moda daquilo....mas um aqua destas dimenções é normal cair nesse erros...

este aqua ainda vai sofrer muitas alterações como é evidente vai ter uns ajustes aqui e acolá...

mas vou tentar não fugir muito da minha ideia...

 

quanto ao rio eu nunca pensei nisso mas sim criar uma zona central vaga para cria profundidade e para porteriormente tentar trabalhar-la...

como é sabido os plantados estão sempre em evuloção e nos só temos é que saber acompanhar e tentar molda-lo ao nosso gosto.

como é evidente conto com o vosso apoio...sem mais.

 

aqui ficam mais algumas fotos já com uma pequena evolução.

neste momento conta com uma semana de ciclo e como é evidente ja´tem alguns cardumes... passo a citar.

 

 

FAUNA:

4 Otocinclus affinis.

3Crossocheilus Siamensis (SAE).

4 Neocaridina sp.

10 Rasboras Arlequim.

20 neons inimesis dos quais alguns cardinais.

cerca de 30 bebados.

 

fotos 28.10.2006

 

lado esquerdo.

img0568dr4.jpg

lado direito.

img0569py3.jpg

central.

img0570dg0.jpg

vista geral.

img0582uv4.jpg

co2 já esta bombar.

img0589zu6.jpg

numa fase já mais calma apenas sao ligados os 3 focos.

img0599bc5.jpg

img0602hb6.jpg

cardume de rasboras arlequim

img0624fb7.jpg

 

como era de esperar os peixes ainda estão numa fase de adaptação e muito timidos.

 

cumps

Manu33.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Essas plantas vão agradecer o CO2 injectado. Pela quantidade de bolhas e de forma delas, não é CO2 a mais? Quantos segundos separa cada saída de bolhas dentro do reactor? Só depois de uma segunda vista de olhos verifiquei que uma coisa está menos bem. A entrada e a saída de a´gua dp filtro externo não estão muito próximas? Acho, e digo acho, que deviam estar em sitios opostos. A filtragem fazia-se melhor não? É só uma dúvida que tenho, nada melhor que os mais entendidos que eu poderão responder a esta questão.

Quanto à evolução, está magnifica! Denota um grande cuidado que tens pelos inquilinos do aqua. Os meus sinceros parabéns.

 

Cumps.

 

 

Davs.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Quanto aos comentários sobre o aquário penso que está tudo dito, continua com o bom trabalho :cry:

 

Relativamente às fotos:

 

:wink: Desliga as luzes da sala para as tirares. Assim, evitas os reflexos no vidro e melhoras bastante a sua qualidade.

:) Desliga o filtro para tirares a foto, com a movimentação da água esta também perde sempre um pouco de nitidez

:wink: Tira a foto apenas umas horas depois de as luzes estarem ligadas. Em algumas fotos dá-me a sensação que há plantas ainda a acordar, muito fechadas.

 

FAAO

Eish.... esperava mais um pouco e escusava de repetir!!!

 

He! He! isto devia de dar sinal de ocupado como nos telefones :?::?:

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Davs escreveu:

 

Essas plantas vão agradecer o CO2 injectado. Pela quantidade de bolhas e de forma delas, não é CO2 a mais? Quantos segundos separa cada saída de bolhas dentro do reactor? Só depois de uma segunda vista de olhos verifiquei que uma coisa está menos bem. A entrada e a saída de a´gua dp filtro externo não estão muito próximas? Acho, e digo acho, que deviam estar em sitios opostos. A filtragem fazia-se melhor não? É só uma dúvida que tenho, nada melhor que os mais entendidos que eu poderão responder a esta questão.

 

é evidente que o co2 injectado esta a ser doseado a razão de 1 bolha a cada 3, 4 segundos.

quanto a saída de agua do filtro não estou muito preocupado com isso agora mas desde já te informo que o filtro em causa dá bem conta do recado e para um plantado não se requer muita agitação na agua...

mas que o filtro cumpra as suas funções...levar os nutrientes necessarios a toda flora.

 

zaneo escreveu:

 

Tira a foto apenas umas horas depois de as luzes estarem ligadas. Em algumas fotos dá-me a sensação que há plantas ainda a acordar, muito fechadas.

 

o problema é que as fotos foram tiradas já elas queriam dormir...hé he he...:arrow::arrow::arrow:

 

mas como é evidente o aqua está muito longe do seu melhor...

 

 

cumps

Manu33.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah :roll:

Temos Aqua, isto promete...

 

Afinal o pessoal do Norte... (brincando)

 

Muitos parabéns, dá para ver que foi tudo bem estudado, mas será que a UV vai resultar no plantado?

No que te baseas-te para a usares?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas de novo...

 

a todos os membros que estao a postar neste topico um muito obrig. pelas criticas e pelos elogios....

 

Miguel Silva escreveu:

 

Muitos parabéns, dá para ver que foi tudo bem estudado, mas será que a UV vai resultar no plantado?

No que te baseas-te para a usares?

 

a colocação de uma uma UV é só mais para uma precaução...

pederá a haver um desiquilibrio no aqua quer a nivel de flora quer a nivel de fauna... e mais vale prevenir do que remediar...

 

como é sabido a UV ajuda e muito no combate a algas e a doenças dos peixes....mas espero nunca ter que a usar.

 

como já disse e volto a repetir a UV esta instalada só como precaução...

 

sem mais.

 

cumps

Manu33.

_________________________________

testeaquaax3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a nivel do material em si parabéns, muito bom.

 

Quanto ao aqua em si, acho-o muito artificial : mas como ainda esta numa fase muito "juvenil" não digo mais nada :shock: pois com o tempo pode vir a perder essas "rectas" todas.

 

Boas manutenções :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

 

como era de esperar alguns membros que por aqui andam nâo tenhem nada a ver com a materia que por aqui vai sendo dita...

 

passo a citar alguns comentarios "não vou citar nomes"

que por aqui vão sendo ditos ao qual me são alheios...

não respondo a provocações nem muito menos a "membrositos" de trazer por casa... :!::!::!:

 

só venhem para aqui tentar ganhar um pouco de "Protagonismo" mas que vai cair em saco roto...

 

como é óbvio para breve vou postar novas imagens...

só espero que reconheçam e possam dar valor a este meu trabalho...

que foi feito com muita pesquisa e muito tempo perdido...

 

deixo os comentarios para os membros que por aqui tenhem mais experiençias

 

cumps

Manu33.

_______________________________

testeaquaug1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só reparei agora, dizes que estas a injectar 1 bolha a cada 3, 4 segundos, mas tendo em conta a litragem do teu aqua considero esse regime insuficiente, até porque tens plantas que agradecem bem o correcto fornecimento de co2.

 

Ou consegues ter um bom nivel de co2 pouco tempo depois do mesmo começar a injectar????

 

Já consideraste usar um reactor externo de co2??!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

nos escreveu:

Só reparei agora, dizes que estas a injectar 1 bolha a cada 3, 4 segundos, mas tendo em conta a litragem do teu aqua considero esse regime insuficiente, até porque tens plantas que agradecem bem o correcto fornecimento de co2.

 

Ou consegues ter um bom nivel de co2 pouco tempo depois do mesmo começar a injectar????

 

Já consideraste usar um reactor externo de co2??!!

 

José Luis Silva escreveu:

Oi...para quando novas fotos????

 

acho que não deves ter visto bem o tópico... :lol::cry:

 

faço referençia a injeccão do CO2...1 bolha a cada 3, 4 seg.

como é sabido e volto a repetir tudo isto ainda esta numa fase de ajustes...

quer ao nivel do CO2 quer ao nivel de LUZES...

tudo se vai ajustando conforme se vai desenvolvendo...

são parametros moveis...

não estou a quer dizer com isto que são valores fixos... :wink:

é evidente que a injeccão vai ser cada vez mais...:wink:

 

quanto ao reactor acho que não a duvidas...tem foto e tudo...

mas faço referençia:

CO2: Botija com valvula selenóide e reactor exterior marca sera 2kg.

 

em resposta ...fotos da evolução para breve...

fiz uma pequena poda vamos ver a sua evolução...

 

sff....

 

cumps

Manu33.

_________________________

testeaquaoe7.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Leste mal o meu post . Eu vi a foto do teu reactor de co2, mas não me estava a referir a isso, nem ao sistema que tens.

No teu caso como tens uma litragem já considerável ias beneficiar bastante de um reactor externo de co2, visto que te ia diluir 100% do co2 injectado, algo que com os reactores de cerâmica geralmente não acontece, permitindo-te reduzir o caudal de co2 injectado, prolongando-te a garrafa.

 

E quanto ao fluxo que estas a ter agora, é insuficiente (quase de certeza). Aponta antes para 1 bolha por segundo/1 bolha por cada 2 segundos e regula a partir daqui, até obteres a concentração desejada. No caso do co2 mais vale começar a regular por cima (sem matar os peixes claro :wink: :wink:) do que o ter a menos

 

abraços e vai metendo fotos :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.