E' só pesquisar?!


Recommended Posts

Amigos,

 

Existem varias maneiras de aprendizagem o ensino e uma delas, mais importante e o saber investigar e' também aquela que me da mais prazer quando se sinto ávido de mais conhecimento, assim como gosto de investigar também gosto de partilhar conhecimento e não me importo de faze-lo com os mais preguiçosos.

 

Sou recem chegado a este fórum e como o nome diz e um local de discussão de ideias e partilha de conhecimentos. Para meu espanto em cada 10 tópicos que clico 5 deles apenas dizem " e’ só clicar no botão de pesquisa" ou seja como e' obvio todos os assuntos possíveis e imaginários já foram aqui debatidos. Se mantiver essa atitude daqui a pouco em vez de um sitio de troca de ideias e de discussão, este fórum passara a ser um local de consulta.

 

Pode ser aborrecido para aqueles mais experientes voltar a debater temas básicos mas por outro na minha opinião e esse o espírito do fórum, e’ preciso paciência e também bom senso. Talvez não seja uma questão de preguiça mas cada caso e um caso há pessoas que necessitam de uma opinião mais pessoal.

 

Abraço

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acho que não percebeste a ideia.

 

O mal está em estar sempre a criar posts com os mesmos temas e o user não tentar pesquisar e se a consulta dos posts não lhe satisfez completamente será muito melhor para o forum (e para a base de dados) continuar a ser debatido nos posts já criados com o tema.

 

Não sou moderador, mas no meu ponto de vista deverá ser assim para não haver excesso de posts desnecessário e informação espalhada.

 

Um forum é um espaço de debate de ideias mas deviam estar o menos espalhadas possivel.

 

Até o próprio pesquisar torna-se muito mais simples se não houver milhentos posts com o mesmo tema ou problema.

 

Ora, se juntares os posts em "multiplicado", mais os de Encher ..... :lol:, mais outros posts que para nada servem a aquariofilia, imagina o tamanho da base da dados deste forum.

 

Qual não será o dia em que será necessário ter um servidor dedicado apenas para alojar este espaço que é de todos e que todos temos que manter o mais "limpo" possível.

 

Abraços

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Ainda há um par de horas, este mesmo tema foi debatido entre mim, e um colega de forum, na mesa de uma esplanada do glorioso..

 

Como tal, fresquinho de motivações, venho aqui deixar a minha opinião.

 

É verdade que este forúm está numa fase de alguma estagnação, entre outros motivos, por a malta ter um acesso mais rapido á informação, e já pouco haver de novo a aprender para quem anda cá há mais tempo. A esse facto teremos de agradecer a alguns pioneiros, que se juntaram e foram descobrindo, acumulando informação, que na altura era restrita e agora está disponivel para todos...podendo aceder-se a ela facilmente. Contudo, creio que se instalou o sentimento de estaganção, entres esses pioneiros e a malta que cá esta á mais tempo...e com a estagnação veio algum desinteresse, e com esse desinteresse vieram novos objectivos, quiçá em outras areas. Daí, entre outras razões a saida sistematica do forum de alguns 'monstros', pioneiros quer dele, quer da aquariofilia em Portugal. Assim de Repente, o Domingos, O Diogo, o proprio JB, etc... e isto, só a malta que eu conheci...Ok, o JB ainda cá está, e sempre estará, mas é certo que anda arredado..

Para outros, quer os mais antigos que ainda cá andam, quer os mais recentes, onde eu me integro, embora já com alguns dias, é certo que a rotina das mesma explicações pode ser chata, mas temos de pensar que, para quem entra, não são as mesmas explicações...são AS explicações... e muitas das vezes, as primeiras explicações...que os noobies fazem perguntas por vezes repetitivas e ás quais já foram dadas respostas n vezes? è claro que fazem , mas noobie é isso mesmo...

Que se deve aconselhar a pesquisa?

Sim, sempre!

Agora, sem dar uma orientação?- "VAi pesquisar, que isso já esta no forum umas 5.000 Vezes..."

Assim não, meus amigos, tentem sempre dar uma orientação, uma explicação, minima que seja. Sejam agradaveis para as pessoas, não comecem logo a 'dar na cabeça...' se houver razão para isso, vai vir ao de cima ao longo das participações...e entãio sim, dê-se na cabeça...

Quanto ao mais, quando se vê uma pessao, um pouco mais experiente, dizer isso a um recem chegado, mas que entretanto têm participações de valor e que fazem desenvolver o forum, ainda compreendo, agora, quando vejo essa resposta dada por pessoas que, no forum nunca contribuiram nada, a não ser nos topicos da treta (off topic e afins) e a dizer que o aqua A é bonito, o B tá giro e o C tem potencial, aí passo-me...

Quanto ao tamanho da base de dados, sempre defendi, e vi defenderem o mais correcto uso possivel do portugues, mas nunca vi neste forum, nenhum administrador ou moderador defender o uso regrado das participações, por causa do tamanho da base de dados...se tal fosse, acabariam 1º com o off topic, (local por mim tambem usado), mas que pouco serve para a aquariofilia em concreto.

 

Resumindo, é minha opinião que se deverá SEMPRE orientar que pede ajuda, e que só a indicação de - "Vai pesquisar" é insuficiente. Quem não quiser responder, não responda, mas quem quiser, deve faze-lo numa posição (ainda) mais pedagógica.

Isto sob pena de afastar-mos alguns membros que, no futuro, poderiam ser membros muito validos nesta nossa casa.

 

Abraço a todos

Fausto Vicente

 

PS: Não vejam isto como um 'ataque' a ninguem, nem pessoalizem as questões. Esta é a minha opinião, e uma tentativa de, em meu entender, de resolver uma situação cada vez mais recorrente.

 

PS1: LUís, nem a propósito, hein? :)

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo em absoluto com o Fausto e ainda acrescento:

 

a) Estão sempre a aparecer novos membros que podem trazer valor acrescentado às discussões já existentes.

 

b) O factor pesquisa não acompanha o ritmo de desenvolvimento que a aquariofilia tem. Assim, muitas das opiniões resultantes dos tópicos das pesquisas estão desactualizados ou mesmo inválidos.

 

Por isso antes de mandarem alguém fazer uma pesquisa, façam-na vocês primeiro e confirmem até que ponto responde ao que é solicitado.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

concordo em absuluto com o Fausto e o Luis Dias.

 

A pesquisa é importante, mas mesmo assim há sempre duvidas no inicio e todos temos o receio de que o nosso caso seja um pouco diferente e portanto, o que lemos não se aplique.

 

Ora, neste momento, não existe no forum problema em termos de tamanho da BD. O servidor que temos dá bem conta do recado, portanto essa questão não se põe.

 

Compreendo tambem, e como um que já vai andando para aqui á muito tempo, que as pessoas mais antigas se cansem de responder sempre á mesma coisa, mas devem se conter de por so o comentario "usem a pesquisa".

 

Temos de ajudar os mais novos para poderem algum dia ser eles a ajudar outros que iniciem :roll:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- concordo que se deva discutir alguns temas de inicio.(não todos)

2-concordo que antes de abrir qualquer tema se deva pesquisar...de modo a ver se já há uma boa discussão do assunto.

Se ouver uma boa discussão do tema...porque não manter?

Eu proprio só começei a dizer usem a pesquisa porque abri uma ou outra vez um topico já discutido e disseram para usar...

Começei a usar e já não faço tanta pergunta, aquilo é facil de usar.

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por isso antes de mandarem alguém fazer uma pesquisa, façam-na vocês primeiro e confirmem até que ponto responde ao que é solicitado.

Cmprts,

Luis.Dias

 

:roll::lol: :D E já agora, vou a casa do membro e resolvo-lhe o problema, não?????

Até podia ir, em alguns casos, mas o fórum é imenso, cheio de dicas e informação. Basta perder umas horitas a ler todos os tópicos que aparecem numa pesquisa que estão lá as respostas todas. Agora é suposto eu ou qualquer outro fazermos a pesquisa, lermos tudo e escolhermos os tópicos mais adequados e depois dar ao membro com o problema os links??? E no meio disto tudo, onde pára a auto-aprendizagem?

 

Em alguns casos, o membro até pode ter tentado ele mesmo a pesquisa, mas isso nota-se logo, no post, ou nas perguntas mais concretas. Mas a maioria das vezes, a preguiça fala mais alto.

Quando tenho um problema, vasculho o fórum até dizer chega, vou a sites, visito outros fórums e procuro lá e se não conseguir encontrar nada, assumo que não procurei bem e volto a procurar. Só depois é que crio um post. Se bem que a maioria das vezes, pelo menos ultimamente, envio pm's ou uso o MSN e peço uma ajuda mais directa, sabendo à partida que a resposta anda aqui no fórum, mas não a consegui encontrar.

 

Por vezes, faço pesquisas imensas para ajudar um membro, dependendo do meu tempo e disposição, mas a maioria das vezes, ele mesmo podia ter feito o mesmo.

 

Foi por aparecerem membros com dúvidas concretas para assuntos que já foram aqui debatidos, que criei este post:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=46541

Uma compilação de links que usei para saber mais sobre fertilização e necessidades das plantas, junto com algumas opiniões e dicas pessoais.

 

Talvez um dia destes me aperceba de mais um assunto específico, com vários posts espalhados por aqui e crie mais um post de compilação.

Até lá, vou tentando ajudar, faço pesquisas para ajudar quando me dá para isso, ou nem sequer respondo.

 

Agora, não se pode é criticar ninguém por dizer a outro que o problema dele resolviasse com uma pesquisa, porque 90% das vezes, é verdade. Se o dito membro está preocupado com o seu problema e em alguns casos, assume-o como uma emergência, em vez de criar um post e esperar 2 ou 3 dias (às vezes mais) por uma resposta, porque não usou esse tempo de criação de post e os dias de espera, para procurar ele mesmo? É isto que eu não compreendo. Aqui à uns tempos, quando me surgiu em casa um Colisa doente, passei 2 horas a pesquisar o fórum, a ler todos os posts parecidos com os sintomas que ele apresentava. Não perdi tempo a escrever um post, a esperar por respostas ou a queixar-me no fórum por ninguém ainda me ter respondido...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Concordo em absoluto com o que foi dito anteriormente, em particular com o Fausto, mas o Sérgio tocou aqui num ponto muito importante:

 

Agora, não se pode é criticar ninguém por dizer a outro que o problema dele resolviasse com uma pesquisa, porque 90% das vezes, é verdade. Se o dito membro está preocupado com o seu problema e em alguns casos, assume-o como uma emergência, em vez de criar um post e esperar 2 ou 3 dias (às vezes mais) por uma resposta, porque não usou esse tempo de criação de post e os dias de espera, para procurar ele mesmo? É isto que eu não compreendo. Aqui à uns tempos, quando me surgiu em casa um Colisa doente, passei 2 horas a pesquisar o fórum, a ler todos os posts parecidos com os sintomas que ele apresentava. Não perdi tempo a escrever um post, a esperar por respostas ou a queixar-me no fórum por ninguém ainda me ter respondido...

 

Ainda há muita gente que não está para se chatear e gosta da papinha toda feita e podemos constatar isso facilmente quando esses mesmos membros fazem constantemente perguntas que até recentemente foram debatidas. Nem sequer fazem um " scroll" no sub-fórum que lhes interessa. Só vêm o botão " Novo tópico"à frente! Facilmente constatamos isso quando somos utilizadores assíduos de um fórum e realmente é cansativo ver aquilo que já foi debatido centenas de vezes. Mas, é como diz o Fausto, algumas delas são " as" perguntas por isso devemos analisar cada caso e não meter tudo no mesmo saco.

 

O Fausto também falou do afastamento de membros antigos ( já para não falar dos pioneiros) do fórum devido a esse problema... Sinceramente, no que me diz respeito, já não passa tanto pelas dúvidas que já foram debatidas anteriormente mas sim pela chegada de novos membros e do seu comportamento na comunidade! Gosto de ser directo e como tal, estou perfeitamente à vontade para dizer que simplesmente muitos membros recentes ( e quando me refiro de " recentes" é pessoal que entrou mesmo à 1 ano) não sabem estar no seio de uma comunidade virtual! Quer pelas conversas paralelas, quer pela escrita das mensagens, quer pela ânsia de aumentar desmesuradamente o número de mensagens no perfil. Há aqui pessoal que em pouco menos de 1 ano, já tem mais de mil mensagens ou quase. Nada a apontar, não fosse o teor de muitas dessas mensagens, mais palha ou conversa de café do que própriamente questões pertinentes/comentários constructivos/informação útil. Caso contrário, espectáculo! Se calhar sou eu que, com 24 anos estou a ficar um velho resmungão com pouca tolerância à " miudagem" que por aí anda mas é um facto que, noutros fóruns que frequento, especialmente internacionais, a mentalidade é diferente. Mesmo os miúdos que realmente são miúdos conseguem ter mais sentido crítico e senso comum para saber estar na comunidade, coisa que parece faltar a muitos de 19 e 20 anos... Digamos que, em sentido figurado, este fórum é como uma " segunda casa" que foi construída e arrumada ao longo do tempo por todos nós e, quando vemos que o que já foi bonito e brilhante é agora negligenciado ao ponto de ficar sujo e desarrumado pela entrada de novos " residentes", custa um bocado ficar de braços cruzados!

 

Era bom ver um comportamento mais contido por parte desses membros no que toca a intervenções de baixa qualidade/muita quantidade, mas mais o inverso. Até lá, espero que os futuros membros venham com outra mentalidade no sentido de perpetuar o vício e actualizar a informação que eventualmente se tornará desactualizada com o passar do tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

André:

 

Fausto Vicente disse:

...agora, quando vejo essa resposta dada por pessoas que, no forum nunca contribuiram nada, a não ser nos topicos da treta (off topic e afins) e a dizer que o aqua A é bonito, o B tá giro e o C tem potencial, aí passo-me...

 

...concordo plenamente contigo.

 

Já agora, e pedido novamente que não pessoalizem as questões e as respostas, gostava de mais opiniões, de malta mais geriatrica, dos de meia idade e dos putos, falando em termos de forúm, claro.

 

PS: Nuno, desculpa o 'apossar' da tua thread,... :wink:

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom,

 

Quando me referi a ter a informação espalhada, tenho que concordar que existem posts que abordam temas diferentes para a mesma espécie.

 

Por exemplo, façam uma Pesquisa por Red AND Cherry só no Sub-Forum PEIXES e INVERTEBRADOS e vejam a quantidade de posts que existem a falar só deste camarão.

 

Não acham que se metade dos utilizadores tivessem feito uma pesquisa antes de colocar o post teriamos apenas uma página em vez de três ?

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu posso-me considerar um "meio-puto", pois já ando aqui à um aninho apesar de não ser muito interventivo.

 

Na altura em que me registei nesta comunidade magnifica, passei tardes e noites a ler posts e artigos aqui do pesoal, maravilhado com tanta informação....hoje em dia a história já é diferente. Não que eu já saiba tudo (nunca ninguém sabe), mas sim porque as adições de novas matérias e/ou ideias é feita muito lentamente.

 

É neste pressuposto que gostaria de me basear. Antes os designados membros mais velhos adicionavam constantemente artigos/ideias/teorias novas. Hoje já não é assim. Não sei porquê. Gostaria de o saber...mas...

 

Posso dizer que passo em todos os sub-menus de água doce todos os dias, mais que uma vez por dia. E fico aparvalhado a ver alguns tópicos abertos, ou mesmo algumas respostas e comentários.

 

Parece-me a mim que a discussão de ideias é uma utopia neste fórum, cada vez mais, nos dias de hoje. Se eu chegar a um tópico de um user que postou umas fotos novas do seu aquário, e lhe disser: "olha não gosto muito...parece que podias mudar isto para ali e para aqui porque no meu entender ficava melhor e escondia isto e aquilo...", tenho a certeza (porque já aconteceu) que serei atacado e só não sou apedrejado porque não dá.....

 

É esta atitude de não saber entender uma opnião critica que está a "desviar" os mais entendidos da coisa.....na minha opnião.

 

E concordo quando se diz que fazer tópicos por fazer é desnecessário, mas nesse sentido creio que o sub-menu OFF-TOPIC não deveria existir....pois pemite tópicos de encher chou.... :wink:

 

Sei que este fórum está munido de um capital intelectual, especializado nas várias vertentes da aquariofilia, bastante alto, mas não estão a ser dadas as condições para que ele se revele.

 

CIVISMO faz sempre parte de uma qualquer comunidade!

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente acho que o pesquisar é uma faca de 2 gumes.

 

Por um lado ao pesquisar, uma pessoa poderá encontrar as respostas rapidamente, mas também pode encontrar as respostas erradas ou incompletas e ficar com noções erradas.

Por outro lado se todos os novatos se limitarem apenas a pesquisar o que resta então para discutir?

 

Se não há duvidas, não há debate e se não há debate não há sentido do forum existir.

Quanto a mandar o pessoal pesquisar, por vezes faço isso mas tento na maioria das vezes dar uma resposta ainda que deliberadamente parcial, no sentido de aguçar a curiosidade.

 

Também não acho muito bem aquele pessoal que responde apenas: "se usares a pesquisa encontras a resposta". Responder a uma duvida apenas para dizer que deve usar a pesquisa é quase tão preguiçoso como colocar a dúvida sem pesquisar primeiro.

 

E convenhamos... a localização dos botões pesquisar e novo tópico e mesmo até a sua aparencia leva quase sempre à escolha pelo novo tópico em deterimento do pesquisar. Até porque por vezes a pesquisa devolve inumeras respostas... e às vezes o tópico que surge em nada ajuda o esclarecimento da duvida, apenas porque a palavra apareceu referenciada na mensagem de alguém. Limitar a resposta apenas a titulos... pode dar 0 tópicos.

 

Resumindo, mandar pesquisar sim senhor, mas ao menos dar alguma indicação de resposta a quem pergunta. Acho que se lucra com isso.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que se deve aconselhar a pesquisa?

Sim, sempre!

Agora, sem dar uma orientação?-  "VAi pesquisar, que isso já esta no fórum umas 5.000 Vezes..."

Assim não, meus amigos, tentem sempre dar uma orientação, uma explicação, mínima que seja. Sejam agradaveis para as pessoas, não comecem logo a dar na cabeça...

 

Completamente de acordo.

 

PS: Nuno, desculpa o 'apossar' da tua thread, ...

 

Só tenho que te agradecer pelas intervenções aqui postas, o que me levou a criar este thread foi a sensação que os assuntos mais interessantes estão submersos no fórum e’ preciso traze-los ‘a tona para que haja debate e troca de ideias isso e que mantem os fóruns vivos.

 

Não acredito que os fundadores deixem de frequentar o fórum, podem intervir menos mas penso que devem andar por, e se deixarem paciência, de certeza que outros users mais avançados que com eles aprenderam muita irão tomar o lugar de orientadores.

 

E’ como tudo na vida são ciclos.

 

Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Eu neste fórum não sou um puto, sou um bebé, mas a participação em outros fóruns faz-me ver certas situações como recorrentes, mesmo que os temas sejam completamente diferente, o modo de agir é igual/semelhante. Em outros fóruns que participo, como são ligados a um desporto, e os elementos têm tendência a encontrar-se de vez em quando, e é mais fácil avaliar as situações que se passam no fórum, pois as pessoas conhecem-se cara a cara e interagem noutro mundo que não exclusivamente o “virtual”.

 

Posso-vos dizer que já havia visitado este fórum à uns anos, mas agora redescobri-o e a diferença é abismal, para isso acredito que tenha contribuído em muito a abertura do seu membro e equipa inicial que nunca chamaram a si o “poder absoluto” delegando responsabilidades em vários membros que demonstravam ter capacidades fazendo o fórum viver e crescer por ele próprio.

Nesta minha redescoberta constatei que a quantidade de informação era gigantesca, bem como o número de membros que embora seja um pouco fictício (como em todos fóruns que conheço), reflecte um grande numero de utilizadores. Comecei logo pela secção de anúncios, aliás única secção onde acho bem que vários utilizadores repitam o mesmo tópico (aliás até não gosto nada daqueles que aproveitam um tópico para dizer “eu também…”:D ), depois comecei a “navegar” pelo fórum e comentei um outro assunto daqueles lá do fundo da gaveta e foi engraçado ver como alguns por momentos ganhavam nova vida, com novas, melhoradas ou recentemente testadas opiniões. Mas também me deparei com dezenas de comentários que repetiam perguntas e que embora mais recentes não acrescentavam nada ao já falado em outros, pior, só os “soterravam” com outras tantas repetições que fazem “desesperar” e desinteressar aqueles que andam por ali a pesquisar.

Por outro lado pesquisar é sempre mais fácil para uns do que para outros, na WWW (world wide waste como já ouvi dizer :D ) é preciso saber o que procurar e como o fazer de forma mais fácil e rápida tendo cuidado com a escolha dos termos.

 

Recentemente dei duas respostas a semelhantes às aqui mencionadas, como sou novo aqui gostava de saber o que acham, porque não quero ir contra “os donos da casa” e preciso de saber com que linhas me coser de futuro para não ser acusado de “minar” o fórum ;).

 

1.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ebc2cee6936a136

 

2.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=47948

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falando na minha experiência pessoal neste Fórum mais recentemente, e em muitos outros ao longo dos anos, tento sempre que tenho uma questão a colocar fazer uma pesquisa a ver se o que quero saber já se encontra respondido, e bem respondido, ou se aquilo que quero anunciar já foi anunciado...

 

No entanto, nem sempre a pesquisa funciona como queremos, por vezes os resultados da busca são tão vastos que não encontramos aquilo que especificamente procuramos.

 

Na minha opinião antes de se colocar os posts, devia-se ter o cuidado de pesquisar, no entanto se não for satisfeita a curiosidade deve-se sempre abrir o post, e quem lá fôr só para dizer "usa a pesquisa" eu respondo que então não deviam estar no fórum, porque não precisavam "usassem o google!"

 

Compreendo que é chato responder "n" vezes à mesma questão, no entanto, ninguém obriga ninguém a responder, e essa atitude de macho de responder a um post só para dizer "Pesquisa" para mim é nada mais, nada menos, do que "armarem-se aos cágados". Ou respondem, ou dao links para topicos em que isso ja foi discutido, ou então não percam tempo só a mandar bocas...

 

Cumps.

 

P.S. - Já agora questiono-me... qual o post mais "inútil" :

 

Aquele que pergunta algo já respondido, ou aquele que apenas diz "pesquisa"? É que um ainda pode relançar debates e discussões... já o outro ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, como já disse em outras situações, o post mais inútil é o "Pesquisa" por si só....

 

Uma resposta deve dar uma solução ou algumas dicas ao que foi perguntado. Colocar uma mensagem a dizer "Pesquisa" não ajuda nada, é mais uma mensagem que vai pesar na Base de Dados do fórum, e mais uma mensagem a pesquisar quando alguém efectua uma pesquisa no fórum... ou seja, quem colocou tal mensagem pensa que está a ajudar e a agir bem, mas afinal tem o efeito precisamente contrário...

 

Um boa resposta será algo do género:

 

"Olá,

 

Esse tema foi já debatido no fórum. Para a próxima, usa por favor a pesquisa do fórum (é um link no topo da página) pois certamente que terás muito mais rapidamente algumas respostas às tuas dúvidas. :D

 

Se pesquisare por "xpto", vais encontrar os seguintes tópicos que te dão uma boa ajuda:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/kjahkajhdash....

http://www.aquariofilia.net/forum/kjahkajhasdasdash....

http://www.aquariofilia.net/forum/kjahkajhqqwrdash....

http://www.aquariofilia.net/forum/kjahkaeqwewjhdash....

 

Boa sorte!"

 

É só um exemplo... e é assim que eu acho que se deve responder... fica a minha opinião e a sugestão :wink:

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Concordo em absoluto com o João! Sou o Membro com mais mensagens neste Fórum e se se derem ao trabalho não encontram nenhuma com a indicação de "vai pesquisar ó preguiçoso"!!!! :oops::)

 

A minha postura sempre foi a que o João indicou e se não tenho tempo para responder, o que faço é mesmo isso... não respondo e mais tarde ou no dia seguinte com calma, se ainda não foi respondido, lá estou a dar os meus 2 cents. Penso que esta é a forma mais correcta de estar neste mundo virtual.

 

...Contudo, creio que se instalou o sentimento de estaganção, entres esses pioneiros e a malta que cá esta á mais tempo...e com a estagnação veio algum desinteresse, e com esse desinteresse vieram novos objectivos, quiçá em outras areas. Daí, entre outras razões a saida sistematica do forum de alguns 'monstros', pioneiros quer dele, quer da aquariofilia em Portugal. Assim de Repente, o Domingos, O Diogo, o proprio JB, etc... e isto, só a malta que eu conheci...Ok, o JB ainda cá está, e sempre estará, mas é certo que anda arredado...

 

Concordo que com o crescimento se tenha estagnado um pouco, mas quando mencionas a minha pessoa queria apenas dizer-te que ainda cá estou, continuo a gostar de aquários! A minha única razão para ter abandonado esta maravilhosa equipa de amigos, foi o facto de ter menos tempo. Com o aumentar da familia há valores mais importantes que se levantam e isso para mim é sagrado.

 

Quem sabe, um dia, se me quiserem de volta, não estarei aí de novo a chatear o pessoal!

 

Abraço e continuem a pesquisar... OOOPPPPSSS - responder!

 

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Concordo em absoluto com o João! Sou o Membro com mais mensagens neste Fórum e se se derem ao trabalho não encontram nenhuma com a indicação de "vai pesquisar ó preguiçoso"!!!! :oops:  :)  

 

(...)

 

Concordo que com o crescimento se tenha estagnado um pouco, mas quando mencionas a minha pessoa queria apenas dizer-te que ainda cá estou, continuo a gostar de aquários! A minha única razão para ter abandonado esta maravilhosa equipa de amigos, foi o facto de ter menos tempo. Com o aumentar da familia há valores mais importantes que se levantam e isso para mim é sagrado.

 

Quem sabe, um dia, se me quiserem de volta, não estarei aí de novo a chatear o pessoal!

 

Abraço e continuem a pesquisar... OOOPPPPSSS -  responder!

 

Diogo

 

Exactamente o que eu quiz dizer: quer tu, quer todos os outros continuam ligados ao forum, mas é a evolução natural das coisas, a familia que aumenta, o emprego onde começamos, á medida que progredimos, com mais responsabilidades, e mesmo, noutra malta, outros interesses, fotografia, paint-ball (esta foi teleguiada), que roubam um pouco de tempo aos peixes...mesmo que se continue a manter e a participar, mais ou menos esporadicamente, no forum. Aliás, os nossos pioneiros, como eu disse, continuaram sempre a ser os pioneiros, quer por esta importante casa (o forum), quer por aquilo que fizeram pela aquariofila, quando tudo estava muito disperso e os conhecimentos eram poucos.

A minha intervenção foi um pouco para sensibilizar a malta que por ca anda, para não darem aos recem-chegados respostas como eu nunca ouvi de voces, geriátricos na matéria...e olha que ainda me lembro de darem umas 'rebecadas', mas diziam porquê...

Abraços a todos

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Bom, cá venho eu dar o meu bitaite :D :D

 

Era para o ter feito antes do João Branquinho e por falta de tempo e tambem como ele acabou um pouco por responder por mim, adiei isso.

 

De facto sou um maçarico que aqui anda, mas penso que sobretudo a estagnação do forum tem sido culpa muito mais do afastamento do pessoal com mais conhecimentos do que própriamente pelo pessoal novo que entra, com nova mentalidade, mais relaxada e sempre à procura da resposta fácil em vez da pesquisa.

 

A meu ver, penso que deveria ser bem gratificante ensinar a quem chega e não pensar: "eu tive de pesquisar muito para chegar aqui por isso desenrasca-te"

 

Concordo que com uma pesquisa aprofundada, qualquer novo membro pode chegar à resposta à sua questão. Mas, se voçes próprios fizerem uma pesquisa, p.e. Co2 reparam que aparecem milhentos tópicos sobre ela. Para uma pessoa inexperiente, só vai baralhar mais.

 

Se, de cada vez que nos apetecer dizer "pesquisa" a fizermos nós e seleccionarmos os melhores tópicos, colocando o URL para eles. Com a experiencia que temos, não só será mais fácil para quem está a colocar a questão chegar a uma resposta, como também os melhores tópicos acabam por ficar interligados através dos URL's que se colocam nos tópicos da palha. Deste modo, penso que acaba por ser benéfico não só a quem coloca a questão, como a quem faz a pesquisa. Ao abrir um tópico sem nada de interesse, é redireccionado para um válido, facilitando assim a busca e com esse efeito diminuido tambem o nº de tópicos novos.

 

Estou apenas a incluir-me a mim no parágrafo acima, não por achar que me incluo entre os mais experientes, mas apenas por ser essa a minha filosofia.

 

Aqui um pequeno exemplo, gostaria de ter outro onde não estivesse o Luis porque sei que esse não é o modo dele actuar, mas se repararem e seguirem os links, o meu 1º link direcciona para uma tópico um pouco vago onde tem outro link dado pelo Luis, que direcciona para outro mais especifico. Assim, a interligação entre todos ajuda muito mais a chegar à resposta pretendida e a diminuir o nº de novos tópicos.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...8137&highlight=

 

Claro que concordo que alguns "miudos" deviam ser chamados à atenção, que se derem a um pouco de trabalho chegam fácilmente à resposta ás suas questões. A colocação de novos tópicos, contribui sempre para com base em tópicos antigos se coloquem novas dúvidas e assim todos aprendam um pouco mais.

 

Também acho que o pessoal mais antigo está muito desleixado, ou desinteressado e por isso eles próprios mais que os novos contribuem para a decadencia da qualidade deste forum que tanto me ajudou.

 

Acho que faltam novos incentivos, pelo menos na área que mais me interessa, o aquascaping. Os concursos de fotos e outras coisas do género. bem sei que os participantes foram poucos das vezes anteriores, talvez uma abordagem diferente o consiga. Vejam o exemplo do forum aquahoby parece-me interessante. O aquário do mes, ou a forma dos concursos de fotografia. Se não há participantes para em cada mês lançar um concurso novo alarguem-se os prazos.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a todos.Sou maçarico,conheci este forum no dia 18 fevereiro de 2005.Meti um post no dia a seguir e so voltei a meter outro post em junho de 2006.Não vou dizer que vinha ao forum todos os dias.até porque é mentira,vinhas quando tinha uma duvida.Mas com o tempo e a aquisição de um aquário maior decidi levar a aquariofilia mais a serio.passei a vir ao forum regularmente,pesquisei de tudo,fiz a minha calha de iluminação com ideias de outras calhas que vi no forum.Resumindo nunca fui de meter muitos posts nem de sacrificar a base de dados.Há coisa de dois meses deparei-me com um problema que nunca tinha tido,a temperatura.a minha casa antiga não aquecia tanto como esta que habito agora.meti um post a perguntar o que fazer.Eu sei que há centenas se não milhares de posts sobre isto.Podia ter pesquisado,mas por falta de tempo (naquela semana trabalhei todos os dias turnos de 16 horas),e como estava realmente preocupado meti um post estupido.quando me responderam vai pesquisar e ainda me deram na cabeça a primeira vontade foi não voltar a este forum. Eu sei que é chato responder sempre ao mesmo mas deviam pensar que ás vezes quem pergunta está mesmo aflito.e receber um vai pesquisar não ajuda muito.Um forum é local de discussão.gosto de pensar nele como local para conhecer e interagir com outros aquariofilistas.para pesquisar há muitos sites detalhados.O forum introduz a questão de experiencia pessoal.é bom saber que quem me responde já passou pelo mesmo.não me levem a mal meter-me mas eu sei que não gostei de me mandarem pesquisar.O que valeu é que nem todos são assim e houve membros que me esclareceram.e não estou aqui contra ninguém.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Aqui um pequeno exemplo, gostaria de ter outro onde não estivesse o Luis porque sei que esse não é o modo dele actuar, mas se repararem e seguirem os links, o meu 1º link direcciona para uma tópico um pouco vago onde tem outro link dado pelo Luis, que direcciona para outro mais especifico. Assim, a interligação entre todos ajuda muito mais a chegar à resposta pretendida e a diminuir o nº de novos tópicos.http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=48137&highlight=

É o meu modo de actuar é... :D

 

Esse membro está cá desde 29 de Setembro de 2005. E eu sei que não é um membro inactivo.

Sinceramente, acho que já tem "tempo de Fórum" suficiente para não perguntar uma "banalidade" daquelas.

 

Como diria o criador do Fórum, uma coisa é ajudar, outra é fazer a papinha toda.

É contra isso é que eu sou contra. Obviamente se a pergunta fosse colocada por uma pessoa novata, era muito bem capaz de responder como se indica aqui neste tópico. Aliás, quem me conheça, sabe muito bem que dentro das minhas possibilidades, tento sempre ajudar naquilo que sei/posso.

Agora que toda a gente sabe que há membros "preguiçosos", isso toda a gente sabe.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Não me querendo inserir no estatuto de sabichão, porque MEU DEUS ainda à uns tempos disse num tópico que algas eram plantas ;)

 

 

Estou cá à 2 anos, 2 anos e meio.

Nos primeiros 6 meses, 1 ano. Quase que li o forum todo, todos os dias estava cá, aquele noobie vidrado que escrevia mal e respondia a tudo ansioso por partilhar o conhecimento que tao facilmente adquiria, depois com a experiencia e a tinta que me caiu dentro do aquario e matou tudo quando a casa foi pintada fiquei desapontado e desiludido e por uns tempos simplsmente mantive um aquario. Agora as ideias voltaram e redescobri um forum diferente!

 

Naquela altura, comprei o aquario ao Domingos Leitão, andava por cá verdadeiros monstros e as minhas pesquisas passaram a ser por autor!

Os já referenciados em cima, Sergio Veterano, táslixado ( andré Nóbrega agora), MrPCB ( acho que era assim :lol: que agora é Pedro Borges digo eu..) entre outros.... agora acho que se perdeu um pouco essa "geração". o único que continua a seguir nessa linha será talvez o Luís Fortunato que simplesmente tá em todas :oops:

 

Era pessoal que notava-se que vivia para isto e gostava imenso de ajudar agora com o alargamento da comunidade perdeu-se um bocado este antiga "familiaridade". Tambem eu nessa altura tinha 3 amigos da minha turma que tinham aquarios e que iamos monta-los e desmonta-los e trocavamos tudo e era muito mais engraçado do que agora... :lol:

 

E quando mandam pesquisar lembrem-se de que também já foram assim, e que tem de passar a mentalidade aqui defendida, nunca deitando abaixo mas mostrando o caminho de uma forma pedagógica.

 

Ps: Aqueles aquarios dos concursos do mês de facto eram alguma coisa... ainda me lembro dum aquario que venceu lá pa maio de 2004 do MrPCB que me marcou! assim como um cubo do sergio veterano que era abismal :oops:

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.