Montagem de aquário de 56L para Ciclideos Africanos


Recommended Posts

RuiEstrelinha, é o meu primeiro aqua de CA's e estou a gostar imenso. Para já só tenho um peixe e ele esconde-se muito mas quanto tiver mais de certeza que vou passar muito tempo a observá-los.

 

Nelson71, vou mandar MP. Parece que agora não se pode citar marcas no fórum.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 62
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá amigos.

 

É com enorme pesar que informo que vou ser obrigado a deixar (para já) os ciclideos africanos. :roll:

 

O vidro de trás do aquário rachou e começou a verter água... a minha sorte é que estava em casa... e estava precisamente a fazer a manutenção do outro aqua comunitário quando ouvi o vidro a rachar.

 

Para além da tragédia que foi e da correria para evitar derramar o menos possivel de água, ainda consegui salvar o unico habitante.

 

O vidro não parece ter solução porque está rachado quase de uma ponta à outra. Não sei o que puderá ter acontecido. Talvez peso a mais ou alguma rocha ter batido no vidro durante a montagem... não sei...

 

Enfim... triste.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Samufish

 

Bolas grande azar :( e ao mesmo tempo sorte estares em casa, para pelo menos salvares o inquelino (Brichardi), tenho andado a acompanhar a evolução do aqua e estava espectacular a decoração e a ideia da iluminação.

Sórte ser de só 56 L se não era capaz de rebentar com a pressão.

Como dizes e bem fica adiado (para já) não eliminado, ficamos a aguardar novos desenvolvimentos e fotos.

Melhor sórte

 

Fica bem

Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está o resultado final da tragédia:

 

samcas14.jpg

 

Esta deve ser a ultima fotografia deste tópico.

Se alguém tiver alguma ideia para resolver o problema deste aquário, agradeço. Não vou tentar arranjar o vidro porque está mesmo partido. Se calhar só substituindo o vidro. Vou colocar outro tópico para vender o aqua assim...

 

Espero ter contribuido para o fórum com este tópico. Para já vou continuar com o meu comunitário e quando tiver tempo (€) vou tentar montar de novo outro aquário para ciclideos africanos.

 

Obrigado e todos e abraços,

Samu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e so o vidro da frente?

Nao desanimes tira a medida do vidro e manda cortar um

depois e so desculares o velho com um chisato e limpares muito bem

depois colocas cola nos topos dos restantes e colas dee novo prendendo os vidros com cordas ou elasticos

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois e so desculares o velho com um chisato e limpares muito bem  

depois colocas cola nos topos dos restantes e colas dee novo prendendo os vidros com cordas ou elasticos

 

É assim tão fácil?

 

Agora fico com medo que aconteça algo de novo ao aquário... e desta vez posso não estar em casa...

Quando referes a cola queres dizer silicone?

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é fácil sim e resulta, faz isso e não desistas pois estava muito bom, muito bem conseguido a luz e tudo.

 

Posso dar-te um exemplo, um amigo meu tem um aquário de 700L, um dia uma pedra rachou o fundo, ele colou um pedaço mão muito grande, não era o comprimento pois teria de ser uns 170x70. Ainda hoje mantem esse aquário a funcionar.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!!!!!

Grande evolução!!!! gostei muito...

Eu mesmo tou a pensar em fazer um akua de shelldwellers no meu de 40l, talvez um casal... :P

Tenho muita pena... estava a gostar imenso do akua, e agora tem um vidro rachado...:) :D

Nao desistas...

 

[[[[[[[[]]]]]]]]

avatas.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Voltei como prometido.

 

Depois de alguns passos dados com muito cuidado já a pensar em não repetir a proeza de apanhar a água a escorrer do aquário pelo movel abaixo fiz o seguinte:

 

Retirei o vidro partido, limpei a silicone dos vidros onde encostava o vidro partido com ajuda de um liquido removedor de silicone, mandei cortar um vidro do mesmo tamanho, colei com silicone Wurth próprio para aquários, reforcei os cantos interiores do aquário com silicone nos sitios onde encosta o vidro novo, depois foi só aproveitar o que utilizei da montagem anterior, quanto à água fui guardando a água das mudas do aqua comunitário para não ter que ciclar o aqua de novo.

 

Já está a funcionar à dois dias com a temperatura e PH estabilizado. Aqui vai a foto:

 

samcas15.jpg

 

Estou de volta aos ciclideos africanos e espero poder compartilhar as minhas aventuras da aquariofilia com o pessoal do forum.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens por não teres desistido e teres reparado o aquário. :lol:

 

O layout tambem melhorou, mas será que não está muito pesado e a situação anterior pode repetir :lol: .

 

Espero que não. :wink:

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que a situação não se repita senão vou desistir desta aqua...

O outro vidro quebrou porque estava rachado por dentro do rebordo de plástico. Só depois de o desmontar é que reparei. Claro que o peso do aqua deve ter ajudado a abrir aquela racha enorme.

 

Agora, estes vidros são de 4mm, será o suficiente para aguentar com este tipo de montagem? parecendo que não a areia e as pedras pesam muito...

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estão os novos habitantes do aqua. Ainda um pouco timidos mas já foram apanhados no boneco.

 

Vista geral do aquário:

samcas16.jpg

 

O Lepidiolamprologus meeli ainda a explorar o aqua:

samcas17.jpg

 

O mesmo peixe mas já com uma coloração diferente:

samcas18.jpg

 

Esta foi a melhor fotografia que consegui do Synodontis porque até agora ele passou o tempo todo no meio das rochas:

samcas19.jpg

 

Neolamprologus Leleupi. Até agora mostra-se um verdadeiro acrobata no meio das rochas.

samcas20.jpg

 

E por último o Neolamprologus Brichardi também conhecido como Princesa do Burundi.

samcas21.jpg

 

 

Aproveito para agradecer ao Shiva Skunk pelos peixes e pela ajuda.

 

Espero que gostem das fotografias.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Hugo.

 

Achas que sao peixes a mais para o aqua de 60cm? So tenho um peixe de cada especie.

 

O que eu gostava mesmo de ter era ocelatus mas sao muito caros. Para ja e nos proximos tempos nao vou colocar mais nenhum peixe. Vou e tentar melhorar o layout do aqua talvez com algum tipo de rocha calcaria.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Hugo.

 

Achas que sao peixes a mais para o aqua de 60cm? So tenho um peixe de cada especie.

 

O que eu gostava mesmo de ter era ocelatus mas sao muito caros. Para ja e nos proximos tempos nao vou colocar mais nenhum peixe. Vou e tentar melhorar o layout do aqua talvez com algum tipo de rocha calcaria.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ola.

 

Aqui vão mais fotografias, com a novidade que tenho o aquário coberto de algas verdes... já não sei o que hei-de fazer... penso que o problema será da areia da praia e já estou a pensar em substitui-la por areia ou areão própria para ciclideos.

 

Aqui está o Meeli a espreitar de dentro da sua nova casa. Acho que até agora é a minha melhor fotografia de peixes:

samcas29.jpg

 

Neolamprologus Brichardi. Está um pouco tremida mas dá para ver as bonitas cores que ele têm:

samcas30.jpg

 

Está é uma imagem geral do meu novo problema. O aquário está todo verde. Até fica engraçado mas não sei se trará problemas futuros.

samcas22.jpg

 

samcas23.jpg

 

Dá para ver na pedra as algas. Se passar com o dedo elas saem.

samcas24.jpg

 

Esta semana a areia começou a ficar assim. Parece que também vai ficar coberta de verde. Os vidros também começaram a ficar verdes mas agora começei a limpá-los todas as semanas.

samcas25.jpg

 

Este Leleupi é muito mexido e dificil de fotografar:

samcas26.jpg

 

O Melli a pousar para a fotografia:

samcas27.jpg

 

Agora de lado. Acho que ele adora ser fotografado:

samcas28.jpg

 

Fico à espera das vossas opiniões sobretudo sobre o problema das algas. Será normal ou será por causa da areia da praia?

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tanto qt sei as algas são normais e se a situação não ficar fora de contolo até beneficiam esteticamente o aquario.

 

No teu caso pareceme que será por teres luz demasiado forte, tenta reduzir o numero de horas de luz por dia e juntamente com as tpas e a limpeza dos vidros deve bastar para conter o avanço desmesurado das algas.

 

Boa sorte

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Ai que os meus exxxxx tão lindos :wink:

 

http://samuka.home.sapo.pt/Aquario/samcas27.jpg

 

Falas da primeira fotografia, mas para mim esta é bastante melhor! Até lhe apanhaste a maquilhagem amarela por cima dos olhos.

 

Quanto às algas eu pessoalmente gosto do efeito :lol: Já pensaste em retirar algumas pedras e tentar dispôr as restantes de uma forma mais horizontal? Eu retirei algumas do meu e gostei do efeito!

 

Sim senhor belo trabalho!

 

Abraço

 

ps: Que máquina utilizaste para as fotografias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Shiva!!

 

Os peixes cada vez estao mais bonitos. Realmente essa foto tambem ficou muito bem.

 

As algas nao ficam mal, não sei é o que pode acontecer se elas continuarem a crescer e a alastrar pelo aquário. Do vidro elas saem bem, agora as pedras ja estão cobertas e a areia também começa a ficar com uma camada verde.

 

A máquina que uso para as fotografias é uma Nikon Coolpix 995, na altura em que comprei era muito boa, continua a ser mas já há outras bem melhores. Agora o truque é descobrir um setup porreiro para a fotografia, ter muita paciência e tirar muitas fotografias para ficarem algumas boas.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas de certeza que o esferovite é para ser colocado dentro do aqua? :wink:

Tenho um aqua igual a esse (aquapor) e coloco a esferovite por baixo, uma vez que o vidro não toca na superficie (só a calha).

 

Olá. Deve ser colocada esferovite debaixo do aquário. Eu não usei esferovite porque tenho outro material próprio para fazer base ao aquário, agora não me lembro do nome, é um material cinzento escuro, comprei uma placa na Ruimar e também já comprei em www.petalog.pt. Quanto à esferovite debaixo da areia é para prevenir que no caso de desmoronamento das pedras o vidro possa ser atingido.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.