Montagem de aquário de 56L para Ciclideos Africanos


Recommended Posts

Olá a todos.

 

Como não estava satisfeito com a recente invasão de algas (até porque a areia tinha toda uma camada verde por cima) resolvi começar a fazer alterações.

 

Já varias pessoas me indicaram a areia da praia e o excesso de iluminação como causas prováveis para a praga de algas.

 

Deitei mãos à obra e desmontei o aquário, retirei a areia toda e também a esferovite porque achei que não fazia falta.

 

Começei por fazer a montagem das pedras de outra maneira.

 

Coloquei as pedras maiores por cima do vidro bem apoiadas de maneira a não cairem:

samcas31.jpg

 

Depois coloquei cerca de 11 Kilos de areia de silica, é muito mais bonita que a areia da praia e é inerte (não é alcalina, mas a areia da praia também não era) esta solução foi muito barata (0.90/Kilo):

samcas32.jpg

 

Depois foi só colocar mais umas pedrinhas por cima, voltar a encher o aquário aproveitando a agua da outra montagem e voltar a colocar lá os peixeinhos:

samcas33.jpg

 

Os peixes parecem andar mais à vontade. Acho que aquela manta verde que se estava a formar na areia os estava a incomodar.

samcas34.jpg

 

O Synodontis anda muito mais à vontade nesta montagem:

samcas35.jpg

 

Ainda resolveu explorar a concha do Melli:

samcas36.jpg

 

O tempo diário de iluminação era de 12 horas e vou mudar para 8 horas.

 

O próximo passo será comprar rochas Riffkeramik para substituir as actuais.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 62
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

O teu aquário reacendeu a minha vontade de "re-arranjar" o meu aqua de 100 litros...

 

Só tenho um problema, a "tampa" do meu aquario é uma cena em plastico e tal luz (sistema de luz) incorporado e tal, é da Aquapor o aqua acho eu... e eu queria mandar fazer uma tampa e tal... o prob é que as esquinas da parte da frente são arredondadas... sabes o que posso fazer ?!

 

Onde compras-te essa areia e onde se compra essas pedras que falas?

 

Parabensss!!

Tomás Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Tomas,

 

Eu mandei cortar dois vidros rectangulares para fazer a tampa do aquario. Nos cantos dos meus vidros pedi para cortar uns angulos (tipo triangulo) de forma a poder passar os cabos do filtro e termostato e tambem poder alimenta-los sem ter que levantar o vidro. Talvez assim resolvas o problema das curvas.

 

Para a iluminacao aproveitei o reflector que estava na tampa de plastico, desmontei-o, coloquei duas lampadas florescentes compactas de 15W Day-light e coloquei o reflector por cima do vidro.

 

Quanto a areia e pedras vou mandar mp.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha parte de cima não tem nenhuma "calha" a volta do aqua para apoiar o vidro, porque é uma peça toda de plástico (onde tem o sistema de luzes por ai a fora) que encaixa no vidro...

 

Onde posso mandar fazer uma calha em plástico preto ? (visto que o da base tambem é preto e para não destoar...).

 

Um abraço!

Tomás Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Samufish,

 

Que synodontis é esse ??

 

Abraço,

 

Rui, sinceramente nao te sei dizer. Foi o Shiva que me deu quando lhe comprei os peixes. Talvez ele saiba. Entretanto se descobrir em algum site de ciclideos digo.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde posso mandar fazer uma calha em plástico preto ? (visto que o da base tambem é preto e para não destoar...).

 

Nesse aspecto ja nao posso ajudar, o meu aqua ja trazia calhas. Acho que vais ter que fazer um pouco de bricolage...

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.