Montagem de aquário de 56L para Ciclideos Africanos


Recommended Posts

Olá a todos.

 

Tenho um aquário de 56L (Aquapor 62x31x33) que vou aproveitar para colocar ciclideos africanos.

 

Este é o estado actual do aqua:

 

samnew1.jpg

 

Vou desmontá-lo e da montagem actual vou aproveitar o filtro interno 200L/H, o termostato 100W, as pedras de rio, conchas e os fetos de Java e umas conchas.

 

Como pretendo ter o minimo de custos possivel apanhei areia de praia e mais pedras de rio para fazer a decoração.

 

Passei a areia por várias mudas de água e está pronta:

 

samnew3.jpg

 

As pedras já escovadas e lavadas:

 

samnew2.jpg

 

Quanto á iluminação a tampa do aquário está preparada para uma lâmpada de 15W que vou ter que substituir por uma nova.

 

Tenho uma duvida na colocação da areia, vi um tópico do ezstyle onde recomendava a colocação de placas de Isopor no fundo do aqua para evitar desmoronamentos de pedras e a possivel quebra do vidro do fundo. Infelizmente não encontrei Isopor à venda. Será mesmo necessária esta precaução? Existe mais algum material que possa colocar no fundo?

 

O filtro sei que não é o mais indicado mas de momento é o melhor que posso arranjar. Penso que irá servir para os primeiros meses.

 

Vou montar o aqua este fim de semana e ver como fica o PH da água. A agua da minha zona costuma ter um PH 7, se a areia não for o suficiente para elevar o PH vou adicionar uns sais que encontrei para elevar o PH a 8.5.

 

Os fetos de java vão ficar presos nas rochas e finalmente quanto aos peixes para já penso colocar um casal de princesas do Burundi (Neolamprologus brichardi).

 

Aguardo agora as vossas opiniões e sugestões.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 62
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas, é claro que vais esperar uns tempos antes de por os peixes, não é?

só uma coisa, no habitat natural dos ciclidios africanos não há plantas, se calhar fica mais realista se só usares rochas, é só a minha opinião.

 

Quanto ás pedras, para evitar que elas caiam, cola-as com silicone.

 

cumps

Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui.

 

Li num site sobre CA's para deixar o aquário a ciclar durante um mês. Será preciso tanto tempo assim?

 

Eu gosto de ver os fetos de Java no aqua. Depois de montado com a areia e as pedras logo vejo se faz falta ou não.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deveria ser mas é difilil resistir, já tiraste a agua que tinhas na montagem anterior? se não tiraste aproveita pois essa agua já tem o ciclo. alem disso as plantas ajudam na ciclagem

 

cumps

 

Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu mudei de um aqua de 60 cm para 1 m e fiz assim, mudei toda a agua do de 60 para o de 1 m pus lá os peixes imediatamente pois não tinha onde os por entretanto a seguir acrescentei agua até encher o aqua funcionou como se fosse uma mudança parcial de agua, até alevins de nigros com 10 dias se deram bem :sleeping: , por isso acho que não precisas de esperar 2 semanas.

 

cumps

 

Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes usar para o fundo uma placa de esferovite que faz o mesmo resultado de proteger o vidro de fundo.

Quanto ao habitat dos ciclideos africanos não ter plantas tenho que discordar. Tem é plantas que n se encontram comercialmente disponíveis. Das plantas "compráveis" (ena :sleeping:) só mesmo a Vallisneria é que existe nos lagos :D

No entanto se o objectivo é um aqua africano agradável e não um biótopo à risca, podes usar Fetos e Musgos aquáticos e Anubias em acrescento às Vallisnerias para o "enverdecer" (granda palavrão :shock:)

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes usar para o fundo uma placa de esferovite que faz o mesmo resultado de proteger o vidro de fundo.

 

Posso por a esferovite dentro do aquário? Não vai contaminar a água ou desfazer-se? A ideia era por algo debaixo da areia a proteger o vidro...

 

Quanto a plantas para já só tenho disponivel Fetos de Java apesar de gostar muito de valisnerias, só que já coloquei uma vez valisnerias naquele aquário e começaram a apodrecer, acho que por a luz ser só de 15W. Os fetos de java aguentaram-se bem.

 

Obrigado,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isopor é esferovite, os brasileiros é que dão o nome isopor!!!

Quanto a sua utilização, não acho que seja totalmente obrigatório, tens é de ter alguma preocupação de ver até onde eles (peixes) escavão.

Quanto ao teu setup, tem cuidado com o tipo de peixes que vais colocar, visto que a maioria dos ciclideos africanos ficam bastante grandes. O neolamprologus brichardi fica com uns 10 cm como tal se vais optar por esta especime, vais só ter mesmo esses dois, e não colocar mais peixes!

Num aqua tão pequeno eu iria para os lamprologus ocellatus que são shell dwellers e crescem só até 7 cm no maximo e não ocupam muito espaço.

Estive a tentar perceber se tens ou não um tronco no aqua?.

Se o tiveres na minha opnião acho que fica mal num aqua de CA´s, tal como as plantas,claro que é só a minha opnião. :oops:

O filtro como tu disses-te, é realmente fraquito, teria de ter +/- 600 L/h visto o aqua ter uns 60 litros de capacidade.

Quanto á areia, no meu caso não ouve modificação no Ph, no inicio realmente subiu, mas depois voltou ao valor que sai da torneira. :cry:

Espero q tenha ajudado, e boa sorte para a continuação :D

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu estou a finalizar o ciclo de um aquário com o mesmo volume que o teu. Em breve postarei algumas fotos e o setup.

 

Quanto a peixes porque não ponderas colocar também (não digo para já) um Neolamprologus caudopunctatus e um Synodontis multipunctatus?

 

Podes também colocar um casal de shell dwellers como os Lamprologus multifasciatus ou brevis.

 

Quanto à questão do Isopor eu não coloquei no meu dado que coloquei uma camada(6-7 cm) alta de areia de coral que julgo que possa dissipar o eventual peso das rochas.

 

Por falar em rochas essas que mostras nas fotos são todas calcárias? Parece-me a mim que algumas não o serão...mas pouco percebo disto, talvez o Domingos Leitão ajude nesta matéria.

 

Resta-me desejar-te boa sorte e saúde aos futuros habitantes e pedir-te para ires colocando umas fotos.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rptavares, não vou colocar o tronco n a nova montagem. A fotografia é da montagem actual que vou desmontar.

Para já e como é o meu primeiro aquário de ciclideos recomendaram-me um casal de neolamprologus brichardi.

 

Já decidi e vou colocar placas de esferovite no fundo do aquário coladas com silicone para não flutuarem.

 

Shiva, quanto ás pedras não estou preocupado se são calcárias, estas foram apanhadas no rio Lizandro na Ericeira e algumas na praia. Preocupei-me em escolher as mais bonitas para a decoração que pretendo e mesmo que não consiga o PH necessário vou colocar um pó que encontrei à venda para subir o PH a 8.5.

 

Claro que vou aproveitar este tópico para ir colocando fotos da montagem.

 

Um abraço,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como prometido aqui estao as fotos da instalação.

 

 

O aquário vazio no local onde vai ficar, já com a esferovite colado no fundo com silicone:

samcas1.jpg

 

O aquário já com areia da praia. Depois tive que colocar mais porque tinha pouca altura:

samcas2.jpg

 

As pedras prontinhas a colocar no aqua. Claro que não as usei todas...

samcas3.jpg

 

A primeira montagem das pedras com uma inclinação na areia.

samcas4.jpg

 

Finalmente, cheio com agua (da montagem antiga). Tive que fazer umas alterações nas pedras para esconder melhor o termostato.

samcas5.jpg

 

Agora vou deixar o filtro e o termostato a funcionar durante uma semana enquanto vou fazendo testes ao ph.

 

A iluminação ainda não está montada. Vou mandar cortar vidro à medida para fazer tampa e depois inventar uma engenhoca aproveitanto o reflector antigo para tentar aumentar a potência da iluminação.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar com bom aspecto :)

 

Se pensares nos shell dwellers, tenho aqui uns excendentes das tais conchas que o Rui Estrelinha utiliza nos aquários dele e que teve a amabilidade de me enviar! Se quiseres é só contactares :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta a ficar muito fixe mesmo...

:) parabéns e é sempre bom ver pessoal a "fazer-se" aos ciclídeos africanos...

Pode ser que as lojas invistam cada mais nestas espécies lindas.

Abração, e vai dando notícias do aqua.

Que peixes tavas a pensar em colocar?

Abr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo.. penso que podias tirar ai uns 2 cm de areia, ou pelo menos dispo-la doutra maneira, visto do lado esquerdo estar bastante elevado mesmo, ainda mais tendo em conta a pouca altura do aquario, penso que menos areia so ajudaria, dando um look bem mais bonito e espaçoso á montagem, quanto ás pedras porque não tentas arranjar pedras mais similares (enquanto coloração e tipo?)

 

Só umas sugesões :oops:

 

Força com essa montagem

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários.

 

Vou mesmo retirar areia. Tb fiquei com a sensação de que era areia a mais. A questão é que quando começei a colocar as pedras a areia subiu mais.

 

Quanto à decoração das pedras acho que ficou bonito assim, apesar de não ter conseguido o PH necessário. Neste momento está em 7.5 e vou utilizar um produto em pó para elevar o PH a 8.3

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Samufish, acho que se escolheres rochas todas elas calcárias terás maior facilidade em subir o pH e a dureza da água... a minha água tem pH 7.4 e em algumas horas já está com pH 8... e acho que ainda subirá mais...

Que espécies tavas a pensar colocar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não decidi que peixes vou colocar. Tenho que escolher mais pelo tamanho máximo do peixe porque o aquário é pequeno.

 

Numa loja falaram-me muito bem da princesa do burundi mas além do peixe ser um pouco caro preferia uns peixes mais coloridos.

 

Se alguém tiver alguma sugestão....

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está o aquário com a nova iluminação. Ainda vai levar alguns ajustes mas a diferença é como da noite para o dia.

 

Retirei a tampa antiga e coloquei vidro. Adaptei o antigo reflector e coloquei duas lâmpadas florescentes compactas de 15W com 6400K.

 

samcas7.jpg

 

Ainda não fixei as lâmpadas até porque tenho uma sombra no meio do aqua. Ainda vou tentar colocar uma terceira lâmpada. Quando acabar a instalação coloco fotos do reflector.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que são lampadas a mais... uma/duas chegam...

mas ficou bastante melhor com iluminação!! :evil:

Quanto a espécies, tens que ver que 56litros não dá para muito peixe, um par ou trio será o indicado! :evil: se puseres mais shells até punhas uns conchicolas....

Abr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está a minha engenhoca de iluminação:

 

samcas8.jpg

 

samcas9.jpg

 

O reflector já montado em cima da tampa de vidro

samcas10.jpg

 

O aquario visto de frente

samcas11.jpg

 

Uma das conchas já preparada para os conchicolas

samcas12.jpg

 

Neolamprologus brichardi, o novo residente. Ainda está a explorar os cantos todos do aquário.

samcas13.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo aquário.

Por acaso também gosto dos brichardis, apesar de no meu aquário ter quase só cic américa do sul.

 

Já agora, qual é a marca das lâmpadas q usaste?

Obrigado.

Pic_2466_15.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.