Recommended Posts

Publicado:
14 hours ago, Pedro Moreira said:

É o que recomendo, é o que faço, mas posso estar errado 🙂 

Eu vou até aos 90%! Todos os dias.

14 hours ago, José Pedro said:

Mas agora com o novo filtro, acho que a coisa vaiao sítio

Esses problemas todos não terão alguma coisa haver com a utilização do esfagno? Em terrários é normal a sua utilização, e compreendo o principio que te levou a utilizá-lo, mas isso debaixo de água não aguenta tempo nenhum, e pode mesmo ser a razão do "apodrecimento" do teu tanque.

Publicado: (editado)
On 07/10/2026 at 13:56, José Pedro disse:

O que tenho na rocha é esfagno , para segurar a UG, mas o problema a médio/longo é que o esfagno submerso apodrece e deteriora a qualidade da água, por isso foi tudo arrancado.

Em pequenas quantidades é capaz de funcionar, mas assim numa massa tão grande é capaz de não correr bem.

Sim, tenho estado a dar o Carbono liquido e o APT1.

Meu caro, esfagno utiliza-se em terrários para manter a humidade nas raises de várias plantas terrestres, pode funcionar com utricularia mas no estado emerso, fora de água.

Esfagno é uma briofita, um musgo natural que cresce na superficie de pantanos ácidos e muito frios, com o passar do tempo as camadas mais antigas afundam e morrem, precisam de muito oxigênio, e no final vão-se compactando e acabam por se tornar em turfa.

Percebeste agora de onde vem a turfa, o que é a turfa acho que tu já sabes o que é, não preciso explicar o que é, today a gente sabe o que faz e para que serve em blackwater's , não é verdade?

Esfagno são musgos mortos, secos e fibrosos, submerso, degrada-se com a circulação no aquário , a sua decomposição liberta detritos orgânicos na coluna de água, gases, o que vai provocar picos de amónia e fosfatos! E porquê, não têm oxigênio suficiente de baixo de água. O que te vai levar a surtos de algas desnecessários! Nomeadamente filamentosas e outras.

Para além de encher o filtro de porcaria e dificultar a filtragem. Com o tempo vai libertar-se da rocha, e os gases que liberta na sua decomposição vão levantar a utricularia. Queres utricularia na rocha, simples cianocrilato gel!

Nem em grandes nem em pequenas quantidades, esquece. Para quê complicares a tua vida na manutenção do aquário? Desiste dessa ideia. Quem sabe se não é por isso que também tens outras plantas a definhar, a meltar....

O filtro avariou, que filtro estás a utilizar?

Espero ter ajudado ...

Editado por Vera Santos
Publicado:

Eu sugeria Hygrophila Pinnatifida, sempre bem podada, curta e pequena na zona...não compliques isso em demasia, pq será fácil perder o rumo.

Publicado:
há 7 minutos, Pedro Moreira disse:

Eu sugeria Hygrophila Pinnatifida, sempre bem podada, curta e pequena na zona...não compliques isso em demasia, pq será fácil perder o rumo.

Para não complicar era monte carlo ou Cuba 😅 pinnatifida dá trabalho, tens que andar sempre em cima para estar curta... não sei se ele tem paciência para isso, e também tem de se ter cuidado na poda, senão fica desiquilibrada e feia. No principio, as podas não me saiam nada bem, já passei por esse processo, até aprender a podá-las. 🫣

Publicado:

Mais uma manutençãozita...

119aa395-77fb-465f-abe6-899e7dacba07.jpe

Acabei por trocar a staurogyne que morreu toda por esta Pogostemon hellferi (que era o que tinha na ideia de inicio). 

A UG, assim na rede parece que está a melhorar, mas temos de ter fé e esperança nela.

Eu ei que há ali umas diatomáceas, mas amanhã já dou conta delas

Caudatas do it better.
banner.jpg