Vera Santos Publicado Outubro 4 Publicado Outubro 4 VI Desafio de aquascaping (2025) Mais um ano mais um desafio, um dia muito bem passado e divertido. É sempre bom rever amigos e conhecer outros. O dia correu optimamente, montagem de hardscape, desta vez não usei espuma, "my bad", foi todo colado com cianocrilato, o transporte correu bem até casa, o problema foi mesmo ao po-lo no lugar final. Ao retirar o aquário de dentro da embalagem, o meu amigo que me estava a ajudar inclinou o aquário e a montagem desmoronou. No dia seguinte, mais á obra, e como queria que ficasse realmente idêntico, passei cerca de 5h a completar o puzzle. Depois no dia seguinte plantei, mais ou menos como estava, tinha guardado as plantas num balde com água, e claro estavam misturadas, o que não tem problema porque se vai acertando conforme as plantas crescerem. Contratempo superado. No meio disto tudo, a sorte é que tinha tirado duas fotos no dia da montagem lá na Fil, embora já tivesse posto o invólucro por debaixo do aquário. Senão tivesse tirado a foto estava tramada, não iria ficar como previsto. 1 - Nome do Aquário Mais para a frente com o desenvolvimento do aquário escolherei o nome, conforme é habitual em todos os aquários aqui em casa. 2 - Data da montagem 28/9/2025 3 - Dimensões do aquário ILA 45x30x30extra-claro, colagens invisíveis! 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Aquael Versamax FZN1 Filtro externo "cascata" 500 l/h 7,2 W para aquários de 20 a 100l (de.acordo com o fabricante polaco. Vem equipado com duas esponjas que preenchem completamente o espaço interior, cortei as esponjas para deixar apenas um 1/4 de cada no fundo e por cima coloquei material biológico e completei com lã filtrante. FILTRO - De fácil acesso, silencioso, plástico com boa qualidade de construção. O tamanho do tubos de do inflow ocupa espaço vertical no aquário. Assim, resolvi com parte de tubo de um hang-on, filtro utilizado num desafio anterior, acho que o primeiro de todos. 4.2 - Termostato Sera aquarium heather 50W 4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar Light IV 450EC 28 leds laranja e 52 RGB 37 W, 1850 lumen, 8300 K. Foto período de 6h de início. Este fiz o upgrade da calha, vamos ver como corre, daqui a 15 dias com o aquário mais maturado aumento para 8h de fotoperíodo, principalmente por causa do substrato usado. 4.4 - Sistema de CO2 Strideways co2 reactor 8h/dia em extintor co2 2kg 5 - Substratos & Hardscape 5.1 - Substrato 2HR Aquarist APT Feast 5.2 - Hardscape Strideways Black Ryuoh Stone, misturas de areias que tinha em casa. 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) APT 1 Zero da 2HR 1ml por dia. Fertilização sem nitratos nem fosfatos, adequada para uso nos primeiros 3 meses em montagens com subtratos férteis que já incluem estes dois macronutrientes. Composto por sulfato de potássio, cloreto de potássio e sulfato de magnésio além dos micronutrientes necessários em qq plantado. 😁 3 ml/dia de 2HR APT fix para prevenir aparecimento de algas. 7 - Plantas Anubias var. nana 'Pangolino' Helianthus calitrichoides 'cuba' Limonophila sp. 'Vietnam' Rotalas green Rotalas 'h'ra' Rotalas sp. 'Vietnam' 8 - Fauna Em princípio colocarei como habitualmente: Caridina multidentata "Caridina Japónica" Otocinclus affinis Corona snail's Crossocheilus reticulatus Um cardume a escolher. 9 - Fotos Fotos no fim da montagem: No local: Amanhã quando fizer a TPA posto fotos. Tinha tirado uma mas não estou a encontrar. Abraços para todos. 4 Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 5 Publicado: Outubro 5 Gosto. É o segundo aquário que vejo onde o trabalho de rochas vai um bocadinho mais longe que os outros. Como sei que és mestre a controlar as plantas, vai ser com toda a certeza um dos melhores classificados. Vê lá se tens mais cuidado ao levá-lo de volta para a exposição 😉 . Grande abraço, e a melhor das sortes para os próximos meses. 1 Citar
Alvaro Silva Publicado: Outubro 5 Publicado: Outubro 5 Bons olhos te leiam Vera,olha vê se mudas no desafio que tens o (lv Desafio de Aquascaping ) vl Desafio de Aquascaping ,desculpa mas foi um erro de destração. Espero que estejas bem,e tudo corra bem,beijos🌺 1 Citar
ismael_figueira Publicado: Outubro 7 Publicado: Outubro 7 Vera, de facto foi uma pena o que te aconteceu mas facilmente deste a volta e conseguiste replicar com uma exatidão quase eximia o trabalho que fizeste na FIL. Sobre a montagem, efetivamente vejo-te sair um pouco das tuas linhas tradicionais, estás a jogar com rochas mais em altura e não tanto em patamares como já habitual da tua parte. Apesar de habitualmente apresentares um aquário que transmite uma simbiose entre plantas e rocha, neste aquário o elemento predominante é a pedra. Só por isto estou curioso como te vais comportar com o molde das plantas ao layout, garantidamente será mais um belo aquário para apresentar na exposição. Força nisso! 1 Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Vera Santos Publicado: Outubro 20 Autor Publicado: Outubro 20 Boas, prometi foto de como ficou o aquário depois de reconstruído e não havia meio, então aqui fica a foto. Em parte consegui chegar ao que estava, mas desde logo ressalta á vista uma coisa que detesto e que inicialmente não acontecia, o caminho parece uma autoestrada, demasiado recto. É um cuidado que tenho sempre, mas claro que falhei ao refazer o layout. Vou ter que tentar disfarçar isso com plantas. Aqui fica uma foto de 6 de Outubro. Já se vê um crescimento das plantas, ainda sem fertilização. Fico a dever foto actual mas o aquário a esta hora já está apagado, a ver se o faço amanhã. Abraços 3 Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 20 Publicado: Outubro 20 A cor da areia parece uma escolha arriscada. Mas logo veremos como resulta. Plantas com muito bom aspecto, Vera. Continua o bom trabalho. Citar
Vera Santos Publicado: Outubro 21 Autor Publicado: Outubro 21 Boas, quanto á cor da areia não me choca muito, é uma mistura que fiz, com o passar do tempo, aspiração e tal posso juntar mais clara talvez. Hoje está assim, a precisar de uma segunda poda. Talvez faça amanhã. 1 Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 22 Publicado: Outubro 22 (editado) Só podes estar a alimentá-lo com danoninhos 😄 . Em relação à areia... é só uma opinião. Tenho visto muitos aquários com uma areia bege (julgo que é da WIO) que transmite um aspecto muito natural aos aquários, e quando olhei para esta mais alaranjada pareceu-me um pouco artificial. Mas tu percebes disso muito mais que eu, Vera. Segue o teu instinto! Editado Outubro 22 por JoseCarlosMarques Citar
Vasco Ferreira Publicado: Outubro 22 Publicado: Outubro 22 Vera, o que acho que está a faltar é mais vede no meio das rochas, nas fendas a meio plano. Algo que ajude a quebrar o massivo das rochas. O layout está muito bom, mas parece que tens uma camada de areias, uma camada de pedra e no fim uma camada de plantas. Ainda é muito cedo e com o avançar do tempo provavelmente vai ao lugar. Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Vera Santos Publicado: Terça-feira às 21:12 Autor Publicado: Terça-feira às 21:12 Percebo o que dizes, refereste a onde exatamente? Acrescentar plantas onde? No vermelho posso acrescentar musgo,esteve lá anubias meltaram o amarelo é uma rocha unica, tinha colado plantas mas meltaram, cuba e anubias, não há muito por onde fazer, a não ser um pouco de musgo também e mais anubias. Lá atrás há uma rocha que não se vê sem poda. Tirei uma foto hoje, está tipo selva, o bom é algas zero, o co2 acabou no fim de semana, e como é habitual esqueço-me sempre de fertilizar 😅 Quinta feira faço poda e actualizo. 2 Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
gjsilva Publicado: Quinta-feira às 06:51 Publicado: Quinta-feira às 06:51 Está tudo com um aspecto muito saudável mesmo não tendo co2 ou esquecimento de fertilizantes Eu punha so uns apontamentos de cuba nas pedras.No geral vai ficar brutal Vera 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Quinta-feira às 07:30 Publicado: Quinta-feira às 07:30 Também sou da opinião que um bocado de musgo no meio das pedras funcionaria muito bem, mas tens que fazer uma poda mais cuidada para percebermos o caminho que estás a seguir. Neste momento parece que tens uma "parede" muito pesada de pedras... tens que tentar contrariar esse efeito. 1 Citar
Vera Santos Publicado: Quinta-feira às 22:35 Autor Publicado: Quinta-feira às 22:35 Boas, era para ser hoje....mas estou com uma do caraças...a ver se é amanhã. Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Fernando Freire Publicado: Quinta-feira às 23:22 Publicado: Quinta-feira às 23:22 Olá Vera!!Gosto muito da tua zona frontal e vou esperar para ver o que fazes zona traseira. Tens alguma coisa entre as pedras?? Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
JoseCarlosMarques Publicado: 19 horas Publicado: 19 horas 13 hours ago, Vera Santos said: Boas, era para ser hoje....mas estou com uma do caraças...a ver se é amanhã. Tens tempo. Por vezes é melhor não mexer para não fazer asneira. Eheh. As melhoras! Citar
Recommended Posts