Recommended Posts

Publicado

VI Desafio de aquascaping (2025)

Mais um ano mais um desafio, um dia muito bem passado e divertido. É sempre bom rever amigos e conhecer outros.

O dia correu optimamente, montagem de hardscape, desta vez não usei espuma, "my bad", foi todo colado com cianocrilato, o transporte correu bem até casa, o problema foi mesmo ao po-lo no lugar final. Ao retirar o aquário de dentro da embalagem, o meu amigo que me estava a ajudar inclinou o aquário e a montagem desmoronou. 

No dia seguinte, mais á obra, e como queria que ficasse realmente idêntico, passei cerca de 5h a completar o puzzle. Depois no dia seguinte plantei, mais ou menos como estava, tinha guardado as plantas num balde com água, e claro estavam misturadas, o que não tem problema porque se vai acertando conforme as plantas crescerem.

Contratempo superado. No meio disto tudo, a sorte é que tinha tirado duas fotos no dia da montagem lá na Fil, embora já tivesse posto o invólucro por debaixo do aquário. Senão tivesse tirado a foto estava tramada, não iria ficar como previsto.

1 - Nome do Aquário

Mais para a frente com o desenvolvimento do aquário escolherei o nome, conforme é habitual em todos os aquários aqui em casa. 

2 - Data da montagem

28/9/2025

3 - Dimensões do aquário  

ILA 45x30x30extra-claro, colagens invisíveis!

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro

Aquael Versamax FZN1

Filtro externo "cascata" 500 l/h 7,2 W para aquários de 20 a 100l (de.acordo com o fabricante polaco. Vem equipado com duas esponjas que preenchem completamente o espaço interior,  cortei as esponjas para deixar apenas um 1/4 de cada no fundo e por cima coloquei material biológico e completei com lã filtrante. 

FILTRO - De fácil acesso,  silencioso, plástico com boa qualidade de construção.  O tamanho do tubos de do inflow ocupa espaço vertical no aquário.

Assim, resolvi com parte de tubo de um hang-on, filtro utilizado num desafio anterior, acho que o primeiro de todos. 

4.2 - Termostato

Sera aquarium heather 50W

4.3 - Iluminação/Foto-período

Twinstar Light IV 450EC 28 leds laranja e 52 RGB 37 W, 1850 lumen, 8300 K. Foto período de 6h de início.

Este fiz o upgrade da calha, vamos ver como corre, daqui a 15 dias com o aquário mais maturado aumento para 8h de fotoperíodo, principalmente por causa do substrato usado.

4.4 - Sistema de CO2

Strideways co2 reactor 8h/dia em extintor co2 2kg

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato

2HR Aquarist APT Feast

5.2 - Hardscape

Strideways Black Ryuoh Stone, misturas de areias que tinha em casa.

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

APT 1 Zero da 2HR 1ml por dia.

Fertilização sem nitratos nem fosfatos, adequada para uso nos primeiros 3 meses em montagens com subtratos férteis que já incluem estes dois macronutrientes. Composto por sulfato de potássio,  cloreto de potássio e sulfato de magnésio além dos micronutrientes necessários em qq plantado.  😁

3 ml/dia de 2HR APT fix para prevenir aparecimento de algas. 

7 - Plantas 

Anubias var. nana 'Pangolino'

Helianthus calitrichoides 'cuba'

Limonophila sp. 'Vietnam'

Rotalas green

Rotalas 'h'ra'

Rotalas sp. 'Vietnam'

8 - Fauna

Em princípio colocarei como habitualmente:

Caridina multidentata "Caridina Japónica"

Otocinclus affinis 

Corona snail's 

Crossocheilus reticulatus 

Um cardume a escolher.

9 - Fotos

Fotos no fim da montagem:

image.jpeg

image.jpeg

No local:

image.jpeg

image.jpeg

Amanhã quando fizer a TPA posto fotos. Tinha tirado uma mas não estou a encontrar.

Abraços para todos.

• Gosto 4
  • Vera Santos changed the title to No name yet-IV Desafio de aquascaping
Publicado:

Gosto. É o segundo aquário que vejo onde o trabalho de rochas vai um bocadinho mais longe que os outros. Como sei que és mestre a controlar as plantas, vai ser com toda a certeza um dos melhores classificados. Vê lá se tens mais cuidado ao levá-lo de volta para a exposição 😉 . Grande abraço, e a melhor das sortes para os próximos meses.

• Gosto 1
Publicado:

Bons olhos te leiam Vera,olha vê se mudas no desafio que tens o (lv Desafio de Aquascaping )  vl Desafio de Aquascaping ,desculpa mas foi um erro

de destração.

Espero que estejas bem,e tudo corra bem,beijos🌺

• Obrigado(a) 1
  • José Pedro changed the title to No name yet-VI Desafio de aquascaping
Publicado:

Vera, de facto foi uma pena o que te aconteceu mas facilmente deste a volta e conseguiste replicar com uma exatidão quase eximia o trabalho que fizeste na FIL. 

Sobre a montagem, efetivamente vejo-te sair um pouco das tuas linhas tradicionais, estás a jogar com rochas mais em altura e não tanto em patamares como já habitual da tua parte. Apesar de habitualmente apresentares um aquário que transmite uma simbiose entre plantas e rocha, neste aquário o elemento predominante é a pedra. Só por isto estou curioso como te vais comportar com o molde das plantas ao layout, garantidamente será mais um belo aquário para apresentar na exposição.

Força nisso!

• Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD

Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas, prometi foto de como ficou o aquário depois de reconstruído e não havia meio, então aqui fica a foto.

IMG_20251020_231630.jpg

Em parte consegui chegar ao que estava, mas desde logo ressalta á vista uma coisa que detesto e que inicialmente não acontecia, o caminho parece uma autoestrada, demasiado recto. É um cuidado que tenho sempre, mas claro que falhei ao refazer o layout. Vou ter que tentar disfarçar isso com plantas. 

Aqui fica uma foto de 6 de Outubro. Já se vê um crescimento das plantas, ainda sem fertilização.

IMG_20251020_232123.jpg

Fico a dever foto actual mas o aquário a esta hora já está apagado, a ver se o faço amanhã.

Abraços 

• Gosto 3
Publicado:

Boas, quanto á cor da areia não me choca muito, é uma mistura que fiz, com o passar do tempo, aspiração e tal posso juntar mais clara talvez.

Hoje está assim, a precisar de uma segunda poda. Talvez faça amanhã.

IMG_20251021_202853.jpg

• Gosto 1
Publicado: (editado)

Só podes estar a alimentá-lo com danoninhos 😄 .

Em relação à areia... é só uma opinião. Tenho visto muitos aquários com uma areia bege (julgo que é da WIO) que transmite um aspecto muito natural aos aquários, e quando olhei para esta mais alaranjada pareceu-me um pouco artificial. Mas tu percebes disso muito mais que eu, Vera. Segue o teu instinto!

Editado por JoseCarlosMarques
Publicado:

Vera, o que acho que está a faltar é mais vede no meio das rochas, nas fendas a meio plano. Algo que ajude a quebrar o massivo das rochas.

O layout está muito bom, mas parece que tens uma camada de areias, uma camada de pedra e no fim uma camada de plantas. 

Ainda é muito cedo e com o avançar do tempo provavelmente vai ao lugar.