ismael_figueira Publicado ontem às 01:01 Publicado ontem às 01:01 1 - Nome do Aquário Will Have a Name 2 - Data da montagem 28/09/2025 3 - Dimensões do aquário ILA 45x30x30 extra-claro 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Fluval 207 4.2 - Termostato Sera 4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar Light 450EC 4.4 - Sistema de CO2 Sistema pressurizado com difusor da NEO. 5 - Substratos & Hardscape 5.1 - Substrato 2Hr APT Feast Aquasoil Gravilha de lava para as elevações. 5.2 - Hardscape Strideways Riouh stone, Black Slim Wood 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) Será para seguir a linha de fertilizantes da 2Hr 7 - Fauna Ainda por decidir 8 - Plantas Eleocharis minima Rotala Yao Yai Rotala H´Ra Hemianthus callitrichoides 'cuba' Monte carlo Pinnatifida Bucephalandra 'Catharina' Didiplis diandra Utricularia graminifolia Potamogeton gayi Vesicularia montagnei 'Christmas' Staurogyne species Anubias barteri var. nana 'Pangolino' Bem vamos lá a mais uma voltinha naquele que é já o maior evento de aquascaping presencial em Portugal. Ano após ano, vejo a qualidade dos participantes a aumentar exponencialmente, só significa que este evento tem muito peso a nível nacional e que efectivamente segue no bom rumo que merece. Sobre o dia, são poucas as palavras para descrever o que ali se passa dentro daquelas 4 paredes, o ambiente, a interação e a partilha que retiramos dali é impagável, vim de lá cansado mas de coração cheio. Tenho realmente pena que tenham sido poucas as pessoas que se deslocaram lá para nos visitar! Sim pasmem-se, é um evento aberto ao público, no ticket a lot of fun!! No que diz respeito ao aquário, nada de novo, nada de arrojado, apenas algo com que me identifico! Não levava planos na cabeça nem esboços do que iria transpor para dentro dos 5 vidros, ainda assim elaborei algo dentro do meu género de aquário, e como me disse um dos participantes do desafio, o @João Abóbora e passo a citar "Este é um aquário à Ismael". Posto isto não podia ficar mais orgulhoso com o que acabara de ouvir, no meio de um mundo em que muitas vezes seguimos algo que vimos, sem um toque nosso, ter um estilo vincado é bom e gratificante ao mesmo tempo. Por isso João, OBRIGADO por estas palavras, que embora não tenha tido capacidade de as processar no dia, ficaram a ecoar na minha cabeça e creio só lhes ter dado o devido valor já em casa. Deixo aqui umas fotos do aquário, digam-me de vossa justiça! Bem haja! 4 Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Vasco Ferreira Publicado: 18 horas Publicado: 18 horas Amigo Ismael, o aquário está bom, está muito bom, provavelmente vai originar das melhores fotos e de certeza que vai andar na pequena lista dos potenciais vencedores. A pergunta que se põe é, sendo tu um dos nossos melhores para quando algo "out of the box" É que tu tens tudo (ao contrário de muitos de nós)...só te falta mesmo arriscar. Grande abraço 2 1 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
JoseCarlosMarques Publicado: 15 horas Publicado: 15 horas 2 hours ago, Vasco Ferreira said: só te falta mesmo arriscar. Para quê arriscar se o o homem é bom naquilo que faz 😄 ? Muitos parabéns, Ismael, por todo o trabalho que tens desenvolvido para que o evento aconteça (não me canso de to dizer) e pelo resultado que aqui apresentas. Acho que tens aqui uma base muito boa para criares mais um belo aquário dentro do teu estilo. A utilização da madeira acaba por ser um bocadinho diferente daquilo que estamos habituados a ver nos concursos (por muito estranho que isso possa ser), portanto tens tudo para te aproximares do caneco.Só falta o nome 😛 . Grande abraço, e muita sorte! 1 1 Citar
gjsilva Publicado: 15 horas Publicado: 15 horas Olá Ismael!Primeiro de tudo desculpa e muito obrigado por nos aturares, e tirares as duvidas todas ao pessoal E como ja disse anteriormente, penso que o resto dos concorrentes(incluindo eu) foi para o seguro e escolheu so rocha.Enquanto os que escolheram troncos acredito que vao ficar nos lugares do topo.Muitos parabéns tens ai um layout espectacular Muito obrigado e grande abraço Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk 1 Citar
Vasco Ferreira Publicado: 15 horas Publicado: 15 horas 27 minutes ago, JoseCarlosMarques said: Para quê arriscar se o o homem é bom naquilo que faz 😄 ? Pq só assim pode dar o próximo passo. Provavelmente é o mais capaz de nós todos para o fazer. A meu ver neste ramo da aquariofilia para te destacares e aspirares a algo mais tens de ser top em 3 áreas, Aquascaping, fotografia e fluência interpessoal. A grande parte de nós, que participa no desafio é bom ou muito bom em uma ou duas áreas deste trio. Muito poucos conseguem estar a um nível nas três áreas que permite aspirar a algo mais. Para mim o Ismael é ... apenas gostava mais de ver um pouco mais de audácia nos trabalhos dele. 1 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
heyplanche Publicado: 14 horas Publicado: 14 horas Como não poderia deixar de ser, um grande candidato à vitoria ;) Existe um equilíbrio nas linhas que criaste que faz deste aquário um verdadeiro prazer à vista e que certamente vai dar em mais uma excelente fotografia. Como já disse o Gabriel, um muitíssimo obrigado pelo apoio, opinião e ensinamentos que deste no dia e em outros dias também. 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: 14 horas Publicado: 14 horas 32 minutes ago, Vasco Ferreira said: Pq só assim pode dar o próximo passo. Provavelmente é o mais capaz de nós todos para o fazer. A meu ver neste ramo da aquariofilia para te destacares e aspirares a algo mais tens de ser top em 3 áreas, Aquascaping, fotografia e fluência interpessoal. A grande parte de nós, que participa no desafio é bom ou muito bom em uma ou duas áreas deste trio. Muito poucos conseguem estar a um nível nas três áreas que permite aspirar a algo mais. Para mim o Ismael é ... apenas gostava mais de ver um pouco mais de audácia nos trabalhos dele. Compreendo-te, e aceito a tua opinião. Eu sou mais daqueles que gosta de se especializar numa coisa e continuar a fazê-la até atingir a perfeição. Mas compreendo-te muito sinceramente. 1 Citar
sTeVe- Publicado: 11 horas Publicado: 11 horas Parabéns Ismael, pelo aspeto da coisa acho que o teu aquário irá originar uma das melhores fotos finais demonstrando uma vez mais a tua capacidade dentro do hobby, desejo de boas venturas. 1 Citar Primeiros Passos - Shrimp Shrine - Verdant Haven - Aurora Rubra YOUTUBE
Luis Ruivo Publicado: 11 horas Publicado: 11 horas Alô Ismael Antes de mais obrigado pelas dicas neste e noutros aquários 😅 tentei não te chatear muito no desafio🤪 Gosto muito da tua montagem. O efeito de profundidade está brutal. Ao vivo com as madeiras a sair da água ainda deve ser melhor. Bom trabalho 👌 1 Citar
José Pedro Publicado: 6 horas Publicado: 6 horas Mesmo depois do tempo que cedeste a ajudar a malta, consegues montar um aquario fabuloso ocmo nos tens habituado. Gosto bastante. Parabéns Grande Mestre. 1 Citar Caudatas do it better.
ismael_figueira Publicado: 5 horas Autor Publicado: 5 horas Meus caros, a todos vós muito obrigado pelas palavras de apreço e de apoio, é um orgulho enorme ler o que escreveram e o carinho demonstrado. Agora é assim, acabo por entender e compreender o ponto de vista do Vasco, é preciso inovar e arriscar, só assim se consegue evoluir, experimentando novos desafios. Compreendo também o José no ponto em que diz que devo aperfeiçoar a técnica e especializar-me num determinado estilo, claro que sim! Bons trabalhos exigem rigor e repetição, com a devida experiência acaba por trazer bons resultados. No fundo creio que o melhor é mesmo juntar inovação à experiência adquirida e trazer ideias novas! Ainda assim num aquário de 45, com as suas naturais limitações dentro dos trâmites do desafio acabam por ser pontos a ter em consideração pois temos de perceber que o aquário vai ter de se sujeitar a vários transportes, por isso é para garantir que tudo corre bem há que garantir que a estrutura criada possa suportar essas provações. Além de tudo isto, fico fascinado por ver e saber que a malta elevou este desafio a uma qualidade incrível, é possível ver trabalhos incríveis a nascer naquela sala mesmo de pessoas que à partida têm pouco conhecimento ou experiência. "Só" isso já faz do desafio um sucesso e sabe-se lá para que patamares este desafio pode ir e a meu ver isso só é possível se cada um de nós der o melhor de si! Esta é uma das razões pelas quais me dá tanto gosto andar pela sala a ajudar como consigo mesmo sabendo que também tinha o meu aquário por fazer. Uma outra palavra José, há 10 horas, JoseCarlosMarques disse: Ismael, por todo o trabalho que tens desenvolvido para que o evento aconteça Na minha opinião só há uma pessoa responsável por este tamanho acontecimento e chama-se @Tozé Nunes, sem ele e a sua ideia tresloucada de andar com isto para a frente, talvez estivéssemos só no conforto dos nossos lares a apreciarmos os nossos aquários e a assobiar para o lado no que ao Aquascaping Nacional diz respeito! 3 Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
ismael_figueira Publicado: 3 horas Autor Publicado: 3 horas E falando do aquário, lá andamos na azáfama das trocas de água dos primeiros dias. Plano de festas: TPA cerca de 90% dia sim dia sim. Luz a 50% 8h por dia. CO2 a rasgar, dropchecker sempre no amarelo, para ajudar as plantas na adaptação ao mundo submerso. Fertilização, nada de nada por enquanto. Apenas 3ml de Carbo da Masterline após as TPA. Objetivo: Sábado começar TPA de 3 em 3 dias e na 3ª semana passar para a tradicional TPA semanal. Luz aumentar gradualmente e ter a calha a 80% com 9h de fotoperíodo. Fertilização a começar com APT1 a partir da 3a semana também. Enquanto isso as plantas estão a registar bons crescimentos, especialmente as plantas de caule como as rotalas. 1 Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Recommended Posts