Fernando Freire Publicado 2 horas Publicado 2 horas Olá a todos! Mais um ano mais uma participação! É sempre um gosto voltar e rever toda esta malta, foi um dia muito bem passado! Adoro este desafio e espero que continue a realizar-se. Ficava mesmo muito feliz se conseguirmos levar isto até ás 10 edições! Este ano levava algumas ideias na cabeça mas como habitual as coisas não foram assim tão simples! Contudo, o objetivo é entrar no Top10. Realisticamente entre 7º e 10º... Vamos a isto: 1 - Nome do Aquário Frame 2 - Data da montagem 28/09/2025 3 - Dimensões do aquário ILA 45x30x30extra-claro, colagens invisíveis! 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Aquael Versamax FZN1 Filtro externo "cascata" 500 l/h 7,2 W para aquários de 20 a 100l (de.acordo com o fabricante polaco. Vem equipado com duas esponjas ~mas retirei-as e enchi com as matérias filtrantes biológicas da Sera - Obrigado pela Oferta! 4.2 - Termostato Termostato Sera 50W - Obrigado pela oferta! Está a funcionar MUITO acima das minhas espectativas mas vamos ver no frio de Dezembro! 4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar Light IV 450EA 28 leds laranja e 52 RGB 30 W, 1500 lumen, 8300 K, dimmer/timmer inline. Foto período de 8h. 4.4 - Sistema de CO2 Garrafa de 2kg ou a de reserva de 500g, Redutor de 2 saídas com conta bolhas e electroválvula. 5 - Substratos & Hardscape 5.1 - Substrato 2Hr APT Feast Aquasoil + Bacter 100 + Clear Super + Rocha Vulcânica em saco para criar altura 5.2 - Hardscape Strideways Black Slim Wood (lindíssima!!!) e Strideways Black Ryuoh stone 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) Masterline Carbon apenas por enquanto, gosto do produto. Depois segue-se o habitual nas minhas montagens: 1 ml/dia de 2HR APT fix para prevenir aparecimento de algas. ECA + GreenGain 1gota 2x por semana e sempre após TPA Diário de micros APT 7 - Fauna Por enquanto nada! Depois algo nos laranjas, vermelhos ou azuis. 8 - Plantas Plantas oferecidas pela Aquaflora, a a~qualidade deste ano foi fantástica! Anubia nana 'petit', Cryto parva e Buces oferecidas pelo Vasco!! Eleocharis acicularis x1 Rotala rotundifolia 'H'ra' x2 Ludwigia sp. 'Mini Super Red' x2 Rotala rotundifolia x2 Pogostemon helferi x1 Eleocharis sp 'minima' x2 "Micranthemum sp. 'Monte Carlo' x2 9 - Fotos Resultado do estudo final, depois foi só juntar rocha vulcânica e substrato atrás para criar uma boa altura! Em casa no seu canto e já cheio de água. O transporte correu muito bem e sem problemas, acho que nem 1 planta se soltou! Desastre no dia seguinte. Acordei com os filtros a funcionar a seco e depois de investigar apostei numa capilaridade no filtro de cascata encostada ao vidro de trás. Como a "fuga" parou no nível do filtro ficou fácil de desconfiar dele, então enchi o aquário, tirei o skimmer, desviei o filtro uns centímetros e enchi de novo. Quando cheguei a casa à noite e o aquário não tinha perdido nada ficou concluído que não se encosta os filtros aos vidros. Neste momento estou a fazer mudanças de água de 90% a pedido e conselho do Patrocinador do subtstrato, aproveitei para pôr em prática uma dica do Ismael e cortei as plantas de trás (Rotalas e Ludwigia) e plantei para aumentar a quantidade de pés - fácil e super eficaz, segue uma foto do resultado final: Bonito e denso!!! E o registo dele, hoje, dia 01/10/2025. 3 dias de vida e depois de 15L de água no móvel e chão. Até já e obrigado a todos! 2 Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
Fernando Freire Publicado: 1 hora Autor Publicado: 1 hora 1 Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
José Pedro Publicado: 1 hora Publicado: 1 hora Fernando gosto bastante desta tua montagem. Este é sem dúvida o meu tipo favorito de aquário. 1 Citar Caudatas do it better.
Fernando Freire Publicado: 1 hora Autor Publicado: 1 hora Fernando gosto bastante desta tua montagem. Este é sem dúvida o meu tipo favorito de aquário. Somos gajos clássicos do Nature, daquela velha escola de “deixa crescer e maturar”!! No entanto o top 10 neste desafio tem sempre mais detalhe na poda e na escolha de plantas coloridas.Depois de o montar senti claramente a dificuldade que a malta da velha guarda tem em usar e brincar a profundidade, senti mesmo um ponto de inveja quando vi o aquário do Vasco e do Ismael e a criatividade e imaginação para criar coisas tão malucas e com profundidade num aquário tão estreito. Para o ano vai ser o meu desafio pessoal: sair da montagem 2D e apostar mais no 3D (refiro-me á profundidade). Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk 1 Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
Fernando Freire Publicado: 30 minutos Autor Publicado: 30 minutos Um guppy bebé invasor. Tenho usado a água do aquário maturado ao lado e esta peste veio no tubo de ar que uso para fazer a tpa desse aquário. Muito doido!Um espaço que gosto em especial neste aquário. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
Recommended Posts