UpRooted


Fernando Freire

Recommended Posts

Olá a todos!

Fica aqui a minha entrada para o concurso do Fórum de Aquariofilia!

"Ora cá estamos nós para mais uma edição do desafio de aquascaping aquariofilia.net!

Sigam a narrativa aqui, num fórum português que já atingiu a linda idade de 20 anos no passado mês de Março.

Numa época onde as redes sociais focam muito na imagem e pouco no texto, com as vantagens e desvantagens que isso representa quando se abdica de um meio em proveito de outro, quando ambos se complementam.

Haja vontade para tal! "

Copy paste do Tozé Nunes

 

1 - Nome do Aquário

UpRooted

2 - Data da montagem

08/10/2023

3 - Dimensões do aquário  

ILA 45x30x30extra-claro, colagens invisíveis!

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro

Aquael Versamax FZN1

Filtro externo "cascata" 500 l/h 7,2 W para aquários de 20 a 100l (de.acordo com o fabricante polaco. Vem equipado com duas esponjas que preenchem completamente o espaço interior,  cortei as esponjas para deixar apenas metade e completei com Substrato Biológico e lã branca fina.

Eheim filtro interior/exterior para ajudar com circulação e 2/3L extra de substrato biológico. 

4.2 - Termostato

Eheim Jagger 50W que precisa de uma ajuda/upgrade.

4.3 - Iluminação/Foto-período

 Twinstar Light IV 450EA 28 leds laranja e 52 RGB 30 W, 1500 lumen, 8300 K, dimmer/timmer inline. Foto período de 8h.

4.4 - Sistema de CO2

Garrafa de 2kg, Redutor de 2 saídas com conta bolhas e electroválvula.

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato

ADA Power Sand L (2L+/- de um saco velho que tinha) + Tourmaline + Rocha Vulcânica em saco para criar altura + Aquael advanced soil plant + APT Start

5.2 - Hardscape

Strideways Oceania Stone, Areia

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

APT 1 Zero da 2HR 1ml por dia.

Fertilização sem nitratos nem fosfatos, adequada para uso nos primeiros 3 meses em montagens com subtratos férteis que já incluem estes dois macronutrientes. Composto por sulfato de potássio,  cloreto de potássio e sulfato de magnésio além dos micronutrientes necessários em qq plantado.  😁

1 ml/dia de 2HR APT fix para prevenir aparecimento de algas. 

ECA + GreenGain 1gota 2x por semana após TPA

7 - Fauna

Otocinclus affinis

Caridina japonica

8 - Plantas

Plantas oferecidas pela Aquaflora

Anubias barteri var. mini

Cryptocoryne parva 

M. Monte Carlo 

Hydrocotyle verticilata

Eleocharis vivipara

Rotala walichii

Rotala rotundifolia 'yao yai'

Staurogyne sp.

Rotala species 'Green' 

9 - Fotos

Fica aqui o Registo de fotos da inspiração, estudo e execução do projeto!

Inspiração - Uma árvore caída e as raízes levantadas num Bosque dos Estados Unidos.

large_01.PNG.c702c65aca92a0f18741da5ce21

 

Estudo - Enquadramento e colocação de planta

large_02.jpg.6847a03e2c71179770aa6566996large_03.jpg.62f43864f88ec2aa161559a1c69

 

Execução - Evolução + 1 poda desde 8/10/2023 até 28/10/2023  (3semanas com água)

large_04.jpg.a99d577530b95d1c93162072f34large_05.jpg.0a07313b6456acab14d1b958935

large_06.jpg.fe81c4389eedd119ad01365644b

large_07.jpg.32ead1ca3bde6f743b05ad81742

large_08.JPG.939d049c30ecb343b279d0bb8cb

large_09.JPG.9895c567189bd533c9386ecc8e4

large_10.JPG.5840644a791ac08195f7679af84

 

Peço desculpa pela má qualidade das fotos, a ver se com o tempo ganho um pouco de mais jeito com o iPad que até gostei da qualidade da foto... já o enquadramento ficou horrível!

Quanto ao layout não estou totalmente satisfeito - estou a ponderar dar um bom corte as pontas dos troncos, provavelmente vou cortar metade do comprimento para definir melhor que é um tronco caído com as raízes levantadas. 

 

Um abraço,

Fernando

 

  • Gosto 4

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm... interessante, todo o conceito e o estudo. Partiste para o desafio com uma ideia muito bem definida. Agora é tentar aproximar isso da tal fotografia que tens no telefone, mas não me perguntes como. Eheh. Talvez passe mesmo por um arranjo na composição, e alguma alteração na madeira. Talvez pela recolocação de algumas plantas. O que interessa é que o aquário, por agora, parece estar com muita saúde. Continua o bom trabalho, e vai apresentando os resultados. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou só eu que vejo ali um boneco a descansar? Eu batizava isto como " o descanso da natureza" vê lá se isto em inglês não ficava fixe: "Nature's rest" 😁

Agora fora de brincadeiras,  eu não dava nada por esse layout central quando o vi lá montado na FIL.  Mas agora que vejo a flora a aparecer e a preencher o espaço...

Faltou talvez mais hardscape e uma transição melhor trabalhada entre o plano frontal e as moitas. Este é mais um aquário que com menos água pode ganhar outra dimensão.  Na próxima tpa experimenta tirar uma foto frontal. 

Outro detalhe é o círculo de areia, eu adicionava algumas pedras pequeninas para quebrar essa esfera.

Mas tu sabes disto tudo, adaboy! 😄

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este vai ser mm só no fim...

Há uma visão muito concreta para o aquário. A única coisa que me pessoalmente não gosto é a centralidade e a simetria do layout, mas isso foi feito com intenção. Por isso vou esperar para ver o resultado final.

Para já grandes crescimentos.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto... já não consigo ver outra coisa...
Nem eu.
De qualquer maneira estou curioso sobre o que vai sair, foi de todos aqueles que me deixou mais curioso, pois desde o início parecia que era um daqueles tipos de layouts "thinking outside the box".
O crescimento promete, mas vai dar muito trabalho para que a forma peculiar da madeira não salte a vista e obscure o resto de composição. Pois por agora é ela que me salta logo a vista, mal olho para ai.
  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

48 minutes ago, Bruno R. Carvalho said:

mas vai dar muito trabalho para que a forma peculiar da madeira não salte a vista e obscure o resto de composição

Eu acho que é por aí que o Fernando quer ir. Não sei se funcionará em termos de Aquascaping, ou de fotografia final, mas pelo que percebi a intenção é mesmo essa.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que é por aí que o Fernando quer ir. Não sei se funcionará em termos de Aquascaping, ou de fotografia final, mas pelo que percebi a intenção é mesmo essa.
Sei que ele tinha uma ideia com a madeira da mesma ser o ponto focal da composição, mas nao creio que era intencional que essa madeira aos olhos da audiência parecesse um pessoa deitada.
A meu ver quebra completamente o layout, mas posso tar enganado, mas quando é completamente impossivel ver o layout no seu todo, quando aquela forma parece um raio de luz a dizer "olhem para mim", algo completamente oposto ao feeling natural que o resto do layout tenta transmitir.
Mas posso estar enganado.
  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, Bruno R. Carvalho said:

Sei que ele tinha uma ideia com a madeira da mesma ser o ponto focal da composição, mas nao creio que era intencional que essa madeira aos olhos da audiência parecesse um pessoa deitada.
A meu ver quebra completamente o layout, mas posso tar enganado, mas quando é completamente impossivel ver o layout no seu todo, quando aquela forma parece um raio de luz a dizer "olhem para mim", algo completamente oposto ao feeling natural que o resto do layout tenta transmitir.
Mas posso estar enganado.

Pois. A culpa é do @Tozé Nunes, que falou no boneco. Agora mais ninguém vê outra coisa 🙂 . 

Quanto ao resto... são opções.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Pois. A culpa é do @Tozé Nunes, que falou no boneco. Agora mais ninguém vê outra coisa 🙂 . 

Quanto ao resto... são opções.

Isso é pq ninguém ainda te referiu a cena icónica da natividade que existe em todos os presépios. 😁

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, Vasco Ferreira said:

Isso é pq ninguém ainda te referiu a cena icónica da natividade que existe em todos os presépios. 😁

O menino nas palhas deitado. Coitado do Fernando... não foi nada disto que ele tinha planeado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Fernando, figuras humanas e de cariz natalício à parte, creio que a ideia que trazias em mente foi bem aplicada, mesmo que o tipo de madeira disponível não se assemelhe muito ao que pretendias conseguiste transmitir para dentro do aquário a tua visão. 

 

Agora é assim, tal como já foi falado falta algo a fazer a transição das moitas traseiras com o plano frontal. Parece-me que tens ali staurogyne e sim é uma boa solução precisa é de tempo. Quanto aos troncos concordo plenamente que precisam de alguma intervenção. A minha sugestão passaria por simplesmente tentar "afiar" essas pontas com cortes menos naturais, que nos levam para um cenário de árvore abatida pela mão do homem ao invés de arrancada sob a força intempestiva da mãe natureza! 

 

Força nisso

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Então, estou curiosa, falta uma actualização do menino Jesus nas palhinhas.... 😉🤭

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá a todos! Homem lagosta aqui... Ou era Homem das palhas? Ri-me com os vossos comentários!

Trago-vos uma atualização de hoje!

 

large.IMG_0079.jpg

 

 

De forma geral está a crescer bem, ando constantemente a podar e a replantar as Rotalas! Acho que finalmente consegui o volume que desejava e posso começar só a aproveitar as pontas.

Foi particularmente difícil começar a puxar pelo vermelho, tive que deixar crescer há superfície uns dias e depois podar-replantar. Esta cor que se vê na foto já tem 1 semana após a última poda de Rotala rotundifolia.

Não toco na Rotala green à talvez 1 mês, que ganhe pontas bonitas e saudáveis até há poda final!

Hoje (14/12) adicionei RIccardia, Fissidens fontanus, Pellia e 2 pés de uma Bucephalandra roxa/vermelha. Adicionei também 2 vasos de Pogostemon helferi nas laterais a meio plano para fazer a transição, a Staurogyne não se deu bem e só me sobra 1 pézinho à direita.

Estou com um problema de algas que pode ser visto principalmente nas Anubias. O facto de as Japonicas andarem a saltar todas (já lá vão 4 fora do aquário) não ajuda NADA. Não sou fã de SAEs mas estava disposto a pôr 2... não os encontro nas lojas. Hoje adicionei 2 japonicas XXL que parecem estar ativas,  2 Otos (total de 4) e uma Sewellia.

NUNCA MAIS VOLTO A USAR ELEOPCHARIOS VIVIPARA. Raios partam há confusão toda que cria à superfície. POR ENQUANTO o efeito não compensa toda a confusão.

 

 

large.IMG_0077.jpg

 

large.IMG_1290.jpg

 

large.IMG_0062.jpg

 

large.IMG_0084.jpg

 

 

Tenho trabalhado nos troncos em várias fases. Partilho com vocês algumas ideias, raciocínios e conclusões que tenho experienciado com este aquário!

- Os troncos eram claramente muito compridos, parecia mais um "tronco em composição" do que uma raiz de árvore caída. Ao fim de várias tentativas e etapas a cortar com tesouras de poda diferentes, encontrei um alicate fantástico que permitiu fazer que mais ou menos o que pretendo. O tronco central mais alto podia perder mais um centímetro. De resto espero que o musgo, líquenes e bucephalandra que coloquei para dar um ar mais natural, compacto e com diferentes texturas agarrem todos e consigam crescer organicamente. As Anúbias precisam URGENTEMENTE de perder aquela alga que têm...espero que as 2 Japonicas trabalhem bem!

-A zona de areia precisa de mais 1 ou 2 pedras pequenas e de alguma areia mais grossa de tonalidade cinzenta (junto as pedras). Creio que falta mais volume de areia na zona mais interior ou "por baixo" do tronco para dar melhor perspetiva. Globalmente adoro o efeito e conceito. Vou transportar esta ideia e técnica para aquários futuros.

- vim com uma ideia demasiado fixa do que queria fazer e do layout que tinha na minha cabeça. Num desafio de Aquascaping é um erro tentar executar um Nature Aquarium. Assumo o erro no desafio mas ganho um aquário que mantenho e após a PetFest vai para casa de uma amiga. Neste momento sinto o alívio de estar a desenvolver a ideia que tinha na cabeça mas ao mesmo tempo sinto-me frustrado por ser um dos que usou menos pedra e tronco dentro de todos os desafiantes.

 

 

large.IMG_0060.jpg

 

large.IMG_0061.jpg

 

 

Por agora é tudo, espero fazer mais uma poda grande antes do evento, talvez na 1ª Semana de Janeiro para ter 3 semanas de crescimento e maturação para a feira.

Vou procurar dando uns toques finais nas pontas do tronco nos próximos dias para ganharem uma cor natural. Até ao final de Janeiro tenho muita troca de água para me livrar das algas, fertilização, CO2, mais algumas japonicas

Desta vez tentei ser um pouco mais cuidadoso com as fotos! Usei o meu iPad e espero que globalmente gostem tanto do aquário como das fotos. Tenho um tripé que preciso de "adaptar" para suportar o iPad, têm uma camera jeitosa para um amador como eu que não quer gastar numa máquina!

 

 

large.IMG_0081.jpg

 

 

Boas festas a todos, volto a atualizar antes do ano novo se o ToZé chatear-nos até o telemóvel queimar das mensagens. O Homem é uma espécie de Pai Natal mas no caso dele leva-nos a todos às costas!

  • Gosto 5

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito mais harmonioso!!!

Felizmente o menino jesus foi-se embora!

Durante o próximo mês tenta melhor essa transição entre o planto horizontal e o vertical.. é ver de a P. helferi cresce!!!

E uma pedrinhas pequeninas na zona da areia ajudava na transição entre a areias e a rochas...

Ficou um belo plantado!!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 18/12/2023 at 12:24, Vasco Ferreira disse:

Está muito mais harmonioso!!!

Felizmente o menino jesus foi-se embora!

Durante o próximo mês tenta melhor essa transição entre o planto horizontal e o vertical.. é ver de a P. helferi cresce!!!

E uma pedrinhas pequeninas na zona da areia ajudava na transição entre a areias e a rochas...

Ficou um belo plantado!!

É isso mesmo, Vasco!

O menino Jesus foi-se (o Natal já foi e fugiu com as minhas prendas!)

A transição só precisa ganhar volume, honestamente a p.helferi vai ficar mesmo bem com a sua textura única!

As pedras entram provavelmente só no dia da foto, esses detalhes só iam ganhar verdete ou mesmo perder-se na areia.

 

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muita atenção à fotografia final... eu acho que precisas de arranjar maneira de criar aí algumas sombras. Tenta mover a calha para a frente e para trás, para ver os resultados. Um abraço.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, JoseCarlosMarques disse:

Muita atenção à fotografia final... eu acho que precisas de arranjar maneira de criar aí algumas sombras. Tenta mover a calha para a frente e para trás, para ver os resultados. Um abraço.

Só estou interessado com sombras na zona central da areia/tronco! mas a ideia de brincar com a calha foi bem mandada, obrigado!

  • Gosto 1

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

231 Fernando Freire.jpg

Comentários do júri:

28 Plant growth is vigorous and lush but totally out of control. Clumps of plants have begun to shade and crowd out each other and should be cut back. Having some sky/open space would be good. Dennis Wong

69 Dutch style isn't easy. The plants here are luxuriant, and beautiful (very good job, you definitely have a green thumb!) but what's missing for me is a general harmony. Using 3 spots of red plants (creating a triangle for the eyes) would have helped us to focus not only in the middle of the tank (you put the red only there) but everywhere. Also : it seems like a big wall. Trimming the background just here and there could have been useful to allow the light to go through and (therefore) allow us to imagine a whole world behind the layout. Quentin Charpentier

45 Plantas muito saudáveis, mas que pelo posicionamento e tipo de poda, acabaram deixando o trabalho sem profundidade. Aqui também sinto falta de um vazio onde o olhar possa repousar. Luca Galarraga

30 Plantas saudáveis, mas o layout não tem definição, pois ambos os lados são simétricos, não existem espaços abertos nem sombras que criem dinamismo. Luís Cardoso

59 Everything is symmetrical and laid out on a flat surface. The aquatic plants are healthy and well nurtured, but more variation from side to side and to take some open area would be good. 

Masashi Ono

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Fernando! Conseguiste levar o projecto até à PET, que é o mais importante de tudo. Agora lê com atenção os comentários do Júri e vê o que podes melhorar numa próxima edição. Grande abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Épa, para alguém que andava afastado disto está muito bom.
Para o ano fazes melhor, e criticas de design a parte, o teu aquario era um dos aquarios com plantas mais saudáveis do desafio e isso também conta para alguma coisa, porque design vem com pratica.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi pena as plantas terem tomado conta do pano de fundo.  E o hardscape desapareceu, também! Isto está mais próximo de um holandês de que de um nature aquarium e ainda mais longe do aquascaping puro e duro!

Essas tesouras da ADA precisam de lubrificação???🙃

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente foi uma pena teres deixado as plantas tomarem conta de todo o aquário. Lá se foi o menino nas palhas deitado, e com ele toda a estrutura de madeira na qual tinhas idealizado uma árvore caída arrancada pelo vento!!

Fora isso, plantas com vitalidade e aspeto bem nutrido não deixam dúvidas que é uma área dominada com distinção, falta mesmo conseguir utilizar isso a favor de um layout mais "complexo" e estruturado.

Abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.