Sparow - 4ª Desafio de Aquascaping


Vera Santos

Recommended Posts

Agora, com as fotografias de frente, já dá para fazer um comentário mais estruturado. Acho que, de todos os aquários que vi até agora, é o que vai mais ao encontro daquilo que se faz actualmente ao nível de topo. E aquele fio em frente ao vidro (propositado ou não) ajuda a perceber muito bem como conseguiste resolver o problema das "pedras difíceis de trabalhar". Em relação à altura, atrás, não me incomoda muito. Com o crescimento das plantas acho que aquele espaço vazio vai ser facilmente ocupado. Como já disseram aqui, acho que faltam umas pedritas mais pequenas na frente, para acrescentar algum pormenor, mas isso podes colocar em qualquer altura. Fora isso, votos de continuação de bom trabalho. Fico muito contente por estares a usar tanta rocha dentro do aquário. Eheh. Espero que seja um pronuncio dos teus aquários maiores 😉 .

  • Gosto 1
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 28/10/2023 at 01:21, Tozé Nunes disse:

Eu gosto particularmente do posicionamento do skimmer, faz todo o sentido estar ali nos dois terços! E para complementar,  aquele fio elétrico que vindo do skimmer atravessa todo o plano frontal na diagonal demonstra como o aquascaping é uma arte muito complexa! Daí ser muito usado aquela técnica maravilhosa do desfoque nos vidros em dia de publicar fotos nas redes sociais a anunciar que estão a fotografar para um concurso. A modos que a deixar água na boca. Ora a Vera foi mais além e decidiu que o melhor é colocar mesmo iguarias da nossa rica gastronomia. Estudassem!!!

Obrigada @ismael_figueira, @Gonçalo84!

Quanto a ti Mr. TOZÉ, devias estar orgulhoso, um skimmer tão catita, patrocinado por ti há uns 4 anos, estimadissimo, sempre a saltitar de aquário em aquário, com todo o carinho!!! Não tenho mais nenhum, já fiz anos este mês, não sei se me deste os parabéns.... O natal também está aí à porta, não tenho dinheiro para comprar outro, bem que podias ajudar!!! Até podias fazer uma vaquinha com os amigos, e pronto lá vinha outro presente cheio de utilidade, tens que ver que te aturo desde 2010, 13 anos é muito ano, e mais do que ninguém eu mereço!!!! Tantas vezes para cá e para lá, a carregar coisas para o fórum! Dá ultima vez, até quase bati com a trazeira do popó no maldito do pilar, foi por um triz, que o pipi do popó nem piou! Não te contei, conto agora, foi a irmã do Branquinho que avisou senão pumba! 

Pensa no que te disse sff, faz te pai natal uma vez na vida, home de Deus!!! 

  • Gosto 1
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confesso que também ando a adaptar-me a esses termos do aquapaisagismo... Acerca da "adaptação do grelo" e "erecto"... O que vem a ser isso em termos botânicos? Noutro contexto até faço ideia do que seja... 🤔

 

On 25/10/2023 at 01:13, Tozé Nunes disse:

O senhor Alex caiu aqui de paraquedas e só tem olhinhos para o aquário da menina dos ovos...

É só sair deste tópico e vai descobrir os outros tópicos dos restantes aquascapers! Não paga mais!

 

Calma rapaz! Ainda agora subi de estatuto de aprendiz para explorador, ou seja, estou mesmo nessa precisa fase de começar a explorar. Estou habituado ao facebook, fazer o quê? Lá costuma ficar tudo no mesmo tópico... 

 

Grelo da Mayaca... OK, já entendi... 👍

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, boooom. Acabada de tirar..... 🙄👀😬

Afinal havia outras.... 

IMG_20231030_171204.jpg

Analisar isto.... Vi mesmo agora, acho que vamos entrar no processo de black-out à moda da Vera, aquele com luz e..... Papel de alumínio!!!! 

Estás a perceber @Alex Calvin🤔😂

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um trabalho de qualidade. A Vera nao desilude, muitos trabalhos bons, mas mais uma vez o teu é o que me parece mais ter sido feito a pensar em concursos, o teu mindset em relação aos detalhes e o que os juris gostam de ver em concursos sobressai na apresentação do trabalho.
Sim como alguém ja referiu este é trabalho mais semelhante ao nivel que vemos nos concursos, nao quer dizer que os outros sejam maus, mas é um layout muito balanceado com pouca coisa a apontar que pudesse ser mudado.
E é de referir que a oceania é uma pedra dificil de trabalhar, e mais ainda é dificil inovar, na fase de montagem o teu layout parecia uma nova versão do que nos apresentaste o ano passado, isso não me pareceu todo falha da tua parte, mas mais da dificuldade que é trabalhar essa pedra para algo muito diferente daquilo que estamos habituados a ver.
Saúde das plantas está impecável, será que é este ano que ganhas isto?
A ver vamos.

 


 

On 30/10/2023 at 17:17, Vera Santos disse:
Bom, boooom. Acabada de tirar.....
Afinal havia outras.... 
IMG_20231030_171204.thumb.jpg.74a8fb05628837341df75a601a9637fc.jpg
Analisar isto.... Vi mesmo agora, acho que vamos entrar no processo de black-out à moda da Vera, aquele com luz e..... Papel de alumínio!!!! 
Estás a perceber [mention=60656]Alex Calvin[/mention]

 


Eita que eu a elogiar a apresentação da mulher e quando acabo de postar ela ja tem esta foto, não tens vergonha, essas plantas todas despenteadas e com a gadelha por aparar, esqueceste-te da tesoura

 

  • Obrigado(a) 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 minutes ago, Vera Santos said:

Analisar isto.... Vi mesmo agora, acho que vamos entrar no processo de black-out à moda da Vera, aquele com luz e..... Papel de alumínio!!!! 

Eheh. Esse método vai ficar com o teu nome. Não sei se gostava de fazer o mesmo, mas o que tem que ser tem muita força. Há quem use o papel de alumínio para fazer batata a murro, também 😛 .

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, Vera Santos disse:

Bom, boooom. Acabada de tirar..... 🙄👀😬

Afinal havia outras.... 

IMG_20231030_171204.jpg

Analisar isto.... Vi mesmo agora, acho que vamos entrar no processo de black-out à moda da Vera, aquele com luz e..... Papel de alumínio!!!! 

Estás a perceber @Alex Calvin🤔😂

Ai Ai tanta alga...

Gosto do layout, gosto de tudo, menos de uma pedra e tu sabes qual 🙂

Mas está encaminhado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Vera Santos disse:

Bom, boooom. Acabada de tirar..... 🙄👀😬

Afinal havia outras.... 

IMG_20231030_171204.jpg

Analisar isto.... Vi mesmo agora, acho que vamos entrar no processo de black-out à moda da Vera, aquele com luz e..... Papel de alumínio!!!! 

Estás a perceber @Alex Calvin🤔😂

Eu perceber, sabes que não percebo lá muito... Enquanto tu entras no processo de "Black out", eu entraria no processo de "black water", mas, pronto, ando a tentar fazer os possíveis.😉😊  Olha!!! Mete aí um limpa vidros e umas neritinas para te comerem as algas e atenção á iluminação, isso tem excesso de iluminação, reduz aí o fotoperiodo. 😁

 

Editado por Alex Calvin
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta top Vera... muito bem conseguido e com grandes crescimentos (até de algas) 😉

Mas para o ano quero te ver sair da tua zona de conforto. Só assim podes evoluir ainda mais!

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, fica um vídeo, espero que seja do vosso agrado!!! 

 

 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

54 minutes ago, Vera Santos said:

Bom dia, fica um vídeo, espero que seja do vosso agrado!!! 

https://youtu.be/FpjhuDm1Y0s?si=3bwU39tIzizwWDGQ

Gostei, Vera. Não conhecia o teu canal, mas tem aqui coisas interessantes. Já estou a ver outro.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boooom! Sopa da pedra que não tenha grelos nem couves não é sopa que se preze!! Isso com a tua tática de blackout localizado vai à vida em menos de nada. Ahhh e umas boas TPA também ajudam! 😎

Estás com a calha a full power?

Sr. @Pedro Moreira e Sr. @Alex Calvin sejam bem aparecidos aqui por estas bandas!! 

  • Gosto 3

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu caro aqui é mais cenas aquáticas!
É um prazer ver-te por aqui
Grande abraço

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, ismael_figueira disse:

Boooom! Sopa da pedra que não tenha grelos nem couves não é sopa que se preze!! Isso com a tua tática de blackout localizado vai à vida em menos de nada. Ahhh e umas boas TPA também ajudam! 😎

Estás com a calha a full power?

Sr. @Pedro Moreira e Sr. @Alex Calvin sejam bem aparecidos aqui por estas bandas!! 

Obrigadinha @ismael_figueira!

Ao menos tu, até dás um Olá...já a dona do aquário...é mesmo só sopa e algas...

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eish @Vera Santos...

Lá vou eu ser o mau da fita:

Tens resultados que provam que tens mais capacidade do que manteres-te na tua zona de conforto. Já vimos este filme teu e fiquei à espera de algo mais diferente. Sinto que te manténs muito neste estilo, talvez influenciada por ventos Sul Americanos. Não desgosto do arranjo das pedras, e quando olho para elas, a cor fascina-me. Parece a cor das Spirit Stone, que praticamente não se veem ultimamente. Ou mudaram de nome ou desapareceram...

Na minha opinião faltou trabalho de tornar as transições entre plantas mais suaves. Há spots no layout que parece um holandês na forma como o contraste da planta do lado se nota tanto. Saberás corrigir isso sem problemas. Não deixa de ser um grande aquário, mas já não chega Vera... 😄

 

  • Confuso(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

26 minutes ago, Ricardo Gil said:

mas já não chega Vera... 😄

Não concordo. Acho que as pessoas devem fazer aquilo em que são boas, e aquilo que gostam de fazer. Se ganham ou não prémios, isso virá depois.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Não concordo. Acho que as pessoas devem fazer aquilo em que são boas, e aquilo que gostam de fazer. Se ganham ou não prémios, isso virá depois.

Boas.

Quando escrevi o que escrevi, foi apenas pensar que quero ver outras coisas da Vera. Para mim não chega o que ela apresentou porque tem capacidade de fazer muito mais. Se ela não o fez, perdeu ela e nós. Não passa deuma opinião e terá a importância que a @Vera Santoslhe quiser dar...

Obviamente cada um faz o que entender. Não sou ninguém para dizer aos outros o que fazem ou não. Quero apenas que a Vera faça cada vez mais e melhor.
 

Quanto a "prémios", têm o valor que cada um lhes quiser dar. Aquilo que os prémios dão de forma imediata é a apreciação de alguem que perdeu tempo a olhar para um aquario e disse: GOSTO!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Pedro Moreira disse:

Obrigadinha @ismael_figueira!

Ao menos tu, até dás um Olá...já a dona do aquário...é mesmo só sopa e algas...

Olá, oláaaaaaaa. É suficiente assim? 

há 2 horas, Ricardo Gil disse:

Eish @Vera Santos...

Lá vou eu ser o mau da fita:

Tens resultados que provam que tens mais capacidade do que manteres-te na tua zona de conforto. Já vimos este filme teu e fiquei à espera de algo mais diferente. Sinto que te manténs muito neste estilo, talvez influenciada por ventos Sul Americanos. Não desgosto do arranjo das pedras, e quando olho para elas, a cor fascina-me. Parece a cor das Spirit Stone, que praticamente não se veem ultimamente. Ou mudaram de nome ou desapareceram...

Na minha opinião faltou trabalho de tornar as transições entre plantas mais suaves. Há spots no layout que parece um holandês na forma como o contraste da planta do lado se nota tanto. Saberás corrigir isso sem problemas. Não deixa de ser um grande aquário, mas já não chega Vera... 😄

 

Boas, posso bem com as tuas criticas e as de toda a gente, por quanto eu própria sou bastante crítica de mim própria em tudo na vida, e obviamente no hobby! 

No entanto, o desafio para mim mesma foi isso mesmo, um desafio apenas para ser vivido sem stresses, para stresses tive o aquário do ano passado, que não sei se acompanhas-te aqui no fórum. Era um aquário para ser rifado, e ajudar nas despesas do fórum, e daí a responsabilidade de fazer o melhor, em pouco tempo de montagem no próprio dia, e depois a manutenção que exigia algum rigor, para que desse um bocadinho nas vistas. Acontece que foi um dos melhores aquários em exposição na FIL!! Foi mesmo um sucesso... 

Afinal também, ao fim de 4 anos a montar aquários de Aquascaping, o que até é pouco, também reconheço o meu valor, sim seria capaz de fazer eventualmente melhor, mas este ano foi mesmo para relaxar, divertir-me na montagem e divertir-me em casa sem stress.

Obviamente que tu não sabes, e para além do team, quem sabia já cá não está, tenho dois aquários NA em casa para cuidar, o tempo tem é sido pouco e complicado de gerir, e assim este ano não saiu nada de novo. Saíram para o ano. A minha participação no IAPLC tem sido de dois em dois anos, e pelos vistos continuará a ser 😅😇

Dissete tu: "Na minha opinião faltou trabalho de tornar as transições entre plantas mais suaves. Há spots no layout que parece um holandês na forma como o contraste da planta do lado se nota tanto." 

Faço sempre assim, as plantas até estão misturadas, em ambas as moitas, à direita e à esquerda. Aguarda um pouco, ainda é cedo. Mas... Sim, um dia tive uma conversa com o FAAO que era um gajo observador, perguntei-lhe, ainda não percebi bem que que estilo é o meu, sabes dizer(ao fim do meu segundo trabalho e ainda não estava no Team do Brasil ) ao que ele respondeu "Vera o teu estilo passa pela junção, do diorama, holandês e um pouco de Brazilian style “ E eu acho que ele tinha razão, porque em quase todos os meus aquários há um excesso de plantas, que por vezes, até escondem demais o layout, porque me entusiasmo com as plantas! Mea culpa kkkk. 

Não tenho pressa também, prefiro pensar, que a pressa é inimiga da perfeição, e como sempre disse na minha vida, não vale a pena complicar o que por vezes é simples, para se disfrutar... "mais é menos, às vezes... Nem sempre! ". 

Por outro lado quando tens um, dois ou mais aquários para concurso, às vezes não disfrutas, porque o stress de prazos a cumprir para concursos é lixado, fotos, etc, e depois há aquelas alturas que fazes manutenção por obrigação, ou fazes ou descambas o projecto. E isso, é uma frustração, como foi o ano passado. Nem sempre corre como queremos.... 

Mas percebo e compreendo o teu ponto de vista. 

Fiz uma coisa simples, apostei mais em metade das plantas que nunca tinha usado, e sempre que faço um desafio, à excepção do do ano passado, é para experimentar qualquer coisa. Tornei-me amante de plantas, aquáticas, terrestres. 

Não pude ficar com o aquário o ano passado, estas rochas são interessantes mas desafiantes, não são fáceis de manter, nem de distribuir num aquário, quis tentar outro tipo de layout, bem diferente do do ano passado, mais calmo, sereno, e sim é um diorama, no fundo é disso que eu gosto.

É para curtir apenas, se vai ficar bem colocado ou não é secundário, percebes? O resultado é uma causa efeito de participar. Este é para me divertir e manter por uns tempos bons. Algo que posso partilhar, como sempre fiz, aprender e ensinar. 

E pronto saiu um testamento, temos pena! 😇😂😂😂

Gil gosto de ver por aqui, espero que te mantenhas fora desafio, fazes cá falta. 

Enfim, tpa de 100% agorinha, saiu foto, elevei duas rochas ao fundo do meio para a direita, o substrato tinha baixado um pouco. 

Acrescentei um pouco de musgo e monte Carlos à frente. 

O cascalho tem tempo, até estabilizar mais um pouco o aquário. Algumas algas, como disse atrás, não tenho feito tpas como costumo fazer, esta foi a terceira. Sem fauna ainda, por mais uma semana.... A ver. 

IMG_20231102_235533_edit_69622179319062.jpg

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais capaz... menos capaz... o importante é aproveitares. A partir do momento em que se torne uma obrigação, perde toda a piada. Daí ter dito que não vejo mal nenhum no facto das pessoas se manterem fiéis àquilo que sabem fazer melhor, e continuo com a mesma opinião. Faz o que tens a fazer, Vera. Haverão outras alturas para experimentar.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Vera Santos disse:

Olá, oláaaaaaaa. É suficiente assim? 

Boas, posso bem com as tuas criticas e as de toda a gente, por quanto eu própria sou bastante crítica de mim própria em tudo na vida, e obviamente no hobby! 

No entanto, o desafio para mim mesma foi isso mesmo, um desafio apenas para ser vivido sem stresses, para stresses tive o aquário do ano passado, que não sei se acompanhas-te aqui no fórum. Era um aquário para ser rifado, e ajudar nas despesas do fórum, e daí a responsabilidade de fazer o melhor, em pouco tempo de montagem no próprio dia, e depois a manutenção que exigia algum rigor, para que desse um bocadinho nas vistas. Acontece que foi um dos melhores aquários em exposição na FIL!! Foi mesmo um sucesso... 

Afinal também, ao fim de 4 anos a montar aquários de Aquascaping, o que até é pouco, também reconheço o meu valor, sim seria capaz de fazer eventualmente melhor, mas este ano foi mesmo para relaxar, divertir-me na montagem e divertir-me em casa sem stress.

Obviamente que tu não sabes, e para além do team, quem sabia já cá não está, tenho dois aquários NA em casa para cuidar, o tempo tem é sido pouco e complicado de gerir, e assim este ano não saiu nada de novo. Saíram para o ano. A minha participação no IAPLC tem sido de dois em dois anos, e pelos vistos continuará a ser 😅😇

Dissete tu: "Na minha opinião faltou trabalho de tornar as transições entre plantas mais suaves. Há spots no layout que parece um holandês na forma como o contraste da planta do lado se nota tanto." 

Faço sempre assim, as plantas até estão misturadas, em ambas as moitas, à direita e à esquerda. Aguarda um pouco, ainda é cedo. Mas... Sim, um dia tive uma conversa com o FAAO que era um gajo observador, perguntei-lhe, ainda não percebi bem que que estilo é o meu, sabes dizer(ao fim do meu segundo trabalho e ainda não estava no Team do Brasil ) ao que ele respondeu "Vera o teu estilo passa pela junção, do diorama, holandês e um pouco de Brazilian style “ E eu acho que ele tinha razão, porque em quase todos os meus aquários há um excesso de plantas, que por vezes, até escondem demais o layout, porque me entusiasmo com as plantas! Mea culpa kkkk. 

Não tenho pressa também, prefiro pensar, que a pressa é inimiga da perfeição, e como sempre disse na minha vida, não vale a pena complicar o que por vezes é simples, para se disfrutar... "mais é menos, às vezes... Nem sempre! ". 

Por outro lado quando tens um, dois ou mais aquários para concurso, às vezes não disfrutas, porque o stress de prazos a cumprir para concursos é lixado, fotos, etc, e depois há aquelas alturas que fazes manutenção por obrigação, ou fazes ou descambas o projecto. E isso, é uma frustração, como foi o ano passado. Nem sempre corre como queremos.... 

Mas percebo e compreendo o teu ponto de vista. 

Fiz uma coisa simples, apostei mais em metade das plantas que nunca tinha usado, e sempre que faço um desafio, à excepção do do ano passado, é para experimentar qualquer coisa. Tornei-me amante de plantas, aquáticas, terrestres. 

Não pude ficar com o aquário o ano passado, estas rochas são interessantes mas desafiantes, não são fáceis de manter, nem de distribuir num aquário, quis tentar outro tipo de layout, bem diferente do do ano passado, mais calmo, sereno, e sim é um diorama, no fundo é disso que eu gosto.

É para curtir apenas, se vai ficar bem colocado ou não é secundário, percebes? O resultado é uma causa efeito de participar. Este é para me divertir e manter por uns tempos bons. Algo que posso partilhar, como sempre fiz, aprender e ensinar. 

E pronto saiu um testamento, temos pena! 😇😂😂😂

Gil gosto de ver por aqui, espero que te mantenhas fora desafio, fazes cá falta. 

Enfim, tpa de 100% agorinha, saiu foto, elevei duas rochas ao fundo do meio para a direita, o substrato tinha baixado um pouco. 

Acrescentei um pouco de musgo e monte Carlos à frente. 

O cascalho tem tempo, até estabilizar mais um pouco o aquário. Algumas algas, como disse atrás, não tenho feito tpas como costumo fazer, esta foi a terceira. Sem fauna ainda, por mais uma semana.... A ver. 

IMG_20231102_235533_edit_69622179319062.jpg

Todas as alterações que fizeste, deram um "UP" ao layout.

Tás lá!

  • Obrigado(a) 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, Vera Santos disse:

Afinal também, ao fim de 4 anos a montar aquários de Aquascaping, o que até é pouco, também reconheço o meu valor, sim seria capaz de fazer eventualmente melhor, mas este ano foi mesmo para relaxar, divertir-me na montagem e divertir-me em casa sem stress.

(...)

Fiz uma coisa simples, apostei mais em metade das plantas que nunca tinha usado, e sempre que faço um desafio, à excepção do do ano passado, é para experimentar qualquer coisa. Tornei-me amante de plantas, aquáticas, terrestres. 

(...)

É para curtir apenas, se vai ficar bem colocado ou não é secundário, percebes?

 

@Vera Santos já vão 4 anos? 

Sigo os teus aquarios desde o principio. Tenho visto como tens melhorado... 

Posso ter expectativas a cerca do que fazes? Mesmo num aquário para brincar? Parece que aquilo que disse é extraordinário. Obviamente, tenho sempre mais curiosidade de um certo ponto de vista do teu aquário, do @ismael_figueira, etc...

De outros aquários tenho mais a curiosidade de ver como as coisas se desenvolvem, crescem (aquario e aquariofilista) e este desafio já deu bons aquascapers e extraordinarios aquariofilistas, como o @Pedro Mendanha Dias.

Não acho que esperar sempre coisas boas de ti seja mau, nem tu obviamente tens de ir ao encontro das expectativas que outros criam, até porque como disseste, tens mais de fazer neste momento 😄

 

Que te divirtas, que retires prazer do aquário, e que vás partilhando actualizações como as que fizeste agora, porque de facto como diz o @Pedro Moreira (Grande abraço) os pequenos retoque deram logo um up ao aquário. No fundo, é o que espero dos teus aquários... 

 

PS: Há uns anos atrás dizia-se que "se queres que te digam bem do que fazes, pergunta à tua mãe. Se queres que sejam honestos pergunta aos pares". Parece que andamos com mães a mais 😄

 

 

Já agora, depois do skimmer, agora levamos com o difusor no vidro da frente? E fotos com o vidro "limpo"?

  • Gosto 1
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Ricardo Gil disse:

@Vera Santos já vão 4 anos? 

Sigo os teus aquarios desde o principio. Tenho visto como tens melhorado... 

Posso ter expectativas a cerca do que fazes? Mesmo num aquário para brincar? Parece que aquilo que disse é extraordinário. Obviamente, tenho sempre mais curiosidade de um certo ponto de vista do teu aquário, do @ismael_figueira, etc...

De outros aquários tenho mais a curiosidade de ver como as coisas se desenvolvem, crescem (aquario e aquariofilista) e este desafio já deu bons aquascapers e extraordinarios aquariofilistas, como o @Pedro Mendanha Dias.

Não acho que esperar sempre coisas boas de ti seja mau, nem tu obviamente tens de ir ao encontro das expectativas que outros criam, até porque como disseste, tens mais de fazer neste momento 😄

 

Que te divirtas, que retires prazer do aquário, e que vás partilhando actualizações como as que fizeste agora, porque de facto como diz o @Pedro Moreira (Grande abraço) os pequenos retoque deram logo um up ao aquário. No fundo, é o que espero dos teus aquários... 

 

PS: Há uns anos atrás dizia-se que "se queres que te digam bem do que fazes, pergunta à tua mãe. Se queres que sejam honestos pergunta aos pares". Parece que andamos com mães a mais 😄

 

Boas, o que disseste não é extraordinário e faz sentido, eu não discordei. 

Quando disse que posso bem com as tuas criticas quis dizer que as acho sempre construtivas e não depreciativas. 

Não ando com mães a mais nada, tenho aprendido muito, o estar numa equipa de Aquascaping também ajuda muito a evoluir, e ao contrário do que tu pensas, recebo bastantes críticas, faz parte, com críticas é que se evolui!  Beijinhos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eish [mention=44023]Vera Santos[/mention]...
Lá vou eu ser o mau da fita:
Tens resultados que provam que tens mais capacidade do que manteres-te na tua zona de conforto. Já vimos este filme teu e fiquei à espera de algo mais diferente. Sinto que te manténs muito neste estilo, talvez influenciada por ventos Sul Americanos. Não desgosto do arranjo das pedras, e quando olho para elas, a cor fascina-me. Parece a cor das Spirit Stone, que praticamente não se veem ultimamente. Ou mudaram de nome ou desapareceram...
Na minha opinião faltou trabalho de tornar as transições entre plantas mais suaves. Há spots no layout que parece um holandês na forma como o contraste da planta do lado se nota tanto. Saberás corrigir isso sem problemas. Não deixa de ser um grande aquário, mas já não chega Vera...
 
Eu sei que ninguém pediu, mas vou dar a minha opinião. Concordo com o que o Ricardo disse e ao mesmo tempo discordo. Quase todos os aquascapers tem um estilo favorito e grande parte deles não sai muito da sua zona de conforto, não quer dizer que não consigam montar outros tipos de layouts, mas na hora dos concursos, o layout deste ano é semelhante ou no mesmo estilo do ano passado.
Os que inovam e mudam de estilos com sucesso, são os verdadeiros mestres. O Filipe era um deles, alias para mim dos melhores, ele tanto montava um nature, como diorama, como floresta, como iwagumi ou brasileiro com qualidade de topo, ele era um verdadeiro mestre em qualquer estilo.
Mas nem todos nós somos Filipes, a Vera têm um estilo próprio desde o primeiro layout o retrieve, durante anos ela aprimorou o estilo, talvez tambem com a influência do grupo da team dela, mas concordo que ela sai pouco da zona de conforto.
Acho que também é porque a Vera é muito competitiva, ela não é capaz de olhar para um layout sem olhar de concurso, então muitas decisões sao baseadas em conseguir os melhores resultados possíveis, o que significa que os layouts podem ficar bastante parecidos, eu sei que ela faz isso, porque eu mando uma foto do meu aquario para ela, e ela não se limita a dar uma opinião geral, ela devolve-me a foto com todos erros, pontos a melhorar, pontos de fuga, linhas de continuidade do layout, a Vera nao começou como muitos de nós mais antigos, ela foi formatada logo de inicio para os concursos, eu quando comecei ja ficava feliz se nao matasse umas anubias. Concursos, o que era isso?
Mas agora vem o outro lado, esta maneira de estar permitiu-lhe atingir um patamar nos concursos que eu não atingi, tenho dúvidas se alguma vez vou atingir e que muitos por aqui também nao chegaram.
O preço é que sim, a Vera com todo o talento que tem demonstrado, têm arriscado pouco em outros estilos e tipos de layout. São escolhas pessoais.
Pessoalmente eu gosto de arriscar, ja montei florestas, iwagumis ( quem se lembra da montanha de xisto), e agora ando pelo brasileiro e arrisco mesmo dentro do mesmo estilo mas talvez também por isso nunca atingi o nível da Vera, nao tenho aquele olho clinico e obsessão com cumprir todas as regras de um layout de concurso.
Ja no passado disse a Vera que tinha curiosidade de ver ela noutro estilo, depois do retrieve, cheguei a desafia-la para uma floresta. Tenho curiosidade sobre o que ela é capaz fora da zona de conforto.
O layout deste ano ja disse aqui tem a qualidade que espero da Vera.
  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.