Água Formosa


Tozé Nunes

Recommended Posts

On 03/01/2024 at 12:41, Vasco Ferreira disse:

necessitas de descobrir um pouco mais as rochas... tens aí muita rocha que está completamente tapada. 

Eu estou de acordo! E ontem quando podia estar a ver uma série da netflix estive a dar uso à tesoura! Abri mais a frente do tapete incluido o canto direito, podei as moitas que já estavam no topo e fui destapando as rochas ou pelo menos parte delas. 

Faltou tempo para testar o caminho e espero que nos poucos dias que faltam para tirar a foto as moitas recuperem um pouco de tamanho e sobretudo cor! 

 

PSX_20240104_202456.jpg

Este aquário tem me ensinado tanto! 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AS rochas traseiras no plano central têm de aparecer mais um pouco. Quase não se vêm.

O caminho pode ser enfatizado por um corte rente das plantas onde ele passa e depois juntar areia!!! Ou seja moldas o caminho com a poda e depois a areia é para adicionar detalhe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 hours ago, Tozé Nunes said:

Abri mais a frente do tapete incluido o canto direito

Essa parte ficou bem feita. A areia até está com muito bom aspecto.

O que acho que falta, agora, é fazer uma poda mais drástica, talvez em formato de "V". Não sei é como poderás fazer isso e manter a coloração das plantas que tens no centro, atrás. Talvez uma poda invertida? Mas isso teria que ser feito mesmo antes da fotografia.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, JoseCarlosMarques disse:

fazer uma poda mais drástica, talvez em formato de "V".

Eu estava para fazer assim mas depois ia ficar com um buraco por detrás da rocha grande.  Optei então por fazer em formato "W" a acompanhar o relevo do hardscape. 

 

há 4 horas, Vasco Ferreira disse:

O caminho pode ser enfatizado por um corte rente das plantas onde ele passa e depois juntar areia!!! Ou seja moldas o caminho com a poda e depois a areia é para adicionar detalhe.

Tenho tanto receio de fazer cagada que acho que primeiro vou tirar uma foto sem caminho e depois sim, tentar o tal caminho! Sobretudo porque o layout nessa parte do caminho é quase plana, são as plantas que lhe dão o desnível! Daí não saber se apenas meto areia por cima das plantas ou se as corto para abrir o caminho. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Tozé Nunes said:

Eu estava para fazer assim mas depois ia ficar com um buraco por detrás da rocha grande.  Optei então por fazer em formato "W" a acompanhar o relevo do hardscape. 

O problema é que as 3 moitas não parecem conjugar-se. Parecem 3 moitas distintas, até porque têm alturas diferentes. Acho que é esse o teu maior desafio... tentar fazer com que isso pareça ter continuidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 minutes ago, Vasco Ferreira said:

4 ou 5 cervejas

É a minha receita para quando a coisa está a correr mal 😄 . Às vezes não resulta como quero, mas que a coisa fica feita, ah isso fica!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/01/2024 at 20:37, Tozé Nunes disse:

Eu estou de acordo! E ontem quando podia estar a ver uma série da netflix estive a dar uso à tesoura! Abri mais a frente do tapete incluido o canto direito, podei as moitas que já estavam no topo e fui destapando as rochas ou pelo menos parte delas. 

Faltou tempo para testar o caminho e espero que nos poucos dias que faltam para tirar a foto as moitas recuperem um pouco de tamanho e sobretudo cor! 

 

PSX_20240104_202456.jpg

Este aquário tem me ensinado tanto! 

Tens uma linha paralela ao vidro de areia, pouco natural, isso resolvesse com a tesoura na vertical( pontas tesoura e podar) e fazer algumas irregularidades.... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Lamentavelmente por falta de tempo não tenho vindo aqui actualizar o tópico, as minhas desculpas pelo facto a quem segue isto aqui.

Acabei por colocar um caminho a romper o relvado para quebrar um pouco o plano frontal que estava demasiado homogéneo e espero eu, com isso tenha ganho um ponto de fuga ou pelo menos uns pontos extra pelos juízes 😄.

Como estava:

PSX_20240113_231501.jpg

e como ficou:

 

PSX_20240121_142636.jpg

 

o resto mostro da imagem, perguntam vocês? Assim que saia os resultados 😉

Mas o que realmente interessa é que todos vão poder ver este e os restantes 11 aquários do desafio (e que espectaculares eles estão) já no próximo fim de semana na Petfestival! Marquem na vossa agenda, venham trocar 2 dedos de conversa connosco, fiquem para as palestras e workshops sobre aquariofilia e não só! É um dia muito bem passado também com cães,  gatos, animais de quinta, répteis,  pássaros, insectos, etc etc! Tragam a família e os vossos cães se os tiverem! A sério que vale a pena! Apoiem quem faz um esforço enorme para estar presente, seja visitando seja comprando umas rifas ou outras coisas que por lá estejam à venda para ajudar os heróis que fazem questão de não deixar este nosso hobby sem representação! Apareçam!

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente não vou conseguir ir a Lisboa para o próximo fim de semana 😞

Mas gostei muito da ideia do caminho. Fez-me lembrar um caminho para "nowhere" que as florestas submersas tem!

 

Parabéns pelo aquário Tozé!

  • Gosto 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou muito curioso para ver como isso ficou no final, porque aquela fotografia que está no LCD da câmara promete muito.

Não vou poder estar na Pet, mas desejo a todos um belo fim-de-semana. Grande abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O caminho acrescentou algo ao aquário. 

Este ano tiveste mais em cima disso, mas mm assim para o tipo de flora que escolheste tinhas de ter a tesoura não mão mais frequentemente. 

Parabéns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

296 Tozé Nunes.jpgPontuação e comentários do júri:

57 It is difficult managing stem plants in a small tank, and they are decently well grown in here. Good plant choices to fill up the space, giving the tank a very lush, grown-in aesthetic. I think the aquascape can use a bit more open space/sky - this is often over-looked as
aquascapers try to cramp in as much detail as possible. An aquascape that relies on a main rock piece as the focal point really needs an aesthetic piece of rock to stand out - the main piece here could be better. If lacking choices in hardscape, it may have been better to let a plant bunch take the focal point instead, and let the rocks blend into the background.
Dennis Wong


68 It's healthy, no doubt about that. The plants are vibrant. The red is popping. You nailed that part. However, I don't get the path.. Why is it stopping suddenly in the middle? I would have made it go further in the back. And the foreground beach is unnecessary for me. Covering it with carpeting plants would have improved your layout. Trimming the background just a tiny bit would have helped too.

Quentin Charpentier


54 Um trabalho com flora saudável e madura, entretanto, a grande parede de plantas deixou o aquário sem profundidade. Um trabalho de poda mais ousado traria maior interesse. No plano frontal também poderiam ser utilizadas plantas de sombra e cascalhos para conferir uma maior naturalidade.

Luca Galarraga

50 Plantas cuidadas, mas a técnica de poda pode ser melhorada, principalmente no plano traseiro. O hardscape poderia acompanhar a ideia do caminho que se perde muito cedo Luís Cardoso

67 This is a very bright and vivid layout. The bright sand area in the foreground is very effective, but the midground is all green and the size of the foliage is not crisp, giving a very monotonous impression. The placement of stones is also concentrated in the middle ground, which does not give a sense of depth. The color and arrangement of the water plants in the background are good, so the perfection of the work would be enhanced if there were more variation from the foreground to the middle ground.

Masashi Ono

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, concordo com os juízes, e até pelas pontuações que deram, estiveram todos em sintonia sem o saberem. Sinal de que foram uma boa escolha. 

Agora é levar isso a cabo, corrigir e aprender com este layout. É o que vou fazer com o meu. 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Tozé! Ainda tens o aquário montado? Que tal fazeres essa poda mais drástica, que vi no comentário de um júri e apresentares nova fotografia, para apreciarmos o resultado 🙂 ?

Já agora... como foi a tua experiência com a Heminathus Micranthemoides? Estou tentado a usa-la no meu aquário, e gostava de ouvir a tua opinião. Achas que é uma boa opção para misturar com Monte Carlo? Julgas que a transição entre as duas pode ajudar a formar uma massa verde consistente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado José Carlos. Sim, está montado e levou poda monumental. E o caminho tb avançou mais um pouco 😁

Parece as obras do estado🤦‍♂️

 

Em relação à cuba, ela tem a folha muito mais pequena do que a montecarlo,  duvido que juntando as duas a cuba não desapareça por falta de tamanho. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tozé, tudo o que tinha a dizer deste layout ja te tinha dito na pet, é um dos layouts mais saudaveis, mas ao mesmo tempo um daqueles que tem mais potencial para crescer, independentemente do que o júri possa dizer da pedra frontal, eu acho que com tesoura e esforço para domar essa massa vegetal que tens ai, trabalhar em dar forma as moitas atras, podar as plantas de tapete para redescobrir as pedras,dar continuidade ao caminho e até devo acrescentar se vires necessidade de adicionar ou substituir alguma rocha, esse layout tem potencial para crescer, em oposto a alguns que chegaram a pet completamente desenvolvidos, nomeadamente o meu, que tirando rotalas ganharem mais cor, ou alguma mudança estrutural de fundo, nao vejo que melhorias lhe possa fazer. Mas esse, chegou a PET numa versao muito primitiva, tens muita margem para crescimento.

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Tozé Nunes said:

Obrigado José Carlos. Sim, está montado e levou poda monumental. E o caminho tb avançou mais um pouco 😁

Parece as obras do estado🤦‍♂️

Foste tu um dos que me ensinou que a primeira regra deste hobby é a Paciência. Eheh.

3 hours ago, Tozé Nunes said:

Em relação à cuba, ela tem a folha muito mais pequena do que a montecarlo,  duvido que juntando as duas a cuba não desapareça por falta de tamanho. 

Não estava a falar da Cuba... estava a falar da Micranthemoides 🙂 . A Pearl Weed, como é costume chamarem-lhe.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estava a falar da Cuba... estava a falar da Micranthemoides  . A Pearl Weed, como é costume chamarem-lhe.
Michrantemoides é muito bonita, mas é invasiva, cresce como erva daninha e toma conta do aquario.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

34 minutes ago, Bruno R. Carvalho said:

Michrantemoides é muito bonita, mas é invasiva, cresce como erva daninha e toma conta do aquario.

Tenho que pensar bem nisso, então. Não dá para controlar? A minha ideia era tê-la como planta de crescimento rápido que ajudasse a controlar as algas, ao mesmo tempo criar umas moitas na traseira.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que pensar bem nisso, então. Não dá para controlar? A minha ideia era tê-la como planta de crescimento rápido que ajudasse a controlar as algas, ao mesmo tempo criar umas moitas na traseira.
Muita tesoura e se possivel usar o hardscape para criar barreiras para evitar que se espalhe.

14a9b4b635600ed106d89d2a551e1a01.jpg

O aquario da direita, a HM espalhou-se de tal maneira que quando desmontei era um tapete de HM. E ate recentemente a soluções aquaticas tinha la um iwagumi com a mesma situação.

e4710523d6154bd6432378126dedf6fb.jpg

Ves la atras so HM, este layout inicialmente tinha rotalas h'ra e wallichi la atras tambem, mas a HM simplesmente tomou tudo de assalto e as outras simplesmente foram abafadas, morreram sem luz. A HM tornou-se tao invasiva que agarrou-se ao tronco subiu e cresceu fora de agua, o que teve um efeito bonito pois fora de agua cresce igual a monte carlo entao os troncos saiam fora de agua cobertos com um tapete.
Mas nada disso foi planeado, a planta simplesmente espalhou-se sem controlo e quando me apercebi ja era tarde.
Hoje em dia nao uso esta planta, bonita sim, mas muito invasiva.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, JoseCarlosMarques disse:

Tenho que pensar bem nisso, então. Não dá para controlar? A minha ideia era tê-la como planta de crescimento rápido que ajudasse a controlar as algas, ao mesmo tempo criar umas moitas na traseira.

Boas. É uma planta bonita, mas não dá para controlar, quando a usei pela primeira vês ameia, passado uns meses, passei a detestá-la, terrivelmente invasora, afoga o crescimento de qualquer outra rotala. Ela cresce muito densa, ensombra as outrasá volta  e sem luz e sem espaço para crescerem, acabam por definhar e desaparecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, JoseCarlosMarques disse:

Não estava a falar da Cuba... estava a falar da Micranthemoides 🙂 . A Pearl Weed, como é costume chamarem-lhe.

Ah! Queres usa-la como planta de tapete? Eu acho difícil porque ela cresce muito rápido se tiver condições para tal. Ias ter que usar a tesoura dia sim dia sim 😁 

Ou  estás a falar de usar como planta de transição entre montecarlo e restantes moitas? Aí sim, com certeza que ia funcionar bem. Mas prepara-te que vais ganhar calos nas mãos 😆

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah! Queres usa-la como planta de tapete? Eu acho difícil porque ela cresce muito rápido se tiver condições para tal. Ias ter que usar a tesoura dia sim dia sim  
Ou  estás a falar de usar como planta de transição entre montecarlo e restantes moitas? Aí sim, com certeza que ia funcionar bem. Mas prepara-te que vais ganhar calos nas mãos
Também acho muito dificil, mas é possível. O ivo tinha até recentemente um iwagumi na loja onde aquilo parecia um tapete mas era HM, mas na zona frontal esquece, o que ele fez foi deixar aquilo crescer denso e preencher todos os espaços entre as rochas, parecia uma montanha coberta de verde. Disse-me que podava uma vez por semana, mas acho dificil, é uma planta muito invasiva mesmo, para conseguir podar de semana a semana, aquilo tinha que estar com uma fertilizacao mesmo minima. Mas verdade é que nunca vi aquele aquario com a HM a crescer fora de controlo.
Eu como tapete esquecia esta planta, alias a não ser que se tenha muito tempo e paciência para dar a tesoura, nao recomendo de todo esta planta.
Ficasse mais bem servido com rotala green.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

Muita tesoura e se possivel usar o hardscape para criar barreiras para evitar que se espalhe.

 

10 hours ago, Vera Santos said:

Boas. É uma planta bonita, mas não dá para controlar, quando a usei pela primeira vês ameia, passado uns meses, passei a detestá-la, terrivelmente invasora, afoga o crescimento de qualquer outra rotala. Ela cresce muito densa, ensombra as outrasá volta  e sem luz e sem espaço para crescerem, acabam por definhar e desaparecer.

 

10 hours ago, Tozé Nunes said:

Ah! Queres usa-la como planta de tapete? Eu acho difícil porque ela cresce muito rápido se tiver condições para tal. Ias ter que usar a tesoura dia sim dia sim 😁 

Ou  estás a falar de usar como planta de transição entre montecarlo e restantes moitas? Aí sim, com certeza que ia funcionar bem. Mas prepara-te que vais ganhar calos nas mãos 😆

 

A minha ideia era usa-la exactamente como planta de crescimento rápido (para consumir nutrientes), e como andei a ver alguns vídeos onde percebi que ela pode ser podada ao ponto de se tornar uma planta de carpete, pensei que poderia ser a planta ideal para o meu tanque. Não a queria muito alta atrás, mas também não a queria rente ao solo... mantê-la entre os 10 e os 15 cm de altura e fazer uma transição para a frente, onde tenho a Monte Carlo. De qualquer forma, o objectivo também não era deixa-la tomar conta de todo o tanque, e se ela se espalha assim tão facilmente, não é com certeza a planta que estou à procura. Não me incomoda ter que podar todas as semanas, mas pode haver alturas em que não tenha tempo para isso e já estou a imaginar o estrago 🙂 . Obrigado a todos pelos comentários... vou equacionar outras opções.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.