'Ordo Ab Chaos' - 2023-2024


Carlos Carvalheira

Recommended Posts

 

Mais um ano mais uma voltinha e lá me inscrevi para participar novamente, e como gosto de inventar lá tinha que inventar cismei em fazer a montagem sem o aquario lolllllll Tailand Style corria tudo á mil maravilhas até ter ficado sem opções de mais peças de lego, algo a repensar nas proximas edições, foi bom rever pessoal que literalmente já nao via desde a FIL, malta porreira e com o mesmo Hobby pareçiamos um monte de miudos aquando recebem os brinquedos novos sendo que muito de nós com mais de 50 ou para lá caminham 😄

 

1 - Nome do Aquário Yet to be Labeled 

2 - Data da montagem 08/10/2023

3 - Dimensões do aquário  ILA 45x30x30

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro Aquael Versamax FZN1

Filtração mecanica com esponja de origem, esponja media/fina, Biohome Ultimate, lã filtrante compacta

4.2 - Termostato N/A

4.3 - Iluminação/Foto-período TWINSTAR 450EA IV - 8H Fotoperíodo 100%

4.4 - Sistema de CO2 Kit 2Kg c/Válvula solenoide, definido para 8 horas com desfasamento de 1h antes do foto-período.

Nesta fase CO2 a bombar á seria 😄 nem digo qtas bolhas por segundo para não chocar ninguém

 

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato Aquael advanced soil plant + APT Start

5.3 - Hardscape Red moor wood, Oceania, Areia silica.   

 

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) APT Zero da 2HR

 

7 - Fauna N/A

 

8 - Plantas

depois meto aqui

 

9 - Fotos

large.1.jpg.a96ff8faf1e16c63810ad5cfca97

Editado por Carlos Carvalheira
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora muito bem, assisti de perto à execução deste trabalho e digamos que depois de tanto trabalho e cuidado, o teu objetivo está bem representado nessa montagem! 

Essa separação que tens aí, representa algum complemento à tua ideia original ou é apenas para suportar o substrato nas laterais? 

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Carlos Carvalheira disse:

e lá me convenceram a participar novamente

Basicamente foi perguntar aos que participaram na edição anterior se queriam repetir e ainda não tinha acabado a frase e já estavas na sala de imprensa a assinar novo contrato para a 4° edição do desafio de aquascaping aquariofilia.net! O aquário do Carlos que fique cheio de algas se isto não foi verdade! 🤭🤭🤭

 

Quanto ao dia da montagem,  enquanto todos se entretinham a montar o layout dentro do aquário respectivo, tu estavas a brincar aos indonésios no corte e costura das redmoor! Tenho provas:

PSX_20231010_003238.jpg

 

Para não variar, tal como no ano passado,  foste ficando para trás tendo sido o último a embalar o aquário e com apenas uns raminhos de salsa na frente! Só por isso, levas já uma long lap penalty, o tempo era mais que suficiente para todos completarem as tarefas propostas!

O engraçado nisto é que todo aquele trabalho de bricolage ficou tapado pelas plantas 😂

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, ismael_figueira said:

Essa separação que tens aí, representa algum complemento à tua ideia original ou é apenas para suportar o substrato nas laterais? 

ali vai nascer um rio 😄 e para já serve para algumas das raizes mais exploradoras nao andarem por td qt é lado sobretudo a verticillata e a Eleocharis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, Tozé Nunes said:

Para não variar, tal como no ano passado,  foste ficando para trás tendo sido o último a embalar o aquário e com apenas uns raminhos de salsa na frente! Só por isso, levas já uma long lap penalty, o tempo era mais que suficiente para todos completarem as tarefas propostas!

tenho que ganhar mau feitio 😄 e ir almoçar na hora de um tal Tozé 😄 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A foto não é a melhor e com ainda não está completo fica difícil ajuizar. 

Mas parece que tem bastante potencial. Quando colocares o rio, atenção aos detalhes. 

Gostei ao facto de ter vindo com a caixinha de testes armado ao pingarelho. Muito profissional. 😁 ao menos ajudou? o o facto de veres tempo a passar acabou por prejudicar?

Isso do tempo é algo que podemos também discutir e para o futuro acertar pormenores para melhorar o evento.  eu não via nada de mal começar por exemplo às 09h, dado que efetivamente não se começa a horas. 

Força nisso que quero ver o desenvolvimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Tozé Nunes said:

O engraçado nisto é que todo aquele trabalho de bricolage ficou tapado pelas plantas 😂

Mas está lá, e ele sabe disso. Ainda vos vai surpreender com uma poda drástica dois dias antes da fotografia final para revelar todo o trabalho que teve. Eheh. Uma espécie de Kinder Surpresa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

53 minutes ago, Vasco Ferreira said:

A foto não é a melhor e com ainda não está completo fica difícil ajuizar. 

Mas parece que tem bastante potencial. Quando colocares o rio, atenção aos detalhes. 

Gostei ao facto de ter vindo com a caixinha de testes armado ao pingarelho. Muito profissional. 😁 ao menos ajudou? o o facto de veres tempo a passar acabou por prejudicar?

Isso do tempo é algo que podemos também discutir e para o futuro acertar pormenores para melhorar o evento.  eu não via nada de mal começar por exemplo às 09h, dado que efetivamente não se começa a horas. 

Força nisso que quero ver o desenvolvimento

a caixinha ... 😄 ... bom acabou por ajudar sim ... em relacção a este aquario é um aquario de evento/concurso o que quer que queiramos chamar ... já sei que ao fim de 10 meses vai ser desmontado e remontado pelo menos é sempre essa a intenção nao é algo para ficar maturar em modo Forever ... logo é um bom campo para arriscar e experimentar coisas novas ... o que me propus foi construir eu proprio o meu hardscape o que se vê que pareçem duas estruturas na pratica é um lego com varios ramos colados uns aos outros e fazer isso dentro de um aquario tão pequeno é praticamente impossível, para mim um dos melhores nesta arte é mesmo o Pakne Henzho faz simplesmente maravilhas de contruções ... https://www.youtube.com/@Paknekenzho/videos outro num estilo um pouco diferente mais virado para pedra é o Mugen Woong  https://www.youtube.com/@mugenwoong/videos o Asu https://www.youtube.com/@Asu_green_jp/videos para mim são mais tipo artistas/escultores do que simples empilhadores de pedras e ramos não desfazendo, agora o que eu não estava á espera era que ao invés do ano passado que praticamente ninguem se agarrou nas madeiras este ano fomos quase todos para um nature com madeiras lolllllllll este tipo de trabalho requer um quase infindável recurso de opções que a meio da manha já não tinha ... o que interessa é que valeu aprende-se o que fazer e como, e isso é que se leva.

 

referente á foto vai ser bem dificil o plano está demasiado flat acabei por nao conseguir ganhar altura mas a foto nao faz juz ao que vejo aqui atrás da minha secretaria 😄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que para o que pretendias o tempo era curto. Esses trabalhos necessitam de tentativa e erro e já experiencia em cortar e juntar tronco de forma precisa (algo que temo pouco).  eu próprio também tive de apressar um pouco as coisas.

eu pessoalmente numa destas tpa substituía parte do substrato pela areia, n vejo a vantagem de teres isso assim.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Carlos Carvalheira said:

a caixinha ... 😄 ... bom acabou por ajudar sim ... em relacção a este aquario é um aquario de evento/concurso o que quer que queiramos chamar ... já sei que ao fim de 10 meses vai ser desmontado e remontado pelo menos é sempre essa a intenção nao é algo para ficar maturar em modo Forever ... logo é um bom campo para arriscar e experimentar coisas novas ... o que me propus foi construir eu proprio o meu hardscape o que se vê que pareçem duas estruturas na pratica é um lego com varios ramos colados uns aos outros e fazer isso dentro de um aquario tão pequeno é praticamente impossível, para mim um dos melhores nesta arte é mesmo o Pakne Henzho faz simplesmente maravilhas de contruções ... https://www.youtube.com/@Paknekenzho/videos outro num estilo um pouco diferente mais virado para pedra é o Mugen Woong  https://www.youtube.com/@mugenwoong/videos o Asu https://www.youtube.com/@Asu_green_jp/videos para mim são mais tipo artistas/escultores do que simples empilhadores de pedras e ramos não desfazendo, agora o que eu não estava á espera era que ao invés do ano passado que praticamente ninguem se agarrou nas madeiras este ano fomos quase todos para um nature com madeiras lolllllllll este tipo de trabalho requer um quase infindável recurso de opções que a meio da manha já não tinha ... o que interessa é que valeu aprende-se o que fazer e como, e isso é que se leva.

 

referente á foto vai ser bem dificil o plano está demasiado flat acabei por nao conseguir ganhar altura mas a foto nao faz juz ao que vejo aqui atrás da minha secretaria 😄

Pois... mas essa técnica é coisa que demora muito tempo. Pelo menos é aquilo que percebo pelos vídeos. Para além da tentativa/erro, muitas vezes é preciso afastares-te, avaliar, refazer... a não ser que tenhas muita experiência na área, e tenhas alguma sorte para conseguir o resultado final à primeira, parece-me muito arriscado fazer uma coisa dessa ao vivo sem qualquer preparação. Agora é seguir em frente. A melhor das sortes para ti.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Vasco Ferreira said:

eu pessoalmente numa destas tpa substituía parte do substrato pela areia, n vejo a vantagem de teres isso assim.

 

è hoje 😄 joga no euromilhoes lol 😄 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Carlos Carvalheira disse:

tenho que ganhar mau feitio 😄 e ir almoçar na hora de um tal Tozé 😄 

Tens é que devolver a caixa onde levaste os vasos para plantar depois em casa nas calmas...

 

há 3 horas, Vasco Ferreira disse:

Isso do tempo é algo que podemos também discutir e para o futuro acertar pormenores para melhorar o evento.  eu não via nada de mal começar por exemplo às 09h, dado que efetivamente não se começa a horas. 

Marcou-se para as 10h porque havia malta que vinha de longe, tal como tu e o Rodolfo que veio de Gaia! E porque alguns de nós no sábado também nos levantamos cedo para levar o material para a FIL. Mas o problema não é as horas a que se combina mas sim conseguir que TODOS estejam presentes para iniciar os trabalhos. Mas não é por se começar mais cedo que se faz mais depressa! Isso já depende da velocidade que cada um consegue imprimir para fazer tudo aquilo que se propôs fazer e por larga maioria nas 4 edições isso foi concretizado. Mas se acham pouco tempo,  para uma próxima começamos no sábado e acabamos no domingo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

42 minutes ago, Tozé Nunes said:

Marcou-se para as 10h porque havia malta que vinha de longe, tal como tu e o Rodolfo que veio de Gaia! E porque alguns de nós no sábado também nos levantamos cedo para levar o material para a FIL. Mas o problema não é as horas a que se combina mas sim conseguir que TODOS estejam presentes para iniciar os trabalhos. Mas não é por se começar mais cedo que se faz mais depressa! Isso já depende da velocidade que cada um consegue imprimir para fazer tudo aquilo que se propôs fazer e por larga maioria nas 4 edições isso foi concretizado. Mas se acham pouco tempo,  para uma próxima começamos no sábado e acabamos no domingo.

Sim, isso é verdade. Tlv voltar a ser mais estrito com se foi nas primeiras edições. Algo a falar em tópico próprio. Mas ser dois dias, no mundo ideal.... era brutal!!!! 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, Tozé Nunes said:

Mas se acham pouco tempo,  para uma próxima começamos no sábado e acabamos no domingo.

Eu voto nessa opção. Não sei quando vou conseguir participar, mas quando participar quero que seja em grande... dois dias com direito a hotel 🙂 .

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Então e novidades? Já entrou a areia? Essa madeira já largou a nanha toda? 

Já dominas o tamanho das folhas com a tesoura afiada? 

Anda rapaz, as fotos não aparecem sozinhas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos, Legal ver tudo isso no aquário depois de ver o minucioso trabalha que teve em projetar na caixa de areia.

Cmo assim nascer um rio nesse centro? Irá plantar algo nesse lugar? Areia ou deixará o substrato fertil mesmo?

Editado por RodolfoProvenzano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica um update :

Rotalas bonsai foram.-se só me restou dois pinaculos que por ventura acabarão por nao aguentar, neste momento andam á deriva

Algum melt até nas buces e na eliocharis 

zero algas, zero diatomaceas (estou a estranhar) 

já iniciei a fertilização com o APT 1 (uma bombada por dia)

comparado com algum do crescimento dos meus colegas está ainda na linha de partida

já introduzi os necrofagos amano e blue dream , vamos receber uns amarelinhos lá mais para a frente pode ser que consiga uma estirpe Green lol

para fazer face ao melt da Bonsai, introduzi um mix para experimentar como fica de green, Orange e H'ra .... este é fefinitiament um layout "Experimentalis" lol 😄

introduzi igualmente o filtro do ano passado apenas para fazer corrente para o CO2 sem materia filtrante só um feltro para limpar um pouco a agua, não estava a conseguir posicionar o filtro numa zona que permitisse espalhar bem o CO2 

 

deixo-vos algumas imagens

large.3.jpg.4d802f4fed00a52da9a38f9cc792

1 hour ago, RodolfoProvenzano said:

Carlos, Legal ver tudo isso no aquário depois de ver o minucioso trabalha que teve em projetar na caixa de areia.

Cmo assim nascer um rio nesse centro? Irá plantar algo nesse lugar? Areia ou deixará o substrato fertil mesmo?

este era o "Rio" que falava ainda vou tentar arranjar umas pedras maiores que o areao para criar algum desequilibrio na granolumetria 

 

large.9.jpg.a1b6fd050dc53100fc7cdbc7a291

 

large.8.jpg.c4f78187f06fe4f737807e0b30e5

 

large.7.jpg.8f8a34c26bcf0561712212011f31

os belos flocos que nao se mostram qd se faz um nature 😄 o debaixo entao é lindo lol

large.6.jpg.8afbd47807b82d83ae519d85fbca

 

large.5.jpg.1fcb54a4817dda55d463c76979d4

pareçe uma gosma ou um ninho de gouramis

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos, ficou muito legal....
Olha lá, o aquário está lindo e saudável, mas como os juízes do Desafio são juízes tb em outros concursos, uma das pontuações descontadas é quando o substrato no vidro frontal está com camada grossa. Pois isso faz com que a profundidade seja muito prejudicada. Tente baixar ao maximo essa camada e evitar isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

melhorou bastante com a definição da areia. 

Está com umas cores brutais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Mai uma semana mais uma TPA mais uma chapa .... td mais ou menos normal mas continua a persistir algum melt nas buces e agora numa anubia .... já se vê despontar ali atrás uns rebentos timidos de rotala oranje acabei por nao conseguir arranjar a bonsai e nao vou fazer o que fiz no ano passado que é andar 3 semanas á espera de um pote de qq coisa e depois fico no lufa lufa para a foto

large_10.jpg.24c1ee102ae8c2c2cf19824539a

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 hours ago, Carlos Carvalheira said:

Mai uma semana mais uma TPA mais uma chapa .... td mais ou menos normal mas continua a persistir algum melt nas buces e agora numa anubia .... já se vê despontar ali atrás uns rebentos timidos de rotala oranje acabei por nao conseguir arranjar a bonsai e nao vou fazer o que fiz no ano passado que é andar 3 semanas á espera de um pote de qq coisa e depois fico no lufa lufa para a foto

Cada vez melhor, Carlos! Continua.

(essa grande-angular faz milagres 🙂 )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso está a evoluir bem Carlos, com o detalhe da areia já deixou a ideia um pouco mais "arrumada" no entanto, gosto do estado de "caos" que me esse aquário me transmite, esta é daquelas montagens que só depois de uns 8/9 meses a maturar vai estar no seu exponente máximo. 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.