O Regresso - 60x35x35 (em construção)


Bruno Xarope

Recommended Posts

Olá malta! 

Já há uns anos que tinha parado com o hobby, mas o bichinho nunca sai de nós, não é?! Então nos últimos tempos tenho tentado imaginar como voltar, e eis que finalmente me decidi começar de novo.

Não tinha ainda nada em mente, a não ser que queria uma coisa para já mais pequena, e com plantas low tech sem co2, fetos de java, anúbias, musgo etc. Isto seria o principal. Como o aquário seria sempre pequeno arranjei uma calha china no olx, para o mesmo. Por incrível que pareça comprei primeiro que o aquário!😃  Agora no final do ano decidi que já era tempo depois de ter a calha há algum tempo, de ir levantar o aquário. A ideia seria um de 50 a 70cm de comprimento, o mais barato possível. No entanto tinha sempre em mente a ideia de um extra claro que nunca tive, e que gostaria de ter, ao deslocar-me à loja não resisti e optei por um de 60x35x35 extra claro! Mais caro mas muito mais apelativo visualmente! Sem dúvida! 

Para já tenho:

1 Aquário 60x35x35 com tampas (inicialmente sem tampas, mas como tenho 2 gatas pensei 2 vezes!! )

1 Calha China - Supostamente com 11w 1000lm

1 Móvel novo Kalax IKEA Branco

 

Falta-me tudo o resto, o filtro inicialmente queria algo como um de cascata inicialmente para depois avançar com um externo, no entanto a filtragem é sempre o principal e agora tou um pouco indeciso. Sempre tive filtros fluval e eheim, no entanto agora devido aos videos no youtube da Green Aqua conheci a marca Oase, que é muito interessante. Têm uns filtros Thermo com aquecedor bastante em conta, e estava inclinado para um do género.

Com este aquário pretendo uma coisa bonita de se ver na sala, com um aspecto muito limpo e plantas low tech. Penso também nuns lily pipes de vidro, mas isso será já depois de avançar com o projecto, digamos que é um extra!

Andava a idealizar e imaginar um hardscape, quando me lembrei de algo que sempre gostaria de ter, um daqueles troncos a imitar um bonsai no aquário. E é nisso que gostaria de me focar, e pensar no design do aquário dessa forma.

Com isto tudo preciso da vossa ajuda, nos detalhes e na concepção do mesmo.

Ps: É super fixe ver o fórum ainda vivo e com alguma saúde! Tinha comentado com um amigo meu ontem, que o fórum sempre foi a melhor ferramenta possível para o hobby, as redes sociais não prestam para esta comunicação! É bom estar de volta!

 

Seguem 2 fotos do aquário à espera ... 🤣

large.20201231_172623.jpg

 

image.png

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bem vindo de volta, o material para começar não é nada mau. Está a compor-se. 

Quanto ao filtro se estás a pensar de futuro num externo, pensa já, para quê gastar dinheiro duas vezes? Isto é se puderes. 😁

Oase é uma boa escolha, é robusto, se tiver termo, melhor, é menos um acessório a "chatear". 

Esses troncos bonsai são giros, tenho cá um pequeno que ganhei, ainda não consegui dar-lhe uso. Podes utilizar, tens que ver é que seja dd tamanho proporcional ao aquário que tens, depois podes sempre colar pedacinhos de madeira para o compor melhor. Depende como vem apetrechado de detalhes... 

Quanto ao fórum é o que temos para nos entreter, não é como outris tempos, mas tem a vantagem de ter informação fidegna, a qual estamos cá para dar uma ajudinha. 

A acompanhar. Abraço 😉

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, obrigado Vera.

O filtro tenho de ponderar se espero, ou se arranco a montagem com um interno e depois passo para o externo. Até porque não estou preocupado com a fauna, mas sim com o layout em si. O bonsai estava a considerar, mas se não conseguir tenho de pensar noutro. Mas a ideia seria usar um substrato inerte mais claro. Depois a composição passava por um tronco de um lado com uma ramificação a esticar para o lado contrário, assim a deixar um lado mais aberto. Isto se não conseguir o bonsai. Vamos ver, pois tenho algumas ideias.

Enviado do meu SM-N986B através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 hours ago, Vera Santos said:

Quanto ao fórum é o que temos para nos entreter, não é como outris tempos, mas tem a vantagem de ter informação fidegna, a qual estamos cá para dar uma ajudinha. 

Porque dizes isso, Vera? Noutros tempos era melhor? Pior? Onda podemos "entreter-nos" mais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas  @JoseCarlosMarques, noutros tempos era mais interessante porque tinha muito mais movimento, havia mais incentivo, mas isso sou eu. depois a malta optou pelas redes sociais, imformação ao minuto e falta de pesquisa, se é que me faço entender. O que é uma pena. Entreter é uma forma de expressão, ahahaha.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

55 minutes ago, Vera Santos said:

Boas  @JoseCarlosMarques, noutros tempos era mais interessante porque tinha muito mais movimento, havia mais incentivo, mas isso sou eu. depois a malta optou pelas redes sociais, imformação ao minuto e falta de pesquisa, se é que me faço entender. O que é uma pena. Entreter é uma forma de expressão, ahahaha.

Percebo. De qualquer maneira tenho notado algum crescimento do Fórum neste pouco tempo que por cá tenho andado. E não trocava o Facebook por isto. Para tirar dúvidas rápidas, até acredito que o Facebook seja mais adequado, mas aqui a informação fica guardada e muito mais bem organizada. Já fui beber muitas ideias a posts que reparei, depois, já terem anos de existência. No Facebook nunca me daria ao trabalho de recuar anos no Feed para chegar a essas ideias. Pode ser que a coisa continue a melhorar. Eheh. Abraço, e obg. pela tua explicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Carlos

Eu compreendo muito bem o que a Vera diz,antigamente havia aqui umas "Discussões"no bom sentido em que se envolviam várias pessoas e se discutia ideias e conceitos tudo sobre a aquáriofilia,sempre numa boa e com respeito com as ideias sobre cada um,é claro que também houve umas desavenças,mas era sim muito mais movimento,e muito incentivo para este hobby.

Mudam os tempos,mudam as formas,e no meio perde-se sempre alguma coisa.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebi @Alvaro Silva. Pode ser apenas uma fase. Talvez neste momento exista mais gente a abandonar o hobby (manter um aquário não é fácil nem barato)... ou a procurar informação no Youtube, por exemplo, onde as coisas são imediatas, como disse a @Vera Santos. Eu próprio comecei por aí, a ver tutoriais, e durante algum tempo achei que essa informação chegava para me ajudar a montar o melhor aquário do mundo por meia dúzia de tostões. Depois percebi, com muito tempo e pesquisa, que todas as dúvidas que me surgiam tinha resposta aqui e optei por inscrever-me. Não deixei de ver vídeos e de ler textos em outros sites, mas a informação que mais valorizo agora vem daqui e, como já disse anteriormente, tenho notado algum crescimento do fórum desde que me inscrevi. Vamos continuar e esperar pelo melhor 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá malta! É bom haver aqui comunicação, pois como já disse anteriormente, o fórum é bem melhor do que um post no Facebook. E alguns de vocês também o confirmam. Não tenho tido muito tempo, mas consegui um bocadinho de tempo para aplicar um vinil que um amigo me ofereceu à borla para a traseira do aquário. Estou inclinado ainda para idealizar o hardscape com o bonsai. Se eu vir que não irei conseguir dentro daquilo que imagino, vou virar-me para um ou dois troncos e umas rochas de um lado, para posteriormente colocar as plantas. Estou quase vendido à ideia de um filtro externo Oase Thermo 200. Penso que para o aquário em questão, deverá ser o suficiente, com a vantagem do aquecimento ser já incluído no mesmo. Vai ser um tiro no escuro, marca desconhecida não faço ideia do que virá por aí em termos de gastos com consumos, e manutenção. Só o tempo o dirá. e396427973ed64da1c5aeadf65ecb6ee.jpgf689e75584abcc67504c3b1856d44c64.jpg9434e641e5358a855f2abddd17f96d09.jpg

Enviado do meu SM-N986B através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bonito, esse tapete azul. Agora arranca com o resto... queremos é ver pedras e troncos aí dentro.
É fixe o azul não é?! Dá um ar cyberpunk! Foi oferta e isso não se recusa nada... Assim ficou logo com as fundações.

Enviado do meu SM-N986B através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @JoseCarlosMarques, noutros tempos era mais interessante porque tinha muito mais movimento, havia mais incentivo, mas isso sou eu. depois a malta optou pelas redes sociais, imformação ao minuto e falta de pesquisa, se é que me faço entender. O que é uma pena. Entreter é uma forma de expressão, ahahaha.
As redes sociais são, perdoem-me a expressão, um cancro. A maioria da malta prestável boa e amiga do hobby, está lá. Mas mais de 50% das pessoas, são gozões frustrados e gente que não merece estar no hobby. Isso eu nunca vi nos fóruns, como vejo nas redes sociais. Enfim ou estou a ficar cota, ou estou maluco...

Enviado do meu SM-N986B através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, Bruno Xarope said:

As redes sociais são, perdoem-me a expressão, um cancro. emoji58.png A maioria da malta prestável boa e amiga do hobby, está lá. Mas mais de 50% das pessoas, são gozões frustrados e gente que não merece estar no hobby. Isso eu nunca vi nos fóruns, como vejo nas redes sociais. Enfim ou estou a ficar cota, ou estou maluco...

Eheh. Também devo estar a ficar velho, como tu. Apaguei o meu Facebook há uns 3 anos e não me arrependo nada disso. Mantenho o Instagram apenas por razões profissionais. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Redes sociais para coisas como estas nao servem, a informacao perde-se com uma facilidade incrivel. Alem de que e uma plataforma em que ha "sabe tudo" sobre todos os assuntos, em que nao precisam de se registar em foruns paramandar bitatites.... Os unicos grupos que frequento com assidiuidade e o de BMW F11 quando tenho alguma questao sobre o meu carro, e 2 grupos de Lego para partilhar algumas construcoes ou novidades. O marketplace para mim e que e um ponto cada vez mais forte deles...

Para nao desviar mais do topico, acho que o Oase euma boa escolha se queres com aquecimento no filtro. Se o aquecimento nao for algo "obrigatorio" tens opcoes da Fluval ou Eheim talvez mais eficazes.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu optaria pelo Oase só por manter o termostato fora do aquário. Mas existem outras opções para fazer isso. Neste momento tenho um Fluval 207 e estou muito contente com ele (cá no Norte, o Paulo Vieira Aquários vende-os por 80€). Um dia mais tarde, quando a carteira permitir, compro um aquecedor daqueles que se ligam nas mangueiras do filtro e escuso de ter os aquecedores dentro dos vidros. De qualquer maneira, em Portugal, principalmente onde estás, os termostatos só são necessários em 4 ou 5 meses do ano...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

mais um voto para os filtros Oase Thermo, tenho um 350 Thermo e só esta semana liguei o aquecedor e tem funcionado impecavelmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
On 13/01/2021 at 16:02, Vasco Ferreira disse:

E novidades? Queremos água nisso. 😉

2x

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
9 hours ago, Carlos Machado said:

Oi, saudações. Qual a marca desse 60x35x35 com a particularidade de ter tampa. So consigo encontrar os da Oase e Eheim mas não aparentam ter tampa.

Pode ter sido feito por medida. Basta pôr uma trava de cada lado e comprar um vidro que faça de tampa.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.