Duvida - Ada Aquasoil Amazonia e KH


RMartins

Recommended Posts

Boa tarde 

Segundo as características do Ada Aquasoil Amazonia este baixa o KH.

Tendo eu, a sair da torneira, um KH de 2 julgo que com este substrato ficarei com um KH muito baixo ou mesmo nulo.

Recordo-me num workshop dado pelo Filipe Oliveira ele gosta de manter o KH a volta de 4-5. Também já vi aqui no forum membros a subir o KH. Porquê?

Além de manter o pH estável que implicações tem o KH nas plantas?

Obrigado 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Eu não sou a melhor pessoa para te falar nisso, pura e simplesmente porque nunca liguei muito ao KH num aquário plantado. Principalmente se injectar CO2... havendo injecção de CO2, o KH irá variar no aquário facilmente.

Mas adiante... é opinião da maior parte da malta dos plantados que KH's baixos promovem o melt da maior parte das plantas. E como acontece tudo ao mesmo tempo (no início do aquário) tens pH baixo do substracto argiloso, logo KH baixo, e ainda para mais usas plantas que provavelmente vêm no estado emerso... tudo isto potencia o melt. E quando a malta não sabe se aquilo ou vai ou racha, então preferem atenuar o melt...

Espero ter elucidado qualquer coisa.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@RMartins o pessoal dos plantados prefere um kH nesses valores porque adicionam co2 em larga escala e para impedir variações bruscas no pH que afectam diretamente a fauna. 

Já a malta dos camarões prefere kH nulos ou muito baixos e gH por volta dos 4 a 6 °!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como no início não vou colocar fauna a variação de pH não se torna um problema imediato, contudo compreendo o papel do KH nessa situação.
O que me está a causar receio é o melt que possa existir.

Recomendam-me aumentar o KH? De que forma?

Vou usar fertilização ADA e sei que o Brighty K é constituído por Carbonato de Potássio. O carbonato presente na fertilização chega para suprimir às necessidades do aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Potássio e ferro é tudo aquilo que vais necessitar de inicio com um substrato rico como o amazônia. Se seguires à risca o sistema de fertilização da Ada não tens nada que temer de carências de nutrientes para as plantas. 

Prepara-te é para a quantidade de algas que vais ter de inicio, mas não desanimes pois quando o aquário estabilizar vais ter uma saúde invejável nas plantas.

Não te esqueças de criar um tópico depois quando montares o aquário ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim! Pretendo seguir o estilo ADA. Quero experimentar métodos novos e sair do Ei. Pelo que vejo só tem que correr bem.

O aquário ainda está na fase do planeamento e quero tirar o máximo de dúvidas antes de comprar o material.
Assim que o montar não me esqueço de criar o tópico

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, RMartins disse:

O que me está a causar receio é o melt que possa existir.

Recomendam-me aumentar o KH? De que forma?

Vou usar fertilização ADA e sei que o Brighty K é constituído por Carbonato de Potássio. O carbonato presente na fertilização chega para suprimir às necessidades do aquário?

Olá novamente.

Na minha opinião, melt há sempre... mais intenso ou menos intenso... somente isto.

Como já te disse, nunca liguei muito ao KH nos plantados. Mas se vais usar o Brighty K, sim é uma boa ideia de suprimires carências de KH no aquário, pois como disseste, e bem, esse fertilizante é composto essencialmente por Carbonato de Potássio.

Agora, a grande questão que se coloca é mesmo se é suficiente para colmatar as carências no KH. É que por um lado, a acidez da argila vai-te o baixar drasticamente; por outro, o BK da Ada e a injecção de CO2 vão-te o aumentar.

Minha opinião? I don't care... troca a água e fertiliza ;)

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se vires o tópico Yama na minha assinatura vais ver melt com força e se vires o tópico Red Canyon vais ver nenhum melt. Ambos levaram Amazônia embora em quantidades diferentes, ambos levaram a mesma água (embora sabendo que há alterações na água da rede). Ambos plantas Tropica tanto em vaso como em 1-2 grow. 

Razoes? Não faço ideia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se vires o tópico Yama na minha assinatura vais ver melt com força e se vires o tópico Red Canyon vais ver nenhum melt. Ambos levaram Amazônia embora em quantidades diferentes, ambos levaram a mesma água (embora sabendo que há alterações na água da rede). Ambos plantas Tropica tanto em vaso como em 1-2 grow. 
Razoes? Não faço ideia...

Proporções Gonçalo.
Se vires quantidade por litro de água seguramente no maior tens maior racio.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou usar perto 36L de ADA num aquário de 100 * 45 * 45. 

Pode acontecer isso com esta quantidade? 

Editado por RMartins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poder pode.
O melt inicial para de acontecer sempre.
Depende de vários factores, pois é a adaptação da planta de estado emerso para submerso.
Alterações da química da água, co2, ... tudo influencia.
Depois as alterações do kh dependem muito da água que se usa.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a entender.

E existem formas de minimizar o melt inicial? 

Lembrei-me agora. Por exemplo se eu a 1ª semana fizer as TPA,s diárias sem as plantas resultaria?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Martins, 

Em termos de TPA sobre o uso de Amazonia o que a ADA diz e recomenda e também com base na experiência de utilizadores ADA:

(Livro da ADA, pág. 43/43) é o seguinte:

1ª semana: 50% diário
2ª semana: 50% dia sim, dia não (3 ou 4)
3ª semana: 50% de 3 em 3 dias (2 ou 3)
a partir da 4ª semana: 1 TPA 50%

Uma grande parte de aquariofilistas faz as duas primeiras semanas a 50% diárias.

Se não cumprires este plano de mudas parciais de água irás ter picos enormíssimos de NH4 porque o substrato da ADA tem muito mais nutrientes nos grãos de argila que outras marcas concorrentes. Os nutrientes perdem a aderência à argila assim que mergulhados em água claro está e dado que o Amazonia é muito fertil em NH4/NO3/PO4/FE/oligoelementos entre outros (minerais), mas sobretudo em NH4 para ser convertido em No3 convém seguir o plano.

Mas não tão somente este plano. Toda a gama ADA tem a sua planificação e não é lá muito recomendável usar os seus produtos em separado embora seja possivel.(fica por saber a que custo a medio/longo prazo..) Haverá quem diga o contrário, que não há problema nenhum, mas eu apenas te estou a dar retorno do que vejo e leio de quem usa a ADA. 

Devemos entender que os artigos das marcas não são desenhados/projectados para trabalharem isoladamente sobretudo no caso da ADA. Por exemplo e como já tocas-te no assunto, a gama de fertilizantes da ADA está concebida para o tipo de substrato que eles têm que é Power Sand + Substrato Amazonia e outros / aditivos, e tem a sua própria calendarização de inserção / Alteração. 

O Power Sand que não fizeste menção tem um papel primordial numa montagem ADA, por funcionar como substrato fertil. As Power Sand são uma fonte de NPK que se vai reforçando a si mesma com o tempo.

Não é em vão que a ADA por exemplo recomenda que apenas se utilize o Brighty K (que é apenas potássio como já referido) e só mais tarde se proceda à introdução passo a passo do resto da gama. Isto é, eles sabem que o substrato vai secando (perda gradual de determinado nutriente), quais as datas limites ou temporais dessas ocorrências e em virtude disso a introdução de determinado produto / Item da gama de fertilizantes.

Com o tempo os níveis de concentração dos nutrientes no amazonia começam a esgotar ( obviamente..) mas todos os detritos orgânicos que se instalaram através dela para o Power Sand vão fornecer nutrição às raízes qual fonte de NPK.

Ora com elas sendo uma fonte de NPK por baixo da argila para quê fertilizantes líquidos potentes? Certo? 

E assim sendo esta é a razão fundamental para que os fertilizantes da ADA sejam tão fraquinhos, quando comparados com outros que têm de tudo.

Por exemplo o Green Brighty Step 1 só tem ligeiros traços de micros, e é para ser usado até aos 3 meses ou mais. Só depois entra o Step 2 que já tem alguma percentagem de FE , mas mesmo assim é fraquinho quando comparada a percentagem com outras marcas, e vai até ao fim de um ano segundo recomendação da ADA.

 

Os produtos têm o seu potêncial garantido quando utilizados com todos os outros para que foram desenhados/estudados e não isoladamente.

É como ver pessoas que usam FERT da ADA sem o substrato e o fertil da marca e depois carregam litros e litros de ADA Brighty K ao preço que custa cada frasco.. 

Há toda uma eficácia na cadeia de fabrico dos artigos.

Achei por bem dar-te estas notas.3

Quanto às plantas derreterem nunca li em parte alguma solução para esse efeito. Apercebemo-nos que ha determinadas plantas mais susceptíveis de isso acontecer mas as razões por si de tal fenomeno nunca as vi explicadas em lado nenhum.

Até porque as plantas derreterem acontece em qualquer montagem e pelo mundo fora onde existem milhares de aquários com químicas de água todas diferentes por isso nem percebo qual a correlação com o ADA Amazonia ou com o KH. 

36 Litros de Amazonia num aquário de 200 brutos é capaz de ser excessivo. Se levar mais rochas e ou troncos etc e atendendo também que não o vais encher até ao topo estarás a reduzir para uns 140 litros de água. E 36 litros de amazónia em 140 de água é bom que faças TPA´s rigorosas. Faz bem as contas pois talvez não necessites de 36 Litros e bem aproveitados 18 ou 21 litros deve chegar e fazes uma enorme poupança para o Power Sand.

Força com o projecto meu caro.

Cumprimentos. 

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais