Welcome to the jungle - O meu nano aquario


Recommended Posts

(teclado e ingles peco desculpas pelos erros, nao tem acentos "C's" de cedilha e muitos outros afins da lingua portuguesa)

Boas Pessoal

Apesar de me ter juntado ao forum em 2005, ja vai uns largos anos que nao postava aqui uma montagem.

Por isso aqui vai a minha montagem mais recente.

E um nano cubo aqua one aquanano 30 com 22 litros e a filtracao tipo sump na traseira do aquario.

Gostava de ter algo mais impressionante para partilhar mas eu vivo em inglaterra desde 2009 e no final deste ano vou voltar para Portugal e ja enviei todos os meus aquarios para terras lusas. So este cubo e que ficou para eu matar o bichinho.

Antes demais um pouco de historia deste aquario, eu comprei-o em segunda mao num festival de aquariofilia aqui em Londres ha coisa de dois anos, estava em excelente condicoes e o preco era bastante em conta.

Comprei-o porque tava com o sentido de ter um Betta, peixe que ja nao tinha desde 2005 nos meus tempos de iniciante.

Mas como o bichinho do aquascaping e que manda ca em casa, o peixe tambem era desculpa para montar mais um aquascape.

Entao durante dois anos usei este aquario para o betta com aquascapes em Low-tech.

Aqui esta a imagem do layout low-tech anterior deste aquario.

Snapshot 2 (06-02-2017 19-39).png

 Ora para este novo projecto eu queria fazer algo diferente. Entao defini umas quantas guidelines para este projecto:

  1. Tinha que ser High-tech
  2. Queria um aquario com bastante verde
  3. Tinha que ser no estilo nature aquarium
  4. Tinha que ser de facil manutencao, porque infelizmente a vida agitada de Londres nao deixa muito tempo para manutencao.
  5. O layout tinha que ser mais definido pelas plantas do que pelo hardscape ao contrario do Layout da foto encima.

Com isto tudo em mente comecei a planear e a arranjar o que precisava.

Setup:

Aquario: aquaone aquanano 30 (22 litros aprox.)

Luz: Jebao 7 watts LED (8 horas diarias)

Filtragem : Sump enbutida na parte de tras do aquario, com heater e powerhead incluida, sinceramente nao sei a potencia porque as letras ja sumiram ha muito tempo)

Co2 : Pressurizado com extintor de 2kg, redutor,bubble counter, solenoide e diffusor de vidro da co2 art. ( 9 horas por dia, liga duas horas antes da luz e desliga uma hora antes)

Substrato: JBL proscape brown

hardscape : 5 pedacos de Mopani wood

Plantas :

  • mix de hemianthus cuba com monte carlo ( crescimento emerso a partir de podas na janela)
  • Java fern narrow
  • Anubias petite ( da scape anterior)
  • Anubias nana (da scape anterior)
  • Bucephalandra wavy green leaf (da scape anterior)
  • Cryptocoryne beckettii
  • Bacopa compact
  • Bacopa caroliniana
  • hygrophila siamensis
  • Lobelia cardinalis

Hardscape

Para hardscape eu queria algo um pouco diferente, todos os meus ultimos scapes tem sido bastante intensivos em hardscape em especial o uso de rochas. Eu queria algo mais simples e facil de cuidar.

Embora em inglaterra existam algumas boas lojas, green machine e uma das lojas onde compro o meu hardscape e plantas. A verdade e que em Londres nao existem muitas, e as que existem ficam bastante longe de onde eu vivo.

Eu gosto de escolher o meu hardscape ao vivo, comprar online so em ultimo caso.

As lojas perto da minha casa sao bastante limitadas mas mesmo assim fui la a procura de algo interessante.

Uma as lojas tinha Mopani wood que chamou a minha atencao, a vantagem desta madeira e que e bastante densa e nao flutua.

Brinquei um pouco com a pecas que la tinham para arranjar algumas que me interessassem.

No final sai com cinco pecas.

Uma desvantagem desta madeira e que nao tem muitos detalhes e raizes com por exemplo redmoor, por isso para quem quer criar a ilusao de arvores nao serve.

Substrato

O substrato que escolhi foi o JBL proscape, isto nao foi escolha, foi antes falta dela visto que e o unico que as lojas aqui a volta vendem. No entanto nao e um mau substrato e ja o usei varias vezes. Eles tambem vendem volcano mineral que e basicamente rocha vulcanica esmagada para colocar por baixo do substrato um pouco com a power sand no aquasoil.

Ajuda a criar altura quando se quer usar Alturas extremas, ajuda a evitar condicoes anaerobicas debaixo do substrato e a poupar dinheiro visto que e mais barato que o substrato e assim usa-se menos deste.

No entanto como eu nao estava a tentar construir um scape com Alturas extremas optei por nao usar isto desta vez.

Aqui vai umas fotos da montagem do hardscape e o substrato:

Snaphot substrate.png

Snapchot wood 1.png

Snapshot wood 3.pngsnapshot wood 4.pngSnapshot wood final.png

E assim ficou o hardscape final. O layout escolhido e triangular, o que admito talvez nao seja o mais indicado devido as medidas do aquario. Um layout em forma de ilha era capaz de ficar melhor. Mas eu queria criar uma area de espaco negativo, o meu betta gosta de se esconder atras das plantas e hardscape mas tambem gosta de um local onde esticar as longas barbatanas por isso o espaco a frente no lado direito vai usar plantas de carpete.

Plantas

Sabado de manha fui com a Maria as compras e passamos na pet shop local para comprar feno para os porquinhos da india dela, eles tinham la uma promocao de plantas da tropica. Tipo leve tres pague duas, ou leva duas pague uma.

A escolha era limitada, mas pelo menos eu podia montar o aquario ja, a alternativa era comprar online esperar ate meio de semana.

Dei uma olhada, as plantas eram todas da tropica, pareciam estar em bom estado e eram plantas faceis de cuidar. Eu passo muitas horas na Estrada todos os dias por isso quero disfrutar o meu aquario mas nao da para passar horas e horas a cuidar dele.

Por isso escolhi entre o que havia, aproveitei a promocao para trazer o maximo que pude-se a ideia era plantar o aquario o mais denso possivel para ajudar a manter as malditas algas a distancia.

A seis meses que nao montava um scape a excitacao era tanta que ate ja me esquecia de levar a Maria as compras, ja so queria ir para casa.

Assim que cheguei a casa foi meter maos a obra.

Coloquei a minha camara a gravar, eu gravo sempre as minhas montagems para o meu canal de youtube.

Aproveito aqui para pedir desculpa pela qualidade das fotos nao ser a melhor, e que sao snapshots do video que gravei.

Tenho que arranjar um cameramen para as minhas montagens. E fazer figas para quando voltar a Portugal os meus filhos de 11 e 8 anos quererem ajudar o pai como faziam quando tinham 3.

Embaixo vao as fotos da plantacao:

Primeiro o mix de hemianthus com monte carlo. Antes eu molhei o substrato, torna-se mais facil plantar assim. Tambem plantei o maximo possivel para ajudar o carpete a fexar mais rapido.

Snapshot carpet plant.png

Depois vai microsorum pteropus narrow, e uma planta de rizoma e pode ser colada na madeira ou presa com bracadeiras de plastico. No entanto eu prefiro simplesmente encaixa-la nas rachas da madeira, bastante mais simples e resulta sempre.

Snapshot java fern.png

Depois veio a cryptocoryne beckettii, semelhante a wendii brown, mas mais pequena e mantem a cor verde. Cresce entre os 10-15 cm. Eu ja usei varias vezes a brown, mas agora de cabeca nao tenho a certeza se ja tinha usado esta. Coloquei a frente do lado esquerdo para fazer a transicao entre a carpete a a microsorum. Nao tou e muito certo de que esta planta nao vai crescer mais do que eu desejo.

Snapshot crytp becketii.png

Depois a hygropila siamensis. E so mais uma hygrophila, crescem que se fartam,o que me vai dar algum trabalho com podas, mas por outro lado absorve nutrientes o que vai ajudar a combater as algas. Tambem tem o beneficio que tem uma cor e estilo de folha semelhante a microsorum por isso as duas plantas por agora parecem misturar-se e parecer so uma.

snapshot hygrophila.png

Depois veio a lobelia cardinalis, a primeira vez que uso esta por isso vai ser uma experiencia de aprendizagem.

Snapshot lobelia cardinalis.png

Agora a bacopa compact, esta planta e da especie das bacopas mas e mais pequena e de crescimento rapido. Com podas regulares fica rente ao substrato ou pode-se formar um belo arbusto. Coloquei no meio junto a madeira.

Bacopa compact.png

E como hoje tou numa de bacopas a seguir veio a bacopa caroliniana para a traseira do lado esquero, e uma planta de caule mas que cresce a um ritmo mais lento que a hygrophila por isso nao deve dar muito trabalho. Tem tambem uma cor mais clara que a microsorum por isso vai adicional algum contraste entre o meio e a traseira do aquario.

Snapshot bacopa caroliniana.png

Agora mais uns toques de carpete para cobrir o espaco negativo.

Snapshot carpet 2.png

Para finalizar os detalhes. As anubias, musgo de java  e bucephalandras foram adicionadas aqui e ali coladas a madeira. Eu usei supercola, tem que ser cyanoacrylate e aconselho a usar gel em vez de liquido. O gel e so colocar uma gota e pressionar a planta uns segundos e ja esta. O liquido escorre para todos os lados e faz uma salgalhada que so visto. Supercola fica visivel debaixo de agua por isso quando menos se espalhar melhor.

snapshot glue.pngsnapshot glueing.png

E aqui esta o scape completo, so falta encher.

snapshot Final design empty.png

O aquario cheio 24 horas depois.

 

Tank today.jpg

Hoje e o terceiro dia.

Tenho feito pequenas TPA's todos os dias  e comecei a adicionar tropica specialized ontem.

Hoje ja se nota uma diferenca consideravel nas plantas.

As bacopas e a hygrophila o crescimento comecou a ser visivel ao Segundo dia, hoje comecou a ser visivel crescimento na cuba e na cryptocoryne.

As outras plantas nota-se algum crescimento mas nao tao obvio.

O crescimento comecou a notar-se mais quando adicionei o fertelizante.

No final o design ficou o que eu esperava, nao esta impressionante, ate porque nao sou nenhum Amano, mas com sorte e trabalho vai sair daqui uma linda selva.

Consegui cumprir com os meus objectivos:

  • E high-tech
  • tem bastante verde
  • e um nature aquarium
  • e definido pelas plantas e nao pelo hardscape
  • e acredito que o uso de plantas de cuido facil, o uso de microsorums e anubias vai fazer que seja um aquario facil de cuidar.

Espero que gostem.

Fico a espera de comentarios bem como de criticas, faz tudo parte do processo de aprendizagem e sao sempre bem vindos e sempre construtivas.

Embaixo fica o video que coloquei no youtube desta montagem, bem como um Segundo video com a montagem do scape anterior deste aquario,

 

 Espero que gostem.

 

 

 

 

 

 

Editado por aquariomaniaco
  • Votar + 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno
Está bem bonito
Só uma dúvida não consegues colocar o difusor do co2 dentro da sump?
Ficava com um look super clean.

Cumprimentos

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Filipe Sampaio disse:

Boas Bruno
Está bem bonito
Só uma dúvida não consegues colocar o difusor do co2 dentro da sump?
Ficava com um look super clean.

Cumprimentos

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk
 

Sim acho que consigo. Nao me passou foi pela cabeca, mas e bem provavel que faca uma melhor difusao desse modo.

Vou tentar e depois digo como correu.

Obrigado pela sugestao.

  • Votar + 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas aquariomaniaco,

Então como anda o teu nano?? muito verde como pretendias?? ;)

Já deve estar bem diferente da última foto...

Aguardar novidades.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 13/06/2017 at 5:27 PM, Miguel Simões said:

Boas aquariomaniaco,

Então como anda o teu nano?? muito verde como pretendias?? ;)

Já deve estar bem diferente da última foto...

Aguardar novidades.

Cumps,

Está muito mais verde. Logo vou tentar tirar umas fotos para colocar aqui. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Aqui vai um update deste projecto.

Foto do primeiro dia

Tank today.jpg

Hoje

19510430_1609710135720491_50317102727738

 

19396781_1609712039053634_11990858456455

 

 

Segui o conselho do Filipe sampaio e coloquei o difusor dentro da sump nas traseiras do aquario.

Tirando isso a bacopa compact nao sobreviveu aos primeiros dias, desfez-se toda, deduzo que seja por falta de luz, por estar na sombra do tronco, ou porque a calha nao era grande coisa.

Falando em Luz a calha original que estava aqui avariou, metade dos leds morreram, e para aprender a nao comprar marcas rascas.

Para substituir comprei uma AQUAEL LEDDY PLANT 6W. Com a luz antiga algumas plantas nao se estavam a dar muito bem, em especial o tapete parecia que estava a morrer aos poucos. Depois de adicionar a Leddy as plantas cresceram a olhos vistos.

Eu escolhi esta calha porque em Dezembro do ano passado participei num workshop do George Farmer em Porthsmouth onde ele montou um dos seus cubos Aquascaper. Ele usou uma destas e eu perguntei-lhe informacoes e ele recomendou como uma boa escolha qualidade preco para nanos.

A fertilizacao esta a cargo do tropica specialized e premium, eu comecei com as quantidades recomendadas, mas tive que aumentar bastante mais porque as plantas continuavam a mostrar sinais de deficiencias.

Tirando isso a manutencao deste aquario e minima, de momento ja nem ando a fazer TPA's semanais. Ando a um ritmo de duas por mes mas nao mantenho datas fixas, por isso nesse ponto tem sido um sucesso porque eu queria algo facil de manter.

Como falei no principio o objectivo era conseguir um look bastante verde, quase tipo jungle. Nao tenho feito podas tirando uma ou outra folha que nao parece bem e ao musgo que parece querer espalhar-se para todo o lado. Tambem neste ponto acho que foi um sucesso.

No entanto tem havido alguns problemas de origem tecnica, a calha que ja mencionei encima e a outra e que ja ha algum tempo que vinha a notar que o meu co2 se andava a gastar muito rapido, tentei descobrir a fuga com agua e detergente e nada.

Mas a ultima garrafa so me durou uma semana e ai ja era mais que obvio o barulho de gas a sair.

Acontece que o redutor esta a perder gas por um dos manometros, eu nao consigo ver a fuga, mas agora e mais que obvio que e dai que vem, ate porque tem tendencia a ficar molhado e gelado ao toque.

O redutor nem um ano tem e comprei a co2 art, o meu redutor anterior durou 6 anos e veio da alemanha.

Esperava mais da co2 art e fiquei bastante desiludido.

Vou ter que encomendar um novo da alemanha o mais rapido possivel.

A perda de gas nao me afecta porque eu arranjo o meu gas de graca, mas nao e seguro e fica chato mudar a garrafa todas as semanas.

Estou a pensar enviar a foto deste aquario para a categoria nano do EAPLC.

Nao espero ganhar, nem o top 10 mas o que conta e participar.

Ate la vou mante-lo ate outubro que e quando vou voltar para Portugal.

Espero que gostem das fotos.

Fico a espera de sugestoes.

P.S mais uma vez peco desculpa pelo ataque ao Portugues. O PC e ingles, e para ajudar cada palavra que escrevo ele tenta mudar para uma palavra em ingles semelhante.

  • Votar + 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já falaste com a co2 art? Pode ser que eles te deêm garantia. 

De qualquer modo se eles não derem é fácil de arranjar. Desenroscas o manómetro, metes teflon na rosca e voltas a apertar bem, mas não demasiado porque podes partir a rosca.

Quanto ao aqua está muito fixe!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 minutes ago, Gonçalo84 said:

E já falaste com a co2 art? Pode ser que eles te deêm garantia. 

De qualquer modo se eles não derem é fácil de arranjar. Desenroscas o manómetro, metes teflon na rosca e voltas a apertar bem, mas não demasiado porque podes partir a rosca.

Quanto ao aqua está muito fixe!

Obrigado Gonçalo. 

Mas o gás não está a sair de onde o manómetro liga com o redutor. Está a sair de dentro do manómetro. Algo dentro do manómetro não está bem. 

Em relação a co2 art tenho que ver se já não passou um ano. Garantia em Inglaterra e só de um ano para tudo.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, aquariomaniaco disse:

Obrigado Gonçalo. 

Mas o gás não está a sair de onde o manómetro liga com o redutor. Está a sair de dentro do manómetro. Algo dentro do manómetro não está bem. 

Em relação a co2 art tenho que ver se já não passou um ano. Garantia em Inglaterra e só de um ano para tudo.

Se for isso mais fácil ainda. Um manómetro custa uns 2/3€.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutes ago, Gonçalo84 said:

Se for isso mais fácil ainda. Um manómetro custa uns 2/3€.

Obrigado. Vou dar uma olhada.É bem melhor que gastar 60 libras num redutor novo. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas de qualquer modo fala com a co2 art. Eles gabam-se de serem muito bons portanto com a ameaça de um cliente descontente pode ser que te ajudem.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.