New adventure


anapinheiro

Recommended Posts

Logo já passo na loja de animais e já trago 2 guppyes.

 

Depois logo se vê o que lhes faço quando estiver a planear a fauna do aquário, quanto muito lá terei de arranjar um nano para os guppyes... Oh que chato :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não compres um casal! Senão estás feita! Começa a nascer guppies e não tens onde os pôr! Senão eles só pensam em pinar e não fazem o trabalho. Compra só dois machozinhos que são bonitos.

 

Ah e também comem filamentosas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Não sei o que te recomendaram (Quem te vendeu) em termos de TPA sobre o uso de Amazonia mas aqui fica para tua orientação, não só o que a ADA diz e recomenda mas a experiência de utilizadores ADA, eu incluso.

 

O que a ADA aconselha (Livro da ADA, pág. 43/43) é o seguinte:

1ª semana: 50% diário
2ª semana: 50% dia sim, dia não (3 ou 4)
3ª semana: 50% de 3 em 3 dias (2 ou 3)
a partir da 4ª semana: 1 TPA 50%

 

Uma grande parte de aquariofilistas faz as duas primeiras semanas a 50% diarias.

Se não fizeres mudas parciais de água deverás ter picos enormíssimos de NH4.

O Power Sand contrariamente ao que se afirma por aí não é um "substrato fertil" mas sim pedras porosas para colonização e absorção (já lá vamos à parte absorvente). O ADA Amazonia sim é fertil em NH4/NO3/PO4/FE/oligoelementos entre outros (minerais), por isso muita atenção ao uso de fertilizantes aplicados na coluna de água. Esse ADA K é apenas potássio daí que por ora está tudo bem.

 

Mas de futuro muita atenção aos fertilizantes e claro está a sua estreita relação com a LUZ e Co2 (Trilogia).

Nota que não é em vão que a ADA recomenda apenas a introdução de potássio nos primeiros meses.

Para teres uma ideia, o ADA Aquasoil tem cerca de 100 vezes mais nutrientes trancados nos grâos de argila do que outro substrato qualquer e começam a ser libertados logo após o grão ser submerso. É por isso que os fertilizantes líquidos da ADA são tão fraquinhos.

Depois com o tempo os níveis de concentração dos nutrientes no amazonia começam a esgotar ( obviamente..) mas todos os detritos orgânicos que se instalaram no Power Sand (porosas) vão fornecer algum nível de nutrição. Os grãos serem de argila não é um acaso icon_e_wink.gif A argila absorve e redistribui nutrientes para as raízes a partir da coluna de água.

Achei por bem dar-te esta nota pois não sei se estarás familiarizada com a ADA.

 

Força com o projecto e obrigado pela partilha.

 

P.S. Usar peixes para comerem as algas resulta se... não os alimentarmos. ;)

 

Abraços

Editado por PAFS
  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite PAFS

 

Por acaso quando andei a pesquisar sobre substratos, porque dado que são uma grande parte do investimento do hardscape, debrucei-me um bocado sobre a questão das tpas e do aquasoil Amazonia.

 

Nos outros dois aquários que montei com Amazonia fiz as tpas de 50% nas duas primeiras semanas e efectivamente os parâmetros começaram a regularizar. Eu costumo dizer que aquários deste tipo exigem muita paciência e tempo. Tempo e paciência para pesquisar sobre os materiais utilizados, sobre como os utilizar (e sobre os erros a evitar), e não querer apressar as coisas.

 

Andei a planear este aquário durante uns bons três meses, para ter a certeza do que se pretendia e planear os custos e recursos necessários.

 

Já no outro aquário só comecei a utilizar o step 1 passado um mês e após ter a certeza que não apareciam algas.

 

Mas agradeço-te imenso as orientações, principalmente pela atenção que tiveste em o fazer, e em partilhar a tua experiência. Fico muito contente por o teres feito.

 

E já aprendi mais umas coisinhas sobre o power sand, principalmente porque pelas críticas e informações que tenho visto não há muito acordo em relação à sua utilização. Neste aquário decidi utilizar o power sand, porque ia ter muitas plantas com sistemas radiculares mais exigentes, e preferi investir mais um bocado e ter a certeza que o substrato ficava em condiçoes. E também não quis andar a misturar substratos nem sistemas.

 

Vamos a ver como serão os próximos tempos.

 

Mais uma vez, obrigada pelos apontamentos e pela força.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E também não quis andar a misturar substratos nem sistemas.

 

 

Só isto mostra claramente que tens uma orientação cuidada, ,muito estudo e saber. ;)

 

Efectivamente os sistemas de cada marca não são para misturar com outras. Quando são desenhados, estudados e pensados é para trabalharem em conjunto para optimização de resultados.

 

Muitos Parabens! Força nisso.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite a todos

Desculpem a ausência, mas as tpa's e as plantas deste aquário teem ocupado o tempo todo :)

As cryptocorynes já começaram a rebentar, os troncos estão a ficar limpos e a deixar de flutuar, para já não há algas significativas, e já chegaram as Chihiros :)

Neste momento, a fertilização ainda continua a ser só o Ada Brighty K.

Fica aqui uma foto do aquário na sua terceira semana, que vos parece? (Espero que tenha consigo colocar o link correcto para a foto)

uW90oz.jpg
http://imageshack.com/a/img924/5017/uW90oz.jpg

Editado por A. Ferreira
colocar link correcto da imagem
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ana desculpa o feedback tão longo mas nem era "necessário" por isso está um espetáculo. Folgo em ouvir que está tudo a correr bem!

Só falta uma coisa acerta com a fotografia

Experimenta tirar umas fotos centradas e mais perto, a apanhar apenas o recorte do aquário. Assim temos acesso aos pormenores.

Podes também tentar brincar com a sensibilidade à luz das câmara e vais ver que as fotos melhoram logo. Mesmo num telemóvel dá para alterar.

 

Continua e vai dando novidades.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já passou 2 semanas! Muita coisa mudou de certeza. Mete lá fotozinhas,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Desculpem a ausência, mas os últimos tempos teem sido complicados, problemas atras de problemas, com as tpa's deste aquário e o outro que temos, não sobrou tempo para nada...

 

Prometo que neste fim de semana ponho novas fotos, até porque o meu querido marido descobriu uma nova forma de me convencer a comprar material fotográfico... ah e tal, precisamos de um tripé para tirar fotografias de jeito ao aquário ( e lá se comprou o tripé)!

 

Neste momento, as plantas estão a desenvolver-se lindamente, entrou um cardume de 19 neons albinos (nunca tinha visto estes neons, mas o efeito do brilho rosa dos peixes contra o verde das plantas e o castanho dos troncos é fantástico), 4 otocinclus e o guppy.

 

A nível de fertilizantes só tenho adicionado dia sim dia não o brighty K e todos os dias adiciono carbono líquido (Dennerle carbo bio booster).

 

A única coisa que me anda a chatear nos últimos dias são umas algas filamentosas castanhas que aparecem nos musgos e nos fetos de Java (são tipo pedacinhos de lã de vidro castanha que ficam em certas plantas e que só se da por ela porque vão no sentido na corrente da água). O que poderá estar a provocar isto?

 

Obrigada a todos mais uma vez pelos vossos feedbacks.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É continuar a manutenção e esperar mais um tempo...o aquário ainda está "verde", com a maturação com o tempo isso vai ao sítio.

 

 

 

 

 

Equipa de limpeza o que é que tem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde

 

Finalmente consegui que o meu marido se dedicasse à fotografia do aquário, ainda não estão a 100% mas estão bem melhorzinhas do que as anteriores.

 

As plantas estão a desenvolver-se a olhos vistos. A nível de fertilização estou a aplicar o carbo elixier bio diariamente, e iniciei esta semana o brighty K dia sim dia não, de forma a evitar um boom de nutrientes e por consequência de algas.

 

Entraram alguns camarões wild, que já começaram a limpar as algas filamentosas que existiam.

 

Não tarda a pedra que ainda está a segurar o tronco vai sair, estão quase quase afundados.

 

Que vos parece?

 

DSC_4991.jpg

 

DSC_5037.jpg

 

DSC_5042.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada André

 

Neste momento tem duas dezenas de neons albinos, nunca tinha visto esta espécie mas ficaram fenomenais em contraste com o verde das plantas.

 

Quando aos barbos cereja, não tinha considerado essa hipótese, mas deixou-me a pensar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão encomendados uns badis bengalensis, a pedido do meu marido, e umas trichopsis pumilla.

 

Depois quando estes entrarem vamos ver o que ainda se poderá acrescentar.

 

Discus foi uma possibilidade, mas como peixes de cardume que são, o aquário ia tornar-se pequeno para os poder ter em boas condições. Por isso excluímos essa hipótese.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

André, neste caso mais é mais ;)

 

Está muito fixe Ana. Muito potencial!

 

Os badis ficam com 2 cm no máximo né? è um peixe bem pequenino...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Gonçalo.

 

Sim, os Badis ficam muito pequenitos e os pumilla também pouco maiores ficam.

 

Embora o aquário não seja pequeno, acho que não ia gostar de o ver com peixes de tamanho superior a 5 cm. Ia ficar desproporcional em relação ao layout. Se fosse mais comprido, aí já ia apostar em discus ou escalares, mas tive de trabalhar com o que já cá estava.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.