Miguel Oliveira

Membro
  • #Conteúdo

    89
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Miguel Oliveira

  1. Boas, Por uma questão de facilidade em arranjar, tenho e costumo usar folhas de nogueira. Para já os red cherry que tenho não se "alimentam" delas, ou seja, não os vejo constantemente a comer as folhas, por isso não sei se é benéfico para eles em termos alimentares. Uso-as mais para dar uma ligeira coloração à água e principalmente para servir de refúgio às crias de Coridoras panda.
  2. A fixação das tiras é que deverá ser problemática. Tenho lido que colam com fita de colar dos dois lados, mas com a humidade e calor é provável que também se soltem com o tempo.
  3. Boas, E que leds usaste? Fita ou individuais? Tinham proteção à humidade? A minha questão é mais saber se este tipo de fitas é adequada, no que toca à luminosidade (lumens, temperatura, tipo), para o meu aquário, e quantas deveria colocar para ter a possibilidade de manter tapetes com monte-carlo e Eleocharis. Sim, sei que é uma solução que provavelmente irá ter falhas, e não é comparável a uma calha de compra. Mas a diferença de preço é apetecível (5€ por duas fitas de 45cm), mesmo que não se traduza em eficiência. Obrigado
  4. Boas, Gostaria de aumentar a capacidade de luz do meu aquário, pois acho que a mesma é um pouco deficiente para plantas um pouco mais exigentes. Como não tenho orçamento para uma calha de marca, pretendia montar um DIY com Leds em fita e um controlador (TC420). Encontrei estes leds: http://www.dx.com/p/13-5w-1080lm-45-smd-5630-led-white-light-car-decoration-light-strip-black-yellow-45cm-2-pcs-242638#.VzIH02_mrIU Pois, como cada fita tem 45cm, ficariam um pouco mais pequenos que o meu aquário que tem 55cm de frente, mas dariam para agarrar de alguma maneira à tampa (estas nao têm cola incluida). Provavelmente, teria que os segurar a uma calha de alumínio para ajudar o arrefecimento, e por sua vez prenderia o alumínio à tampa de plástico do aquário (ficariam a uns 6cm da água - 35cm do substrato em média). E neste caso específico colocaria duas fitas, mas aqui, surjem as dúvidas, se será suficiente, ou se é preferível juntar fitas com outras temperaturas de cor. Para já, pretendo continuar sem Co2, no entanto a médio prazo, depois de investir num filtro externo, é uma possibilidade. Gostava da vossa opinião, principalmente de quem já se aventurou neste tipo de projectos. O meu setup atual: -Aquário Aquatlantis de 55Lts (55x30x33) -Filtro KIT interno (300Lt/h) - Biobox2 -Termostato de 75w - apenas ligo no inverno (Dez a Mar) -Calha KIT de Leds de 6w. (pensava que era de 10w) Hardscape: - Rochas de xisto - Substrato fértil Tropica Plant Growth nas zonas posteriores - Gravilha de xisto a fazer barreira entre rochas e substrato fertil - Substrato JBL Manado nas zonas posteriores - Substrato areia fina na zona frontal Plantas: - Anubias - Valisnérias - Fetos de Java (Microsorium pteropus) - Hygrophila stricta tai - Eleocharis sp - Rotala rotundifólia - Micranthemum 'Monte Carlo' Fauna: - 6 Corydoras panda adultas - 4 Otocinclus (affinis??) - 10 Paracheirodon simulans (Neons verdes) - 5 hyphessobrycon amandae - 1 Neritina zebra - 6 Helena Fertilização: Seachem Flourish (1ml a cada 3 dias) Seachem Potassium (2ml dia sim dia não) Seachem excel (1ml dia sim dia não) Manutenção: TPA de 30% semanal, com adição de Seachem Prime e Seachem Stability
  5. Boas, Dos 10 neons verdes (Paracheirodon simulans) que tenho no aquário, um deles apareceu assim, há já umas semanas (só hoje consegui fotografar): A mim parece-me que ser uma fêmea com ovos, pois, além da dimensão e forma fora do habitual, apresenta uma natação normal e reação idêntica aos restantes elementos do cardume (ex: alimenta-se, nada junto com cardume, esconde-se quando afugentada...). No entanto gostava das vossas opiniões e saber ao certo se deverei tomar alguma medida.
  6. Bom dia, Eu uso um sifão idêntico e coloco um pouco de lã dentro do copo, de forma a reter no mesmo qualquer objecto maior. Uma das desvantagens é cortar um pouco a força de sucção, mas pode-se ajustar colocando menos lã, a outra é que algumas das impurezas que realmente pretendemos retirar ficam dentro do copo em vez de irem para o balde, o que exige algum cuidado no momento de o tirar da água, pois há a tendência para voltarem a cair. Mas assim, pelo menos, é garantido que o manado não passa.
  7. Enquanto não d€cido o filtro e o CO2, aqui fica uma pequena atualização: As Coridoras não deixam o tapete em paz.
  8. Boas, Não tenho muita experiência e cada aquário tem particularidades que podem influenciar, mas no meu comunitário, as minhas Corydoras panda costumam colocar posturas com muita frequência, e no meu setup anterior, que estava cheio de "lixo", muito musgo e plantas por podar, começaram a vingar algumas das crias. Nunca retirei os ovos dos vidros, nem passei as crias para outro aquário, embora acredite que dessa forma a taxa de sucesso será sempre superior. A altura do meu aquário é de 34cm, o que aparentemente seria demasiado para as mesmas virem respirar, no entanto nasceram e criaram-se. Tenho neste momento 2 crias adultas já nascidas aqui, e não tenho mais pois tive um problema que me deu cabo de muita fauna, principalmente camarões e umas 4 crias panda (algumas já com uns dois meses de idade). Tenho alguns peixes que poderiam comer as crias, mas nunca o fizeram, nomeadamente Paracheirodon simulans e Hyphessobrycon amandae. As Helenas também nunca as vi comerem ovos ou crias. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=247074&hl= Relativamente aos ovos fungarem, penso que poderá ajudar fazer um pequeno tratamento com eSHa2000. No meu caso, as primeiras crias apareceram umas semanas após um tratamento que fiz para tratar uma espécie de fungo numa cory adulta. Não sei se haverá relação, pois já nasceram outras, posteriormente, sem ter feito qualquer tratamento. Penso que ajudará a manter as crias a existência de tufos de musgo de java, pois terão bastante alimento acessível e ao mesmo tempo um excelente esconderijo. Também já encontrei bastantes posturas dentro do musgo. Isto, só para dizer que não é impossível que os ovos vinguem em aquários "normais".
  9. Miguel Oliveira

    Origin

    Espero para acompanhar. Bota fotos.
  10. Estava a pensar em acrescentar essa mini-TPA, precisamente para aumentar o CO2 e regular um pouco os excessos/picos de nutrientes. Como não tenho CO2 e apenas dou o Excel, achei que faria sentido para ajudar a combater as BBA. Desde que alterei o Layout, os níveis de nitratos têm andado baixos (4 a 10) ao passo que as leituras de fosfato têm sido acima de 2ppm (a cor é mais escura do que o azul mais escuro que indica 2ppm), por isso acredito que este desnível na proporção de No3<>Po4 possa fazer alguma moça. Como fiz algumas alterações mais radicais a nível de "limpeza" e de quantidade de plantas, ainda não consigo perceber a tendência do aquário, a nível de produção e de consumo de nutrientes. Mais logo vou tentar tirar umas fotos às algas.
  11. Acho que vou deixar as plantas estabilizarem, e ver com se comportam em termos de crescimento. Depois passo alguns pés de Eleocharis ou Monte Carlo para a zona de areia , de forma a criar uma barreira e assim evitar que o manado se misture tanto. De preferência, passo apenas novos rebentos. Já começam a aparecer algumas algas BBA nas folhas das anúbias. Neste momento estou a fertilizar assim: 2ª - 2ml Seachem Excel + 2ml Potassium 3ª - 2ml Seachem Flourish 4ª - 2ml Seachem Excel + 2ml Potassium 5ª - 6ª - 2ml Seachem Excel + 2ml Potassium Sab ou Dom - TPA 33% + 2ml Seachem Flourish A iluminação liga 7 horas (das 17h às 24h) E tenho os seguintes valores (testes líquidos da Sera e Salifert): No3: 10 ppm Po4: 1,5 ppm PH: 7 Teste de tiras: kH: 6º gH: 6º No2: 0 ppm No3: <10 ppm Estou a pensar passar a fazer uma TPA de 10% à 4ª ou 5ª f. Penso que faz sentido, não?
  12. Sim, tem muito pouco substrato. Vou adicionar mais areia branca, se vir que consigo "travar" o manado, mas com 6 coridoras acho que vai ser impossível. Do lado esquerdo, tenho o monte-carlo e a minha ideia serio o mesmo segurar o manado acima da pedra de xisto. Nessa zona, para trás, tenho substrato fértil por baixo. Do lado direito, quer as anúbias, quer os fetos de java, estão presos a pedras amovíveis, podendo-as mover de sítio se pretendido. Como a areia da frente é muito compacta (mais do que a de sílica que tinha antes), duvido que dê para plantar alguma coisa. Penso que só daria caso a retire e substitua por manado. Aí talvez já dê para por alguns pés de monte-carlo ou Eleocharis. Quer uma quer a outra dá para plantar sem fértil, não?
  13. Obrigado Fábio, Pelo menos agora já vejo melhor os neons verdes, pois não têm onde se esconder. Também consigo ter maior variedade de plantas, embora isso não quer dizer que fica mais bonito.
  14. Alteração de Layout. Devido a vários problemas que penso terem sido despoletados por vários erros com a configuração inicial, decidi alterar o Layout do aquário, substituindo todo o substrato, aproveitando também para colocar substrato fértil. O objectivo principal desta alteração, além da limpeza, foi a criação de zonas mais acessíveis para poder proceder a uma adequada "aspiração" do substrato. Plantei mais algumas plantas, e tentei ajustar a posição das mesmas consoante a sua necessidade de luz, centrando as mais exigentes e afastando para os lados as que menos precisam de luz (anúbias). Pretendia criar uma zona central mais destacada, mas ficou um pouco mais baixa do que desejava. A escolha de substrato não foi a melhor para criar desníveis, pois o JBL Manado é demasiado leve. Também a zona frontal em areia, foi má ideia, pois já está cheia de manado. Vamos ver o que dá. Layout atual: Setup: -Aquário Aquatlantis de 55Lts (55x30x33) -Filtro KIT interno (300Lt/h) -Termostato de 75w - apenas ligo no inverno (Dez a Mar) -Calha KIT de Leds de 10w. Hardscape: - Rochas de xisto - Substrato fértil Tropica Plant Growth nas zonas posteriores - Gravilha de xisto a fazer barreira entre rochas e substrato fertil - Substrato JBL Manado nas zonas posteriores - Substrato areia fina na zona frontal Plantas: - Anubias - Valisnérias - Fetos de Java (Microsorium pteropus) - Hygrophila stricta tai - Eleocharis sp - Rotala rotundifólia - Micranthemum 'Monte Carlo' Fauna: - 6 Corydoras panda adultas - 3 Otocinclus (affinis??) - 10 Paracheirodon simulans (Neons verdes) - 5 hyphessobrycon amandae - 1 Neocaridina heteropoda (Red Cherry) - +6 Helena Fertilização: Seachem Flourish Seachem Potassium Seachem excel Manutenção: TPA de 30% semanal, com adição de Seachem Prime e Seachem Stability
  15. Boa tarde Vera, Sim, não "tinha" substrato fértil debaixo do areão. Depois de ter conseguido manter alguma limpeza durante uns dias (3), voltou a acontecer o pico de nublina (morte de bactérias?), em dois dias consecutivos, mas agora com uma diferença: De manhã a água ficava sempre limpa, ficando apenas baça logo após alimentar (à noite). Não é simples lixo, pois os peixes tinham tendência em se "coçarem" na areia após um par de horas com a nublina, levando-me a acreditar que alguma coisa fazia essa poluição. Então fiz novas medições: No3: 4ppm PO4: 2ppm !!!! Percebi que cada vez mais o problema estava relacionado com o substrato, quer pelo desnível entre o PO4 e o NO3 quer pelas várias mensagens colocadas e que me têm ajudado. Decidi então mudar o layout, aproveitando o facto de ter que tirar todo o substrato, optei por criar zonas mais fáceis de limpar, evitando cantos e esconderijos onde normalmente se acumula algum lixo. Sim, o meu layout estava demasiado selvagem... tanto que tinha zonas onde os peixes se conseguiam esconder dentro da "nuvem" de detritos. Por outro lado, desmazelei-me na poda do feto de java e da anúbia, as quais criaram raízes em direção ao substrato onde também se acumulavam detritos. Embora gostava do aspecto do anterior layout: Não desgosto do novo: Compus apenas com pedras de xisto, tentando criar com as mesmas uma zona central mais alta, de forma a poder plantar plantas mais exigentes em termos de iluminação, e nas laterais, mais baixas, zonas para plantas de menos exigência (anúbias e Feto de java). Comprei substrato fértil Tropica Plant Grow, e JBL manado... aqui sei que corria riscos, principalmente por causa dos desníveis, que são difíceis de manter com um substrato tão leve. Ainda por cima, quis manter uma zona com areia fina, e sei que vai ser muito difícil manter. Logo se verá. Não consegui criar o desnível que pensei inicialmente, pois queria dar um pouco de mais altura atrás, principalmente no centro. Mas como vai ser uma zona onde irei deixar crescer mais as plantas, penso que conseguirei essa altura. Do lado direito, a ideia é esconder o filtro interno (ainda) com as anúbias e o feto, embora considere que tira forma ao triangulo central. Comprei uns pés de Monte-carlo (uma porção apenas) e Eleocharis párvula (também um pequeno vaso). A ideia seria conseguir que propaguem um pouco, mas poderei ter que comprar mais porções. Da poda que fiz à anúbia, consegui recriar 3 plantas mais pequenas, e ainda me sobraram outras tantas. O feto idem. Também me sobraram uns pês de Valisnérias que não cresciam, e estou a pensar plantá-las na zona posterior centro-direita ou esquerda (do lado do termostato). Agradeço as vossas opiniões. E mais uma vez obrigado pela ajuda. É verdade, com a mudança pude confirmar que dos 40/50 camarões, sobraram 2!!!
  16. Obrigado. José, como supus que a colónia tenha ido toda ao ar, estou a fazer o tratamento de Stability que se faz na ciclagem (segundo a marca): 5ml no primeiro dia para 40 Lts, e 5ml nos 7 dias seguintes para 80 Lts, o que no meu caso me dá aproximadamente uma tampa no primeiro dia e meia tampa nos 7 dias seguintes. Tenho deitado o liquido diretamente na água, mas algumas das vezes pus um pouco diretamente no filtro. Deverei por tudo no filtro? (não esquecer que é interno, ainda) E nas próximas TPAs, deverei, além do Prime na água nova, deverei colocar uma tampa de Stability (5ml para 40 Lt) no filtro/aqua, ou não é necessário? Quando lavo as cerâmicas (que ainda não o fiz desde que fiz a TPA de SOS, há 8 dias), normalmente sacudo o respectivo cesto vigorosamente no balde da TPA, de forma a largar a "lama" maior. Normalmente também só o faço, quando noto um decréscimo do fluxo da água, o que não tem acontecido. Vera, sim, tenho visto o kH apenas nas tiras. Vou procurar testes da JBL. Relativamente ao pH, continua a 7,0, no teste da Sera (líquido). Se assim for verdade, está acima do que pretendia e indicado para a minha fauna, embora entenda que o mais importante é não haver oscilações. Já agora, num dos testes de tiras que tenho, o Cl2 tem marcado valores perto dos 1,5 mg/l. Como nunca testei antes, não tenho nenhuma referência se tem subido ou não.
  17. Boa tarde JCarneiro, Sim, também pode ter sido uma das ou a causa do problema. No entanto, só para clarificar, eu não deito a água do chuveiro directamente para o aquário. Deito-a para um balde, onde a deixo repousar entre 1 a 3 horas. De facto não lhe fazia nenhum tratamento, e já o fazia desta forma há mais de um ano. Depois de reler e obter mais opiniões, estou a alterar o meu comportamento e vou passar a adicionar condicionador da Seachem, nomeadamente o Prime. Penso que é o mais correcto, pois, mesmo só deixar evaporar o cloro não é suficiente para "limpar" totalmente a água da torneira, pois apenas uma parte é que é evaporável. Para mim faz sentido esta afirmação, no entanto sei que há várias opiniões sobre o assunto. Relativamente à limpeza do filtro, separando em matérias filtrantes e equipamento (bomba, tubagem e caixa externa), uso exclusivamente água da TPA para as primeiras e água da torneira para as segundos.
  18. Boa noite, Vera, Desculpa não te ter respondido directamente às perguntas. Já lá vou... Entretanto, acho que consegui normalizar os problemas, conseguindo há três dias para cá, uma agua cristalina acompanhada por um normal comportamento por parte da fauna. Como o bringuer aconselhou, repus a colonia de bacterias com o seachem stability, tendo colocado uma dose de seachem prime no aqua após a Tpa. Relativamente à coridora panda com os olhos "baços", resolvi, mesmo sem ninguém me ter aconselhado, fazer um tratamento geral ao aquário com eSHa2000, o que me parece que tenha resultado, pois agora o peixe está bem. Por enquanto, continuam a morrer varios camarões, talvez a maioria, mas todos os peixes mostram comportamentos normais. Vera, voltando às questões: Relativamente à película gordurosa, não está critico ainda, pois consigo fazer uma circulação e ondulação de água à superficie, pelo menos para a capacidade do filtro interno. Tenho a saida da biobox abaixo do nível da água, e antes destes acontecimentos, normalmente tinha a saida quase na horizontal de forma a agitar menos a superficie e fazer circular mais a agua dentro do proprio aqua. Talvez esse facto contribuisse para o problema. Neste momento, tenho como já era hábito, a saida num angulo de 45° lançando assim a agua em arco por uns 10cm, criando algumas bolhas, e dando a ideia de uma boa oxigenação. Em relação à limpeza do filtro, tenho 4 cestos na biobox, e costumo lavar semanalmente, com na agua da tpa, a esponja azul, um dos cestos de ceramicas e o saco de siporax mini, deixando assim, um dos cestos por lavar. Tenho colocado um pouco de la de vidro por cima do primeiro cesto, o qual susbtituo, pois fica uma autentica pasta de lama. De 15 em 15 dias dou uma limpeza ao motor e tubagem interna com agua corrente, e bastante mais espaçadamente, limpo a caixa da biobox, retirando-a do aquario. Antes dos acontecimentos, tinha feito este ultimo processo na tpa... poderá ter despoletado o problema? Não tive oportunidade de tirar fotos ao aquario enquanto estava opaca. Não estou a pensar fazer subir o ph do aqua, nem em colocar aditivos para o fazer, no entanto, sempre tive o seu valor perto dos 6.8, e pretendia que nao descesse muito. Acontece, que neste momento tenho tiras de testes a dar amarelo, quando o valor minimo de 6.8 é laranja, e teste da sera (liquido) a dar ph 7. Para evitar percalços com variações abruptas de ph, acho que deveria conseguir aumentar o dH, pois o mesmo também tinha baixado para valores abaixo de 3°, quando normalmente tinha 6°. Para veres fotos da biobox, podes ver a foto da minha assinatura, penso que dá para ter a ideia.
  19. Obrigado Bringer pelos comentários. Qualquer ajuda é sempre bem vinda. Situação atual: Ontem coloquei uma pedra calcaria no aqua, e três conchas marinhas (haliotis) dentro do filtro. Após ter feito mais uma TPA de 30% (passado dois dias após a TPA de SOS que indiquei no post inicial), a água mostra melhorias em termos de transparência, embora ainda deite um cheiro um pouco forte. Hoje adquiri um novo teste de pH (Sera) e pude verificar que a água está com pH 7 tal como a água da torneira (medido sem repouso), embora no teste de tiras o pH ainda apareça com uma cor mais clara do que o valor mínimo medível (6.. O kH parece estar a aumentar para os 6º. A água que uso para a TPA é do chuveiro e não trato, no inicio ainda utilizei um anti-cloro, da Sera, mas deixei-me disso. Mortes: Neritina zebra; 1 otocinclus; mais camarões red-cherry. Resto da fauna: Das Coridoras pandas, apenas encontro as duas fêmeas e dois machos, não conseguindo confirmar se as outras três crias (que já estavam do tamanho dos adultos) já morreram em algum canto menos acessível ou se estão apenas escondidas. Uma das Coridoras panda macho, apresenta os olhos tapados/foscos. E quase todas respiram de uma forma um pouco ofegante. Os 10 neons, os 5 tetra âmbar e os 3 otocinclus aparentam estar bem. Neste momento não posso comprar o filtro, talvez no mês que vem, mas penso que para esta situação em si, não é solução imediata. Vou parar com a comida congelada. Estou com vontade de tirar tudo do aquário, e passar para uma caixa o filtro e a fauna toda, e depois limpar todo o aquário pois tenho zonas que não consigo limpar e devem estar a poluir (além de todos os camarões que devem estar mortos). Mas para fazer isso, estou com receio de fazer aumentar outros níveis e piorar a situação (amónia, no2 e pH). O facto de agora no teste da sera me dar ph7, embora as tiras dêm menos de 6.8, é que me baralha o sistema, pois pensava que poderia ser o pH baixo. As tiras, normalmente, sempre me deram entre os 6.8 e os 7. Em termos de longo prazo sei o que devo fazer para melhorar a qualidade da água (filtro externo, áreas mais acessíveis, areão mais grosso, etc), mas para conseguir corrigir no imediato e minimizar as perdas é que não sei o que fazer mais.
  20. Olá Vera, acho que já descobri uma possivel causa. Passei, hoje à tarde numa das lojas daqui de Leiria, para comprar testes de tiras que já me estavam a acabar, e o dono alertou me que ultimamente tinha tido queixas de clientes referentes à diminuição do pH da água da rede. Mal cheguei a casa fui logo medir a agua do aquario e confirma-se que nestes testes deu menos que o minimo da escala, portanto abaixo dos 6,8. Coloquei logo uma pedra calcária, e à noite, coloquei mais umas conchas. A seguir enchi o balde da tpa, e lembrei-me de fazer os testes à mesma....e.... menos que 6,8 também. Como nunca consegui ter um kh maior que 3, penso que me estaria a colocar a jeito para acontecer isto, mais tarde ou mais cedo, aliado ainda por cima ao aumento da quantidade de fauna (nascimento de 8 coridoras). agora acho que vou esperar por amanhã para ver como progride o nivel de ph e o comportamento da fauna. Não sei se hei de arranjar bicabornato de sodio para aumentar o ph ou é melhor ir lá com pedras ou conchas.
  21. Ando com um problema no meu aquário que não estou a conseguir resolver. Primeiro os dados da montagem: Inicio: 22-06-2014 Marca: Aquatlantis Start 55Lts Tamanho: 55Lts (55x30x33) Filtragem: Biobox 2 (2 cestos com ceramicas Eheim SubstratPro, 1 cesto com saco de Sera Siporaxmini, 1 cesto com esponja azul, 1 medida de lã branca) Iluminação: Calha de leds KIT, de 6w Aquecimento: 75w (23º) Substrato: areia silica + areão preto (tipo xisto) Hard: pedras de xisto + tronco Flora: dois pés de Feto de java + 1 pé de Hygrophila stricta tai + 1 pé de Anubia + vários pés de valisnérias (que não crescem) + 2 "tufos" de musgo de java + algumas plantas de superfície (não sei o nome, mas são as que têm folhagem muito pequena... será lentilhas d´agua?) Fauna: 7 Coridoras Panda + 3 Otocinclus + 5 Tetra ember + 9 Neons azuis + 20 a 50 Red Cherry + >10 Helenas + 1 Neritina Zebra Pretendo evoluir para um filtro externo, mas tenho vindo a adiar. Hábitos: - Após as TPAs, costumo deitar folhas de nogueira que apanhei da arvore mas já secas (castanhas), passando-as antes por água para lavar. - TPAs de +/- 30% semanais, com alguma aspiração de fundo (apenas à frente) Fertilização: Após algumas plantas terem ficado com buracos, iniciei fetilização com Seachem Flourish e posteriormente com Seachem Potassio e Seachem Excel (por causa de algas). - Flourish - 2ml após TPA (semanalmente), normalmente ao sábado ou domingo - Potássio - 1ml (2ª, 4ª e 6ª) - Excel - 2ml (2ª, 4ª e 6ª) Alimentação: - 4 dias por semana: duas pastilhas de fundo da Sera + 1 colher de chá mal cheia de granulado por dia (ocean nutrition??) - 3 dias por semana: 1/2 dose de larva de mosquito vermelho congelada + 1/2 dose de larva de artemia (ocean nutrition) Qualidade da água (habitualmente): PH: entre 6.3 a 6.8 Kh: 6º (ultimamente anda nos 3º) gH: <3 NH2: <0,02 (Seachem amonia alert) No2: 0 No3: entre 15 e 20 Po4: 1,5 a 2 Acontecimentos: Na ultima TPA (há 9 dias), procedi como habitualmente faço, lavando parcialmente as ceramicas do filtro interno na água da mesma TPA, e repondo a água com água do chuveiro (deitada de uma altura de 1,5 mts) que coloco num balde uns 30 min antes. Todo o processo desde que paro a circulação do filtro até a repor não demora mais de meia hora. No dia seguinte, comecei a reparar que a água ficou esbranquiçada (opaca), com a forma de nuvens que se viam a circular com o fluxo de água. A princípio não achei estranho, pois já me aconteceu um par de vezes, no dia seguinte a água ficar esbranquiçada, mas ficou bem uns dois dias depois, e sem qualquer problema a nivel de fauna. Só que desta vez, três factos foram diferentes: 1- A água tem-se mantido com as "nuvens" de neblina, ao fim de quase uma semana, mesmo após uma TPA adicional que fiz ontem (sem lavar filtro, mas com especial incidência na aspiração da areia do fundo) 2- Tem afectado consideravelmente a fauna: - mortes de camarões Red-Cherry (+50%); - mortes de Coridoras panda alevins (3); - Coridoras adultas vêm muitas vezes à superfície para obter oxigénio - Coridoras adultas mais jovens "coçam-se" muito na areia - Neritina zebra, aparentemente entrou em estado de "hibernação", embora viva, recolhe-se toda na casca. 3- A água deita um cheiro diferente, muito parecido com o da ceiva das ervas/plantas, e também faz lembrar o cheiro de equipamento electrico queimado (o meu olfato, poderá não ser o melhor ) A restante fauna aparenta estar normal (Tetras, Neons, helenas e Otocinclus) Além da TPA antecipada que fiz ontem, deixei de fertilizar também desde 6ª f passada. A qualidade da água, tem-se mantido nos No2 a zero, No3 a 20 e Po4 a 1,5. Atos recentes, que possam ter alguma influência: - Na TPA anterior, podei a Hygrophila, tendo replantado a parte retirada na gravilha, sem no entanto ter mexido muito o fundo (ou seja, não me pareceu que pudesse libertar poluição) - Coloquei, também na semana passada mais folhas de nogueira do que o habitual, ficando no fundo umas 5, as quais retirei na TPA de SOS, para poder aspirar o fundo melhor. - Desliguei durante uns dias o aquecimento, tendo a temperatura baixado dos 23º para os 19º, mas normalizando nos 20º. No passado sábado voltei a ligar, ficando a temperatura nos 23º novamente. - O numero de plantas de superfície tem aumentado (lentilhas), mas não chega a tapar mais de 10% da superfície, e normalmente uma boa parte circula no fluxo de água. - Por vezes a água mostra um pouco de gordura nas zonas mais paradas, e alguma espuma junto ao vidro nas zonas mais agitadas. Que devo fazer no imediato? Agradeço toda a ajuda.
  22. Novidades, Embora não tenha fotos atualizadas, tenho novas alegrias no meu aqua. As três crias de Corydora panda já estão quase do tamanho dos machos adultos, e acompanham o grupo quase sempre. O alevim mais pequeno também já está a tomar as feições dos adultos, tendo já a ponta da barbatana dorsal de cor bem negra. Antes de ontem, ao fazer a TPA, deparei-me com um alevim morto a boiar, e hoje para meu espanto aparecem mais dois alevins ainda mais pequenos. Ou seja, já tenho três gerações de pandas no meu comunitário!!! Penso que a fêmea panda encontrou um local seguro para colocar os ovos, pois deixei de os ver nos vidros, onde habitualmente os colocavam. E isto com 9 Paracheirodon simulans (neons verdes, que nada têm de verde), 5 Hyphessobrycon amandae (Tetra âmbar) e uma praga de Helenas... Vou ver se os "caço" com a lente "micro".
  23. Boas, Eu tenho o meu aquário de 60Lts (60x35x30) em cima de um armário IKEA "Besta" com 120(L)x67(A)x40(P) e penso que o mesmo suportaria um aquário superior, mas de fato um de 126Lts(90cm) poderá ser demais.
  24. Miguel Oliveira

    Origin

    Olá Fábio, Não irei opinar pois a minha experiência resume-se a quase dois anos com apenas um aquario com poucas plantas "fáceis", alguns peixes tropicais e material em kit (filtro, iluminação, etc), mas posso dizer-te que no meu caso sempre tive subida de nitratos ao longo do periodo entre TPAs, o que até acho normal (na minha ignorancia) pois parece me significar que os meus peixes e respectiva alimentação têm uma carga de nitratos superior ao consumo das minhas plantas. Embora no teu caso, parece me que as tuas plantas terão que consumir mais do que o peso da tua fauna. Sempre fertilizaste, desde que colocaste plantas, ou tiveste as durante algum periodo sem fertilizar? Se sim, quais os níveis que tinhas de nitratos? Relativamente ao filtro e a lavar as cerâmicas, tambem o costumo fazer com bastante regularidade, mas não é verdade que a capacidades das bacterias alojadas é processar amonia em nitrinos e nitrinos em nitratos? Ou seja, ter muitos nitratos não quer dizer que a filtragem biologica está a falhar, mas sim que está a funcionar bem? Penso que, tendo nitratos muito altos deveremos dar uma olhada aos nitrinos só para confirmar, e aí sim, se houver no2 significa anomalias a nivel da filtragem. Desculpa Fábio, e a todos, se disse alguma barbaridade, mas tal como disse sou um rookie nestas andanças, e tenho acompanhado o teu post, assim como outros igualmente interessantes para aprender mais.
  25. Boas, Não tenho muita experiência mas gosto muito de ver Hyphessobrycon amandae (Tetra Ambar) e os Paracheirodon simulans (Neons verdes). No meu caso tenho 5 dos "laranjas" e 9 dos "azuis" no meu aqua de 55Lts, e não me parece que incomodem os Red Cherrys que tenho. Relativamente ao pH, parece-me que poderão não ser os mais indicados (no meu tenho 6,5 a 6, Mas os rásboras espei que o Lusky refere são muito bonitos também.