The Scorpium


Miguel Simões

Recommended Posts

 

Por acaso tb já tive mas já não me recordo do comportamento desses bebedolas :) já os colocaste no aqua?

 

Que tal o comportamento?

 

Cumps,

Já os coloquei. Ainda não dá para ter uma ideia real do comportamento pois como vêm de transporte ainda vêm um pouco assustados. Têm que se ambientar primeiro. Até porque ainda não acendeu a luz. Mas posso dizer que começaram logo a misturar-se com os neons. :)

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os T. pinguim, têm essa particularidade, estão sempre nas suas disputas entre si.

Enganam um pouco pq nas lojas estão geralmente meio stressados e andam em cardume muito certinhos com a sua forma muito peculiar de nadar e nesse caso são brutais.

Quando chegam ao aquário dp de estarem à vontade perdem esse comportamento e "entregam-se a rivalidades internas" ;)

A forma de dar a volta ao texto é ter uma espécie maior que imponha "respeito", uns escalares ou discus geralmente despoleta o comportamento que vemos nas lojas e aí sim ficam um espetáculo, todos certinhos a nadar a 45º.

 

Os bêbados estás à vontade, para onde for um vãos os outros, não falha!!!

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Offtopic

 

Lusky, o meu betta tem estado bastante mal. Nem sequer come. Nem sei o que fazer. Já deve estar quase a bater a bota. Está com a barriga inchada e deita-se no fundo do "aquário" (está, por agora, numa saladeira separado do aquário maior). Pela pesquisa que fiz, parece-me ser hidropsia. Vou tentar comprar o esha 2000 para ver se consigo fazer alguma coisa dele... :\

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os bêbados são dos mas fantásticos peixes de cardume, onde vai um vão todos, agora.... Não param quietos um minuto. São extremamente irrequietos. Mas o efeito visual e a vida que dão ao aquario é excelente.

 

Olá Egas,

 

Eu já tive os bêbados, mas eram 3 ou 4 e não cheguei a ver o efeito do cardume nessa espécie, mas sinceramente é de uma espécie desse tipo de comportamento que procuro.

 

Os T. pinguim, têm essa particularidade, estão sempre nas suas disputas entre si.

Enganam um pouco pq nas lojas estão geralmente meio stressados e andam em cardume muito certinhos com a sua forma muito peculiar de nadar e nesse caso são brutais.

Quando chegam ao aquário dp de estarem à vontade perdem esse comportamento e "entregam-se a rivalidades internas" ;)

A forma de dar a volta ao texto é ter uma espécie maior que imponha "respeito", uns escalares ou discus geralmente despoleta o comportamento que vemos nas lojas e aí sim ficam um espetáculo, todos certinhos a nadar a 45º.

 

Os bêbados estás à vontade, para onde for um vãos os outros, não falha!!!

 

Boas Vasco,

 

Sim, mesmo estando "bêbados" enganaram-me bem enganado! biggrin.png' alt=':biggn:'> como dizes eles o comportamento eles junto com outras espécie é totalmente diferente, unem-se muito mais do que aqui na "casa" deles.

 

Eu não me importo que até nem andem muito em cardume, mas pelo menos que não andassem às cabeçadas uns aos outros pela disputa do seu território, agora já com duas semanas já noto que cada 1 ou dois tem o seu cantinho escolhido (á força), só quando é para comer é que é tudo ao monte e fê em deus....depois....dão logo frosques para os seus territórios.

 

Ando a pensar que talvez quando colocar a próxima espécie eles se redimam a partilhar o mesmo espaço não sei...

 

Offtopic

 

Lusky, o meu betta tem estado bastante mal. Nem sequer come. Nem sei o que fazer. Já deve estar quase a bater a bota. Está com a barriga inchada e deita-se no fundo do "aquário" (está, por agora, numa saladeira separado do aquário maior). Pela pesquisa que fiz, parece-me ser hidropsia. Vou tentar comprar o esha 2000 para ver se consigo fazer alguma coisa dele... :\

 

Taiko,

 

Faz então como te disse em relação ao tratamento com o esha 2000, se veres que 3 dias não resulta, repete o tratamento por mais 3 dias.

 

Cumprimentos a todos,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus bêbados são muito mais activos do que os neons. Já para não falar que são menos tímidos hehe. Por agora tenho 9 (um deles não resistiu à viagem mas vai ser reposto). E vou receber agora mais um cardume, rasbora espei. :)

 

Quanto ao betta, obrigado. Já comprei o medicamento e está a aumentar a temperatura gradualmente. Esses 3 dias repetidos que falas é também com a repetição da dose do 1º dia ou é tudo igual ao 2º e 3º dia? Espero que melhore, apesar de não estar com muita fé, mas pronto.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus bêbados são muito mais activos do que os neons. Já para não falar que são menos tímidos hehe. Por agora tenho 9 (um deles não resistiu à viagem mas vai ser reposto). E vou receber agora mais um cardume, rasbora espei. :)

 

Quanto ao betta, obrigado. Já comprei o medicamento e está a aumentar a temperatura gradualmente. Esses 3 dias repetidos que falas é também com a repetição da dose do 1º dia ou é tudo igual ao 2º e 3º dia? Espero que melhore, apesar de não estar com muita fé, mas pronto.

 

Sim, repetes o processo como se se tratasse do início do tratamento, coloca também na água 2 pedras de sal grosso por cada litro de água e deixa ficar, só colocas mais sal no caso de troca total de água.

 

Vamos torcer para que ele volte à normalidade.

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não me importo que até nem andem muito em cardume, mas pelo menos que não andassem às cabeçadas uns aos outros pela disputa do seu território, agora já com duas semanas já noto que cada 1 ou dois tem o seu cantinho escolhido (á força), só quando é para comer é que é tudo ao monte e fê em deus....depois....dão logo frosques para os seus territórios.

 

Lusky isso de disputas é normal, se eu te disser que tenho dois Rasboras arlequim zarolhos (ficaram literalmente sem um olho), já dá para ter um ideia que por mais pacifico que seja o peixe existem sempre disputas por hierarquia.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Sim, repetes o processo como se se tratasse do início do tratamento, coloca também na água 2 pedras de sal grosso por cada litro de água e deixa ficar, só colocas mais sal no caso de troca total de água.

 

Vamos torcer para que ele volte à normalidade.

 

Cumps,

2 pedras de sal grosso? Não tem mal? Eu sei dos banhos de sal. Já cheguei a fazer. Meto uma colher de sopa de sal numa tijela e dissolvo. Depois mergulho o peixe por uns 6/7 segundos e volta para água doce. Mas disso não sabia. É seguro?

 

Nem sei quantos litros aquilo tem (é uma saladeira improvisada de aquário lol) mas suponho que deva ter uns 3 ou 4 litros...

 

 

Lusky isso de disputas é normal, se eu te disser que tenho dois Rasboras arlequim zarolhos (ficaram literalmente sem um olho), já dá para ter um ideia que por mais pacifico que seja o peixe existem sempre disputas por hierarquia.

Confirmo. Cheguei a ter espadas, que supostamente são peixes relativamente pacíficos, que se chegavam a matar uns aos outros por disputas. Mas isso também era porque na altura não tinha praticamente nada de plantas e outros esconderijos. Erro de amador. lol

  • Votar + 1

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Taiko

 

Desculpa estar a meter-me na conversa (peço a ti e ao Lusky) mas o assunto do teu Betta tocou-me porque eu tenho um Betta. Quanto ao que o Lusky disse sobre as pedras de sal eu confirmo. Eu comecei com um aqua de 5L e um Betta (asneira, eu sei!) e ele também ficou doente...estava parado no fundo do aqua sem comer e sem nadar para lado nenhum....então, em desespero, comecei a deitar-lhe meia colher de sobremesa de sal no aquário e ele, ao fim de poucos dias, recuperou!...Deixo-te ficar a minha experiência...

 

Boa sorte com o teu Betta! Eu adoro-os...eles interagem muito connosco... :)

 

E já agora...o teu Aqua é Magnífico!!!

Editado por bettaa
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 pedras de sal grosso? Não tem mal? Eu sei dos banhos de sal. Já cheguei a fazer. Meto uma colher de sopa de sal numa tijela e dissolvo. Depois mergulho o peixe por uns 6/7 segundos e volta para água doce. Mas disso não sabia. É seguro?

 

Nem sei quantos litros aquilo tem (é uma saladeira improvisada de aquário lol) mas suponho que deva ter uns 3 ou 4 litros...

......

 

Sim, é seguro e 2 pedras de sal grosso não é nada comparado à quantidade de um banho de sal (4 colheres de chá por cada 3,8L), eu faço sempre de tempos em tempos, eu prefiro diluir uma pequena quantidade de sal e deixar permanecer no áqua do que fazer um banho de sal intenso e retirá-lo.

 

Dizes que parece ser hidropisia, deus queira que não.....desconheço qualquer cura para essa doença, nesse caso a única coisa que pode ajudar é uma água bem limpa (havia antigamente um medicamento que se chamava algo como "maricyn 2" ou "miracyn 2" já não me recordo.., que ajudava a "travar" essa doença)

 

Mas vamos por partes, fazer tratamento com esha 2000, aumentar a temperatura para +/- 28º, sem luz nem comida durante 3 dias....e veremos a evolução.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Taiko

 

Desculpa estar a meter-me na conversa (peço a ti e ao Lusky) mas o assunto do teu Betta tocou-me porque eu tenho um Betta. Quanto ao que o Lusky disse sobre as pedras de sal eu confirmo. Eu comecei com um aqua de 5L e um Betta (asneira, eu sei!) e ele também ficou doente...estava parado no fundo do aqua sem comer e sem nadar para lado nenhum....então, em desespero, comecei a deitar-lhe meia colher de sobremesa de sal no aquário e ele, ao fim de poucos dias, recuperou!...Deixo-te ficar a minha experiência...

 

Boa sorte com o teu Betta! Eu adoro-os...eles interagem muito connosco... :)

 

E já agora...o teu Aqua é Magnífico!!!

Verdade. Também gosto bastante deles. Apesar de haver aquela coisa que que têm que ficar isolados da maioria das outras espécies, mas pronto. Tirando isso...

Vou experimentar isso do sal. Uma coisa é certa. Pior do que ele está já não pode ficar. E se continuar assim, pior só mesmo morto...

 

 

Sim, é seguro e 2 pedras de sal grosso não é nada comparado à quantidade de um banho de sal (4 colheres de chá por cada 3,8L), eu faço sempre de tempos em tempos, eu prefiro diluir uma pequena quantidade de sal e deixar permanecer no áqua do que fazer um banho de sal intenso e retirá-lo.

 

Dizes que parece ser hidropisia, deus queira que não.....desconheço qualquer cura para essa doença, nesse caso a única coisa que pode ajudar é uma água bem limpa (havia antigamente um medicamento que se chamava algo como "maricyn 2" ou "miracyn 2" já não me recordo.., que ajudava a "travar" essa doença)

 

Mas vamos por partes, fazer tratamento com esha 2000, aumentar a temperatura para +/- 28º, sem luz nem comida durante 3 dias....e veremos a evolução.

 

Cumps,

Sim, vamos ver. Vou experimentar deitar umas pedritas de sal lá para dentro, então.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ele morreu. Não sei se o tratamento funcionaria mas ele já estava num estado muito avançado, pelo que seria um milagre se o tratamento resultasse... :\

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ele morreu. Não sei se o tratamento funcionaria mas ele já estava num estado muito avançado, pelo que seria um milagre se o tratamento resultasse... :\

 

É complicado, trata-se de uma baixa mais difícil de aceitar que propriamente qualquer outra espécie, não sei talvez pela forma que interagem connosco.... :(

 

Vai estando de olho nos outros peixes que tens a ver se era só no betta, nunca se sabe.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aparentemente, o outros estão todos bem (menos um dos bêbados, que morreu uns 2 dias depois de ter chegado). Tanto os neons como os bêbados até vinham com uma cor mais esbatida mas já ganharam mais cor. E os bêbados até andam atrevidos. Deito um comprimido para o pessoal do fundo e eles vão lá atacar. haha. :)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ele morreu. Não sei se o tratamento funcionaria mas ele já estava num estado muito avançado, pelo que seria um milagre se o tratamento resultasse... :\

 

Tenho pena que não tenhas conseguido recuperá-lo, Taiko.... :(..Esses peixes..têm uma personalidade muito própria e, sozinhos, conseguem, dar vida a um aquário.

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Soares,

 

Até ver está tudo a correr muito bem, de 2 em 2 semanas podas com força :), a montecarlo está a desenvolver muito bem, na semana passada fiz a primeira poda à montecarlo mas muito pouco basicamente foi só acertar as pontas.

 

Estou para adquirir agora mais 2 espécies de peixes a ver se consigo intimidar os pinguins, talvez mais uma semanita.

 

Brevemente colocarei umas fotozitas, "talvez" já com as lily pipes a bombar ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Aqui vão algumas fotos da evolução:

DIA 45

A montecarlo que se está a portar muito bem na sua evolução, levou a primeira poda esta semana.

large.20151114_192144.jpg.c7f7401566c4e5

Estes tetra "irrequietos" que não são nada fotogénicos......mesmo difícil :mad: , acabei também por retirar a pedra que estava na frente (a segurar alguma montecarlo) e coloquei-a lá atrás, não sei se a deixo ficar ou se a retiro.....fico aguardar as vossas sinceras críticas :)

large.20151114_193357.jpg.2769054bd68d3b

large.20151114_193639.jpg.6e87c234fb3d92

Assim se encontram os meus 38L úteis com 1 mês e meio de vida!

Próximas actualizações serão:

1. Lily pipes Aquagrow + mangueiras silicone transp.

2. Filtro externo Eheim Classic 250 Plus

3. 5 Boraras Brigitae

Estou ainda a tentar fazer uma pequena invenção onde possa colocar o termo e a injecção de co2 fora do aqua sem gastar euros, estou a 50% do projecto resta saber se vai correr bem só preciso que cheguem as lily pipes e mangueiras para fazer os testes, visto as dimensões deste aqua apenas vou querer ter no interior as lily pipes.

Espero que tenham gostado! :)

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente evolução ;)

 

Fiquei curioso com esse DIY, não queres criar um tópico no subfórum DIY com o projecto e as ideias? Era porreiro para nós que somos uns cucos e para ti que eventualmente recebias algumas dicas...

 

Mas se quiseres fazer surpresa esperamos claro, eu estou muito curioso! ;) Adoro DIY ;)

 

CO2 tenho nesse sub forum o projecto de um CERGES e está a funcionar ;)

 

Mas tu cheira-me que vais usar uma mini sump, com uma espécie de overflow e adicionas o co2 e aquecimento lá... Hum???

 

Vá conta lá ;)

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente evolução ;)

 

Fiquei curioso com esse DIY, não queres criar um tópico no subfórum DIY com o projecto e as ideias? Era porreiro para nós que somos uns cucos e para ti que eventualmente recebias algumas dicas...

 

Mas se quiseres fazer surpresa esperamos claro, eu estou muito curioso! ;) Adoro DIY ;)

 

CO2 tenho nesse sub forum o projecto de um CERGES e está a funcionar ;)

 

Mas tu cheira-me que vais usar uma mini sump, com uma espécie de overflow e adicionas o co2 e aquecimento lá... Hum???

 

Vá conta lá ;)

 

Obrigado Pedro! ;)

 

....estás muito quente amigo :) já estou a ver que essa cabeça também é só neurónios a fazer faíscas......também adoro DIY's lol

 

Sim basicamente é isso mesmo, mas o material é do melhorio que há em termos de euros e tamanho, muito funcional mesmo! Logo que possa crio um tópico com o projeto e partilho-o aqui! ;)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/11/2015 at 22:01, Pedro Bernardo disse:

Hum... ok :)

Vamos ficar a espera ;)

Bem decidi não deixar-te de mãos abanar .....eis os 50% do projeto :)

large.IMG_20151114_214615.jpg.6831e408b3

Falta fazer a passagem do fio eléctrico para o lado de fora (este será cortado para passar por um pequeno buraco que será isolado) e outro buraco onde será a entrada do co2 que por sinal será uma válvula anti-retorno em ferro fixa no acrílico aproveitando as ligações e a função anti-retorno.

O difusor de co2 irá funcionar dentro da caixa de acrílico de igual forma como se estivesse dentro do aquário, desta forma não existirá pressão visto que as bolhas se difundirão dentro da caixa e durante o percurso das tubagens até chegar ao aqua.

Vamos ver como se vai desenrolar ;)

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.