taiko

Membro
  • #Conteúdo

    604
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    2
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por taiko

  1. O surbato de potássio convém teres, a menos que faças uma solução que te dura mesmo muito pouco tempo. O surbato de potássio é, basicamente, um conservante. Serve para evitar que a solução ganhe bolor. Já o ácido ascórbico serve para evitar a reacção entre o ferro e o potássio. Isto, geralmente, é apenas necessário se quiseres fazer uma solução "all-in-one" ou mesmo que tenhas em separado mas doseies as duas seguidas. Podes evitar o ácido ascórbico se deres as macros e micros em dias diferentes ou uma de manhã e outra à noite, por exemplo. Eu optei por fazer tudo junto, agora. Antes fiz as duas em separado mas acho que dá mais trabalho. Mas pode-se fazer perfeitamente.
  2. taiko

    Plantas emersas

    Boas. A título de curiosidade, quem daqui já teve experiências com o crescimento de plantas emersas? Eu gostava de experimentar fazer uma cultura emersa com, neste caso, anubias nana. Estava a pensar em meter como substrato pedra vulcânica (pelo que li é bastante fértil, por isso deve bastar). E como luz, apenas uma pequena luz de secretária. O que acham? É suficiente?
  3. Sem problema. A falar é que às vezes damos conta das coisas. hehe E, na verdade, nem 180 litros devem ser. Devem ser uns 168L ou assim, porque eu não encho até acima e tenho cerca de 5cm de camada de substrato. Portanto, vendo as coisas assim faz aproximadamente 6x a litragem do aquário. 🙂
  4. Curto? Achas que sim? Faz 1000L/h. 5x mais a litragem do aquário (mais até, se considerarmos que tem outras coisas a ocupar volume de água, como o substrato e afins...).
  5. Boas. Pois, também me pareceu que sim, mas queria confirmar. Pensei que pudesse não ser muito bom por demasiada movimentação de água ou assim, mas assim é bom porque posso aproveitar o filtro que tenho sem necessidade de comprar outro. 🙂
  6. Boas. Não sei bem quando mas daqui a um tempo estou a planear montar um aquário mais pequeno do que o que tenho agora (200L) que vai ser de cerca de 70L. Portanto, o filtro que tenho tido neste actual é o Eheim 2215. É insuficiente, eu sei. Daí querer aproveitar a oportunidade para fazer um upgrade e comprar o Eheim 2217, em princípio. Pensei em aproveitar o Eheim2215 para o de 70L, que dará qualquer coisa como 9x a litragem do aquário. A minha dúvida é se não será caudal a a mais. Ou será pacífico?
  7. Já para não falar do que me veio logo à cabeça... Crianças a bater nos vidros! 😱
  8. Do que eu sei, as rgb não proporcionam muito mais do que um espectro visual diferente em relação às outras. Em suma, aos nossos olhos é diferente mas efectivamente é igual. Mas atenção que em termos da diferença das rgb para as restantes apenas posso especular, visto que nunca tive nenhuma.
  9. Acredito que sim. Ainda estou para testar isso com as minhas, mas estou ainda à espera que cheguem. Mas pelas reviews que já vi, as Chihiros competem bem com as Twinstar. E pela diferença de preço acho que compensa bastante. Principalmente se apostares na Plus. Até porque por mais cerca de 12,50€ acho que compensa bastante.
  10. Boas. Tens a Chihiros A601: http://www.casadosdiscus.pt/produtos/2361/chihiros-a-series-led-lighting-system-a601 Também tens a Chihiros A601 Plus: http://www.casadosdiscus.pt/produtos/1560/chihiros-a-series-led-lighting-system-a601-plus A diferença entre elas é que a versão Plus tem mais fluxo luminoso do que a normal. Tirando isso é, obviamente, o preço (custa mais 12,50€ +/-) a o gasto (gasta mais 26W). Tirando isso, acho que as diferenças são poucas ou nenhumas. Mostrei links da casadosdiscus mas também tens noutras lojas, com certeza.
  11. E foi isso mesmo que fiz. Não sei porque é que não me lembrei disso. hehe Já fiz hoje a primeira fertilização (a meia carga de micros e macros, pois ainda não instalei o sistema de CO2). Vamos a ver. Penso que em 1 ou 2 semanas já se começará a ver algum resultado, mesmo que sem o acelerador (CO2) por agora. 😀
  12. taiko

    Possível fungo

    Boas. Bem, parece que os dois peixes acabaram mesmo por morrer. Logo quando o white-fin aparentava estar melhor pois já começava a nadar pelo aquário, acabou por morrer na mesma. Pudera... Isto aliado ao facto de não comer... Mas parece que o que quer que estivesse no aquário parou, pelo menos por agora. Esperemos que não volte... Obrigado pela ajuda!
  13. taiko

    Bucephalandra Deep Purple

    Boas. Quem a tem já me disse que desde que esteja em boas condições fica com uma cor ligeiramente roxa naturalmente, sem ser preciso grande coisa. E tendo em conta que está dentro do mesmo leque de necessidades das anubias... Está decidido. Vou ter que ter esta no meu aquário. Não será já mas quando organizar melhor isto vai fazer parte do plantel. 😀
  14. lol E se não tiver seringa? 🤣 Vou ver se arranjo qualquer coisa. Não sei o quê, ainda, mas vou arranjar. 🤣
  15. Obrigado. Era isso que precisava de saber. Já fiz a mistura com os valores todos menos o do Sulfato de Potássio. Fiz na mesma o que ferro à parte. Pronto, agora vai ser começar a experimentar. 😀 Como não vou (ainda) ligar o CO2, vou dosear só metade por agora, como tinhas dito. Já agora, follow-up question... Usas alguma coisa em especial para copo medidor ou vai a olhómetro?
  16. Ah, ok. Então o que me estás a dizer é para ignorar simplesmente este composto visto que já vem misturado com 3 dos outros compostos, certo? Mas é preciso haver ajuste dos outros valores ou posso simplesmente tirar o sulfato de potássio? E sim, agora que falas, realmente falaste neste composto antes. Por alguma razão, fiquei com a ideia que tinha falado no surbato de potássio. Lol
  17. Boas. Não me expliquei bem. Por exemplo, preciso de juntar uma quantidade de nitratos e outra quantidade de sulfato de potássio. No entanto, tenho um único composto chamado nitrato de potássio. Como é que consigo ter as quantidades que quero de cada um se estão os dois no mesmo composto? Ou está aqui a escapar-me alguma coisa? Que composto corresponde a cada elemento que preciso? Penso que agora fui mais explícito. Desculpa lá a ignorância mas é a primeira vez que faco isto. 😅
  18. taiko

    Bucephalandra Deep Purple

    Boas. Alguém me sabe dizer se a planta supracitada precisa de algum cuidado especial para ficar com cor roxa? Vi-a à pouco (não conhecia, pelo menos esta variedade) e fiquei abismado! 😀
  19. Boas, @Miguel Simões. Estava aqui a fazer as misturas e apercebi-me de uma coisa... Tenho kh2po4 (Fosfato monopotássico), mgso4.7h2o (Sulfato de magnésio), kno3 (Nitrato de potássio) e kcl (Cloreto de potássio). Agora pergunto, como faço para obter as quantidades que quero de cada composto? Do Cloreto de potássio é fácil, visto que está num único pacote, mas como faço, por exemplo, com os nitratos, fosfatos, sulfato de potássio e magnésio? Agora fiquei confuso... Já fiz a de ferro (micros), visto que está também numa única embalagem...
  20. taiko

    Possível fungo

    Boas. Obrigado pela dica. Actualmente não tenho essas espécies (mas já tive). Mas fica a dica. Não sabia. 🙂
  21. taiko

    Possível fungo

    Ah, sim. Realmente, diz. Diz para duplicar a dose em casos mais agressivos e para se obter resultados mais rápido. De resto, não fala em 5 vezes, mas diz até um certo número de vezes. Ou seja, limitado mas sem especificar qual é esse limite. lol Bom, mas de qualquer forma, o neon morreu anteontem durante a noite. Ainda não tinha começado a dosear. Comecei ontem e hoje já dupliquei a dose, como recomendado. O hyphessobrycon bentosi rosaceus white-fin, apesar de ainda estar no fundo de forma meio ofegante, já me parece ter melhorado, mesmo que um pouco. Mas só passando mais tempo para ter a certeza. Mas o que me interessa mais é, principalmente, que o aquário fique livre de doenças. A cereja no topo do bolo seria o peixe sobre viver. 🙂 Vamos ver como corre. Obrigadão.
  22. taiko

    Possível fungo

    Boas. Obrigado. Já comecei hoje a fazer o tratamento, pela dose recomendada na partitura. Mas porquê o dobro da dose? Na partitura fala em duplicar apenas se a água for macia, coisa que no meu caso é moderada.
  23. @Miguel Simões, desculpa lá a pergunta, mas recebi hoje a balança de que estava à espera e estou a ver que ela é um pouco inconstante. Exemplo: meto um lápis e tão depressa dá 3,7g como dá 3,8g (da primeira vez até me deu 3,6g). Será que este erro à décima é importante? EDIT: Experimentei com grãos de café e só a partir de um bons grãos é que lá deu um valor.
  24. taiko

    Possível fungo

    Ah, sim, sei do que falas. Sim, pode caber o termostato. Mas ainda assim não tenho filtro. Mas mesmo que isso me resolva o problema num peixe eu quero é, principalmente, resolver o problema na totalidade. Ou seja, mesmo que reabilite o peixe, o aquário ainda corre risco de re-infecção, certo?
  25. Boas. Para o pessoal dos plantados que usa fertilização DIY... Que tipo de balanças usam para fazer as medições? Chegou-me agora uma balança de precisão barata que comprei no ebay e de precisão não tem muito. Estive a ver uma review com testes e tudo no youtube e não é muito fiável. Aconselham alguma mais fiável?