Alternativas ou não dos Octocinclus


Dr. Bisturi

Recommended Posts

Boas

 

Eu já há algum tempo que adquiri 4 octos para o meu aquário que já estava a ficar um pouco sujo.

 

Infelizmente, esses peixes não duraram muito tempo. Pelo que eu sei, acho que são peixes de crescimento rápido e precisam de se alimentar bem. Penso eu que é assim.

 

Agora é o seguinte: ou tento um outro peixe que faça o mesmo que os octos e que não morram muito cedo, ou então os octos são a única solução e preciso de saber como os fazer durar muito mais tempo.

 

PS: Li num dos tópicos deste fórum um peixe chamado LDA25. Não sei se são uma alternativa para os octos. Se alguém me puder informar sobre este peixe, ou até imagens, eu agradeço :lol: .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nunca tive Ottos nem LDA25 mas pelo que fui aconselhado aqui no forum, parece-me que o LDA25 tem melhores performances. Além disso acho-os mais catitas do que os Ottos.

 

No fishprofile.com tens as caracteristicas dos LDA25 e no google arranjas fotos, mas faz uma busca por Parotocinclus Jumbo.

 

Fica bem

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os ottos são muito sensiveis a presença de amonia.

 

Quanto a alimentação, pode dar pepinos ou batatas descascada para saciar sua fome.

 

Se teu aquário ainda é novo, espere por pelo menos uns 2 meses para coloca-los, já que terá mais fartura de alimentos (algumas algas por exemplo).

 

Abraços!!

Comece fazendo oque é necessário, depois o possível e logo estará fazendo o impossível...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nunca ouvi "falar" tanto dos LDA25 como na última semana :wink:

 

Eu já tive ottos e agora tenho apenas LDA25, na minha opinião, prefiro estes últimos. São mais resistentes e muito mais versáteis que os ottos e, no meu caso, têm feito um belíssimo trabalho.

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LDA25 parecia o nome de um daqueles partidos de estrema esquerda do pos 25 de abril... só agora fiquei a saber que peixe era :)

 

bem parecem fixes, se é o que eu penso mexem-se muito depressa e parece que ficam camuflados no fundo, estou mesmo inclinado para trocar o meu pleco (que vai crescer demais) por um desses... costumam atacar as plantas?

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E porque não este?

 

Num artigo que li numa das revistas portuguesas de aquariofilia, desaconselhavam totalmente o Gyrinochelius porque quando se torna adulto deixa de comer algas e fica muito agressivo.

 

Será verdade?

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tretas :lol:

 

Eu tenho um no aquário há 7 anos cheers como está com uns piores que ele parece um anjo :lol: nem pio ;)

Acrescento ainda que tenho lá mais 2 com um ano e nunca tive problemas com nenhum deles.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, de novo

 

Fui fazer então uma pesquisa no google com os nomes LDA25 e Parotocinclus Jumbo e, pelo que eu vi, o peixe é parecidíssimo com os plecóstomos.

 

Bem, os plecóstomos e os parotocinclus jumbo são loricarídios, portanto são da mesma família. Será que eu poderia também, como alternativa, usar os plecóstomos, ou os parotocinclus jumbo continuam a ser a melhor opção?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois

 

mais uma vez sinto-me na obrigação de defender os pleco, tenho dois - dos ditos normais - fazem um excelente trabalho em termos d limpeza n só dos vidros cmo do fundo...

 

mas realmente tenho vontade de conhecer um desses LDA25 pessoalmnete mas nc os encontrei a venda!! o ke é estrano pq plos visot mtas pessoas o conhecem....

 

xauz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fui fazer então uma pesquisa no google com os nomes LDA25 e Parotocinclus Jumbo e, pelo que eu vi, o peixe é parecidíssimo com os plecóstomos.

 

Bem, os plecóstomos e os parotocinclus jumbo são loricarídios, portanto são da mesma família. Será que eu poderia também, como alternativa, usar os plecóstomos, ou os parotocinclus jumbo continuam a ser a melhor opção?

 

Ora bem... quando dizes que os LDA25 são muito parecidos com os Plecostumos estás a cometer um erro incrível :)

 

A única semelhança que têm é no aspecto, mas mesmo assim temos que ter em consideração a escala, pois um LDA25 cresce até um máximo de 5cm e um Pleco "normal" Hypostomus Plecostomus pode chegar aos 30 cm, mas de entre as mais de 40 espécies do género Hypostomus alguns podem atingir cerca de 60 cm :!:

 

São por isso peixes da mesma família (loriicaridae) mas que têm hábitos muito diferentes e requisitos substancialmente diferentes.

 

Manter Plecostomus num aquário plantado é um desafio enorme, pois ele ao crescer vai "desplantar" tudo e mais alguma coisa, por outro lado o seu grande tamanho quando adulto apenas o recomenda para aquários de grandes dimensões. :)

 

Dizer que só porque são Loricarideos que é mais ou menos a mesma coisa é ainda um erro mais grave dentro desta família existem vários géneros sendo estes os mais conhecidos:

- Hypostomus

- Panaque

- Peckoltia

- Sturisoma

- Farlowella

- Rineloricaria

- Hypancistrus

- Baryancistrus

- Ancistrus

- Otocinclus

- Parotocinclus

 

cada qual com os seus hábitos, característsicas e exigências muito próprias. Tens desde os exclusivamebte vegetarianos, aos omnivoros, passando pelos exclusivamente carnívoros.

 

Espero ter ajudado,

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois

 

mais uma vez sinto-me na obrigação de defender os pleco, tenho dois - dos ditos normais - fazem um excelente trabalho em termos d limpeza n só dos vidros cmo do fundo...xauz

 

Essa afirmação só pode ser fruto de pouca experiência que tens com eles ou então a tua opinião é mesmo diferente do geral :roll:

 

Os plecos sujam mais do que limpam, são uns autênticos cagões profissionais :roll:

Os plecos crescem demasiado para os manter em aquários menores que 500lts, na maior parte das vezes as pessoas têm estes animais 1 ano se tanto e depois despacham-nos devido ao tamanho que atingem, e como é óbvio um peixe desse tamanho não caga pouco :lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para confirmar, fui ver o tamanho dos parotocinclus jumbo nalguns sites e conclui que o tamanho do peixe é mesmo 5cm.

 

Quando disse que os parotocinclus eram parecidíssimos com os plecóstomos, era mesmo só por causa do aspecto. Foi por isso que me suscitou a dúvida :roll: ....

 

Mas já estou mais que esclarecido. Depois persquiso mais sobre os hábitos e os cuidados dos LDA25 e, se não demorar muito, ainda escrevo para saberem que eu já adquiri um desses.

 

Obrigado pela informação :lol:help:lol: !

:roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também sou defensor do Ancistrus :cry: é parecido com o Pelco mas só atinge 11 cm e faz um bom trabalho.

O Gyrinochelius também acho que não é nada uma boa opção...agora o Crossocheilus siamensis, vulgo Siamese Alage Eater(SAE) sim vale a pena e penso que vive bastante mais que os ottos.

Para limpeza de algas e de detritos tens também camarões(caridinas japónicas por exemplo) e caracois. Segundo tenho lido alguns caracois são bastante eficazes no combate às algas. O único senão é que há uma série de botias que acham os caracois um belo petisco.

 

No teu caso apostava numa equipa de limpeza variada pois nem todos os peixes referidos comem todos os tipos de algas. Em relação ao ottos é preciso que àgua esteja ok mas não é nada demais, o problema é que muitas vezes eles chegam já com problemas e acabam por morrer. Se sobreviverem a primeira semana acho que se adaptam bem ao aquário, a não ser que a àgua esteja em mau estado.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Ottos tem se mostrado pouco resistentes (eventualmente tenho problemas com os níveis de amónia :?: ). Por isso, comprei um LDA25 (a quem chamei Ajax :) ) e numa semana os vidros ficaram um brinco. Outro aspecto, tinha um Otto "grandinho" que às vezes perseguia os outros peixes, o LDA 25 é muito mais calmo. E, para além disso, tem um comportamento muito engraçado: Quando ameaçado "Pelos Humanos", enterra-se :oops: . Pelo menos, acontece no meu aqua que tem areão fino (1-3 mm). Muitas vezes com as espécies, não se conseguem generalizar comportamentos :roll: , já que varia de individuo para individuo. Se quiserem LDA25, havia-os no Aquaplante em Benfica, a 5 € /cada.

 

LDA, LDA, LDA, Glorioso LDA, Glorioso LDA chainsaw

Este planeta não é nosso, foi-nos emprestado pelos nossos filhos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok... Acho que afinal há mais alternativas do que eu pensava :wink: ...

 

Sinceramente, já nem sei o que fazer e escolher :lol: . Sei uma coisa: pôr caracóis no meu aquário com um bótia palhaço lá dentro não é grande ideia :lol: , embora saiba que eles só comem os ovos (penso eu de que... :roll: )

 

E outra coisa: não quero peixes que comam algas ou outras plantas marinhas. Quero preservar as que eu tenho agora.

 

Mas sinceramente, preciso de saber a melhor opção, já que há outras opiniões: o ancistrus ou o LDA25? fight

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas sinceramente, preciso de saber a melhor opção, já que há outras opiniões: o ancistrus ou o LDA25? :roll:

 

A melhor opção ninguém ta vai dar, simplesmente não existe :wink:

O que existe são as opções menos más e depois é a vontade do artista :lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A melhor opção ninguém ta vai dar, simplesmente não existe  

O que existe são as opções menos más e depois é a vontade do artista  

 

 

E está tudo dito...

 

Já agora uma coisa Dr. Bisturi que tamanho tem o teu aquário?

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para um aquário dessa dimensão é preferível adquirires dois LDA25 em detrimento do Ancistrus.

 

Mesmo crescendo só até aos 10cm, penso que é pouco aquário para um peixes desses.

 

Esta é a minha opinião :)

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fala pessoal ... deixe-me opinar sobres esses peixes :

otos (conhecidos aqui como limpa-vidros) : bons comedores de algas , porém sensíveis...adquiram os maiores..se sobreviverem à primeira semana no aquário não morrem mais...

loricarídeos : (conhecidos aqui como cascudos) : mais eficientes na limpeza , também sensíveis..Crescem mais que os otos e bagunçam muito o aquário...

comedor de algas (tem o chinês e o siamês)....eficientíssimos nessa função, porém se acostumarem a sugar o muco de outros peixes (principalmente discos) podem até ferí-los...

aqui temos um camarão (fantasma) que cumpre bem essa função..seu nome científico é : Macrobachium lar... Se não tiver dele aí o Takashi amano (Caridina japônica) cumpre bem essa função....

Outro algueiro muito usado aqui é a Molinésia negra (Poecilia sphenops)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JN não acredito que te esqueceste referir uma família simplesmente LINDA, OS Pseudacanthicus sp. , dos famosos e simplesmente belíssimos Titanics ou Leopardos

 

Ps : não não desculpo, não adianta ehehehehehh

 

 

dR bISTURI :

A melhor alternativa que tens são mesmo os LDA-25. Ao contrário do que dizem, eles até são engraçados, não ficam agressivos como os ottos quando crescem. A malta agora entra numa loja, e em vez de perguntar : tem ottos, pergunta logo, onde tão os pitbulls? É o que tá na moda, e esta moda veio decididamente para ficar , porque até hoje não há um relato de um pitbull pouco trabalhador :?

 

:cry:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

JN não acredito que te esqueceste referir uma família simplesmente LINDA, OS Pseudacanthicus sp. , dos famosos e simplesmente belíssimos Titanics ou Leopardos  

 

Ps : não não desculpo, não adianta ehehehehehh  

Tens razão, não tenho desculpa mesmo :wink::wink: :D :)

 

dR bISTURI :  

A melhor alternativa que tens são mesmo os LDA-25. Ao contrário do que dizem, eles até são engraçados, não ficam agressivos como os ottos quando crescem. A malta agora entra numa loja, e em vez de perguntar : tem ottos, pergunta logo, onde tão os pitbulls? É o que tá na moda, e esta moda veio decididamente para ficar , porque até hoje não há um relato de um pitbull pouco trabalhador :)  

 

Tens razão outra vez, cada vez estou mais satisfeito com os meus!!!

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais